ResearchKit: Apple disponibiliza ferramenta para avaliar Saúde
Com projecto que será open-source
Com o foco na Saúde, a Apple anunciou há breves minutos o ResearchKit, uma framework que permitirá os investigadores, na área da medicina, obter dados directamente dos iPhones dos utilizadores.
A empresa da maça revelou que os utilizadores podem colaborar num projecto de investigação, usando os seus iPhones como ferramenta de diagnóstico.
A Apple tem vindo a trabalhar com Universidades de Institutos de Investigação com o objectivo de conceber soluções que ajudem a medir variáveis relacionadas com a saúde dos utilizadores.
A privacidade é sem dúvida um dos grandes desafios da Apple, no entanto o utilizador é que escolhe se vai ou não partilhar os seus dados.
O ResearchKit será disponibilizado aos investigadores como sendo um projecto open-source. De salientar que a partir de hoje estarão já disponíveis cinco aplicações para avaliação da diabetes, asma, doenças cardiovasculares, cancro da mama e doença de Parkinson.
Este artigo tem mais de um ano
Também o Webkit foi acolhido do KDE (KHTML) como opensource, depois PIMBA um trademark em cima lol
O que obrigou a google a fazer um fork e a criar o Blink
mas o que é que estás para aí a inventar!?
O fork da google não tem nada a ver com trademarks, mas com o caminho diferente que a Google queria seguir no código.
e o trademark não impede ninguém de usar o código, tenho aliás dúvidas que tenha impedido alguém de continuar a usar a marca.
Para além disso este projecto do ResearchKit é a contribuição da Apple com várias instituições e com um objectivo muito claro em termos de recolha de dados com relevância científica de forma transparente.
O trademark dificultou o uso do webkit pelo Google Chrome, Opera e Blackberry, no minimo 😉
Mas que trademark?
O Android usa o WebKit.
A PS4 usa o WebKit.
O browser do GNOME, usa o WebKit.
Quem usa o Blink? A b**ch da Google…
podem usar mas não o podem anunciar publicamente. é isso que é um trademark…………
“mas não o podem anunciar publicamente. é isso que é um trademark”
lol
mais invenções!
Existir um trademark não é um impedimento automático para mais ninguém usar. Quem tem a marca é que decide como é que pode ser usado. Muitas vezes basta fazer referência numa nota de rodapé que a marca pertence a determinada companhia.
http://gl.access-company.com/products/browser/
NetFront™ Browser NX
A Powerful WebKit-Based Browser With Ultra-Low Memory Usage
Então?
Tem mais haver do que tu pensas. Não é por não saberes o suficiente que dizes que invento.
Faz lá uma pesquisa no google e informa-te.
Há também a questão técninca, mas foi uma das razões. A questão é que a apple agarrou no código do projecto KHTML, que é GPL e meteu-lhe uma trademark em cima 😉
A invenção não é sobre a existência da trademark ou da história do WebKit, mas sobre as razões para a Google fazer um fork!
Primeiro porque não há nada que indique que a Apple impedisse alguém de usar a marca, segundo porque ninguém ficaria impedido de usar o código, terceiro porque tecnicamente o que a Google usava nem sequer era o WebKit mas o WebCore!
Nunes, ok, mas por favor vai ler um pouco 😉
aconselho-te o mesmo
ainda não vi o trademark de que tanto falas…
Android já tem isto há algum tempo???
Até tem um projecto google glass para ajudar médicos.
Tem alguma coisa a ver?
A ideia é boa, a ver como vai ser implementada.
Como funciona com os diabetes (link).
Pelos vistos há casos críticos que precisam de vigilância permanente e a forma mais prática de monitorizar a informação – é num smartwatch.
Wosniak tinha falado nos diabetes vs. Apple Watch mas não tinha percebido. Também já percebi, mais ou menos, de que maneira se irá usar o Smartwatch no estudo da doença de Parkinson. Toda a gente a olhar para os sensores que o Apple Watch traria/não traria e afinal a lógica da coisa é bem diferente.
P.S. Percebi que para os sensores de “nivel 3” (em contacto com o corpo) a sua aprovação pelas autoridades de saúde é extremamente difícil. Por isso, no caso dos diabetes funciona assim: sensores de nível 3 no corpo, que de 5 em 5 minutos transmitem a informação (açúcar no sangue) a um aparelho, que a retransmite a uma app no iPhone (com licença de nível 2, mais fácil de obter) e que a envia ao Apple Watch.
http://www.cnet.com/news/apple-watch-app-will-track-your-glucose-levels/
basicamente as leis a impedir o desenvolvimento?
:S
os regulamentos existem para proteger a saúde! Os aparelhos para este tipo de medições têm que ser certificados para que haja garantia de que os valores que dão são válidos, já que as pessoas irão tomar decisões sobre a sua saúde com base nesses valores.
Até em coisas cujo objectivo é contribuir com algo de bom para o ser Humano, neste caso na área da medicina, é preciso estarem a discutir quem fez primeiro ou quem fez melhor ou se pode vir a ter trademark…enfim…
Por mim, quantos mais projectos deste género, melhor! Por mim pode haver da Apple, da Google, da Microsoft, da Samsung ou até mesmo da “XING JONG JANG”, até porque neste caso, todos nós podemos vir a beneficiar com o contributo que eles podem trazer à medicina!