Que jogos jogarão os nossos Políticos?
Cada um de nós, à nossa maneira, gosta de jogar. Uns preferem jogos casuais, que existem em todos os smartphones e computadores, outros preferem jogos com mais engenho cerebral e depois há os que não dispensam a consola com todo o poder gráfico e de jogabilidade que roça o real.
Assim, nessa perspectiva, quais serão os jogos que os políticos, com a sua disponibilidade, jogam no seu dia a dia?
Vamos lá descobrir o que andam eles a jogar!
Já vimos muitos apanhados dos senhores deputados e até ministros a fazer a sua partidinha de paciência e outros até a jogar umas copas... Mas será só isto?
Há uns dias surgiu uma notícia na Web que indicava que o Partido Comunista Chinês (PCC) havia lançado uma crítica aos políticos chineses, que pelo andar da carruagem, andavam a ficar viciados em videojogos, especialmente no Mahjong.
No comunicado emitido pelo PCC é referido que "o fenómeno das elites comunistas irem para retiros rurais para se divertirem, jogar mahjong e póquer tem de acabar". Este aviso surge associado à crescente onda de corrupção junto do poder político que poderá estar associada a estes eventos.
E os políticos portugueses, quais serão os jogos da sua preferências?
Fizemos aqui um exercício mental e colocámos cada personagem do nosso Governo enquadrada com o título do jogo que melhor lhe assenta.
Assunção Cristas
Começámos por imaginar que a nossa Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, jogasse mais Farmville, Farming Simulator ou Trophy Bass. Todos estes títulos poderiam ser "a maqueta" que a nossa Ministra usaria para se distrair e recriar um pouco a sua actividade da vida real mas no plano gaming!
António Pires de Lima
Agora imaginem como ganharia Portugal se António Pires de Lima, Ministro da Economia, perdesse umas horitas a jogar Capitalism ou Industry Giant. Estratégia financeira, decisões estruturais de influência macro-económica e jogadas audazes sem medo de qualquer resgate...
José Pedro Aguiar-Branco
E as Forças Armadas? Não ficariam melhor servidas se tivéssemos um Ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco que fosse destemido e entrasse nuns combates online de Call of Duty ou Battlefield? Dar ali uns tirinhos, expulsar os inimigos do nosso mar e manter o espaço aéreo livre de penetras?
Paulo Macedo
Quanto à saúde nem se fala... Paulo Macedo deveria jogar mais Theme Hospital, sem dúvida. Aí sim poderia pôr e dispôr das taxas moderadoras, fechar maternidades e abrir centros de saúde, despedir enfermeiros e contratar médicos à sua vontade. Tudo ao alcance de um botão.
Paula Teixeira da Cruz
No jogo da vida real, a justiça está ao cargo da Ministra Paula Teixeira da Cruz a nossa Ministra da Justiça. O jogo que jogaria de certeza que seria Police Quest ou Case Closed: The Mirapolis Investigation. De certeza que nestes jogos o "Citius" funcionaria ou ela faria justiça pelas sua próprias mão!
Rui Machete
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, seria um sortudo dada a abundância de títulos que o poderiam ajudar como o Civilization ou Age of Empires.
Maria Luís Albuquerque
Claro que nada teria sentido se a nossa Ministra Maria Luís Albuquerque, Ministra de Estado e das Finanças, não entrasse no jogo. O seu tabuleiro da gestão passaria claramente pelo Monopólio ou então um Poker, onde a astúcia, o olhar de soslaio, manipulam as certezas e obrigam a apostar as fichas todas num orçamento rectificativo!
Nuno Crato
Este Ministro, responsável pelas pastas da Educação e Ciência, Nuno Crato, sem dúvida que jogaria Math Blaster ou Chemistry Classes, tudo para permitir experiências (tira docentes, coloca docentes, fecha escola, abre escola)... um jogo viciante!
Há mais ministros e muitos títulos que podem jogar. Mas agora é a vossa vez!
Paulo Portas
Paulo Portas, Vice-Primeiro-Ministro, que tem sempre uma palavra a dar aos portugueses. Que jogo poderia jogar este político no nosso Governo?
O último desta lista, mas não menos importante, bem pelo contrário, o Primeiro Ministro de Portugal.
Pedro Passos Coelho
Também está em falta o jogo que o Primeiro Ministro de Portugal, eventualmente, jogará nos seus tempos mais livres. Gostará de um jogo com muita acção? Serão jogos de guerra ou prefere algo mais coloquial, mais calmo e sem muitos números para não complicar?
Fica agora à vossa consideração, queremos ver até onde vai a vossa imaginação e cultura "gaming", além de conhecerem um pouco dos grandes dossiers destes dois políticos.
Este artigo tem mais de um ano
Para os 2 finais Tropico 5 😛
+1
Paulo Portas – Jogaria “The Sims”… nada melhor do que passar o dia a falar com os amigos, cumprimentar os vizinhos, zangar-se com quem quiser e depois tentar fazer as pazes. Alias é isso que ele faz melhor no seu dia a dia e principalmente nas suas campanhas eleitorais.
Passos Coelho – Talvez um “SimCity”… onde podia aumentar os impostos, ignorar a população, arruinar a industria… enfim, fazer um pouco de tudo daquilo que ele faz na vida real.
+1 🙂
+1
Para todos eles… jogo da forca, in real 🙂
nisso todos eles chegam ao ultimo nível, só com uma mão a jogar, e enquanto tomam pequeno almoço…os enforcados são os portugueses…
Parabéns pelo artigo, Paulo!
Este é o tipo de artigos originais que a pplware deverá ter, contráriamente a alguns que vemos que são pagos para ser colocados.
Nenhum post é pago para ser colocado. Assumir ideias sobre terceiros como verdade é difamação e crime 🙂
Cumps,
Acho que toda a gente percebeu o que a Ana Monteiro quis dizer… por vermos algumas reviews e artigos a agradecer a certas entidades/empresas por emprestarem os artigos em questão…
E depois é do típico português,
se alguém teve uma ideia boa, ou consegue receber coisas com base no seu trabalho, então vamos odiá-lo porque eu tenho de pagar pelas coisas.
Se não se gosta, não vejam as reviews (como foi dito acima), esperem pelos artigos de “interesse”.
O paços pode jogar virtual valerie (já que anda sempre com vontade de fazer o mesmo aos portugueses), o portas pode ficar pelo tropico ou o beach live…
O “Beach Live” para o Portas é bom!!!
Muito bom.. excelente post 😀
Não está na lista, mas o António Costa deve jogar ao SimCity. Faz experiências, mete no pause e desaparece do jogo e em caso de alguma coisa correr mal, sai da cidade e diz que a culpa é do tempo. Reconstrói mas não corrige o que está mal.
António Costa deve ser um expert no SimCity de certeza.
Ah, hoje já é sexta feira afinal….
Os nossos políticos devem jogar o Mafia II
Desde que n joguem no android, n terao problemas de lag
Meu caro, até num artigo que nada tem a haver com iOS/Android, consegues tu para aqui arrastar as tuas tangas de fanboy?
Precisas mesmo de ir ao médico.
calma balmer…
tu também foste posto andar da M$ lembras-te?
Jogavas Halo??
Balmer arranje um emprego no android ja que vc e lento de cabeca
Paulo portas batalha naval, submarino ao fundo. O passos coelho e bom ministro mas vai perder para o pS por sermos um atraso de pAis e vai voltar a crise daQui a uns anos
Vai voltar a crise??? Mas já saímos dela??? Que feliz que tu és!!!
A crise acabou em 2011…
depois da crise veio uma crise da valores, e destruição, o real afundanço…
O colega não referiu qual crise é a que se refere…se a monetária dos mercados internacionais, se a que vivemos…
Para o Passos “AGARRA QUE É LADRÃO”
e para o Portas “MAFIOSO IRREVOGÁVEL”
não existem estes jogos ? mas é o que eles jogam connosco !
pois..
no caso do passos, é mais o jogo do,
“destruir países vendendo tudo o que de bom eles teem ao preço da uva mijona, e depois deitar a culpa aos outros…”
ups parece que já me estiquei outra vez…
O Paulo Portas, joga Silent Hunter 5 onde poderá controlar um submarino que funcione.
O Passos podia jogar Thief, um jogo em que se pode estar sempre a roubar de fininho.
O paulo portas sem duvidas é a batalha naval
Paradise café…
(Oh Reinaldo, este aqui não quer pagar…”)
Para mim será para os dois qualquer versão do “Grand Theft Auto” uma vez que se trata de roubar, atropelar e matar se for preciso para um objetivo de pura autossatisfação.
Por acaso ao meu filho eu proíbo-o de jogar durante uns dias quando se porta mal (que é como quem diz, faz asneiras)…
pois mas o portas e o passos jogam dia e noite..
Eu pensava que todos eles jogavam ao Monopoly..
estranho ver q n diz em lado nenhum q jogam/brincam com a vida de milhares de portugueses…
Cá para mim acho que é mais “ouri” com o dinheiro das contas públicas.
😀
Tiro ao boneco e os bonecos=tugas lol
Muitas vezes jogam com as nossas vidas, e geralmente nós é que perdemos.
citação Theme Hospital: Warning Cheats are Running the Game!
Eu acho que o Governo andou a jogar Syndicate Wars durante alguns anos…
Podiam era ter posto uma imagem do verdadeiro Theme Hospital e não aquela que deve ser dum desses joguetes modernos tipo Farmville dos hospitais…
Dá a cara com a careta 😛