Em 2016, o seu smartphone poderá ter um ARM Cortex-A72
O dobro da potência do Cortex A57 mas menor consumo
A empresa britânica ARM anunciou hoje as novidades que irão estar no mercado já em 2016. Entre elas, destaca-se o Cortex-A72, um novo CPU de 64 bits que, segundo a empresa, tem o dobro da performance do Cortex A57 e cerca de 3,5x do Cortex A15.
Além do desempenho, o novo processador tem uma eficiência energética na ordem dos 75%, comparativamente ao Cortex A15.
A ARM, que apenas licencia a sua arquitectura para vários fabricantes, deu hoje a conhecer o poderoso Cortex-A72 que é construído com tecnologia de 16 nanómetros. Apesar de apenas estar disponível em 2016, a empresa britânica deu já a conhecer vários detalhes sobre a performance e eficiência energética do mesmo.
Este novo chip suporta a arquitectura de 64 bits e a frequência de relógio poderá chegar aos 2,5 Ghz nos smartphones e 3 Ghz em tablets.
Ao nível do processamento gráfico há também novidades! A ARM anunciou a nova Mali-T880 que tem cerca de 1,8x mais de desempenho comparativamente à Mali-T760 e é também mais eficiente ao nível
O poder do Cortex-A72 e da GPU Mali-T880 permitirá, por exemplo, ter uma “autêntica consola de jogos” em mãos, seja no smartphone ou tablet de nova geração.
Este artigo tem mais de um ano
“Além do desempenho, o novo processador tem uma eficiência energética na ordem dos 75%.”
Creio que a eficiência energética não é medida de forma absoluta. Da mesma forma que um frigorífico não tem 90% de eficiência energética de forma absoluta, apenas face a outro. Os níveis (B, A, A++, …) são também eles relativos.
Na imagem, esses 75% são uma redução face ao Cortex-A15
Tens razão, falta finalizar a frase..
Logo agora que estava a espera do snapdragon 810 aparece este, so compro tlm em 2016
eh eh eh..será que este será um snapdragon 810 killer?
Pergunta típica de quem não sabe o que diz…
Fazes bem. A Samsung diz que não o vai usar no Galaxy S6 (porque aquece e tem bugs, segundo alguns). A Qualcomm diz: “Não senhor – a LG, Xiaomi, Oppo, Motorola e Microsoft dizem o Snapdragon 810 é bom”.
Talvez em 2016 a situação seja diferente 🙂
http://www.theregister.co.uk/2015/02/03/qualcomm_nervous_after_samsung_snapdragon_810_snub/
Quando chegares a 2016, este já não presta para nada, porque vem já o novo e não sei que mais…
Apesar de agora a qualcomm ter descido de nível, e de utilizar CPUs desenhados pela ARM, continua a valer a pena, por causa do suporte de software e da baseband.
N e bem assim, o snapdragon 800 demorou 2anos para aparecer algo melhor e mm assim a diferenca n e mta. Ja este arm e consideralvemente melhor
… ao que diz a ARM 🙂
Mas há quem não precisa da ARM por aí além e desenhe os seus próprios processadores. Não precisa de estar à espera do “Cortex-A72, um novo CPU de 64 bits” para o “seu” smartphone – refiro-me à Apple, obviamente 🙂
Mas há outros fabricantes de chips que embora usando partes do desenho do processador da ARM também introduzem alterações, como a Qualcomm.
Quem tem dependido inteiramente dos processadores da ARM são a Samsung, MediaTek e RockChip.
http://arstechnica.com/gadgets/2015/02/arm-announces-64-bit-cortex-a72-cpu-for-2016-doubles-speed-of-a57/
Pois, tens de ter uma “licença para matar”, é uma equipa competente de assassinos, eheh
http://www.anandtech.com/show/7112/the-arm-diaries-part-1-how-arms-business-model-works/3
“Mas há outros fabricantes de chips que embora usando partes do desenho do processador da ARM também introduzem alterações, como a Qualcomm.”
E como a Apple. 😉
Não se conhece ao certo que licenças existem entre a ARM e a Apple. Há várias camadas, entre a licença de “arquitetura” e a licença do “processador pronto”.
O que se diz é que a Apple, desde o processador para o iPhone 5, compra uma “licença de arquitetura” (seja lá isso o que for) e desenvolve o seu próprio processador (e SoC). Que desenvolveu o seu próprio processador e SoC é inegável. Em que medida continua a depender dos avanços da ARM, por exemplo como é que a Apple vai aproveitar os avanços deste novo Cortex-A72 (e pagar por isso) não é linear. Que não vai usar o Cortex-A72 é mais que certo – vai ultrapassá-lo 🙂
a licença da Apple permite ir mais além do que alterar cores standard. Permite à Apple desenhar os seus próprios cores. Por exemplo o A4,A5 eram cores standard alterados! Mas o A6,A7,A8 já são cores 100% desenvolvidos pela Apple! A única coisa que a Apple não pode alterar é a arquitectura! A qualcomm tem uma licença idêntica à Apple já a Samsung salvo erro já não. Só tem licença para usar cores standard.
Nesse aspecto a qualcomm e a Apple estão equiparadas. Mas pelo que tenho lido salvo erro os 810 ainda usam cores standard. Os cores desenvolvidos pela qualcomm estam atrasados.
@Benchmark do iPhone 6, @Francisco Pinto. A Apple desenvolve os proprio CPU e sockets, certo, mas desenvolve segundo as normas de um certo CPU ARM, no caso do A7 tem por base o ARMv8-A.
E o A8 também. ARMv8-A é a arquitetura de 64 bits- tendo a Apple sido a primeira a utilizá-la em smartphones e tablets.
Que a Apple usa essa “arquitetura” ARM é conhecido. Mas no processador do A7 o que fez a ARM e o que fez a Apple? Na passagem do processador do A7 para o A8 a Apple precisou da ARM ou fez tudo sozinha? A Apple precisa da ARM para continuar a desenvolver o seu processador?
(Em rigor devia estar-se a falar do SOC, mas é mais complicado).
Mal posso esperar pelo macbook air retina de 12 polegadas, qual surface qual que…ipad+macbook air e o melhor de sempre.
Compra compra se te faz feliz
🙂
+1
Era para rir?
Mas que raio tem isso a ver com o tópico….
Deves de ser completamente iluminado ou simplesmente retardado com esse comentário!!!
Vê-se aqui com cada comentário que até assusta, especialmente de iboys.
Mas ignorância à parte, espero que este seja sim um processador com uma efiência energética eficaz. Pq isto parece “demasiado” perfeito.
Só uma questão @PedroPinto, não entendi
“Este novo chip suporta a arquitectura de 64 bits e a frequência de relógio poderá chegar aos 2,5 Ghz nos smartphones e 3 Ghz em tablets.”
Podes explicar esta linha? Pq existem mais Ghz em tablets? Cumpz
especulação minha, deve ter a haver como arrefecimento do mesmo.
e talvez mais espaço para o processador xD
Melhor dissipação do calor (por varias razoes: espaço, melhores e maiores ventoinhas, wtv), logo possibilidade de clocks superiores sem fazer com que o dispositivo derreta.
Mota:
Isto depende do “envelope térmico”, que basicamente tem haver com área para dissipação de calor e fonte de energia. Nos Tablet podes consumir mais energia e produzir mais calor, daí as diferenças.
Outra coisa que nunca se fala é de quanto tempo pode trabalhar nas velocidade máxima. Até podes ter um SoC que pode atingir 2.5 GHz mas muitas vezes só pode ficar nessa velocidade uns segundos e depois aquece tanto que é obrigado a reduzir. Num Tablet o mesmo SoC à mesma velocidade pode por exemplo estar sempre à velocidade máxima, daí muitas vezes a performance ser superior.
os iphones até se vão passar com este novo soc