Está bêbado? Esta tecnologia vai impedir que o carro arranque
São muitas as causas que contribuem para a sinistralidade rodoviária. No entanto, segundo alguns estudos, a velocidade excessiva, condução sob o efeito de álcool, uso do telemóvel e o cansaço são alguns dos factores principais que contribuem para os “elevados números” presentes nas estatísticas.
No que se refere à condução sob o efeito de álcool parece já existir uma solução eficaz.
A Administração Nacional de Segurança rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA) apresentou recentemente uma tecnologia que impedirá o carro de arrancar se for detectado que o condutor está sob o efeito de álcool.
Esta tecnologia, baptizada de Driver Alcohol Detection System for Safety (DADSS) está numa fase experimental e poderá funcionar de duas formas: com um alcoolímetro discreto (ou seja um sensor), instalado no volante ou na porta do condutor que avaliará o nível de álcool do condutor (mesmo que este não “sopre” no sensor) ou então um sensor táctil que irá avaliar o nível de álcool no sangue.
Como referido este sistema está ainda em testes e por agora a NHTSA ainda não vai exigir que os fabricantes de automóveis o adoptem nos veículos produzidos. Segundo o organismo, o desenvolvimento da solução final poderá demorar ainda 5 a 8 anos.
Este artigo tem mais de um ano
Sim, estou
estou sempre bêbado, às vezes mesmo sem beber uma gota. Acho que outro problema a ser resolvido deveria ser a dependência e uso dos smartphones/facebook… em plena condução. – é igualmente perigoso.
SIM, muitíssimo mais perigoso até, pq basta 1s de distracção, de olhar para o lado, etc… de piscar os olhos, etc… para um desastre cujas proporções são inimaginaveis: leves ou fortes!
estou sempre bêbado, às vezes mesmo sem beber uma gota. Acho que outro problema a ser resolvido deveria ser a dependência e uso dos smartphones/facebook… em plena condução. – é igualmente perigoso.
“Aqui ó Martins, anda asoprar para eu levar o carro”
Haha ganhaste
Vai ser agora que vai haver um boom de bêbados mecânicos! Esquecem-se que têm esse sistema, abrem o capô e mexem em tudo o que é ferro. Depois o carro não anda mesmo. (Bem pensado, afinal.)
isto sim ja devia de ter sido implementado em paises como portugal onde os condutores conduzem bebados e sob o efeito de substancias ilicitas.
acho que sim, se tiver que votar nisto para sem implementado eu voto de certeza
Uma vez comprei os garrafões em Penafiel na viagem num dos buracos um dos garrafões partiu, ficou um cheiro a vinho no carro do pior. estava tramado com esta tecnologia. falando a sério, já à alguns anos se falou em sistemas género e sempre se provou que não era eficaz. também morre gente por excesso de velocidade e ninguém limita os carros pela mesma razão (pros e contras).
Julgo que a Volvo tinha implementado essa tecnologia no modelo S80 do inicio do milenio ! Corrijam-me se estiver errado!