PITA: Sabia que o seu sistema “liberta” informações?
O seu computador está a libertar informações…é verdade! O mais curioso é que esta fuga de informação não acontece através dos “suspeitos do costume”: Wireless, Bluetooth ou Ethernet. De acordo com um grupo de investigadores da Universidade de Tel Aviv, a informação pode “fugir” através das ondas electromagnéticas libertadas pelo processador.
A equipa de investigadores israelita construiu inclusive um equipamento capaz de proceder à captura dessa informação.
Chama-se PITA (Portable Instrument for Trace Acquisition) e é um pequeno equipamento, que custa apenas 300 dólares, que serve para capturar as ondas electromagnéticas que são geradas pelo CPU no momento em que este está a processar e a decifrar dados. Toda a informação capturada pode ser guardada num cartão microSD ou então enviada via Wifi para o atacante.
A equipa fez uma demonstração do ataque, conseguindo extrair as chaves que tinham sido geradas pelo software GnuPG (uma alternativa ao PGP).
Uma vez que se trata de um equipamento muito discreto, o PITA pode ser colocado nos mais diversos locais. Os investigadores escreveram inclusive um paper que pode ser consultado aqui. Até ao momento não existe qualquer video que demonstre tal "ataque".
Via Engadget | muycomputer
Este artigo tem mais de um ano
O pão tem que ser pita ou posso usar um bolo do caco? Será que o efeito é o mesmo?
Pois, descobri essa do “Pão Pita” 😀
Bolo do caco melhora o equipamento em 300% e se for barrado com manteiga de alho quem é que quer saber de ataques??? 😀
Parece-me que o PITA (Portable Instrument for Trace Acquisition) é um verdadeiro PITA (Pain In The Ass)
+1
Ganhas-te a internet.
“ganhas-te”?
Novidades, há? Isso já tinha andado a deambular pela Net há largos meses… Qualquer ‘caramelo’ com um RTL2832U faz a escuta. Quando à descodificação de chaves… hummmmm… é possível, desde que haja uma modulação para captar e uma portadora, qualquer que seja o sinal, poderá ser entendido com o respectivo ‘codec’…. agora, se não houver esse conjunto de regras da transmissão sobre ondas electromagnéticas, duvido que consigam extrair alguma coisa com uma simples escuta…
Sim! Mas só se o aparelho estiver próximo do PC.
Nada como comprar uma agenda 😀
Ainda melhor é comprar “A minha Agenda”… lembro-me que a edição de 1992 já permitia o acesso à internet…
basta ouvir o buffer do teckado cada teckla gera um tom frequencia diferente.
Lembro-me que alguém já tinha conseguido fazer o mesmo ou parecido só que por ondas de calor
Mas este sistema parece melhor.