Sony vai testar a sua versão própria do Android
O Android é um dos sistemas operativos móveis de maior sucesso. Todas as grandes marcas fabricantes de equipamentos têm estado a optar por este sistema, em parte por ser o mais abreto e simples de adaptar aos dispositivos móveis.
A sua versão Open Source é aberta a todos e pode ser ajustada aos mais diferentes propósitos. É por isso que a Sony se prepara agora para realizar testes com uma versão do Android criada por si e adaptada aos seus equipamentos.
A ideia da Sony é proporcionar aos utilizadores uma experiência de utilização optimizada e de acordo com o que estes esperam. Por essa razão vai agora iniciar, na Suécia, testes com uma versão mais simples e desprovida de alguns elementos normais no Android. Estes testes vão para já abranger 500 utilizadores do Xperia Z3.
Esta versão será baseada no Android Lollipop 5.1 e terá integrada várias aplicações da Sony, limitando-a nas aplicações adicionais instaladas.
Ao criar esta versão mais "limpa" do Android a Sony quer receber feedback destes utilizadores de teste, para que de futuro se possa concentrar em criar experiências que resultem em melhorias nos sistemas operativos que coloca nos seus dispositivos.
This trial will help us assess the potential of running wider Android operating system concept initiatives for more markets, devices and users in the future – as we look to shift towards a model that allows for the creation of experiences with real user input, whilst adopting more transparent and open workflows. We believe this will eventually enable us to respond to your needs quicker and easier.
Esta nova versão não será, com certeza, para colocar no mercado, mas será a base de trabalho que a Sony tomará para a criação de novas versões.
Para além da indicação de que será baseado no Android 5.1 e que terá presente as suas aplicações, a Sony não forneceu mais informações.
Será provavelmente uma versão despida de todos os efeitos visuais que a Google colocou no Android Lollipop, conseguindo assim uma experiência de utilização mais pura e mais simples de usar.
O desejo da Sony é que esta experiência sirva como base para desenvolvimentos futuros, interligados com os utilizadores e com as suas opiniões e desejos.
Será assim mais simples e rápido chegar a quem irá usar os dispositivos e para quem os sistemas operativos deveriam ser desenhados.
Este artigo tem mais de um ano
O engraçado da Sony é que ela se gabou tanto sobre dar suporte ao AOSP nos seus dispositivos, mas não libera o mísero driver da câmera para incluir na ROM AOSP.
Melhor, anda a brincar as roms, asops, boot loaders e muitos dos seus equipamentos estão parados no 4.4….
Fora essa interface tosca, datada de sei lá quantos anos a.C
Fragmentação do mercado. É mesmo disto que o povo precisa.
Este comentário foi removido.
Deves estar a referir ao teu comentário que nada de útil veio acrescentar ao debate.
Faço apps como modo de vida e sei bem a dificuldade de fazer apps para android (fazer apps que fiquem bem em TODOS os aparelhos e versoes do SO que existem neste ecosistema) vs fazer apps para IOS por exemplo. parece que aqui o ignorante aqui é quem não percebeu a minha mensagem.
Até a própria google já admitiu que a fragmentação é um problema.
Nem mais João. Apoiado
A Sony deve estar a ver se limpa um pouco a sua imagem porque já tem fama de abandonar o suporte dos Low & Mid-end uns meses após o lançamento. É pena porque a nível de design até é dos meus favoritos.
Sinceramente, acho ridiculo que a Sony esteja a fazer isto com tantos dispositivos bons abandonados.
Deve ser birra de algum que não gosta do Material.
Já agora, um dos mercados em que a Sony até tem boa imagem é a Europa, pelo que os gostava de ver cá com um Windows Phone, sendo que é dos mercados com melhor aceitação também ao WP.
Infelizmente o facto de serem concorrentes num dos mercados mais lucrativos da Sony (consolas), deve os fazer distanciarem-se dos produtos da Microsoft 🙁
sony e o Superaquecimento em relação com a camera no xperia z3+
xD
Resumindo:
– A Sony concentrou-se nos smartphones de topo, abandonando a cangalheta que só dá prejuízos
– Para atrair mais utilizadores precisa que o Android e as apps instaladas nos seus smartphones permitam uma melhor esperiência de utilização que os seus concorrentes.
Perfeitamente lógico e razoável, não percebo os comentários a cair-lhe em cima. Procurar diferenciar-se dos concorrentes não é o que todos os fabricantes querem?
… http://blogs.sonymobile.com/2015/07/22/launching-sonys-concept-for-android-initiative-in-sweden/
Pela primeira vez, concordo contigo.
O ideal é isto mesmo! Criar um android limpo e personalizavel. Mas eu não sou fã de Sony tbh.
Tenho um Z3, e vejo com bons olhos esta ideia, isto se for mais fluido, mais compativel com o hardware…
Tambem nao percebo os comentarios negativos.
podia-se diferenciar dos outro com um bom suporte! 😉 se calhar é isto que falta no mercado dos android boas marcas, com bons suportes! Se olhar para o mercado só vejo a linha nexus! 😉 Por isso, não seria melhor destacar-se aqui????
Não podia-se diferenciar. Mas podia diferenciar-se.
Se nem a Google ja garante novas versoes de Android ao mesmo tempo em todos os aparelhos da linha Nexus, como e que os outros irao poder garantir?
A linha nexus nao e assim tao boa quanto possa parecer.
nunca garantiu, o meu velhinho nexus s demorou carradas de tempo a receber o android 4 há uns anos. E não é por isso que ataco a google. Eles estão a fazer aquilo que os outro (android) deveriam da fazer.
cada marca tem as suas skins por cima do Android (já não falo de que torna o SO mais pesado)
cada uma delas tenta introduzir apps e funcionalidades para convencer o seu público alvo.
Isto parece bonito na teoria. Na prática, quando alguém está habituado a um telemóvel de uma marca, vai pegar noutro a pensar que é a mesma coisa, precisa de reaprender como fazer coisas básicas como apagar uma app, que num sony é duma maneira, num nexus é de outra, e por ai. Isso causa frustração aos utilizadores. Em vez de gostar do android começa-o a detestar.
No IOS pegas em qualquer aparelho e a experiencia vai ser a mesma…e isso não é mau, é consistente. causa conforto.
Por estas opções das marcas é que os updates demoram tanto tempo a sair. Se usassem o Android puro não perdiam tanto tempo e dinheiro
Pode crer. Seria o caminho para independentemente da marca o Android fosse actualizado e a experiência para o utilizador final seria outra.