HP lançou dois mini-PCs para combater as Chromeboxes
O mercado dos computadores de secretária tem sofrido bastante com a introduções de novos dispositivos e de novos conceitos. Esperava-se que este fosse um nicho que lentamente fosse desaparecer, mas a verdade é que ainda surgem hoje em dia soluções cada vez mais interessantes e que mostram que afinal ainda existe muita margem de crescimento.
A HP, na CES 2015, mostrou duas novas ofertas à sua lista de equipamentos, mostrando dois desktops de dimensões reduzidas, com hardware adaptado a concorrer directamente com a oferta que a Google e as Chromeboxes disponibilizam no mercado.
Estas duas propostas da HP vêm reforçar um nicho de mercado que está em franco crescimento, quer em termos de ofertas, quer em termo de adopção.
São pequenos PC's, com hardware suficientemente potente para dar ao utilizador uma experiência de utilização que permite explorar o Windows 8.1, que acompanha estes equipamentos.
Disponíveis em caixas de pequenas dimensões, estão equipados com o mínimo que se poderia esperar. Assim, temos quatro portas USB 3.0, um DisplayPort, uma porta HDMI e um saída de áudio 3,5 mm. Cada equipamento conta ainda com um leitor de cartões de memória num dos lados.
Apesar de serem máquinas idênticas por fora, as diferenças existem dentro e são bastante dispares. Além do hardware existe ainda uma diferença no preço.
A primeira máquina, o HP Stream Mini Desktop tem um preço de 180 dólares e inclui um processador Intel Celeron 2957U, 2 GB RAM e 32 GB SSD.
Tem ainda acesso a 200GB de espaço disponível no serviço Cloud da Microsoft, o Onecloud, durante dois anos. Esta máquina terá ainda conectividade via WiFi 802.11 n, Bluetooth 4.0 e Ethernet.
O segundo equipamento, o Pavilion mini, é uma máquina mais robusta, com hardware mais evoluído, mas mantendo a mesma filosofia. O seu preço será de 320 dólares.
Em termos de especificações tem um processador Intel Pentium 3558U, 4 GB RAM, teclado e rato, e um disco de 500. O resto dos componentes são idênticos e por isso as máquinas são muito similares.
Mas todos os que entenderem que estas especificações são ainda reduzidas podem fazer melhorar estas máquinas e colocar por exemplo, processadores Core i3 e discos de 1 TB.
Nenhuma das máquinas terá drive óptica e vão ter consumos energéticos muito inferiores ao que é normal em equipamentos de secretária.
Para já apenas é sabido que a HP vai lançar estes modelos em venda no seu site norte americano, não se conhecendo planos para uma expansão para outros países.
O alvo destas das máquinas está bem definido e vai ser uma guerra interessante de seguir. A Google com as Chromeboxes começam a ser olhadas como uma alternativa bem interessante para certos cenários e esta nova oferta vem ser mais uma alternativa num mercado que ainda poderá crescer muito.
Este artigo tem mais de um ano
E de certa forma para entrar no nixo de mercado do Mac Mini, e possivelmente ganhar uma quota interessante.
O mais barato dos mac mini tem um i5. Este tem, o mais caro um i3.
A principal razão do mac mini é aceder ao OS X. este corre Windows/Linux.
Não tem mesmo anda a ver.
n entra devido ao CPU ser inferior, mas em conceito pode-se dizer que sim.
é igual aos vivo pc da asus…
mas os asus devem ser mais baratos
baratinhos … e sem receptor satelite/cabo
E os processadores têm todos de ser Intel? Porque não dar hipótese e vender processadores AMD também.
Nao sei se isto consegue correr um daqueles videos hd… E tb acredito que com os videos 4K do Youtube ele consiga correr.
Não me parece que havendo cá, se vá poder personalizar a nível de componentes. A HP há muito que tem esse sistema, mas no site americano, não sendo possível cá em Portugal.
Vamos ver o que vem para cá. Já trabalhei nas vendas da HP e eu e os meus colegas de trabalho por vezes não percebíamos as escolhas que o gestor de produtos HP para Portugal fazia. escolhia modelos com uma determinada configuração quando na realidade havia pessoas interessadas em produtos da marca, mas com componentes superiores, como em outros países.
Tudo bem que não somos 1 país com 1 grande poder de compra, mas por vezes devia arriscar-se 1 bocado mais.
Vamos ver neste caso.
Mais um flop da HP , eles que fiquem quietos nas impressoras e tinteiros.
Neste campo nada bate a Apple em qualidade. Bem que podem ir tentando.
AHHAHAHAHAHAHAHA
Nada bate a Apple? Epa, há cada fanático!