Minimem 1.3 – Reduza a memória em uso no Windows
Há aplicações que consomem de tal maneira memória do sistema que levam mesmo ao "congelamento" do computador. Se está a utilizar vários programas de alto desempenho, normalmente gulosos em memória, provavelmente terá alturas em que a máquina "encrava", perdendo até trabalhos em curso.
Foi aqui que o Windows Vista trouxe alguma mais valia: a gestão de memória por parte do Vista é muito superior a qualquer outros sistema operativos até então lançado pela Microsoft. Mas a culpa deste consumo exagerado não é do Windows.
O Firefox, por exemplo, é um recordistas (na minha máquina com XP) no consumo de memória. Antes que dê por isso, já perto de 200MB estão ao cargo do browser. Se carrego uma ou duas outras aplicações de alto desempenho... está o caldo entornado.
Minimem é uma aplicação que foi desenhada para "travar" o consumo exagerado de memória do Firefox. No entanto o seu desempenho foi tão interessante que hoje é usada para optimizar consumos de qualquer browser ou aplicação. Basicamente esta ferramenta trabalha ao nível do processo a correr na raiz do sistema, tentando-o actualizar para este apenas consumir o respeitante ao que está em actualização e "largar" recursos que já não são necessários.
A aplicação mostra do lado direito todos os processos em uso. Transferindo-os, um a um para o lado esquerdo e clicando no botão Apply o Minimem actualizará a cada 30 segundos o processo, permitindo ao utilizador que tenha total controlo na memória utilizada em cada aplicações em uso.
Este tempo pode ser alterado, no entanto o valor padrão para utilizadores com máquina onde são processos normais de utilização, devem manter este valor. Caso tenha a máquina nos limites, então desça um pouco este tempo, poderá assim ganhar alguma capacidade de desempenho em memória.
Existem mais 3 opções na aplicação que estão activadas previamente:
- Do not optimize the foreground process (Não optimizar o processo de primeiro plano)
- Do not optimize if RAM greater than any value (Não optimizar se a RAM for maior que qualquer valor)
- Hide active processes if memory less than any given value (Esconder processos activos se a memória foi menor que qualquer valor dado).
Estas opções servem para salvaguardar eventuais exageros. Se tentar optimizar um processo do sistema, este poderá ter um resultado oposto ao que espera, poderá atrasar as respostas e bloquear o sistema. No entanto pode querer saber quanto estão a consumir e pode mesmo tentar saber se existe alguma opção que mascarou um dos seus processos como processo de sistema. As restantes opções servem também para a própria aplicação o ajudar a encontrar equilíbrio no que pode e deve optimizar.
Esta versão funciona em qualquer versão do Windows, mesmo nesta última, o Windows 7. Lembro somente que esta ferramenta necessita do .NET Framework para ser instalada, lembrete para os utilizadores do Windows XP e versões do Windows anteriores ao XP. Divirta-se e diga-me se obteve também resultados.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Minimem 1.3 [399.00KB]
Homepage: Minimem
Este artigo tem mais de um ano
Se bem percebi isto é uma espécie de “forçador de garbage collector”, certo?
Se assim é pode ser realmente interessante. Recuperar uns preciosos Mb de RAM nunca é de desperdiçar 😉
Hehe sim é uma expressão interessante e que se aplica. 😀
Caro Vitor.
Não achei muita diferença no minimem não, até pq uso o Advanced SystemCare Pró e acho que o Minimem não terá um efeito significatico se estiver utilizando esse outro programa.
Abçs.
Thiago
É meio esquisito mas tenho que testar (1)
Eu uso o RamBooster. Qual será o melhor?
ri-me com a inutilidade deste programa… não fez exactamente nada
tinhas menos de 300mb de RAM disponivel?
Tozé, os sistemas não são todos iguais e provavelmente o teu estava optimizado. Podes rir a bom rir de facto… faz bem à pele 😀
podiam dizer-me se vale a pena optimizar algum dos processos k já vem com o windows?
Não, tal como foi escrito acima, poderá ter um resultado contrário ao que procuras (pode.te dar mais congelamentos).
“Mas a culpa deste consumo exagerado não é culpa do Windows.”
Vitor, está um pouco confuso, não!?
Não, claro que não estou. Muitos dos problemas que são apontados ao Windows, resultam de má construção de aplicações e drivers.
Vamos notar isso quando o Chrome atingir um estado de maioridade, vamos depois dizer que afinal o Firefox era uma lesma. 😀
Concordo inteiramente contigo… mas estava apenas a referir-me ao português 😀
Ó de facto estava estranho 😀 Obrigado pelo reparo.
tenho um svchost.exe que me “come” quase 100 de memoria, da pa baixar também?
Estou a preparar 1upgrade a 1 portatil e tenho uma RAM DDR 333 Mhz + 1 RAM DDR 400Mhz Isto de as RAMs terem velocidades diferentes pode dar problemas??
Vão funcionar à velocidade e timmings da mais lenta. Ou seja 333MHz.
Obrigdo, e se trocar a de 333 Mhz (existente) por 2 de 400 Mhz (novas), há problema?