Apple contratou responsável da Fiat para trabalhar no seu carro
A ideia da Apple se preparar para produzir um carro não é nova. Há já muito tempo que se especula sobre esta possibilidade, sem que nunca se tenha conseguido obter qualquer informação concreta.
Toda a informação que existe tem surgido de forma pontual, com alguma insistência de alguns sectores, que garantem que esta será uma realidade.
A Apple voltou a dar esperanças destes desenvolvimentos com a contratação de um ex-responsável da Fiat Chrysler Automobiles.
Os desenvolvimentos para criação do carro eléctrico da Apple podem estar já numa fase avançada, sem que a empresa dê qualquer conhecimento dos seus planos para o futuro.
São já várias as contratações que se sabe que a empresa fez na industria automobilistica, sempre de cargos de topo, preparados para lidar com os vários pontos do desenvolvimento de novos veículos e também com a sua produção.
A mais recente contratação da Apple, de acordo com o Wall Street Journal, foi Doug Betts, que antes geriu o controlo de qualidade global, na Fiat Chrysler Automobiles.
Esta contratação terá tido lugar no início deste mês e o próprio Doug Betts partilhou nas redes sociais que será agora funcionário da Aple, sem referir a sua posição na empresa.
A mesma notícia refere que as contratações da Apple não se ficaram por aqui e que recentemente terá contratado um dos maiores investigadores europeu no ramo dos veículos autónomos.
As informações que existem indicam que Tim Cook terá aprovado o desenvolvimento deste carro da Apple ainda durante o ano de 2014 e que a empresa terá alocado centenas de funcionários para este novo projecto.
Também a guerra com a Tesla, que levou a Apple a contratar muitos funcionários desta empresa, mostra que a Apple estará a trabalhar em algo que requer a experiência neste ramo.
Tudo aponta para que a Apple pretenda apresentar este seu veículo eléctrico e completamente autónomo no ano de 2020, depois de muitos testes e da correcção de todos os problemas que surjam.
A sua concorrência vai muito mais avançada nas suas propostas, mas a Apple terá com certeza algo a dizer neste novo ramo, onde se aventura agora pela primeira vez.
Este artigo tem mais de um ano
Podia ter escolhido melhor 😛
nao te esqueças que a fiat tem a ferrari 😛
tinha de vir uma resposta desse genero, porque não escolheu então um da ferrari?
Porque eles estavam muito ocupados e levam caro.
coitado do gajo, responsável pelo controlo de qualidade, quando viu que a chrysler foi comprada pela fiat…
“Então já não faço falta aqui…”
XD
lol
Porquê já tive Fiat e não tenho nada a dizer ja ia com 400.000 e andava todos os dias, quando troquei de carro.
É bem verdade…
Dão tantos problemas como os outros…
Se calhar, até menos que a média…
pois tudo depende do fiat, mas contudo alguns só dao é problemas.
e segundo dizem alguns mecânicos os novos motores a diesel da Fiat são os que actualmente dão menos problemas.
Só para tua informação o meu multijet tem 411000 não me dá problemas nenhuns e em cidade gasta em média 4.5. Já agora a Fiat desenvolveu o sistema common rail usado por todas as marcas
411000 e nunca deu problemas? Nem caudalimetro, nem EGR, nada de nada?
A apple vai ter que inventar uma nova moeda cpm mnos zeros para o preço que deve custar o novo carro…
“…geriu o controlo de qualidade global, na Fiat…” A Apple não podia ter ido buscar alguém a uma empresa com carros de melhor qualidade?
Como os da Ferrari? Há assim no mundo carros melhores que a Ferrari?
Sem dúvida. Cada um tem seus gostos mas existem carros melhores do que o melhor dos ferraris. E por ser do grupo FIAT, a Ferrari tem um departamento próprio e nada diz que esse eng. veio do departamento da Ferrari.
Quase todas as marcas forma compradas pelos grandes grupos automóveis.
+1
Ele nem sequer é propriamente do grupo Fiat.
Ele é do grupo Chrysler… que foi comprado pelo grupo Fiat…
E será que o controlo de qualidade da Ferrari é feito pela mesma equipa que o faz nos carros Fiat…?
Por turnos? 😀
Bugatti?
Grande máquina, mas num segmento diferente. Em que competições tem entrado a Bugatti? E que carros familiares tem desenvolvidos a Bugatti? em termos de história, sim tem uma história interessante, Ettore Bugatti foi um fantástico construtor. Pena que em 1995 a Bugatti tivesse falido e se não fosse a Volkswagen (a maior investidora) hoje estaria apenas do compendio da história automóvel. Pessoalmente gosto muito da história da Bugatti, mas esta nada tem a ver com a Ferrari.
Nem com a FIAT que faz carros que funcionam
Mas toda gente sabe a qualidade dos fiats…que é uma …. mas recebes pelo que pagas! loool Vitor essa foi boa, então a Ferrari agora é o melhor carro do mundo? lool
Não é o melhor do mundo, eu não disse isso, isso é na tua cabecinha, que sabemos como ela trabalha. Para mim o melhor carro do mundo é o Mercedes 😉
Agora, a Fiat, não sendo grande pistola (actualmente) no segmento automóvel, tem nas suas linhas a Ferrari, que é uma das melhores marcas do mundo sim. Basta ver nas principais categorias. O que quer dizer que a mesma empresa tem automóveis para todos os segmentos, até para os de mais alto nível, como por exemplo para a Formula 1.
A FIAT tem a Ferrari no grupo, mas nao manda nada nas suas linhas de montagem, apenas a sua compra serviu para realavancar a Ferrari e agora todos os dias e so colher os lucros. no fundo quando a Ferrari foi vendida a Fiat precisava de dinheiro e a sua compra foi mais um emprestimo do que ma compra em si.
Quer então dizer que, a Fiat foi quem investiu na Ferrari, é dona da Ferrari, por assim dizer, mas não manda nada, é isso? As decisões do Grupo Fiat, que não sei se conheces tudo o que envolve, não passam então pela Fiat, é isso?
haha nao venha para aque falar de formula 1..
Haha eu tenho um renault, uii deve ter uma grande maquina.
alias a renault fabrica motores para mais do que uma marca de competidores da F1
Nada, não vamos falar em nada que te contrarie, porra, então! 😀
Sabes o que é primeira escolha e segunda escolha? Pois na Bosch as injecções me primeira escolha vão para uma e as de segunda vão para outra 😉 e não é como tu pensas!
A Fiat não é grande pistola… estou a ver a análise profunda e reflectida que está por detrás de uma grande frase!
O Fiat que tive não era grande pistola não. Mas a marca em si, já teve o seu tempo áureo.
”Não é o melhor do mundo, eu não disse isso, isso é na tua cabecinha, que sabemos como ela trabalha.” Comentário infeliz, principalmente tendo em conta o cargo que exerces no site…
HÁ!! A Ferrari, tal como algumas marcas são conhecidas pela vertente desportiva, pelas performances, nunca pela qualidade, pelo conforto e pela fiabilidade. Não conheces Ferraris com muitos kms, são carros para um passeizito para dar ar de status, para exibir (pessoalmente nunca gostei de Ferraris, Lamborghinis, etc… são para velhos com o tesão na chave do carro, à falta de outro, mas que andam a 50 km/h nas avenidas das praias mais populares…). E nas competições desportivas, há muito melhor… Os motores Fiat é do pior que há!
Mas isso não quer dizer que o homem não seja competente e não vá fazer um bom trabalho na Apple 🙂
Ahah!
Bem se vê que sabes o que é um Ferrari…
Sabes o que é que é um V8 e a 9000 rpm, stock, e com alta fiabilidade?
80% do binário disponível desde a 3200rpm?
Não conheces a Ferrari, ponto. Quanto aos motores da Fiat, hmmm tenho uma opinião sobre eles, foi o meu primeiro carro, um Fiat Punto em 1995, mas nunca fiquei convencido. Contudo, é uma marca que já teve o seu período grande!!!
Periodo grande acredito que teve, tenho amigos com Fiat’s dos anos 60, 70 e não querem outra coisa.
Já agora, conheces o Grupo Fiat?
Não sabes do que falas…
Os motores Ferrari, só “por acaso”, são bastante fiáveis.
Mas tens mas é inveja dos “velhos”…
F430 Scuderia com quase 300.000km chega?
Totalmente de acordo…já assentei o cu (lol) num e de conforto não têm nada..
Queres ver que a ferrari é a melhor marca de carros do mundo?
Não a melhor marca mas de design uiui… xD
Melhor marca: Bugatti /:
eu nunca tive qualquer problemas ou queixas do meu Ferrari.
Pronto Temos aqui um condutor que não está a falar de caixa pela baixa nem de baixa pela caixa. Tem um e sabe o que diz. Então mai nada. Ele é que sabe.
E mesmo que fosse da fiat qual é o mal? E mau profissional só por isso?
Nada de mal, até porque um dos grandes nomes ligados à também à Fiat, deves conhecer, Giovanni Battista “Pinin” Farina, fez história do mundo automóvel.
Maserati
Bugatti
Aston Martin
Lamborghini
Rolls-Royce
bentley
farrari, é como a rolex dos relógios(marca de luxo barata).
contudo não tenho dinheiro nem para um rolex(+/- 500€), muito menos para um ferrari.
mas sem duvida que farrari não é assim tão bom, alias é ver o valor médio de km que um motor Ferrari faz são 100mil kms.
comparado com outras marcas: Rolls-Royce,bentley,Aston Martin…
Já vi que és um entendido em carros, pela mistura que fizeste e pelos argumentos. Eu não faço ideia do que estás a falar. Um motor Ferrari só faz 100 mil kms. Estamos conversados meu caro.
google it, e vee a vida util de um ferrari, chega aos 200mil kms?? cheios de remendos.
ou entao, andam com ele a 80km/h que é para nao desgastar o desgracadinho
Hehehe… temos de ir a Itália então. 😀 vocês são o máximo 🙂
Barata?
A Maserati é a versão low cost da Ferrari.
O carro mais caro do mundo, é um Ferrari.
Não sabes do que falas… O objectivo de um desportivo não é durar muitos kms, mas mesmo assim, eles duram mais do que o normal…
Põe essas carroças a 9 mil rotações por minuto…
Põe lá, e depois diz-me quanto é que ficou a conta no mecânico…
Só uma achega: Em 1997, a Ferrari comprou 50% da Maserati e assumiu seu controlo operacional.
trabalhou na Chrysler, não nos carros da Fiat
Muita tecnologia que anda por aí é Fiat,o pessoal é que tem manias,para alguns o problema chama-se falta de estatuto.
Muitos dizem mal da Fiat, mas têm um Opel “porque é alemão,e alemão é bom!!!”
Lol… Chassis americano, motor fiat…
Bem verdade. Mas esse mal até já chegou à Mercedes, com p.e. o A180 “dCi”. (Não estando com isto a querer dizer mal dos dCi’s.)
LOL Opel = Vauxhall que em Inglaterra é inglês….
Pois claro, quer pagar pouco no desenvolvimento e receber muito quando vender! Tipo os iphones, os faz na china, paga pouco mas recebe muito…!
queres ver que a apple ainda vai inventar um carro com rodas
Vai ser uma revolução 😀 algo totalmente novo xD já estou a ver eles a patentear :d
E tu a babar 🙂 hahahahah
Só tu meu caro..
por este andar o iCar vem a caminho…lool
Já estou a imaginar a apresentação do carro da Apple:
“Revolucionámos também o sector automóvel, apresentamos o primeiro carro com RODAS, já agora, informamos que vamos patentear a roda e processar todos os outros fabricantes que façam carros com rodas”
🙂 e vai vender milhões 😀
Mas não entrem nessa 😉
ahahahahah
Vamos ver o que a Apple vai “revolucionar”… Às tantas inventam uma roda mais redonda que os outros?? O mais provável é que pegue nas ideias de todos os outros põe-lhe um “i” atrás e “voilà!” mais uma coisa nunca antes vista e “revolucionária” tipo… sei lá… assim de repente… Apple Music…
Exacto, vai lançar um Fiat com o preço de um Ferrari… Lol
Tem lógica afinal o próximo carro da Apple vai ser um Fiat punto maçã edition mas vai ter mais um zero a direita no preço, ou seja melhor carro da actualidade.
E com outros zeros à mistura. Zero emissões de CO2, zero necessidade de condutor, zero problemas.
Temos de esperar e ver o que realmente eles vão apresentar, isto se realmente apresentarem alguma coisa.
À boa maneira Apple, nunca foi confirmado que existe algo no campo dos carros a ser produzido pela empresa!
Os fanboys vêem-se em todos os artigos. A quantidade de pessoas com má imagem da Fiat não deixa de me surpreender.
Muitos deles estou certo que nunca tiveram um Fiat e falam do que não sabem. Outros provavelmente têm um Fiat e nem sequer sabem.
Hoje em dia não há marcas imaculadas em termos de qualidade. E para isso muito contribui a electronica. Basta olhar com atenção para os carros “encostados” com o capot aberto, e os donos a olharem lá par dentro como um “burro a olhar para um palácio”. São de todas as marcas e provenientes de todos os países.
Até podiam fazer tijolos, desde que tivesse o símbolo da maçã ia haver alguém que comprava…
Sim de certeza que sim. Imagina o que era teres tijolos que tinham incorporados sensores térmicos, de humidade e um acelerómetro? No Japão eram uma mina. 😀
Resumidamente é assim.
– O que fez Doug Betts nos últimos 25 anos? Foi responsável ao mais alto nível do controlo de qualidade na indústria automóvel – Toyota, Nissan, Crysler e Fiat/Crysler.
– Para que serve o controlo de qualidade ? Procurar aumentar o grau de satisfação dos clientes e diminuir o número de reclamações.
– Então tem conhecimentos e experiência importantes para a Apple se quiser fabricar um automóvel? Em princípio sabe o que os utilizadores preferem e as queixas que têm, o que é importante já na fase de concepção e desenvolvimento de um carro e é capaz e de conceber um sistema de controlo de qualidade quando entrasse em produção.
Mas há uma coisa. Saiu da Chrysler em Novembro de 2014, não foi a Apple que o foi lá buscar para o seu suposto projecto do automóvel. A Apple costuma ir buscar pessoas a outras empresas com “culturas/ soluções/ ideias ” diferentes, pode perfeitamente tê-lo ido buscar para melhorar o seu controlo de qualidade, ou apenas para trabalhar no CarPlay.
Eu não acredito por aí além no Apple Car porque, se existisse, alguém já tinha dado com a língua nos dentes. Um carro não é bem um smartphone/ tablet/ relógio que se possa manter numa sala secreta e em que poucos põem a vista em cima.
Por falar nisso. O The Verge diz que a Apple contratou um dos principais pesquisadores europeus em veículos autónomos.
Não percam a frase de um vice-presidente da Apple em Maio: “the car is the ultimate mobile device” – Olá, qu’é qu’ele quer dizer com isto?
E o vídeo de um automóvel autónomo da Mercedes (os da Google estão estão bem à frente, menos no design). Está a dar a maluqueira dos veículos autónomos e a Apple vais atrás? Ficava-me por um veículo eléctrico barato, com condutor – mas “baratas são carochas” como mostra a Tesla 🙂
http://www.theverge.com/2015/7/20/9007149/apple-hires-car-executive-doug-betts-chrysler
Penso exatamente o mesmo! Não creio que seja possível desenvolverem um carro com tal secretismo. Uma coisa é desenvolverem tecnologias para serem integradas em carros, mas daí até produzir um modelo próprio vai um grande passo.
Já não era sem tempo e até estranho em não haver muito mais empresas tecnológicas interessadas no mercado automóvel. Esta industria ainda é muito lenta a absorver as novas tecnologias, mas com investimento de empresas cujo core business não é o mercado automóvel, podemos finalmente usufruir de um sistema unificado quando vamos para estrada.
Sendo um curioso da domótica e passar cerca de 6 horas diárias ao volante, senti a necessidade de expandir aquilo que tinha em casa para meu carro. Em 2008, como não havia nada off-the-box, criei meu próprio sistema auto ao implantar um minipc controlado por um ecrã de 7″ touch, ligado à internet e à CanBus do carro onde tinha controlo de tudo que se passava (consumos, temperaturas, A/C, etc). Tinha ligação à Internet 3G, comando de voz, TV, GPS, sistema de parqueamento c/ video, kit mão livres, gravação automática de video dos percursos (4 cameras), geo-localização, heads up display no retrovisor, e outras funcionalidades não menos interessantes. Nos bancos de trás tinha 2 netPCs e uma consola Wii ligados à 2 ecrãs embutidos no encosto de cabeça dos bancos dianteiros para o pessoal não ficar aborrecido durante as viagens. Sistema de som com 12 colunas e 2 sub-woofers e headfones de altafidelidade individuais para os passageiros. Toda esta brincadeira custou-me cerca de 8000 Euros e deu-me imenso trabalho, mas como muito gozo. Vendi o carro há 2 anos, mas tenho imensas saudades daquilo tudo.
Fico ansioso em ver o que podemos ter daqui para frente.
Gostava de ver isso (para que não haja lugar para dúvidas, estou a ser genuíno). Não queres partilhar fotos com a malta? =P
Fiquei curioso relativamente ao carro (marca/modelo) e à forma como esse tal minipc comunicava com a centralina do carro, nomeadamente ao envio de instruções.
Não deve ser impossível montar isso. Trabalhoso sim. Eu mesmo montei um sistema de retrovisor com display, blutooth, maos livres e sensores de parqueamento com info da distancia no display do retorvisor. Custou-me 60€ vindo da China.
Também existe imensos sistemas “autoradio” que faz isso: http://www.aliexpress.com/popular/vw-car-pc.html.
Para as instruções de centralina. Há um forum dedicado para o assunto: http://www.canhack.org
Tanto desconhecimento. Ficamos a saber que tudo o que faz a Fiat não presta, segundo a opinião de alguns experts na matéria, que secalhar nunca conduziram um. Já tive 2, o último era um Bravo 1 JTD 105……. bem, é uma máquina de guerra!
Já agora convém desmistificar, sabem porque a Fiat dá muitos problemas e outras marcas com preços baixos? Vamos lá a ver, imaginem que tiram a carta, que carro vão conduzir como 1º carro, um Fiat, citroen ou peugeot, ou um Ferrari ou Porsche?
Só para que saibam, a Fiat é dona destas marcas todas:
Marcas europeias:
Abarth
Alfa Romeo
Ferrari
Fiat
Lancia
Maserati
Iveco
Marcas Americanas:
Chrysler
Dodge
Jeep
RAM
Vais provocar convulsões nalguns. 🙂
LOL!! Essa é boa…não sabia que a Fiat era dona da Porsche da Citroen e da Peugeot.
Eu pensava que a Citroen e a Peugeot eram do grupo PSA, mas se tu o dizes lol
E a Porsche achava eu que era do grupo Volkswagen….
Um gajo anda sempre aprender…
Ps. Aproveita e vai á Wikipédia e atualiza-te
Ó Zé, aprende a ler 🙂
Lê em voz alta a lista a seguir a: “a Fiat é dona destas marcas todas:”
Então pplware, não gostaram do meu comentário? Engraçado, diz-se que os comentários são moderados no entanto só os que vos interessam, mas cá vai outra vez:
– A Apple não vai entrar neste negócio, já foi desmentido mais de que uma vez. Quer por parte da empresa quer por parte das próprias marcas de automóveis. Mais, deixem de ser idiotas e tentar lançar remores estupidos que já são mais velhos que a sede de Braga. Mais uma coisa, o único negócio que a Apple tem dentro dos automóveis é só o CarPlay e não um carro. Parem de redigir rumores idiotas.
Faz assim – pesquisa por Apple Car.
Se, pelos links, te consegues aperceber do “peso” de quem dá a notícia abre uns quantos.
Ninguém diz que o Apple Car é certo, todos dizem que são rumores. Mas é muita gente para chamar es idiota, mesmo quando dizem que estão apenas a especular, não achas?
P.S. Dizes: A Apple não vai entrar neste negócio, já foi desmentido mais de que uma vez. Quer por parte da empresa quer por parte das próprias marcas de automóveis – isso não aconteceu. Das marcas, há o do presidente das Tesla, a dizer que não acredita mas a dar as boas vindas à Apple se se quiser meter no negócio dos carros eléctricos, porque o ia impulsionar e, salvo erro, do CEO da Daimler-Benz a dizer que as margens na indústria automóvel são apertadas, não interessam à Apple.
Quanto à Apple nunca desmentiu formalmente – na última assembleia geral de acionistas da Apple, questionado se a empresa estava a desenvolver um automóvel, o que Tim Cook disse foi “não confirmo nem desminto”.
Não percebo porque os portugueses dizem tão mal da Fiat. Acho que é uma forma de gozarem com quem tem Fiat sem nenhuma razão. Posso dizer que dos automóveis que tive de Fiat foi a que mais me agradou em termos de preço e qualidade
Por incrível que pareça vejo mais carros de marcas primium em cima de reboques do que Fiats.
A diferença é: quem compra Fiat quando avaria vai para os foruns dizer que não presta, os primiuns mandam arranjar e ficam caladinhos para não serem gozados.
Actualmente quem faz peças para a Fiat faz para todas as outras marcas, é só levantar o capô e ver peças Bosch, Faurecia, Valeo…
Deixo só mais uma dica, antes de comprarem carro façam uma pesquisa sobre problemas do modelo em questão, provavelmente vão ficar surpreendidos com carros que não existem queixas por parte dos utilizadores serem considerados inferiores em qualidade a outros que são poços de problemas. Mas como tudo nesta vida é mais importante o parecer do que o ser!
Neste mundo em que uma marca que transmite confiança e durabilidade, se está a começar a meter no mundo dos automóveis , só tenho uma coisa a dizer , se esta ideia for para a frente , a Mercedes que se cuide …