Carros autónomos da Google chegam às estradas já neste Verão
A Google quer criar um mundo onde a tecnologia domina e serve os utilizadores, dando a estes a necessária margem para se envolverem nos seus interesses. A tecnologia deverá servir de suporte a tudo o que se quiser fazer.
Um dos projectos que mais interesse tem levantado é o dos seus carros autónomos, em particular os protótipos que estão a ser testados. Estes veículos únicos que a Google criou vão agora ser levados para as estradas já este Verão e vão avançar nos seus testes de utilização.
O projecto de criação de um carro autónomo da Google iniciou-se com a colocação de toda a tecnologia necessária num veículo normal, que foi adaptado para ser "híbrido".
Ao mesmo tempo que desenvolvia a tecnologia para dar liberdade aos utilizadores e autonomizar a condução de veículos, a Google desenvolveu um carro seu, completamente autónomo e que dispensa os normais mecanismos de controlo. Volante, pedais e outros dispositivos de controlo estão ausentes e são desnecessários.
Um ano depois de ter anunciado este protótipo, a Google anunciou que é chegada a altura de os tirar das pistas de testes e de os colocar a funcionar numa utilização real, fora do mundo controlado.
Será já durante os próximos meses que a Google colocará os seus protótipos a circular nas estradas de Mountain View, na Califórnia, iniciando-se assim os testes em ambientes reais.
Apesar de não terem qualquer mecanismo de controlo (volante, pedais, etc), estes veículos vão estar controlados e com a velocidade máxima limitada a 25mph (cerca de 40kmh).
Durante os primeiros testes os novos carros vão ter presente um condutor de segurança, que terá acesso a um volante e a pedais de controlo, para o caso de serem necessários.
Estes novos carros vão manter o design original que foi apresentado, mas vão ter presente todo o software que está em utilização na frota de carros (Lexus) que a Google tem já desde Setembro em testes.
Os muito bons resultados dos testes feitos com a frota de veículos autónomos vêm agora permitir que todo o conhecimento adquirido seja transposto para os novos modelos de transporte que a Google quer colocar no mercado.
A Google anunciou que desde o início deste seu projecto já foram percorridos mais de um milhão de milhas, com cerca de 10 mil milhas por semana nos tempos mais recentes, e sempre sem qualquer problema.
Toda a experiência acumulada corresponde à que um condutor consegue acumular durante 75 anos de condução, o que é muito elevado.
Este artigo tem mais de um ano
Pensei que a velocidade fosse km/h…
Depende do país.
Pode ser km/h, países onde se usa o sistema métrico ou mp/h onde se usa o sistema imperial (caso do Reino Unido, EUA, Canadá, Irlanda (se bem que aqui o sistema oficial é o métrico mas, os carros vêem quase todos em milhas)…)
Mas não conheço nenhum kmh.
Se na velocidade máxima o carro vai as 40kmh significa que numa hora faz 40 km e em 40 horas 1 km
Numa hora 40 km na velocidade máxima.
N
40 horas a velocidade maxima Sao 1600 km
Percebeste mal.
A velocidade vem em km/h, sim, em 40h faz 1600km, porque é diretamente proporcional.
Mas no artigo aparece kmh ou seja em 40h faz 1km, porque é inversamente proporcional.
Podem pesquisar em todas as fontes credíveis, eu estou certo.
Vão ser piores que os papa-reformas na estrada!
Um gajo atrás daquilo a levar seca. Pois é mesmo isso que vai acontecer 😐
Não aguentavam um dia sem acidentes em Portugal!
Acho que 40km/h é a média.
Eles não falam em km/h, falam em kmh por isso a coisa é diferente. Em meia hora fazem 80km, e em 40h fazem 1km.
Nunca vi carro mais estranho
tu e que es estranho com essa conversa meu xD
ele anda a uma velocidade de 40km/h ele faz 40 km numa hora
Acho a ideia muito boa e sendo da empresa que é, acredito mais na fiabilidade. O que me preocupa sao as questoes de segurança.. Que é que impede um maluco de por uma bomba num e de o mandar ir passear?
Qual é a diferença entre uma bomba nestes e nos normais?
É que nao precisa de ir o terrorista la dentro…
Isso infelizmente nunca foi impedimento…
Tinha esperança que mudassem o design… Coisa mais feia…
Concordo. Parece saído dum livro infantil ou dum desenho animado. 100% feio.
Mas queres o carro para pendurar na parede ou para te levar aos sítios? Parece aquele pessoal que quase dá mais valor ao exterior de uma casa que ao seu interior. Para mim um carro é uma mera ferramenta. Se este me leva em segurança do ponto A ao ponto B e eu posso ir descansado a fazer outra coisa EXELENTE.
” Para mim um carro é uma mera ferramenta”. Entendo isso, mas para mim não, e pelo investimento que todas as marcas fazem em design, para a maioria das pessoas também não.
Estes carros são bons para os idosos, as pessoas com mobilidade reduzida, os deficientes e alguns idiotas. Felizmente a generalidade humana não vai embarcar nestes brinquedos controlados por uma empresa que vende dados pessoais dos seus clientes a governos e empresas.
Os óculos para já não foram aprovados pelo EUA é uma questão de tempo e a partir desse momento se esses oculos tiverem exito acredito que vai haver uma mudança na sociedade. Se é boa ou má só o tempo o dirá… Eu penso que é má mas necessária.
Já cá faltavam os que têm medo que os carros os raptem ou que consigam sugar cérebros (para a Google).
A tecnologia até é porreira, mas depois de ver o Demolition Man com a Sandra Bullock e o Stalone em que ficam sem controlo do carro “automatizado” não vou prescindir, enquanto os meus sentidos permitirem, da condução. Será que os GooCar’s fazem peões e drift como no filme? Assim ainda penso em experimentar
Os carros “normais” também falham causando acidentes.
haviam uma noticia ha pouco tempo atras a dizer k a google abandounou este projecto deles de carros autonomos