O seu smartphone vai avisá-lo antes de ter um ataque epiléptico
A epilepsia é uma alteração que se caracteriza pela repetição espontânea de crises epilépticas ou convulsões – que são a manifestação clínica de uma descarga anómala de um grupo ou a totalidade dos neurónios cerebrais.
Esta patologia afecta um em cada 200 indivíduos em todo o mundo, sendo que em Portugal estima-se que existam cerca de 40.000 a 70.000 casos. De acordo com informações recentes, um grupo de investigadores japoneses criou um sistema capaz de alertar os pacientes, 30 segundos antes de acontecer um ataque epilético.
Uma equipa da Universidade de Kyoto, no centro do Japão, criou um sistema capaz de alertar, com 30 segundos de antecedência, a ocorrência de um ataque de epilepsia. De acordo com as informações, o sistema recorre a um pequeno sensor que é colocado perto da clavícula ou do coração, que avalia constantemente as alterações nos batimentos cardíacos.
Esses sinais são enviados para uma app no smartphone que os avalia e, em caso de alterações, o smartphone emite um alerta para que o utilizador “se prepare” para um ataque epilético, podendo assim ir para um lugar seguro ou chamar alguém para o ajudar.
A informação foi publicada no diário Nikkei e as indicações são de que o sistema será apenas lançado em 2020 podendo ter um custo de $85 (~74 €).
Este artigo tem mais de um ano
Felizmente a epilépsia é uma das doença crónicas que,depois de corretamente diagnosticada,tem uma percentagem bastante alta de êxito no seu controlo e deixa que os seus portadores façam uma vida absolutamente normal. Tem apenas o “senão” de o portador dessa patologia terem de durante toda a vida tomar alguns cuidados com a alimentação…e a toma de um comprimido diariamente. Tenho um familiar(já idoso) com essa doença que não tem um “ataque” há mais de 50 anos…e nunca precisou de uma app para ser alertado!!
Mas se pensares bem pode dar muito jeito a aplicação.. Imagina que tu tens epilepsia e vais a conduzir.. Com a aplicação podes ter tempo de parar o carro e evitar um acidente e magoar alguém.. Estar medicado não significa que não vás ter algum ataque, apenas ajuda a evitar ter ataques.
Isto a avançar era a ser já ou quanto antes! Só em 2020??
Indiscutível que seria da maior utilidade, dá tempo suficiente para uma pessoa proteger-se.
E se criassem uma coisa destas para animais de estimação, tão útil seria nem que o aviso fosse reduzido para 10 segundos.
Útil para todos os casos em que a medicação não resolve 100% a situação clínica.