Como instalar uma das melhores distros Linux, o Xubuntu 14.10
O Xubuntu é provavelmente uma das melhores distribuições Linux. Esta distribuição foi concebida para computadores com baixo poder computacional e daí conseguir obter uma excelente performance em qualquer máquina.
Depois de termos apresentado algumas novidades deste novo Xubuntu 14.10 Utopic Unicorn, hoje vamos saber como instalar (o processo é idêntico para o Ubuntu).
Principais novidades de Xubuntu 14.10 Utopic Unicorn
- Melhorias no LightDM (interface de autenticação)
- Novo Wallpaper
- Cor rosa em tudo o que é interface
- Novo Xfce Power Manager
- Facilidade na gestão de vários monitores
- Whisker Menu – agora é possível pesquisar as Definições no Menu iniciar
- Catfish 1.2
- Parole 0.7
- Interface do Ligh Locker foi melhorada
Download Xubuntu 14.10
O Xubuntu 14.10 Utopic Unicorn pode ser obtido aqui
Preparação da Máquina Virtual
Para a instalação do Xubuntu 14.10 Utopic Unicorn recorremos à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criou-se um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:
- Memória RAM – 2048 MB
- Disco: 20 GB
Além disso foi também activo a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.
Processo de Instalação
Passo 1 – Depois do boot do sistema (através da escolha Experimente o xubuntu), é apresentada a primeira janela de configuração. Neste momento, o utilizador decide qual o idioma que pretende:
Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Ubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).
Passo 3 – Vamos agora definir o nosso fuso horário
Passo 4 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado
Passo 5 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.
…início do processo de instalação (no meu caso demorou cerca de 15 minutos)
Depois da instalação, basta reiniciar o sistema. Fácil não é?
Depois de reiniciar , basta introduzir as credenciais para autenticação definidas no passo 5.
Agora é só explorar!
Este artigo tem mais de um ano
O Xubuntu é excelente :).
Qual é mais leve? Ou qual obtém mais performance?
Xubuntu ou Lubuntu?
Lubuntu é o mais leve, principalmente se a máquina tiver menos de 1Gb de RAM. O melhor é o xubuntu e não deve ter uma diferença significativa de desempenho em máquinas com pelo menos 2 Gb de RAM.
Por testes que tive a fazer em máquinas virtuais, o lubuntu é mais leve que o Xubuntu.
Lubuntu wins. Embora também esteja a ficar cada vez mais pesada, a cada nova versão, à semelhança de todas as distros baseadas em Ubuntu.
Isso vai ser impossivel. O LXDE que é a interface usada pelo Lubuntu vai desaparecer e ser substituida pelo LXQT.
A diferença é que em vez de usar Openbox vai passar a usar o framework do Qt e algumas coisas vão ser redesenhadas o que vão influenciar positivamente no desempenho e customização.
O mesmo pode-se dizer fo Unity do Ubuntu que está a largar coisas do Gtk e Python para dar lugar ao Qt que pelos testes que já fiz está muito mais leve XFCE, Cinnamon e Mate.
hummm..
Qt sempre foi rápido, mas não tão rápido como GTK, pelo menos ao que a performance em si diz respeito…
Qt é mais rápido que GTK em OpenGL apenas, aqui sim, e é uma grande diferença…
No entanto GTK destrói o QT no que toca a performance, e consumos de memoria, no resto!!
Nos tempos de arranque da aplicação, então é brutal a diferença…
no entanto QT, quando lança a app, lança toda a interface inteira. GTK, tem tendência a “…ir construindo” a imagem final…mas durante este processo…parece que um vidro se partiu, porque até estar toda desenhada consegue-se ver bocados a serem criados e outros bocados sem nada…mas GTK ja está melhor, mas não ao nivel do QT neste campo…
A nivel de consistência , e de qualidade por assim dizer QT é muito bom(c++), mas a nivel de performance e consumos de ram gtk(C), é um luxo!!
As apps em QT consomem muito mais recursos e é preciso mais poder para lidar com elas….ok, claro que os efeitos gráficos pagam-se caros…
Conlusão:
GTK-velocidade simplicidade, baixos consumos
QT- razoavelmente rápido, não tão simples, interfaces muito poderosas e completas, efeitos brutais, consumos de memória superiores, grande performance em OpenGL.
Qt pode ficar mais leve…desde que cache montes de coisas…mas isso nada tem a ver com performance em si, mas com uma ilusão que é “vendida” ao utilizador…isso não é performance…porque se cachares as coisas em GTK ficaria mais rapido que QT outra vez…
Este efeito no consumo de ram é muito grande!!Quanto mais cache, mais velocidade, mas mais ram consumida…
Concordo que o LXDE fica bem em QT 🙂
mas , acho que deveriam perder algum tempo, a optimizar, porque existem para ai muitas maquinas antigas…LXQT gasta mais ram como é obvio…
Mas parece-me melhor, e é sempre bom ver concorrencia…agora além de KDE, vais haver lxqt..
GTK ja tem muitos ambientes…os mais conhecidos talvez gnome e xfce..
Estou a espera que LXQT tenha um DE, mais completo, para instalar e dar um volta nele 😉
Só conhecem Ubuntu’s?
Há melhores distros que isto.
Meu amigo com certeza que há mais distros melhores, mas estas são das mais conhecidas e tb as mais user friendly para usar até para pesoas que não saibam usar linux, eu tb conheço mais algumas, mas não sou grande user de linux, mas gosto das distros do ubuntu, como também já experimentei mint e gostei.
Aliás aqui o pplware apresenta bastantes distros basta procurares algumas que nem eu nucna ouvi falar, mas ele colocam artigos mais daquelas distros que são mais conhecidas que que há mais pessoal com as mesmas, por isso faz mais sentido haver mais artigos sobre tal, por isso não te admires de aparecer mais vezes sobre ubuntu’s e derivados.
Digo mesmo que existe no mundo quem faça análises a tantas distro como nós e com tanta qualidade. Em português, não existe mesmo quem tenha tanta informação sobre Linux como nós.
Olha que também se fala português no Brasil..
Exactamente. Há mais para além do Ubuntu. Mesmo partindo do pressuposto que o Ubuntu é a distribuição mais fácil de instalar e usar e com boa compatibilidade com hardware e software, não percebo a insistência na variante Xubuntu.
O XFCE é um DE ultrapassado que ainda vive no GTK2 e faltam-lhe funções importantes presentes nos ambientes gráficos modernos. O ritmo de actualizações é quase de dois em dois anos. Além do mais não tem uma GUI para definir uma rede proxy, o suporte a multi-monitor por vezes é deficitário, para não falar que não é assim tão leve. Facilmente chega aos 400~500MB de RAM no Xubuntu, enquanto que o Lubuntu com LXDE se fica pelos 230~250MB de RAM e LXDE no Debian puro ou Arch consome apenas 130MB.
Se o problema é aliar a leveza a um DE familiar e tradicional, para computadores ultrapassados o LXDE claramente vence na leveza enquanto providencia também um ambiente tradicional. Por outro lado, qualquer PC que seja do tempo do Vista ou mais recente consegue rodar na perfeição com o Cinnamon, o qual é baseado em GTK3, tem suporte multimonitor e GUI para proxy de rede e por sinal passou a estar nos repositórios oficiais do Ubuntu a partir do 14.10 (sem necessidade de PPA)
Resumindo, XFCE é mais pesado do que o LXDE e menos funcional do que o Cinnamon. Qual a real vantagem de insistir no Xubuntu como melhor distribuição? Mas melhor sob que ponto de vista? Do autor do artigo? Não percebo.
Instalei o Peppermint OS no meu EEEPC de 2008 e até agora é o melhor em termos de performance que encontrei.
Já testei desde Ubuntu’s, Lubuntu’s, Mint’s, etc mas todos deixavam o pequenito de rastos LOOOL
Estou a testar o elementary os, e está muito bom também…
O Manjaro xfce (derivado do archlinux) parece-me ser o mais friendly user, é de fácil instalação e consome poucos recursos.
Ja experimentaram o Linux Lite?
Eu confesso-me um fã de Fedora / CentOS 🙂
Usava xubuntu, e gostava muito, depois mudei para o Linux Mint e acho que não volto a traz… anao ser que o mint passe a ter tambem “Cor rosa em tudo o que é interface”… então nessa altura compro um monitor monocromatico! 😀
“atras”*
E o crunchbang, nunca ninguém experimentou? Não me parece mau, tenho num eee900
2 gb de ram?? isso é que é leve?? fnx!!
Boas
As versões antigas do Xubuntu até com 512Mb de RAM rodavam… Cheguei a ter virtualizado o 8.10 com precisamente esse valot de RAM.Tive que fazer uma nova versão da referida VM (uso-a para programar em C e Assembly, para a faculdade) visto a versão anterior já não suportar updates há algum tempo e com 512MB mal mexia, resolvi esticar até ao limite e pôr os 2Gb (a máquina física tem 4Gb mas tem outras cenas a correr em segundo plano k não convém parar)
Eu actualizei o meu xubuntu do 14.04 para este novo 14.10 e o menu ficou igual, ou seja não tem nada a ver com a imagem e NÃO é possível pesquisar as Definições no Menu iniciar.
Alguém sabe porquê? Isto aconteceu a mais alguém?
Já usei a versão de 32 bites e gostei dele mas o problema é que no meu portátil HP 6730s o wirless funciona bem quando faço a actualização do SO ele deixa de detectar o meu router que está a 5m da mesa mas o mais curioso é que todos os outros que estão à minha volta (o dos meus vizinhos) aparecem todos e com o linuxmint lts com o xfce também acontece isso.
Se for colocá-lo como servidor e necessite de login automático,sugiro que seleciones esta opção no momento da instalação,pois estou amargando em foruns para conseguir colocar o meu em “login Automático” e não estou obtendo sucesso.Acho que vou ter que instalar novamente.Esta versão está impecável.muito boa mesmo!
Boas pessoal e como ponho isto a rolar no meu POS touch?? alguem sabe me orientar
Usei muito tempo o Xubuntu 12.04 e recomendo! Excelente, leve e estável rodava leve em um AMD E350.
Quanto ao lubuntu, é bom também, mas prefiro o Xfce
Gosto do xubuntu 14, mas tem alguns bugs, central de programas para de funcionar, mas é level estavel, vou instalar o xubuntu 14.10 utopic