Actualização do Android Wear traz GPS e música offline
Os smartwatchs são uma área que ainda está sob o olhar atento dos potenciais utilizadores e depende das suas capacidades futuras para uma aceitação plena.
A Google viu o potencial que esta nova área da computação pode trazer para o mundo móvel e desenvolveu uma versão do Android para servir estes novos equipamentos, garantindo assim uma presença forte nos seus desenvolvimentos futuros e no que será a sua evolução.
O Android Wear ainda está numa fase muito primária, mas garante já aos utilizadores a usabilidade e as ferramentas necessárias. A mais recente actualização deste SO veio agora dar-lhe ainda mais funcionalidades, se bem que ainda de um forma muito embrionária.
Com esta nova actualização do Android Wear, que assim chega à versão 4.4.W.2, passa ser possível aos utilizadores destes dispositivos passarem a explorar ainda melhor o hardware que têm disponível.
Não são muitas as novidades mas são relevantes e muito interessantes pois passam a permitir que os smartwatchs com Android Wear passem a poder fazer uso directo dos sensores de GPS que tenham integrados. Uma segunda novidade permite que seja tocada música directamente no smartwatch.
Com estas duas novas funcionalidades os smartwatchs passam a conseguir trabalhar de forma mais independente, sem terem a necessidade constante de estarem ligados a um smartphone.
Mesmo com estas novidades presentes ainda não existe forma de muitos dos smartwatchs as poderem usar. Dos equipamentos que estão presentes no mercado apenas o Sony SmartWatch 3 tem sensores de GPS no hardware e por isso é o único que pode fazer um uso real desta funcionalidade.
A reprodução de música presente na memória do smartwarch também é ainda uma funcionalidade que precisa de ser explorada e os utilizadores precisam de actualizar o Google Play Music para última versão para que possa ser explorada.
Claro que para usar a leitura de música em modo offline o utilizador precisa de ter um auricular bluetooth emparelhado, algo que também passou a ser suportado e que foi já reportado por vários utilizadores como estando presente.
A actualização do Android Wear está já a ser lançada para os vários dispositivos que estão no mercado, sendo esta automática e requerendo apenas que o utilizador a autorize no relógio.
Esta é apenas uma das várias actualizações que a Google prometeu para o Android Wear e que vão chegar até ao final do ano. Conseguem assim explorar de forma mais eficiente o hardware que as diferentes marcas colocaram nos seus primeiros smartwatchs.
É ainda muito cedo para se conseguir perceber se esta é uma área que vai ter um futuro promissor ou se é apenas o inicio da exploração de uma nova linha de produtos que vão ajudar no dia-a-dia.
A única certeza é que a Google aposta nesta nova área e que está presente desde o primeiro momento, dando-lhe uma vantagem óbvia sobre a concorrência.
Homepage: Android Wear
Este artigo tem mais de um ano
O Michael knight com o seu Kitt já usava isto à uma data de anos 🙂
Mas agora ao alcance de “qualquer Knight rider” 😉
EHheeh 😀 qualquer dia temos o kitt, ja faltou mais.
O galaxy S III não é compatível com Android wear, pois não? Quando será lançado o novo Galaxy gear em Portugal? Funciona com esse telemóvel?
Acho que vasta teres a versao 4.3 para cima.
Se o S3 é o LTE com ROM 4.4 sim. Se näo, tens que ir pelas vias näo oficiais (XDA)
mas se colocar a 4.4 só cyanogen ou há touchwiz com 4.4? (tenho um gear2)
Além de serem feios, não estou para ver a verdadeira utilidade disto…..nada como ter um bom relógio mecânico