Ubuntu tem mais de 25 milhões de utilizadores em todo o mundo
Apesar de estáveis e com muitas ferramentas disponíveis a verdade é que as distribuições GNU/Linux não são muito usadas à escala mundial, comparativamente ao Windows ou ao OSX. A Canonical é uma das responsáveis por dar algum protagonismo ao mundo Linux na área dos sistemas operativos e o Ubuntu é certamente a distribuição mais popular do momento.
Segundo a Canonical, no mundo existem mais de 25 milhões de utilizadores que usam o Ubuntu.
Os números agora apresentados pela Canonical dão uma estimativa de quantos utilizadores poderão usar o ubuntu à escala mundial.
A contagem foi feita com base no número de autenticações distintas na loja de aplicações, mas também com dados provenientes da Dash do Unity. De salientar que tais números não têm em conta as “mil e uma” alternativas que são baseadas no Ubuntu, como é o caso do Xubuntu, Kubuntu, Mate, etc.
Mais curioso ainda, tal como revela a Softpedia, é o facto de cerca de 30,000 utilizadores do Windows descarregarem diariamente o Ubuntu. A Canonical foi fundada em 2004 e a primeira versão do Ubuntu foi lançada nesse mesmo ano. A empresa tem escritórios em Londres, Boston, Canada, Xangai e Taipé e emprega cerca de 600 pessoas em mais de 30 países.
Actualmente o Ubuntu é o terceiro sistema operativo mais popular do mundo e a loja de aplicações (Ubuntu Software Center) tem cerca de 45,000 apps. O Ubuntu 12.04 LTS foi a versão mais popular, tendo sido descarregada 7 milhões de vezes em apenas 24 horas.
Via Ubuntu Insights
Este artigo tem mais de um ano
Se calhar este ano, os utilizadores de Apple Watch deverão exceder os utilizadores do Umutoboo.
PS: Para quem não sabe o que significa “Umutoboo”, é a palavra que se usa em África para dizer “eu não sei configurar um Debian”.
Tchii Eu é que sou pro…
xD agora é quase igual, o Ubuntu espalhou o easy mode pelo mundo do linux, o que eu vejo com bons olhos. Se forem todos como o Gentoo e o Arch ninguém usa por falta de paciencia, nem toda a gente gosta de configurar a intensidade com que brilham os leds do teclado.
pouca gente conheceu o corel linux, que era bem bom e bem fácil de instalar, so q na altura so q era difícil de instalar é q era fixe.
Sim, e a carteira de muitos. Muito overpriced sem dúvida.
Sempre que vejo o Ubuntu começa logo a dar-me vontade de vomitar. Com distros como o Linux Mint…
Esse comentário é o perfeito exemplo das guerras estupidas entre utilizadore Linux.
Andam à guerra uns com os outros e depois queixam-se que não são levado a sério.
Ainda mais estupidas tendo em conta que o mint é ubuntu based, mas enfim…
Desde quando alguém que usa Linux está a querer aumentar a comunidade? As pessoas que não compreendem a filosofia do Linux não interessam ao projeto.
Para baixar grátis baixam pirata. É melhor. Quem descarrega um software open SOurce faz por motivos diferentes aos que baixam windows pirata. Porcurem pelo documentário proprietário.
Antes de falar informa-te….
Dica: Vai ver em que é que o Mint é baseado
Mais besta ainda ao levar em conta que não só é baseado, como usa os repositórios do ubuntu. Deixe de bobeira Mrsz que as distros existem para cada um escolher a que mais lhe agrada, o próprio Linus é a favor dessa variedade que contempla vários nichos. Você usar um Arch não o faz melhor que ninguém, não é o sistema que molda o carácter da pessoa.
Pois. Se não fosse o Ubuntu o Mint nem sequer existia.
Todo o pessoal que falo sobre linux recomenda o Mint ou o xubuntu. O mint ainda tolero, compreendo que o baixem. O xubuntu não gosto. Já o instalei numa fraca máquina e não notei diferença em relação ao ubuntu.
Foi fundada em 2004 não em 2014!
Boa. Obrigado pela correcção… gralha de simpatia 😉
Na boa 😉
Confesso-me um ignorante em linux.
Já ando há algum tempo para experimentar mas fico confuso com tanta versão.
Descarreguei o Umbuntu 10.14 mas não consigo instalar através do arranque pelo DVD. não sei se será por a minha bios ser UEFI.
A versão actual deveria funcionar perfeitamente mas podes sempre desligar o UEFI da bios.
10.14??? Até a versão LTS é mais nova, 14.04. O correto é ter a versão LTS ou a mais atual para fazer o teste com Bios UEFI.
A versão 10.14 não existe. (Acho que ele quis dizer 14.10).
substituto do ubunto > Manjaro Linux 0.9.0 todas versões (Gnome,Xfce,Kde,Cinnamon,OpenRC)
Acho que ainda está em pre-release. Mas penso que já se pode instalar.
Linux FTW
“Ubuntu é certamente a distribuição mais popular do momento”
Errado: é UMA das distribuições mais populares! 🙂 De facto, segundo a DistroWatch a MAIS popular do momento e, se calhar desde há muito tempo, é o Linux Mint!
Mais um reparo… distribuição não é o mesmo que Sistema Operativo.
Os dados em que o Distrowatch se baseia são nos daqueles que visitam o seu próprio site, podem não corresponder de todo à realidade mas não deverão estar muito longe disso.
Creio que os desenvolvedores de distribuições como linux mint, que não trouxeram nada de inovador para o mundo linux, deveriam se unir aos desenvolvedores de distribuições como Debian ou Ubuntu(based em debian, eu sei) para aprimorarem ainda mais o linux.
Mint não trouxe nada de novo ao Linux? Cinnamon, sabes o que é?
Até posso concordar que existem distribuições que não tem grande razão de existir, mas o Mint não é certamente uma delas.
Muitas distribuições (não o mint) não troxeram porém os seus desenvolvedores poderam por em prática a teoria e talvez se juntar a projetos maiores. É essa uma das razões que adoro o linux. O linux permite que todos aprendam através do código aberto. Muitas vezes à grupos que fazem distros só para particar, ganhar experiencia e conhecer outros desenvolvedores.