Gmail bloqueado na China
Era previsível que este serviço da Google fosse também bloqueado na China. Praticamente tudo o que é Google está arredado da oferta Web aos utilizadores chineses, agora com o bloqueio do Gmail, praticamente a Google fica sem expressão no país mais populoso do mundo.
Esta decisão vem também no seguimento dos acontecimentos entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, onde pelo meio está a maior empresa de comunicações chinesa que fornece o serviço de Internet à Coreia do Norte e que nas últimas semanas tem registado problemas de procedência desconhecida.
Segundo a GreatFire.org, grupo que defende a liberdade de expressão na China, foram muitos os endereços de correio electrónico bloqueados esta sexta-feira, que ainda se mantém até ao dia de hoje.
"Acho que o governo está apenas a tentar eliminar ainda mais a presença do Google na China e até mesmo enfraquecer seu mercado no exterior. Imagine se os utilizadores do Gmail não conseguem comunicar com os clientes chineses. Muitas pessoas fora da China poderão ser forçadas a mudar de correio electrónico.”
Membro do grupo GreatFire.org
Também a Google respondeu a este acontecimento, anunciando uma acentuada queda no tráfego para o Gmail na China na passada sexta-feira, afirmando mesmo que esta queda não está relacionada com qualquer problema com os serviços da empresa.
A verdade é que desde Junho deste ano que os serviços da Google têm estado sobre constantes perturbações mas nunca a este ponto, pois esta foi a primeira vez que os utilizadores ficaram impedidos de utilizar os seus serviços. O que leva muitos a pensar que este bloqueio está a ser feito pelo governo chinês, já que a China possui o mais sofisticado mecanismo de censura na Internet do mundo denominado de Grande Firewall da China.
Em resposta, o governo chinês, a partir da sua porta-voz Hua Chunying, referiu que não tinha qualquer conhecimento sobre este bloqueio e que o governo chinês está empenhado em proporcionar um bom ambiente de negócios para investidores estrangeiros.
"A China consistentemente teve uma atitude acolhedora e solidária para com os investidores estrangeiros que fazem negócios legítimos aqui. Nós vamos, como sempre, proporcionar um ambiente aberto, transparente e bom para as empresas estrangeiras na China."
Este tem sido um problema para os investidores chineses, que de dia para dia só conseguem ver uma solução, a criação de Redes Privadas Virtuais, sendo esta a única maneira de aceder aos serviços bloqueados pelo governo chinês.
Esta medida poderá afectar as trocas comerciais entre os países, até pelo facto de muitos operadores internacionais, em actividade na China, dependerem de um dos maior serviço de e-mail da actualidade.
Por Hugo Sousa para Pplware
Este artigo tem mais de um ano
Importancia da IT na actividade economica.
Como eu previa a algum tempo …. cada pais tera o seu proprio SO, por razoes de defesa nacional.(obviamente, todos os servicos inerentes)
Aquele abraco
O grande problema de fundo é que temos uma forma de comunicação sem fronteiras mas fisicamente o mundo não está preparado. Enquanto houver interesses políticos dificilmente os interesses económicos irão prevalecer.
+1
Perlo gráfico confirma-se – a partir de 25 de Dezembro o tráfego do Gmail na China caiu drasticamente.
Ao que parece, antes já não era possível aceder às contas Gmail via web, mas apenas por apps via protocolos como IMAP, SMTP e POP3 ou usando VPN.
Pode ser visto como tendo ligação com os apagões na rede de internet da Coreia do Norte? Duvido, dado o estado a que as coisas já tinham chegado.
https://www.theverge.com/2014/12/29/7459787/gmail-blocked-china
Até pode ser, contudo o timing é coincidente aos apagões na Internet norte coreana. Internet essa que é serviço por um dos maiores operadores de comunicações chineses…. como dizia o outro… são tudo bons amigos, mas uns são mais amigos que outros.
Ligeiramente offtopic:
Com apagões e hacks, o Kim lá se vai safando:
http://www.vox.com/2014/12/29/7460277/north-korea-sony-icc
De facto fala-se no filme e do apagão na internet e não se fala
– Da deliberação Assembleia Geral das Nações Unidas para que os dirigentes da Coreia do Norte sejam julgados no Tribunal Penal Internacional;
– Da votação no Conselho de Segurança das Nações Unidas colocando na sua agenda a situação da violação dos direitos humanos na Coreia do Norte
No entanto nunca passou pela cabeça das Nações Unidas julgar o Ariel Sharon pelos crimes que ele cometeu contra a humanidade. Pelo contrário, até ficaram tristes com a morte dele e prestaram lhe homenagem. Isto a um homem que é um assassino de massas que massacrou o povo palestiniano e libanês. Mas claro isso não interessa porque Israel, tanto na altura como agora é aliada dos EUA.
Ora ai está Nuno.
Ou mesmo julgar os EUA pelo lançamento de duas Bombas atómicas sobre civis…
Pelos massacres que estes fazem pelo mundo, matando homens , mulheres e crianças…
Com certeza, está mais que ligado a Coreia do Norte…
A Rússia e a China fazem fronteira com a Coreia…e não querem os EUA na Coreia do Norte!
A China está a aprender com a Rússia, e como observador no caso da Ucrânia…já percebeu que os EUA na Coreia do Norte…será uma dor de cabeça tremenda, e por isso está a responder de uma forma diplomática.
Maior Diplomacia …é impossível.
Os EUA pensavam se calhar que a China era aliada… mas nestas coisas de ameaças á soberania interna, essa aliança era estúpida logo desde o inicio…os Chineses não são burros!
Neste caso a China e a Rússia são Aliados de peso da Coreia do Norte, já o tenho dito muitas vezes…que ninguém esqueça que o “País buffer” entre EUA(Coreia do Sul) e China/Russia, é precisamente a Coreia do Norte…
Agora, vamos aguardar, para ver as próximas peças no tabuleiro de xadrez a mudar, e ver qual a próxima jogada…se é que vai haver 😉
É verdade…
A Coreia do Norte, no “controlo” dos EUA, era fantástico para os EUA que andam a tentar espalhar bases militares ao redor das fronteiras da Rússia.
No lado Europeu a coisa esta quase, só falta mesmo na Ucrânia (que agora complicou)
No lado do médio oriente, anda sempre por lá com aquelas guerras ditas “democráticas” para ter tropas constantemente a “2 passos” da Rússia.
Só falta mesmo o lado do Oriente… na Índia é grande mais e não vai na cantiga, China nem entra nas contas, sobra a Coreia do Norte (pequena/ditatorial/implicativa com a Coreia do Sul) e fica mesmo ao lado.
Logicamente a China e a Rússia não tem interesse nisso.
A Rússia só não faz mais barulho com a Coreia do Norte, como fez com a Ucrânia, porque a China anda sempre em cima do acontecimento, que gosta pouco de confusões junto as suas fronteiras, principalmente dos EUA e tem a situação controlada.
Ora ai está.
Na Europa é a coisa está mais complicada, porque nós o permitimos, esse é que é o mal :S
A Ucrânia era demasiado apetecível para a Europa(especialmente a zona que não iremos ficar com ela, o Leste…a zona mais rica, com a maior parte da industria, minas,poços de petróleo/gás…os Russos perceberam bem o que queríamos ir buscar..), a vontade em adquiri-la…cegou-nos!
Os EUA queriam cercar a Rússia(sempre o quiseram), e parte do plano deles também falhou, mas não na totalidade…
Eles queriam vedar o acesso da Rússia ao mar negro, e dessa forma, os Russos ficavam limitados no apoio e influencia na Libia/Siria/Irão, etc.
Aqui a Rússia também percebeu a tempo o que eles queriam, e a Crimeia voltou a Rússia.
Mas os EUA, ganharam noutros pontos…porque grande parte do País está controlado por eles, e isso já é uma dor de cabeça para a Rússia.
Nestas coisas os Países pequenos são muito afectados, veja-se a Lituânia por exemplo…que embora partilhe uma pequena zona de fronteira com a Rússia, ela já foi tomada…todos os dias andam comboios de Armamento militar Americano perto das fronteiras Russas…
https://www.youtube.com/watch?v=cj5nTW2mPY8
Mas a Ucrânia é mesmo o pior caso!
E a Rússia sente-se num impasse, já alteraram a lei que lhes permite usar armas nucleares em caso de ataques á sua soberania…antes a Lei Russa apenas permitia usa-las, caso a ameaça fosse nuclear…porque agora começam a ter mais risco…vão voltar outra vez os comboios nucleares, sem destino nem rota traçada pelo país…outra coisa que o mundo ficou contente em ter desaparecido, agora volta ao activo.
Em suma…a Europa regrediu 40 anos pelo menos.
Maria Le Pen se ganha as eleições Francesas, já disse que muito provavelmente a França sai da NATO, porque é uma organização criminosa, e a França já não quer mais estar associada a isso…mas ainda a pouco tempo atacaram a Líbia, e limparam o cebo ao Kadaffy..política..
A França diz isso porque está a perder fortunas, com as contra-Sanções que a Rússia aplicou a EU, sendo que a França tem uma ligação muito próxima com a Rússia, que já vem pelo menos dos tempos das grandes guerras mundiais…
Sim é verdade, a China tem a situação controlada,e lá e mais fácil, cá era mais complicado, porque a EU dá cobertura aos Americanos…lá não há nenhuma potencia, a não ser o Japão, que possa interferir, mas não tem nada a ver com o peso que a EU jogou na Ucrânia em pleno Continente Europeu…
O ocidente é e sempre será um patinho enquanto não impuser as suas próprias regras no mundo.
Já tinham cortado com a Microsoft, agora a Google… próximo será a Apple… Entretanto, nós no Ocidente “comemos” tudo o que vem da China e ainda agradecemos…
+1
isso não é porque simpatizamos com eles, mas porque adoptamos o estilo consumista Americano, e como não temos dinheiro, para alimentar este estilo de vida, temos que comprar mais barato, como tal, compramos tudo da China…agora somos “escravos” deles…e não vejo a mentalidade das pessoas a mudar tão cedo.
Enquanto não acordarmos e não impusermos na europa uma boa política consumista, de importação e de produção, o nosso futuro estará cada vez mais a enterrar-se
e nao se esqueçam que vem ai o tal TTIP ou coisa assim, entao aguardem que a santa Europa ja era, com os seus bons costumes e preocupações sobre os seus, virá toda o porcaria americana, privatizações e mais privatizações, pq para os vossos queridos americanos tudo que é público é comunismo, aguardem quando ja nao haver serviço de saúde grátis, educação grátis, virá a bosta de produtos geneticamente alterados pelos tios da Monsanto e outros… sempre pensei que os europeus fossem mais inteligentes, mas preferem ser patinhos de borracha do Tio Sam e assim perdem relevância na esfera internacional funcionando como um “toy” nas maos de Victoria Nuland e outros… lá os vossos políticos devem saber o que fazem, espero…
Os Europeus são burros que nem uma porta!
Agora vais consumir a porcaria da Carne Americana, e eles vão consumir a excelelnte carne Europeia…
Granades negociatas que andam ai “debaixo da mesa”… e quem ganha em Desestabilizar-nos?
Claro sempre o mesmo…EUA, e quem perde?Europa claro!