Windows 8.1 RT vai receber Menu Iniciar na próxima actualização
O Windows 10 é a mais recente novidade da Microsoft no campo dos sistemas operativos e é o espelho do que de melhor esta empresa sabe fazer. Tem várias novidades, a vários níveis, sempre com o intuito de tornar o Windows melhor e mais simples de usar.
Mas a verdade é que a Microsoft acabou por ter de deixar para trás o Windows RT e todos os equipamentos que o usam. A decisão de não criar uma versão RT do Windows 10 foi propositada e consciente.
Mas parece que afinal a versão RT do Windows não morreu e em breve vai surgir uma actualização, que trará o Menu Iniciar para o Windows 8.1 RT.
Desde que anunciou o Windows 10, de forma oficial, que a Microsoft estabeleceu qual seria o futuro do Windows RT. Todos os dispositivos que correm esta versão do Windows, para arquitecturas ARM, não iam ter acesso à actualização para a nova versão.
Mas mesmo com o abandonar desta plataforma a Microsoft garantiu sempre que estaria a trabalhar numa actualização, que se esperava que trouxesse apenas algumas melhorias a nível do próprio sistema, sem grandes alterações estéticas ou novas funcionalidades.
Mas a verdade é que a Microsoft está a preparar-se para introduzir no Update 3 algo que muitos esperavam ver há á algum tempo. Falamos do Menu Iniciar, mas não da mesma forma que o Windows 10 tem hoje.
A versão que vai ser trazida para o Windows 8.1 RT é baseada nas primeiras versões surgidas nas builds de testes do Windows 10. Não terá assim todas as novidades e as funcionalidades.
A escolha por esta versão do Menu Iniciar é simples de justificar. Na verdade o código usado foi criado no próprio Windows 8.1 e por isso é simples de transpor para a plataforma.
Esta será na verdade a única novidade de peso para a actualização que vai ser lançada para o Windows 8.1 RT. Algumas que se esperavam que fossem incorporadas vão ficar de fora, muito por culpa da inexistência das APIs necessárias, que a Microsoft não quer estar a incorporar no Windows RT.
As aplicações da ModernUI vão continuar a estar limitadas a essa interface, não funcionando em modo de janela, como acontece no Windows 10. Também o próprio Continuum/Tablet Mode e a plataforma das Aplicações Universais vão ficar fora do RT, também por culpa da inexistência das necessárias APIs do Windows.
A chegada desta actualização estava prevista para o mesmo dia do lançamento do Windows 10 o dia 29 de Julho, mas devido a problemas não conhecidos foi adiada para data posterior.
Está assim preparada a possível última actualização do Windows RT, que faz a ponte com o Windows 10, não tendo no entanto todas as funcionalidades que seriam esperadas.
Este artigo tem mais de um ano
No menu iniciar do Win 10 vem colada ao menu tradicional o menu ao estilo metro para as apps. Como é que se pode desativar este último? Além de não gostar dele, não faço intenções de usar as apps e ocupa visualmente uma grande fatia de visualização do écran.
Tiras as apps do menu e reduzes o tamanho…
Desafixa as Tiles, todas elas.
para mim. windows xp, 7 e depois o 10. o resto……
O que é que isso tem haver com os utilizadores do Windows RT?
tipico de quem quer comentar e não leu o artigo ou não percebe nada da poda
Nunca entendi muito bem o problema em usar Windows 8/8.1, sempre fui e continuo a ser um gamer e transitei do Windows 7 para 8 e posteriormente 8.1 e nunca tive qualquer tipo de impasse. Aliás, em Windows 8/8.1 nunca tive um BSOD e em Windows 7 tenho memória de 1 ou 2.
Não sei muito bem que tipo de utilização dão aos vossos computadores mas também tenho amigos gamers e sempre repudiaram Windows 8/8.1, até que lhe convenci a instalar o SO e já que não apreciam o METRO então que instalem o Start8 e ficam com o Menu Iniciar tradicional. Depois de lhes mostrar as opções e de facto terem instalado o Windows 8.1, ficaram maravilhadas com a rapidez tanto ao iniciar como ao encerrar o SO. Bem como algumas novas funcionalidades e um visual mais “refreshing”.
Não quero dizer com isto que o Windows 7 é melhor que o 8 ou 8.1, simplesmente acho que o mais actual traz sempre benefícios a longo prazo, nem que mais seja pelos updates.
Uso Windows 8/8.1 desde que saiu e como supracitei, sempre impecável.
vai voltar o menu iniciar iuuupiiiiii!Tarados..
ja nao usava no 7, continuo a não usar no 8 e no 10 certamente nao irei usar 😀
Win+Q
olá gente no windows 8.1 tem o menu iniciar, mais poucas pessoas sabem, para conseguir, usar o menu iniciar faça o seguinte: abra o menu executar e digite c:\programdata, depois dê enter e vai abrir uma pasta, dentro dessa pasta procure uma pasta chamada microsoft, depois de entrar na pasta microsoft, procure uma pasta chamada windows q lá vai ter uma pasta chamada: Menu Iniciar, dentro da pasta Menu Iniciar, vai ter uma pasta chamada: program, q dar acesso a os atalhos dos programas instalados no sistema, espero q tenho ajudado, e um abraço para todos.
Ou então:
– vais ao Start Screen e carregas na setinha que está abaixo da primeira coluna de Tiles e tens o mesmo
– vais ao Start Screen e carregas em Ctrl+Tab
– vais à Task Bar –> Properties –> Naviagion –> Show the Apps view automatically when I go to Start.
aí galera, só é criar um atalho da pasta program para um lugar de fácil acesso, e pronto.
O Windows 8.1 fez o melhor start menu de sempre, parece regressão a algo que com habituação se resolve. Parece que passam horas a descobrir um telefone e um OS não
Bom dia. Li a notícia com um dia de atraso mas reparei num pormenor: ninguém comentou sobre isto ser para RT. Para mim essa é a parte relevante da notícia.
Não sei se vai existir windows 10 RT, e desculpem a ignorância, mas …
… não acham estranho que a MS deixe cair o seu s.o. RISC?
… a Intel está com CPUs tão boas que vai “matar” a ARM?
… vamos ter Intel nos próximos Lumia?
Pessoalmente tenho um RT de 1ª geração que não dá sinais da idade (3 anos).
Eu também tenho um Surface dessa idade. Como único problema aponto o teclado táctil que de quando em vez bloqueia o tablet. Depois tenho de o reiniciar combinado as teclas do volume e de desligar. Por vezes demora cinco minutos a voltar a acender o écran. Isto acontece quando dou uma utilização mais intensiva do teclado. Fora isso estou muio satisfeito mesmo.
concordo que se desviou um pouco do foco da noticia que para mim o ideal seria um win 10 RT, espero que a MS não despreze que neles sempre acreditou, tb tebgo um Surface RT de 1º geração que funciona a 1000% 🙂