Light Touch – Mini-projector Touchscreen
Parece que as inovações não param. Se bem se lembram, apareceu em tempos um teclado que era projectado a laser e as pessoas nunca deram muita importância embora fosse uma ideia com pano para mangas.
Light Touch é um mini-projector que transforma a mais comum das superfícies numa superfície táctil. A empresa por detrás do Light Touch chama-se Light Blue Optics, uma empresa que poucos ouviram falar mas que dá um importante passo com esta tecnologia futurista.
O Light Touch é algo difícil de definir. Não é um computador, nem um projector normal. Parece que o termo mais correcto será projector interactivo. Este projector interactivo corre o sistema operativo Windows CE, possui 2GB de memória interna expansível até 32GB com cartões SD. Dá para ver fotos e vídeos, jogar (utiliza a tecnologia Flash Lite 3.1), aceder a aplicações de redes sociais graças ao Wi-Fi e permite transferir ficheiros via Bluetooth.
A bateria não é impressionante, duração até 2 horas... será um ponto menos positivo, na minha opinião.
Vejamos o vídeo de apresentação do Light Touch.
Como projecto pioneiro deste género está bastante bom. É algo que inova e que poderá ser usado de diversas formas. Este projecto conta com as parcerias da Adobe, Toshiba, Samsung, Microsoft, entre outras.
Light Touch no dia-a-dia
Como podemos observar é uma tecnologia sem limites, que pode ser utilizada nos mais diversos projectos. Mas a Light Blue Optics não se fica por aqui.
Outros projectos
Para além do Light Touch, esta empresa tem mais dois projectos em mãos. O Light Speed é algo completamente futurista mas que ao que parece não se encontra num futuro tão distante. Usando uma tecnologia de projecção idêntica, projecta todas as informações importantes como velocidade, curvas e outros cuidados a ter, fazendo com que o condutor não tenha de tirar os olhos da estrada. Também nos espelhos laterais e retrovisores informações como veículos próximos vão ser projectadas.
Por ultimo vamos falar do Light Work. Um produto não para o utilizador comum, mas para empresas que queiram utilizar esta tecnologia de projecção. Projectar em qualquer superfície ou até mesmo em superfícies curvas são algumas das utilizações do Light Work
Como podemos ver esta é uma empresa que ainda vai dar muito que falar. Para já vamos ver se conseguimos pôr as mãos o mais depressa possível num Light Touch.
Homepage: Light Blue Optics
Este artigo tem mais de um ano
É impressão minha ou isto já é baseado no projecto “6th Sense”? Se sim, lá se vão por terra os comentários do “daqui a 10 anos…”! Pena mesmo a bateria, mas creio que isso facilmente se contorna em pouco tempo..
Neps a tecnologia por eles usada já tem o conceito criado a muito.
Um porjector de slides é que é… E é interactivo, tem é só um botao 😛
O projecto do 6th sense também começou a ser desenvolvido em 2000, ou seja, há 10 anos..se não estou em erro, claro!
Também pensei nisso, só espero que não entrem numa batalha de patentes…
Não sei se teremos essas guerras. Como estava no vídeo do 6th sense aqui no pplware, o indiano disse que ia disponibilizar o código do software e etc. open source, logo não me parece que ele esteja mais importado com os lucros do que com a inovação!
Por acaso precisava de um aparelho desse para correr uma pequena aplicação para ser manipulada por pessoas que não percebem nada de computadores 🙂 Era capaz de ser interessante!!!
Mas quem está a trabalhar nesta tecnologia, se conseguirem ter sucesso e isto funcionar mesmo como mostram, vai ser um avanço muito significativo, mas é muito bom se conseguirmos ter isto a um baixo custo, pois ia ajudar muito.
Ou também pode estar baseado na Tecnologia que se viu no Knight Rider da temporada de 2009. Isso sim, isso é que ia ser um avanço, mas não é real! =)
O corvette ja tem o Head Up Display ha alguns anos
Também a BMW, entre outras marcas.
O Light Speed não é assim tão futurista. Já vi protótipos da BMW a usarem esta tecnologia. Não sei até se já não estará implementada em carros de série…
Pelos vistos, sim, já está:
https://www.youtube.com/watch?v=KSHLnxrBXik
Não sei bem como o produto final vai ser, mas pensando que é baseado num projector e o vai ser para utilizar com as mão. Não vai haver problemas por causa das sombras? Tira toda a piada o facto de a imagem estar “apagada” pela nossa necessidade de ir tocar em algum ponto da imagem.
O projecto é engraçado e tem imensa funcionalidades mas acho que a interacção com o utilizador vai sair um pouco prejudicada por causa daquilo que referi em cima.
Claro que tem sombra e o conceito teórico é muito mais engraçado que a realidade. De momento nao interessa para nada.
Interessantes serao os teclados de vidro capacitivos (tipo o teclado Apple mas sem teclas físicas, as teclas sao desenhadas por um AMOLED debaixo do vidro).
Dos prototipos mais loucos que vi foi o “Optimus Keyboard”
https://www.youtube.com/watch?v=3_eDq4uMV8k
Apareceu a uns anos como conceito, em 2007/8 apareceu os primeiros prototipos, mas nunca chegou a ser comercializado penso eu.
tinha ideia, que a apple tinha patenteado esse conceito
Sinceramente não faço ideia, conheço este teclado desde que esta empresa o anunciou, mas é provavel que tenham tido algum interesse…
Como projecta para o chão, parte-se do princípio que a superfície táctil está sempre à mesma distância dos sensores. Assim sendo, penso que não deverá haver problema.
O Light Speed não tem nada de inovador, o Citroën C6 já incorpora essa função desde o seu lançamento
isto é realidade aumentada! 😀
adoro realidade aumentada 😀
Ora nem mais! É uma +area muoto gira não é? 😀
Dá pra fazer isso em casa, não é tão fabuloso assim… :o)
Duvidam? É só conferir o segundo projeto dessa página:
http://johnnylee.net/projects/wii/
Esse cara é demais!
Genial!
Seria interessante um controle remoto com esta tecnologia, leve o suficiente para ser carregado em uma mão, e potente o bastante para controlar diversos aparelhos na casa/escritório, de forma inovadora,é claro (fornecendo informações etc) 😉
Bom… acho que deviam assistir ao que eu considero um dos melhores que ja passou no TED !!!
http://www.ted.com/talks/view/id/685
O Teclado que falaram aqui já esta a venda, esse e muitos mais.
Vejam: http://www.thinkgeek.com/computing/keyboards-mice/
Só mesmo para GEEKS lol