Evite o sequestro da sua webcam com WebCam On-Off
Começam a ser preocupantes as notícias que reportam para o uso sem o nosso conhecimento das Webcam que acompanham cada vez mais os computadores portáteis. Existem histórias bem reais de sites que fazem streaming ao vivo de cenas de milhares de webcams hackeadas e que os seus donos nem sonham que estão a ser publicados sem o seu consentimento.
Ora neste cenário impõe-se a protecção integral da nossa própria webcam com medidas de segurança resistentes a estes tipos de ataques e para isso podemos usar o WebCam On-Off.
À parte de todas as outras formas de protecção habitual, como são o antivírus, a firewall, etc, a verdade é que nunca é de mais pensar numa "camada adicional de segurança" como aquela que aqui estamos a propor. O Webcam On-Off uma pequena ferramenta gratuita que permite desactivar de forma cabal a nossa webcam quando esta não está em uso.
O programa é portátil, sem adware ou "truques", e não poderia ser mais fácil de usar. Basta correr o executável e um ícone de status indica se o driver está activado ou desactivado. O utilizador pode sempre clicar em "Activar" ou "Desactivar" conforme necessário. É muito simples e ao alcance de todos.
Para algum utilizador mais avançado, o WebCam On-Off também oferece uma interface de linha de comandos, permitindo a sua execução com comandos como "Webcam.exe / por" ou "Webcam.exe On / Off" e se o driver estiver configurado para corresponder então podemos lançar mesmo o programa a partir de um atalho, um script, uma tarefa agendada, etc.
Alertamos contudo que este programa não é uma solução de segurança permanente nem infalível, pois mesmo que o seu PC seja invadido por ataques maliciosos e não consigam activar a camera, lembre-se que por exemplo o teclado e tudo aquilo que escrever estará sempre vulnerável. Além de que, também é preciso ter em conta que existe malware capaz de activar o driver da webcam conforme necessário.
Basicamente o WebCam On-Off prontifica-se a oferecer uma mínima camada extra de protecção, e pode ser útil para outras razões, como tornando mais difícil para quem tenha filhos o uso da webcam sem permissão.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows Vista / 7 / 8 / 8.1
Download: Webcam On-Off 1.1 [374 KB]
Homepage: Sordum
Este artigo tem mais de um ano
Não consigo encontrar nenhum uso para a webcam do portátil.
Desliguei o cabo e ponto (+1 ponto por desactivar tb o microfone).
Mas é perfeitamente dispensável um software a “encher” e consumir recursos, um bom autocolante resolve o problema.
Realmente, é uma feature estúpida. Qual é a necessidade de uma câmera no portátil??! Ah espera, skype, hangouts, meetings de trabalho… hmm
Ninguém disse que era estúpida ou uma feature desnecessária.
Pessoalmente, não tenho uso para ela.
lol
Se não tens necessidade de ver e falar com alguém que está longe, sim a webcam não serve para nada basicamente, o microfone para além de usar para isso também uso para pesquisar no google (só possível no Chrome), muito prático e funciona muito bem.
E quando a minha webcam se liga acende um led azul, portanto sei quando está acesa.
Atenção que quem aceder à tua camera, também deve conseguir desabilitar a luzinha azul. Digo eu…
Como diz o YaBa, um autocolante a tapar a webcam resolve o “problema” 🙂
tenho a minha tapada com fita autocolante preto que nem me lembro que tenho webcam…é remédio santo
Exacto. Li algures sobre um trojan qualquer que tinha essa “habilidade”.
Nada como medidas físicas 😉
Isso da luz não quer dizer nada, já está mais que visto que se consegue aceder às webcams sem activar o led.
decerto há quem consigua hackear a luzinha
Solução simples, barata e duradoura: tapa-a com fita preta.
Se uma pessoa for ao gestor de dispositivos e desativar a webcam não é seguro o suficiente? Pode ser é um bocado mais chato.
É exactamente isso que esta aplicação parece fazer, não é mais que um atalho para activar/desactivar o driver da camera.
também faço isso, mas gostava de saber se é completamente fiável
Claro que que sim, podemos sempre ir ao gestor de dispositivos mas o programa pretende facilitar isso mesmo, em especial para os utilizadores que não o saibam fazer.
Dos nossos testes o programa desactiva, efectivamente o driver da camera, deixando-a fora de uso em qualquer aplicação, como se não existisse.
Quanto aos recursos que consome, além de portátil, o consumo de memória é diminuto enquanto estiver activo. Uma vez desactivado o driver podemos fechar o programa para deixar de consumir recursos e manter na mesma o driver desactivado.
Acredito que o programa seja indicado mais para pessoas que não possuem grandes conhecimentos informáticos.
Permite-me discordar.
É quase o inverso, se não têm muitos conhecimentos informáticos metem um autocolante (vi a filha de um cliente (11 anos) fazer isso).
Se têm conhecimentos, sabem que é irrelevante porque, como disse acima, há spyware que contorna essas medidas.
Resta o meio termo 🙂
Pedro, efectivamente. Em resumidas palavras mais de 70% dos utilizadores de PC em Portugal.
Porque não simplesmente desativá-lo pelo gestor de dispositivos?
devmgmt.msc > dispositivos de imagem > desativar
Fita cola na câmera! 😀 haha
É inevitável perguntar… Então mas os portateis não têm uma luz que se acende sempre que a web ta ligada? (sim eu sei que aqui estamos a falar de webcam’s usb!)
existe portáteis (recentes) que não têm essa luz para alertar o utilizador
Se não estou enganado todos os portareis apple tem um luz verde que é activa por hardware. Ou seja nem é possivel hackar essa luz por software visto esta se liga por esta no mesmo circuito de alimentação da webcam. Se todos fizessem o mesmo chegavam e sobrava para medida se segurança. alias até cameras de telemovel deviam ter o mesmo sistema para que as pessoas não andam a gravar cenas na rua sem os outros perceberem.
Aparentemente seria assim, porém existem já “programitas” para desativar isso.
Bem… gosto mais do meu metodo. Um bocadinho de fita adesiva e garantidamente não ha ninguem que consiga atraves da webcam do meu portatil
Tanta coisa quando podem por fita-cola branca. Por favor….
lol uma app para fazer isso? Isso faz o mesmo que ir ao gestor de dispositivos e desactivar o dispositivo o que nao invalide que um hacker a active novamente!
A unica forma segura é um autocolante da Hello Kitty 😀
Não uso e penso que nunca usarei a webcam do portátil, por isso no meu caso um bocado de fita isoladora preta colada em frente da câmara é solução eficaz e barata.
Pode desactivar a webcam directamente na bios. Aí fica garantido que um cracker não vai tão facilmente conseguir ligar-la.
Colocando uma fita opaca ou um autocolante na camara não resolverá o problema?!
Basta usar um mac que n ha malware…mas mesmo no windows so apanha malware quem saca cracks de jogos ou porno
ou manda o computador para reparar… ou recebe phishing…ou mete a pen de um amigo… ou mete a própria pen que entretanto usou num computador infectado… ou usou redes públicas….
ah! estes métodos são válidos para o teu maczinho também, com a agravante que nem protecção usas!
Adoro sabichões!
Gerardo
No caso de isso tudo acontecer e o mac ficar infectado e eventualmente alguém tiver acesso há camera uma luz vai ligar, porque é activa for hardware e o utilizador vai saber.
P.S. também adoro sabichões!
Eu como sou compro todo o software e nao saco nada, n uso antivirus sequer. Na net sp vejo cultura
E q tal colocar uma fitacola “escura” a tapara a camara. Simples … eheh!
Façam como eu. Para portateis ide ao sistema e desliguem o controlador.
Atenção que eu só vejo aqui comentários a dizer para desactivar a câmara, e comentários a dizer que é um método seguro e NÃO É!!!! Não acham que quem tem acesso a um pc para ligar a câmara também não tem para reactivar o driver ? Além de que se o Trojam/virus for específico para ligar a câmara e filmar, se isto de desactivar o driver se tornar comum, é só adicionar umas linhas de código só malware tipo: if driver off ——> on
O método mais seguro é mesmo a fita cola…. ou desligar a net 😀
Ou partir a câmara toda :p
Tanta gente preocupada com as webcam dos seus computadores, mas ninguém se precoupa com as camaras do seu telemóvel. Inteligentes!
As duas aqui do smartphone estão tapadinhas, só vêm fita adesiva preta à frente e é se querem :p
O streaming da minha câmara não deve ter grande audiência. Um gajo feio com olhos de sapo por causa das olheiras…. Um bocejo de vez em quando….
Afinal só vou ter que fazer uma actualização do meu software. Vou ver ukéká de fitas decorativas/autocolantes de Natal e reformar a preta que jálátá há 3+ anos.