Quer Wi-Fi gratuito na Praia? Vá para a Sombra
É interessante desafiar a criatividade para podermos usufruir de cuidados, de prevenção no que toca à saúde e ao bem estar, isto para podermos ser acompanhados com o que de mais avançado existe no campo tecnológico, nem que seja com muita imaginação!
Foi lançado um sistema Wi-Fi, na praia Agua Dulce, no Peru, que apenas fornece acesso à Internet a quem se posicionar na segurança da sombra, tudo para prevenir o cancro da pele. Engenhoso, verdade?
A acção “Shadow Wi-Fi” é uma campanha que se vai estender por vários países por esse mundo fora, em breve estará pelos Estados Unidos, pela Nova Zelândia e certamente irá chegar a Portugal.
O sistema pioneiro Shadow Wi-Fi, desenvolvido pela organização Happiness Brussells, foi lançado com o apoio da Liga para a prevenção do Cancro da Pele.
Como funciona o sistema?
Engenhoso mas, claramente, passa a mensagem importante. É construída uma parede física que projecta sombra e nessa área está disponível Internet por Wi-Fi. Para fornecer sinal é colocada uma antena direccional que está programada para apenas cobrir essa área de sombra. Um sensor monitoriza a sombra durante o dia, alterando a rotação da antena Wi-Fi. Quando "o sol se mexe" e a sombra se move... também os "clientes" da Internet têm de se mexer!
As pessoas para terem acesso ao sistema têm de se registar, quando detecta a rede é pedido um rápido registo e depois podem navegar à vontade totalmente gratuito. O sistema permite que se liguem 250 utilizadores à rede de uma só vez.
Segundo alguns responsáveis ligados às organizações envolvidas, mais que passar uma informação é educar, é mudar comportamentos, é retirar as pessoas debaixo do sol entre as 12 e as 16 horas, onde o sol é mais violento para a pele e onde o risco é maior.
A ideia, segundo a organização deste evento, é usar a tecnologia para alertar, para fazer, de forma mais lúdica, chegar uma mensagem clara às pessoas e "obrigar" com incentivo a que estas tenham bons hábitos e cuidem da sua saúde.
Este artigo tem mais de um ano
Vocês enganaram-se porque dizem para seguir o som, mas queriam dizer a sombra. Correto?
Exacto. Obrigada pelo reparo 🙂
Iniciativa extremamente importante, original e inteligente.
Sem dúvida, aqui há claramente uma mensagem que deve ser percebida, e usaram uma forma muito divertida, útil e cativante.
É interessante o projecto.
Mas durante o período de maior calor, com o sol a “pique”, vai existir pouca sobra…
tudo à luta por um lugar à sombra 🙂
A essa hora não é recomendável estar na praia por isso só estará lá quem quiser cancro
Poderá então diminuir o “phubbing” e potenciar o contacto humano 😉
Quer dizer que quando o sol está na vertical ( meio dia +/- ), não deverá haver internet, porque não há sombra.
Pois não… é hora do pessoal ir almoçar! eheheh
Depende da estrutura que criarem, há sempre forma de criar sombra 😉 sempre.
Essa afirmação é sempre falsa em portugal continental e ilhas adjacentes.
Engenhoso e interessante, sim. Mas está a contribuir para nem na praia as pessoas largarem o telemóvel.. que praga.
Ok o projeto até é interessante mas perder tempo na Internet na praia? Isso não é para mim desculpem lá…
Estava precisamente a pensar no mesmo. Ir para a praia e estar preocupado com internet?! Fico por casa 😀
Podes ganhar tempo na Internet (e outras coisas mais) em vez de desperdiçares tempo de papo para o ar.
Internet não é so perder tempo em secção de comentarios… e se tiveres de aviar trabalho, internet da jeito.. mas como a vida não é só trabalho… entao trabalhar e estar na praia.. é o melhor para a alma… 😉
Eu já me contentava com a sombra gratuita…
The thing is… Na hora de mais calor não há sombra pra ninguém porque o sol está a pique, apenas há sombra nas horas de menos sol (manhã e final da tarde).
Irónico.
lel
First world problems.
Leva-se uma antena externa (de qualidade) e o problema fica arrumado ao sol.
Na praia é para tomar banhos de sol e mar. Que se Lixe a NET!
Por mais interessante que a iniciativa possa ser, como é possível estando na praia haver pessoal preocupado com acesso à internet????!!!!!!
Get a life 🙂
ohh pff, kd nao houvesse sombra pegava num chapeu e espetava na areia e era ver toda a gente a kerer utilizar o meu chapeu LOLOL.
Epá, não querendo fazer figura do típico Português que só sabe mandar tudo abaixo, mas…
Eu não férias quero é descanso e sossego, não quero cá internetes nem telemóveis nem tabletes. Para mim as férias servem mesmo para desligar.
Aceito que férias seja para desligar… E no restante tempo? 80% da população portuguesa vive a menos de 1 hora da praia… Peguem no portátil, e trabalhem na praia!!! Vivam a vida a 100% não só 15 dias por ano.
Não me ligo a Wi-Fi “gratuito” em lado nenhum.
Paranóia? Usa VPN. Compra um router que tenha suporte a isso ou mete um NAS a correr OpenVPN e siga a marinha.
E depois ando com o Router no bolso? E um painel solar para o poder ligar ?
A intenção é boa, está mal executada, em vez de uma parede devia ser uma cobertura, senão durante a tarde na maior parte do país, as pessoas não vêm o mar, estão na areia a ver uma parede, como se já não bastasse o isolamento virtual que os smartphones criam muitas vezes à volta do mundo real, agora acrescentam isolamento físico…
Será possível “Nós” recriarmos a nossa sombra e assim habilitarmos o wi-fi?
– Tenho muitas reservas quanto a isto…
– Parece-me lixo publicitário na praia, desse modo teremos brevemente logotipos na areia, talve também no mar e no céu…. (já temos com as avionetes publicitárias). Neste caso até parece uma “aberração” na praia, a tapar a visibilidade às pessoas, mas não sei nem critico, pois nunca vi esse “sistema”.
– A publicidade não me incomoda nada… MAS… Como todas as coisas… Quando é demais……