Google está a preparar-se para reinventar o Captcha
A constante luta da Google para conseguir encontrar as melhores e mais seguras formas de proteger os utilizadores tem originado a criação de diversas ferramentas.
O reCaptcha é um dessas ferramentas, usado de forma muito alargada na Internet para prevenir a utilização de serviços por boots e para garantir que quem se autentica é realmente um ser humano e não uma máquina.
Esta ferramenta tem evoluído nas mãos da Google e agora acaba de ser anunciado que vai dar mais um salto. O Captcha deixará de apresentar os famosos textos destorcidos, para passar a apresentar...absolutamente nada!
Esta mudança que a Google vai implementar no seu reCaptcha vem facilitar a vida aos utilizadores que precisam de passar por esta verificação, mas ao mesmo tempo consegue agora aplicar medidas mais seguras de garantir que quem acede é realmente humano.
Tudo resulta da nova API do reCaptcha e da forma como esta agora analisa o comportamento da utilização dá página onde este mecanismo está aplicado.
Agora a única acção que o utilizador precisa de tomar é apenas a selecção da caixa que indica que é um humano e a Google irá avaliar e decidir se é ou não.
Caso a avaliação deixe alguma dúvida aos mecanismos da Google o processo normal é retomado e o utilizador terá de introduzir algum texto, de difícil leitura, para provar que é realmente uma pessoa e que pode registar-se no serviço ou usar a funcionalidade que este presta.
Este é o processo antigo e que deverá ser mantido para futuro. Mas mesmo esta área foi aprimorada e melhorada, de forma a garantir que os mecanismos automatizados não conseguem contornar estas medidas de segurança.
A Google aproveitou também esta mudança para adaptar o reCaptcha aos dispositivos móveis. Agora em vez de termos de digitar palavras que são difíceis de interpretar num teclado que nem sempre é generoso e simples de usar, passam a existir outros mecanismos, baseados em imagens, e que permitem a correcta identificação.
Abandonam-se as palavras e passam a usar-se imagens, que devem ser seleccionadas e identificadas afinidades entre elas.
Esta identificação vai ser usada pela Google como forma de melhorar o seu algoritmo de identificação de imagens, melhorando assim a pesquisa de imagens nos seus serviços.
O No CAPTCHA reCAPTCHA está já em uso em alguns serviços como o WordPress ou o Snapchat, prevendo-se o alargamento a outras plataformas e a outros serviços num futuro próximo.
A API antiga, e que ainda é usada vai ser mantida, garantindo a todos os que não quiserem fazer a mudança que vão conseguir manter os seus formulários a funcionar.
Esta novidade vem aumentar a segurança que o reCaptcha oferece aos serviços onde é usado, ao mesmo tempo que torna mais simples a utilização por parte de quem o utiliza para validar a sua humanidade.
Quando se anuncia que os testes de o reCaptcha usava, de reconhecimento de palavras distorcidas, consegue ser já ultrapassado por mecanismos de inteligência artificial com um grau de fiabilidade de 99,8%, a Google vem aprimorar este seu serviço e aumentar a complexidade de quem os pretende contornar.
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso vi ontem o novo reCaptcha e fiquei curioso sobre o que seria aquilo, mas como estava apinhado de trabalho não pude investigar.
Obrigado pela dica.
Por acaso já tinha visto em alguns sites esse “I’m not a robot” e pensei, finalmente nao tenho que escrever palavras…
foi no site No-ip
Sempre fui a favor da simplicidade das coisas e neste caso parece que a ser verdade e desde que eficaz, vem trazer uma grande melhoria aos utilizadores.
Até que ponto escolher uma imagem igual a que estamos a ver não poderá ser feita por um robot?
Visto que a própria Google na pesquisa tem uma possibilidade de fazer uma pesquisa por uma imagem semelhante à que já temos.
Poderá não ser agora mas daqui a uns tempos penso que será mais fácil de dar a volta do que as “letras”.
O captcha, mesmo com as palavras “difíceis”, é dos sistemas ,mais simples e eficazes para ambas as partes. Esta dos números das portas é brilhante, por um lado verificam se é um ser humano ou não, por outro catalogamos os números das portas para que eles possam tirar proveito disso.
catalogamos?
se são usadas no captcha já estão catalogadas
Passo a explicar, os captchas antigos tinham 2 palavras, uma conhecida pelo sistema, a outra digitalizada de um livro qualquer, após umas x validações certas a palavra desconhecida passava a ter um significado digital, os números da porta penso que funciona da mesma forma mas não tenho a certeza
A imagem é repetida N vezes.
Digamos que a imagem é 188 facilmente confundida por 180.
Se determinada percentagem apontar para 188 é 188 que fica no registo.
O MTurk da Amazon usava o mesmo método para validar resultados.
Onde está escrito “boots” deveria estar “bots”, palavra que deriva do termo robot.
Verdade
Oh! Vou sentir saudades daqueles captchas com letras indecifráveis, destinados a verificar se somos meros humanos ou humanos sobredotados.
He he he 😉 +1
Inútil.. já arranjei melhor que o google reCAPTCHA
Para quem quiser utilizar sem ser do google aqui fica.
KeyCAPTCHA
AreYouaHuman
Essas são alternativas bem boas ao google.. e claro já esta no mercado a meses e bots? nem vê-los.. aqui fica um testemunho de uma pessoa que utilizou esses serviços que referi a cima.. e não tive qualquer problema com SPAM,Bots etc
Epá, nunca ninguém se tinha lembrado de usar imagens em vez de letras e números num sistema CAPTCHA…
Oh, espera, há 8 anos havia isto:
http://research.microsoft.com/en-us/projects/asirra/
Pelos vistos é mesmo verdade que o que é velho volta a ser novo, desde que seja “inventado” pela Google…
Acho que o captcha da google até não é inovação nenhuma, o bonito disto é o eles usarem para digitalizarem livros antigos de maneira a que um computador o possa “ler”. E acho que nem foi a google que inventou, apenas investiram nesta idea!
Boa noticia apesar de útil sempre achei um sistema pouco prático e pouco user-friendly.