ION – O motociclo do futuro, hoje
Já referimos anteriormente exemplos de fabricantes no ramo automóvel, como a Mercedes, que pretendem explorar o mercado emergente em veículos eléctricos.
Mas torna-se claro que as agendas por detrás das principais marcas impediram-nas de o ter já feito há mais tempo. Não acredita? Então veja o que é possível ser feito neste campo por uma pessoa em apenas um semestre.
Tom Miceli um jovem de 22 anos a frequentar a universidade concebeu e fabricou de forma artesanal o que é provavelmente a moto eléctrica com mais estilo criada até hoje. A criação do jovem universitário foi construída no seu último ano na Universidade Appalachiar.
À primeira vista, um curso como Engenharia Mecânica ou um de Engenharia Electrotécnica, seriam os mais prováveis destinos de Miceli. Mas não, este jovem frequentou o curso de design industrial, onde desenvolveu este projecto para terminar este curso.
E por falar em projecto, o seu orientador apenas lhe pediu que como trabalho final construísse algo que reflectisse o que ele aprendeu ao longo do curso. Devido ao culto pela velocidade e pelas questões ambientais que o jovem tinha como valores, definiu o objectivo de desenvolver uma motorizada 100% ecológica e que não sacrificasse a performance.
Metendo mãos à obra Miceli desmontou uma Kawasaki ZX6 Ninja de 1996 e usou-a como base para a sua criação. Não entrando em detalhes demasiado técnicos (que nem é o meu forte), o jovem na sua essência aproveitou apenas o chassis da kawasaki, e substituiu a tradicional base do motor, por um conjunto de 24 mini baterias de lithium compostas por fosfato de ferro, com uma carga de 40 mAh. Pode ver no seguinte vídeo o processo de construção desta moto eléctrica.
Claro que que outras transformações foram feitas. Mas qual a penalização de peso na transformação final? Zero! O centro de gravidade (responsável pelo equilíbrio do veículo de duas rodas) também se manteve semelhante. O Resultado? Uma mota eléctrica capaz de chegar até uma velocidade máxima de cerca de 112 KM/h com uma autonomia de cerca de 96 Km sem ter que recarregar as baterias. E assim nasceu o motociclo eléctrico com nome de baptismo ION.
E isto é apenas a primeira versão, esperem novidades de Miceli que já prometeu uma versão mais aprimorada da sua criação. É inquestionável que este jovem prodígio tem talento para dar e vender. Eu se fosse responsável da Kawasaki, faria tudo para não deixar escapar este talento. Veja de seguida o vídeo do "test drive" da ION
Isto demonstra que este jovem com os meios adequados juntamente com uma equipa de engenheiros, conseguiria desenvolver um modelo para produção com um rendimento semelhante ao das motos actuais.
Afinal o futuro ecológico que é o objectivo de uma sociedade civilizada, não está tão longe de se tornar realidade, basta sim que os principais agentes da indústria automóvel se empenhem para que isso aconteça. Wired
Este artigo tem mais de um ano
Está mais que na hora de se acabarem com os lobbies do petróleo…
E vais produzir energia electrica onde e como?
Isto dos veículos eléctricos é muito engraçado para entreter o pessoal, boa parte da energia eléctrica é produzida em centrais termo-eléctricas… lá estamos na mesma a usar combustíveis fosseis.
Vamos tirar a poluição de um lado para a colocar noutro.
A intenção é boa mas não me convence, basta imaginar se metade dos veículos começasse a funcionar a electricidade, onde e como íamos produzir tanta energia?
E já nem vou falar dos inconvenientes… autonomia, tempo de carga etc.
já ouviste falar de painéis solares e energia eólica? 0% de poluição!
e a energia também pode ser aproveitada com dinamos, enquanto o veiculo anda produz a sua própria energia!
Ou estou errado?
Apoio os veículos eléctricos a 100%!!!
Os 0% de poluição é muito complicado de se atingir. Não esqueças que necessitas de produzir as eólicas e os paineís, e essa produção não é limpa.
Relativamente aos veículos eléctricos, sem dúvida que serão o futuro, mas essa alteração tem de ser acompanhada por uma alteração da nossa fonte de produção energéica. Apostar mais em barragens, especialmente.
Não precisamos de chegar aos 0% de poluição. O planeta consegue tratar de uma boa quantidade de carbono. O problema é que estamos a produzir carbono demais para a capacidade da Terra.
Estás com boa intenção… mas com pouco conhecimento sobre o assunto.
Tu por acaso tens noção da quantidade de energia necessária para mover veículos?
Queres dizer-me que vais produzir essa energia com paineis solares e energia eólica?
Sim, já “ouvi falar” disso, não acredito é que chegue para gerar energia suficiente para mover 20% dos veículos… quanto mais 100%!!!!!!!
Podes apoiar o que quiseres a 100 ou 200%, não tenho nada contra (e até tenho tudo a favor) de veículos eléctricos, apenas sei que, com os actuais meios de produção de energia eléctrica, não pode ser considerado solução, é tapar o sol com a peneira.
Sou 300% a favor de travarmos a dependência do petróleo, mas com soluções reais, não com uma forma de energia que depende do petróleo para a produzir.
Entretanto cada um pode ir fazendo o que pode, o mais engraçado é que não vejo ninguem a acelerar menos no seu carro/moto, bem pelo contrario… acelera-se aqui para se ir travar ali, quem pode usa veiculos de alta cilindrada etc. Melhor seria que cada um se lembrasse que a cada ultrapassagem desnecessaria está a poluir mais, quanto mais velocidade o carro andar mais consome e mais polui.
Mas disso poucos gostam de falar… vamos sonhando com carregar baterias de veículos à base de painéis solares 😛
se não sabes cada eólica produz cerca de 12 mw!!!! não te chega para carregar as baterias???
eu tenho conheço uma pessoa que trabalha na edp e disse-me que os painéis solares não produzem nada!! é só para as luzes… agora uma eólica já produz muita energia… já dava para alimentar muitas casas!!
Não, não chega, terias que “plantar” autenticas florestas de geradoras eólicas e mesmo assim só conseguirias carregar uma pequena fracção dos veículos.
Queres sonhar é lá contigo, queres andar segundo o que o amigo do amigo que diz que disse… tudo bem.
Pensas que se a energia eólica fosse essa solução magica não seria mais aproveitada? tens alguma noção do custo de produção e manutenção?
olha eu não ia dizer mas já que tas para ai armado que sabes tudo… a pessoa em causa é meu familiar… e já trabalha na edp há mais de 20 anos… por isso deve de saber o k diz… e podes querer que ele não está nos piquetes!!! antes pelo contrario… claro que não vai ser com uma eólica que vais conseguir…
como podes ver no seguinte relatório a energia eólica é a 2ª mais produzida… portanto não pode ser assim tão ma… para alem disso ainda temos as hídricas que também é energia limpa… e o país não pode ficar dependente das eólica pk se calha de não haver vento como é k se produz energia??? tem de haver sempre alternativas…
AAAHHHH então está bem, nesse caso está tudo explicado 😛
É que é caso para dizer “fica lá com a mota que eu vou de bicicleta!”
Parabéns SR. Carlos Nascimento é esse o tipo de pensamento que faz falta…
-Não!! não vamos fazer centrais eólicas porque tem muita manutenção!! sim se calhar uma plataforma de de extracção de petróleo e refinação tem menos queres ver?? epah sinceramente que argumentação tão “válida”! E epah não chega para alimentar os carros todos com o que temos agora pois se calhar é óbvio que não chega mas se ninguém fizer carros eléctricos também ninguém vai gerar electricidade?? digo eu ou então vão fazer isso para passar o dia a levar choques no escroto em vez de o coçarem?? E mesmo quando houver carros a necessitar dessa energia só se vai fazer mais energia quando começar a existir falta dela óbvio!
Penso desculpa se pareci sarcástico não era minha intenção-.-‘
Sr Bruno Mão de Ferro
Fique bem claro que eu sou todo a favor de geradoras eólicas e todo o tipo de forma de energia alternativa.
Acontece é que já passei da idade das ilusões e gosto de ver as coisas como elas são.
É evidente que temos que, se não eliminar, pelo menos reduzir a nossa dependência do petróleo, mas isso só pode fazer-se de forma realista, olhando os problemas que cada alternativa implica e resolvendo esses mesmos problemas.
Apenas me nego a sonhar com “finamos” que carregam as baterias quando os carro vão a andar, nego-me a aceitar a cegueira de que o carro eléctrico não polui apenas porque me impingiram isso, sei que não polui no local em que funciona, mas essa energia tem que ser produzida algures, e não me venham dizer que vai ser tudo à base de energia eólica.
Engraçado ainda ninguem ter comentado a energia que desperdiçamos no nosso dia a dia.
E fica descansado que não entendi como sarcástico, isto são sempre temas polémicos, para eu ou qualquer um se fazer entender precisaria dumas dezenas de paginas.
O artigo em si (com todo o respeito pelo autor)faz lembrar os artigos científicos… de revistas como “Maria”, “Nova Gente” e afins.
Então alguém pega no chassis duma moto, prega-lhe com um motor eléctrico, como resultado sai um tamanco com uma autonomia de menos de 100Km e uma velocidade que mal passa os mesmos 100Km… e isso é uma grande inovação tecnológica?????
Eu devia ter-me abstido de comentar …
correcção painéis foto-voltaicos solares não é muito o mesmo :p
só se for aproveitada da travagem porque se fosse do resto o motor eléctrico da mota era para produzir energia e não andava, é assim a vida enquanto o governo não investir mais nas energias renováveis este país não anda para frente, porque para trás anda cada vez mais depressa. E então se entra a avozinha ta bem lixado ao menos não se da com os espanhóis.
Não deixa de ser verdade, mas se esse tipo de projecto fosse mesmo para implementar obrigaria a adaptar as coisas às novas necessidades.
Actualmente é verdade, não passa de um autentico circo, porque passou a ser bonito produzir veículos eléctricos, mas também se tiver mesmo que ser as coisas podem muito bem mudar.
Os combustíveis fosseis não vão durar para sempre e alguma coisa tem que ser feita, o ser humano tem que se deslocar e andar a pé custa e demora-se a chegar onde se quer.
Não é bem a mesma coisa, porque as centrais termo-eléctricas são mais eficientes que os motores, mas tens razão no que dizes
Meu amigo… é nisto que podemos dizer que o socrates é bom!!!! apostou nas energias mais limpas e colocou o mais mais independente… já não compramos tanta energia eléctrica como aqui a uns anos atrás….
Não estou a dizer que gosto do socrates mas ao menos tem aspectos positivos… que temos de admitir..
Temos que admitir que o programa novas oportunidades(mais cursos profissionais), o programa e-escola(dos portáteis), a aposta nas energias renováveis, o Magalhães (que tanta gente critica, mas eu como sou informático gostei de ver a rápida mudança de opinião por parte da Intel), a avaliação do profs(que embora os métodos de avaliação não foram bem escolhidos é uma boa medida, eu cruzei-me pelo menos com 12 profs que iam para a escola so para ganhar dinheiro… davam notas boas aos alunos, e nas aulas os alunos podiam fazer o que quisessem!!! não estou a exagerar!!! podem acreditar!!!),controlar se as pessoas que estão no desemprego vão ou não procurar trabalho(conheço muitas pessoas que dizem tou em casa a ganhar dinheiro…. para que trabalhar???), são coisas boas para o país!!!!
Agora em outras coisas mais básicas o socrates tem deixado muito a desejar…. (saúde(encerramento de hospitais), educação(encerramento de escolas), economia(o IVA esta muito elevado, no meu ponto de vista se Portugal tivesse um IVA mais baixo era mais competitivo nos preços, aumentava o nível de compras dos turistas, os que estão perto da fronteira com Espanha compravam cá!! e os espanhóis vinham a Portugal comprar, isto ia levar a maior poder de compra e elevava a confiança dos portugueses!!!!),….,)
em fim ninguém é perfeito mas nestas eleições prefiro que ganhe o socrates(que é akele k parece saber mais!)
Se não ganhar ele gostava que fosse um partido pequeno!!! para depois o PS e PSD ganharem medo e começarem a praticar politica a serio!!! e não ser sempre do contra e mandar bitaites!!!!
esta é apenas a minha humilde opinião!
O socrates é bom é a enganar otarios como tu e pensar que as energias renovaveis são solução
Claro que são PARTE da solução mas esquece isso de teres 5 milhões de veiculos electricos em portugal
Até porque esses veiculos só servem para pequenas “voltinhas”
Eu queria-te ver a ir ao algarve num electrico com o ar condicionado ligado e o radio a berrar …
Vai estudar economia e vai ver a nossa balança de pagamentos e vê o que teria acontecido se não tivesse acontecido esta aporta (ahahaha esta gente acredita que a posta nas eólicas foi uma questão ambiental foi económica caros)
É simples: vai de comboio…
Não deves ter espelho em casa, para chamar otarios ás outras pessoas. Se o nosso pais dependesse de pessoas como tu não andávamos para a frente. o que tu chamas pequenas voltinhas, hoje em dia é verdade, mas a ciência e a tecnologia está sempre a evoluir ao contrario de ti, de certeza que daqui a uns anos os carros eléctricos terão autonomia para atravessar o pais e muito mais. E não é de soluções, com deixem andar que isto um dia á de se resolver, que o mundo precisa.
Ma malta está sempre com a merda da autonomia que até chateia…. Se não tivesses uma bomba em cada esquina qual é a autonomia de uma carro a gasolina/disel?????????? Queres ver que é a mesma de um submarino nuclear!!!!!! Argumentos de quem está interessado em vender petróleo, nada mais… Se alguém tivesse visto o projecto do governo, ia ver que estavam planeadas bombas onde trocavas as baterias por outras já carregadas em 5 minutos. Se isto se massificar em todo o mundo acaba-se a lenga-lenga da autonomia que já cheira mal. Se não tivesses bombas em cada esquina a maior parte das vossas carroças nem a Espanha chegava….
começam outros ainda piores, já viste o preço do hidrogénio? é muito superior ao do petróleo
O hidrogénio faz-se através da agua!! É uma questão de desenvolver meios de produção e de armazenamento. Mas acredita que se os meios de produção se masificarem, vai ser uma das energias do futuro, com tanta ou mais energia que o petróleo.
Convém referir que, até agora, a única forma de separar o hidrogénio do oxigénio contidos na agua é a electrolise, neste processo usa-se mais energia (eléctrica) do que aquela que o hidrogénio extraído consegue posteriormente produzir.
O hidrogénio não se “faz” através da agua, ele está na agua (por alguma razão é H2O), a questão ainda não resolvida é extrai-lo de forma rentável/eficiente e, se consomes mais energia nesse processo do que aquela que o hidrogénio extraído vai conseguir gerar…. lamento, e não te quero desapontar…
Agora e sempre, é uma lei da termodinâmica, a questão é que os motores de combustão internas não são eficientes e as centrais são, os motores eléctricos são e os “motores” de hidrogénio também.
Nuno José
Eu sei disso, mas então explica a quem defende cegamente os veículos eléctricos que estes não eliminam a poluição e/ou a dependência do petróleo, apenas as reduzem.
Tenha-se também em mente os tempos de carga, a autonomia, o peso acrescido das baterias etc.. é que só quem tem consciência dos problemas tem alguma probabilidade de os resolver.
Por mim espero daqui a uns (largos) anos estar a rir-me do que escrevi aqui, espero que as dificuldades sejam ultrapassadas, mas de momento é assim que as coisas são.
Claro que é um esforço honesto e um passo em frente, mas não é a solução magica como alguns a querem apresentar.
E não só, meu caro. Há outras formas que não a electrolise. O problema não é a produção, que existe em Portugal e muita (Complexo Químico de Estarreja, por exemplo), mas sim o seu armazenamento. É um gás muito leve que que para ser armazenado eficientemente só a altas pressões, o que é potencialmente arriscado. Tecnicamente possível mais ainda não economicamente viável
E onde vais buscar as coisas como o PLÁSTICO, por exemplo? Tudo bem que é preciso poupar o planeta, mas não exageremos..e se o petróleo é assim tão mau, porque não acabar com ele todo já?=p Agora a sério, toda esta coisa do aquecimento global é uma TRETA..o planeta já deveria ter entrado numa era glaciar à milhares de anos (é uma coisa cíclica, sabem? Ou os “Homens das Cavernas” já andavam de carro?), mas os chineses inventaram a…agricultura. Sim, foram as queimadas e equivalentes que começaram a atrasar este novo ciclo, não o petróleo!
E há quem diga que temos que pensar no futuro de filhos, netos..porque é que isso passa por não usar petróleo? Quem nos diz que numa era glaciar a vida não vai ser “normal” à mesma?? É que já que é para supor, podemos também ser optimistas e não só pessimistas..
E como o petróleo é um negócio, também o é o “produto verde”, que se vende caro só porque é “amigo do ambiente”..e sobretudo, amigo de quem lucra com ele! Abram os olhos e aproveitem o que a natureza dá..somos animais, e (isto é para os defensores da natureza), como agem os animais? Os mais fortes sobrevivem..custa, mas inconscientemente somos assim, logo se podemos aproveitar recursos geológicos para a nossa espécie sobreviver, porque não faze-lo?
Abraços
Tanta ignorância nem merece resposta… :/
Mas respondeste! Diz lá então o que é a minha “ignorância”, para sair dela e ficar mais culto, se faz favor..
toda esta coisa do aquecimento global é uma TRETA
É verdade meu
o planeta já deveria ter entrado numa era glaciar à milhares de anos (é uma coisa cíclica, sabem?
andas a ver documentários marados só pode ser, informa-te lá melhor sobre em que fase do ciclo deveria-mos estar
Sim, foram as queimadas e equivalentes que começaram a atrasar este novo ciclo, não o petróleo!
Pronto mais um documentário marado lol
orque é que isso passa por não usar petróleo?~
Como tudo na vida o que é demais faz mal.
Os mais fortes sobrevivem..
Errado, os mais aptos
Pois parece preciosismos mas só demonstra que pensas ter cultura e não tens pois vês uns documentários e não tens espírito critico nem bases cientificas para os entender.
Pois Sr. André M ver “o dia depois de amanha” e pensar que se percebe de ciclos glaciares!! é um grande salto para a HUMANIDADE?
teoria do caos não te diz muito também não??
lê o que o Nuno José diz que diz muito.
ele domina.
A mota é linda!!! Parabéns Tom Miceli, excelente trabalho.
De certeza que muitas portas se abriram para este senhor..
Quanto ao avanço destas tecnologias, não posso concordar mais contigo Rui! Acho que só não se avançou para algo melhor para o ambiente devido a todo o jogo de interesses que existe entre petrolíferas, industria automovel e até governo. O petróleo movimenta imenso dinheiro e há muita boa gente que ia perder milhões, quiçá os próprios lideres e empresas da industria automovel. Por isso o desenvolvimento destes veículos e de todo o que é tecnológico anda a passos de caracol.. pois se os engenheiros e as pessoas se empenharem realmente nisto, tinha a certeza que agora a maioria dos carros era eléctrico ou a hidrogénio. Existem milhares de exemplos disso na história da humidade, tomem por exemplo a ida a lua.. uma pessoa hoje pensa, com a tecnologia que havia na altura, como foi possível?? Foi possível porque havia querer, havia governo, empresas, etc apoiar… Agora o que há, um esforçozito aqui e acolá. Muitas pessoas dizem, há é um problema da sociedade, mas eu acho que não é tanto.. pois se lhe apresentarem soluções boas, as pessoas acabam por comprar etc.
Só para rematar, imaginem o Bahrain, Arábia Saudita, todos esses sítios milionários, se há uns anos atrás o petróleo tivesse deixado de ser vendido..
Fantastico,
Energias Renováveis
Penso que a solução para o futuro passa por aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PFGiWiXMHn0
Gerador magnético de energia eléctrica.
O futuro das energias vai passar mesmo pelo MAGNETISMO, baixo custo (comparado a outras, solar, eólica), gera imensa energia devido a força magnética, deviam de explorar mais este tipo de energia.
Concordo com o ZiLOG.
Isto é um bom exemplo daquilo que já podia estar a ser desenvolvido, se um puto de 22 anos consegue fazer algo assim na garagem, imaginem o que uma grande empresa com recursos e pessoal qualificado podem fazer. O futuro passa por aquilo que a industria quiser.
Obviamente não vai ser possível conseguir um veiculo 100% ecológico de um dia para outro mas num par de décadas é mais do que viável.
À 60 anos tinha-mos um computador que ocupava uma sala e capacidade de fazer 5.000 somas por segundo e consumia 60.000 watts de potência (o ENIAC) agora temos processadores que nos cabem na palma da mão que efectuam processamento inimaginável na altura (na ordem dos milhares de milhões de cálculos/segundo) e com consumos na ordem das dezenas de watts.
Temos o engenho para fazer o que quisermos, basta haver vontade e dinheiro (obviamente), mas daqui a uns anos até pode ser que vejamos carros do tipo “open-source” criados a partir do contributo e ideias de várias pessoas =P (podemos sempre sonhar né?!)
https://www.youtube.com/watch?v=trws3k9vq6M&feature=fvw
Mais uma mota sem ser a “petroleo”
Bem duas coisas
1º – Já existem muitas motas eléctricas e até a hidrogénio com bastante mais autonomia (cai por terra a teoria da conspiração anti construtores). O cerne dos veículos eléctricos está nas suas baterias e na dificuldade em recarregaras, na sua autonomia e preço, algo que se espera que mude nos próximos 5 anos com as últimas invenções na calha.
2º – Um veiculo eléctrico mesmo que necessite de electricidade de origem poluidora (carvão, gás etc) tem uma eficiência muito maior, ou seja, polui menos a jusante que o equivalente veículo de combustão, além de ter a vantagem de não produzir a poluição nos centros urbanos. O ar que respiramos nas cidades e mesmo nos automóveis nas AE é bastante poluído.
Não tiro nenhum mérito ao rapaz, fez um excelente trabalho, de design.
Agora, acho piada que qualquer coisa a que se tire um motor de combustão e se coloque um motor eléctrico é uma grande invenção.
Se eu tivesse dinheiro para comprar um Ferrari, tirar-lhe o motor e comprar um eléctrico, obviamente seria o herói que fez o primeiro Ferrari eléctrico.
Isso não é nada, onde está o contributo para a evolução? Que foi feito?
Colocar um motor eléctrico e umas pilhas num chassi para que algo se mova? Isso é a mesma coisa que o meu carro telecomandado.
Os carros eléctricos são o futuro, sem duvida nenhuma, mas este trabalho como mota eléctrica é puro marketing.
O que este rapaz fez, apenas serve para provar que os carros eléctricos já poderiam estar há muitos anos no mercado se não fossem o lobies do petróleo.
Porque no curso de DESIGN INDUSTRIAL(não engenharia mecânica, nem engenharia electrónica), de certeza que não aprendeu nada relacionada com a combustão ou motores eléctricos, isto só realça que UMA pessoa com alguma pesquisa e conhecimento de técnicas de design consegue construir uma mota com um design fantástico e um motor eléctrico.
Agora imagina um grupo de investigadores ligados á área da electrónica e mecânica o que conseguirão fazer.
Pensem nisso.
E como este exemplo já surgiram outros em Portugal, como aquele senhor que equipou um fiat antigo com um motor eléctrico.
E felizmente que muitas das pessoas que têm dinheiro para comprar um Ferrari não pensam como o senhor Simões e já agora, o senhor deve ir trabalhar no seu carro telecomandado.
Será que estmos assim tão longe???????????? Vejam…
A ERA DO HIDROGÉNIO
O nosso planeta esgota-se. A desproporcionada procura de energia necessária para colocar o motor da Terra a funcionar pode trazer consequências se não procurarmos uma nova energia, mais limpa e ecológica, como alternativa. A solução pode estar no hidrogénio.
Género: Documentário
Sinopse: Durante centenas de anos, os combustíveis fósseis serviram o mundo como recursos primários de energia. O impacto que produzem no meio ambiente é algo que os governos têm em conta e, por isso, em todo o mundo estão a gastar-se milhões de dólares numa energia baseada nos recursos proporcionados pelo hidrogénio. Este documentário apresentado pelo canal Odisseia mostra-nos o potencial deste novo elemento. Deslocar-nos-emos a diferentes países como Islândia, Japão, Alemanha, China e Reino Unido para investigar as possibilidades do hidrogénio e explorar o seu desenvolvimento como possível fonte de energia útil para carros, casas e escritórios. Este facto pressupõe uma autêntica revolução no mundo da energia, uma vez que solucionaria o problema do esgotamento dos recursos fósseis que tanto preocupa actualmente. Além disso, o documentário dá-nos a opinião de especialistas e personalidades do governo como Spencer Abraham, secretário do Departamento de Energia dos EUA, ou Edgar Nipoke Natepei, primeiro-ministro da República de Vanuatu, entre outros. Não perca este fascinante documentário que nos oferece uma fascinante visão sobre como o hidrogénio, o elemento que mais abunda no universo, está preparado para se tornar na principal energia do planeta.
http://www.storage.to/get/Mcg6wAXw/AEdH.rar – Narrado em Português
(Nota: pena que o servidor seja lento)
FONTE: Sapotuga
http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot.com/2009/09/o-carro-hidrogenio-ainda-se-lembram.html
Pena é que tenha sido em rar…
Bem, para um homemade não está nada mal, mas falta algumas coisas. Principalmente conforto, pela posição do gajo do vídeo, deve fazer doer as costas bastante
Joao Reis, oblogdojoaoreis.blogs.sapo.pt/
Tirem o cavalinho da chuva:
http://a-ciencia-nao-e-neutra.blogspot.com/search/label/carros%20el%C3%A9ctricos
É um bom trabalho de design sim senhor mas 2 meses para fazer tudo e sem ser um aluno de eng. mecânica ou electrotécnica?
Não acredito que um curioso consiga fazer o que empresas que gastam milhões em investigação e desenvolvimento, com capacidade para produzir peças feitas à medida e grandes equipas de especialista não conseguem fazer.
Nem quero ir muito ao artigo que serviu de fonte mas há uma parte que não percebo, um aluno de design industrial, que supostamente, segundo o artigo, fez desenhos em cad do projecto e depois constrói as peças à mão (vejam o vídeo)?? Máquina cnc é a primeira coisa de que me lembro …
Ora nem mais! Impossível um designer combinar mecânica e electronica num nível de ensino superior, nem o bill gates conseguia, a não ser que tivesse mais horas de trabalho sobre essas áreas.
Não existem pessoas inteligentes, apenas existem pessoas que trabalham, é o nº de horas dedicadas numa área que nos define a nossa quantidade de perícia.
Para mim o trabalho que ele fez tanto é aplicável a uma moto de funcionamento electrico ou de combustivel, ou seja o design industrial.
E essa não é a 1º mota electrica.
ATENÇÃO MUITO IMPORTANTE:
Andam para aí muitos individuos que pensam que um carro electrico pode gerar
electricidade enquanto anda através de dinamos ou geradores eolicos na capota
ou coisas do genero, e assim ir carregando as baterias
Para aqueles com menos do 9º anos, estão desculpados, os outros provavelmente tiraram os tais cursos das novas oportunidades que com um trabalhinho de 3 paginas obtiveram o equivalente a 3 anos de estudo… Tudo para o socrates inchado mostrar em bruxelas que em PT afinal é tudo DOUTOR!
Leiam por favor o artigo sobre a LEI DA CONSERVAÇÃO DA ENERGIA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_Conserva%C3%A7%C3%A3o_de_Energia
Dou-te os parabéns por descobrires na Wikipédia algo que basta raciocinar para descobrir.
Sim isso do dinamos não faz de todo sentido mas penso e isso sou eu que penso na minha cabeça faz sentido mas se usarmos esses dinamos em inclinações que permitam tirar rendimento deles penso que até ajudam praticamente todas a estradas a subir também se descem as outras são planas.
*olha e mais uma que nem me lembrava até me passou ao lado fiquei pasmado lool estás a falar de qual sistema isolado qual é esse sistema isolado em que isto acontece??para eu saber porque tens de ter mais do 9º ano por isso sabes de certeza? fia-te na escolaridade das pessoas que também vai pelo caminho certo…
Até tens lá citado o nome de um senhor que nem consideravam assim grande esperteza e vai dai até era prontos…
isto dos veiculos eléctricos é tudo muito bonito… 100% ecológicos?!?! pois… e a avaliação do ciclo de vida do “produto”?! As emissões derivadas da combustão do petróleo que se poupam chegarão para compensar por exemplo a reciclagem das baterias no seu fim de vida?! O que se faz com elas?! E os recursos que se gastam nos processos de reciclagem? tudo isso conta… por isso, quanto a mim, muito mas muito longe do 100% ecologico…
* obviamente que os compostos das baterias são super poluentes e que eu saiba ainda não há forma “verde” de os eliminar..
Esta actualmente a ser testada uma bacteria produzida artificialmente que elimina residuos toxicos (ex: nucleares).
Obviamente que se podem combinar varios tipos de energias renovaveis num so veiculo . . .
Imagina que um carro tinha na sua parte de cima paineis fotovoltaicos,; mini ventoinhas situadas nas jantes; um aproveitador de calor causado pelo motor; um aparelho de dinamo para aproveitar a energia gerada pela traccao do veiculo e, por fim, baterias litio.
E obvio que tudo isto combinado pode so dar para ‘alimentar’ 80% dos consumos energeticos do carro; so que dessa maneira praticamente nao seria precisa uma gigantesca e abrupta produccao de energia electrica por parte das centrais, desta maneira nao alterando muito o que se passa actualmente.
Claro que, outra solucao que e tambem posta em practica sao os motores hibridos (Electricos e a Gasolina/Gasoleo) + as energias renovaveis.
Se alguem se empenhasse na realizacao destas ideais o nosso planeta nao teria de ‘sofrer’ tanto com os nossos erros, nem a geracao futura. A isto chama-se desenvolvimento sustentavel.
Mas porque razão me andam a desaparecer posts?
Então perdi o direito a responder… ok, tá bem.
Isto é tudo uma palhaçada ! Porque onde acaba o lobby do petróleo começa o da energia eléctrica, isto a começar no monopólio da EDP ! Por isso não me aquece nem arrefece estas noticias de energias renováveis, a solução a meu ver está nos transportes públicos que lamentavelmente estamos a anos-luzes doutros países europeu, basta ir à vizinhança Espanha (atravessa-se Barcelona com 0,70€ :o) em que cá temos piores e mais caro serviços ! O estudante na noticia espero que tenha muito sorte no que faz, inovação precisa-se !
Energia renovaveis OK, TGV outra palhaçada, Melhoria substancial nos TP’s SIM !
Meu caro…
Estamos a chegar ao tempo em que tu podes produzir energia… com paineis fotovoltaicos e eolicas domesticas… assim sendo a edp não ficara com o monopolio…. mas sim com muita mais concorrencia…
o problema é se um dia o governo se lembra de fazer mais leis q obriga a edp a passar certificados para usares isso….e depois lá vai a ideia fabulastica…isto sem falar q arranjavam tb maneira de cobrar “taxas” para isso…enfim
Mas a nivel de energias estou virado tendencialmente para a magnetica de preferencia energia q n use combustivel, para n causar dependência.
No caso do hidrogénio.Já alguem se lembrou de qual é a quantidade de agua q percisavam para q o vosso carro fica-se a trabalhar por 1 minuto(com um consumo médio de 5litros)?
ironia:Agora é q deixava de haver agua…
Não se zanguem há outra alternativa já há mt tempo! Os carrinhos de dar corda lol Sejam felizes e não comecem com guerras.
Pesquisem no YouTube por “Who Killed The Electric Car?”
É um documentário muito interessante para mostrar como já podíamos andar todos de carro eléctrico há muitos anos mas que simplesmente a indústria do petróleo não deixa avançar as maneiras que temos para capturar energia da Terra.
Outro documentário muito interessante é o seguinte:
https://video.google.com/videoplay?docid=3932487043163636261
Vejam e comentem. Dá sempre que pensar um bocado.
Cumprimentos.
Epá é assim já existem carros eléctricos á muito tempo. Eu por acaso tive a sorte de assistir a uma conferência sobre carros eléctricos e ver a realidade das coisas… vi carros eléctricos a ultrapassarem ferraris como se nada fosse… a atingirem os 170 km/h em 6,7 s, outros a darem 305 km/h e com 500km de autonomia, e mais os 100km de autonomia são muito bons, pois as pessoas no seu dia a dia nao fazem 100km de casa ao trabalho e do trabalho a casa, para distâncias dessa magnitude existe o metro! Por isso eu apoio completamente a ideia… até porque esta já está desenvolvida, só precisa de ser “publicada” e começar a provar o que vale!
Cumps.
Falam…falam…e falam mais ainda, o que eu sei é que se fala tanto das eolicas e temos grande parte de Portugal com muitas “ventoinhas” e que se compra menos electricidade etc etc…mas o que eu sei é que a EDP cada vez se enche mais…e aqui o Zé Povinho cada vez paga a electricidade mais cara…
Pergunta…não era suposto estarem os preços a baixar?
Podemos falar e berrar e sugerir…o que é certo é que não são apenas os lobbys do Petroleo…Portugal é cada vez mais um país do 3º mundo…com a corrupção aos mais altos niveis e ninguem a ser preso…
Cumps e vivam a vida…
Não, a electricidade de vias renovaveis ainda é mais cara, mas contribui para a não importação de valores astronómicos que prejudicam a balaça comercial portuguesa. Se não apostassemos nesse cluster estariamos bem pior.
boas..
nos carros e nas motos a solução são os motores magneticos que teem um consumo zero e não carecem de energia para carregar,e os motores electricos para corrigir as barbaridades ditas acima teem um rendimento acima dos 90% para os mais fracos.E a energia renovavel não é mais cara, o que acontece é que obviamente foi feito um investimento a pouco tempo e portanto ha que o pagar como é obvio mas isso não teem nada a ver com a manutenção, as vezes a forma mais rapida de fazer as coisas não é a melhor, estas coisas todas teem a ver com markting, precisamente aquilo que não deveria acontecer .
podemos na realidade ter eolicas a produzir muito mais energia, mas assim não se vende a tecnologia que esta agora a ser vendida, daqui a uns anos faz-se um update e volta-se a mamar…voces parece que não sabem como isto funciona.se voces derem uma volta no google vão encontrar geradores electricos que não gastam energia a nao ser a que custa produzilos e motores também , mas nestas coisas estão presentes sempre os tais lobies que toda a gente sabe como é,mas a culpa é nossa pois somos nos que os metemos la temos que ser nos a tiralos de la…