KDE 4.3 “Caizen” Lançado
O projecto KDE continua o desenvolvimento rumo a novos padrões de beleza e usabilidade. O popular ambiente gráfico para sistemas baseados em Unix, teve nas suas versões iniciais alguns pequenos bugs e pormenores pouco limados, que impediram uma utilização mais abrangente da comunidade de utilizadores simpatizantes pelo software livre. Com a introdução da versão 4.3, com nome de código Caizen, todos esses problemas parecem ser águas passadas.
Embora não reduzindo a versão do KDE 4.3 apenas ao factor estabilidade, é uma característica que em cada versão que passa é alvo de especial cuidado pela comunidade por detrás deste popular ambiente gráfico. Nesta versão foram foram corrigidos mais que 10.000 bugs, com o bónus de a versão 4.3 ter implementado cerca de 2000 novas funcionalidades pedidas pelos utilizadores, tudo isto num período de tempo record de 6 meses.
Vejamos de seguida algumas das principais novidades
MELHORIA DE USABILIDADE E VELOCIDADE NA ÁREA DE TRABALHO
A novidade mais notória, nomeadamente para quem não utilizou intensivamente as versões anteriores do KDE 4, é a inclusão de um novo tema que será o tema por omissão recomendado. O Air é mais uma criação de elevado bom gosto e sofisticação do nosso compatriota Nuno Pinheiro.
É impossível ficar indiferente ao ar mais leve do Air e especialmente a predominância de um efeito de "Glass" (vidro) que não contrasta tanto com o tema metalizado usado nas janelas (ao contrário do tema anterior que era preto).
A infraestrutura gráfica "Plasma" do KDE tem melhorias significativas ao nível de velocidade. As actividades podem agora estar associadas a múltiplas áreas de trabalho virtuais, permitindo aos utilizadores ter diferentes widgets em cada uma delas.
O plasma melhorou ainda o seu sistema de gestão de processos e notificações. Os processos em execução são agora por defeito agrupados num único processo na barra de tarefas, de modo a impedir "popups" originários de muitiplas caixas de diálogo.
Nesta nova versão poderá você próprio configurar atalhos do teclado para invocação rápida de funcionalidades do KDE, de modo a facilitar mais a sua navegação. E por falar em facilitar a sua navegação, poderá enriquecê-la com a introdução de novos Widgets. Um exemplo de um widget bastante útil é o "Translatoid" que traduz directamente as suas palavras chaves no Google Translate. Outros novos widgets permitem ainda conferir-lhe uma maior integração com redes sociais, tal como pode observar na figura seguinte:
O gestor de ficheiros Dolphin é alvo de pequenas melhorias. Esta popular aplicação para interacção com os seus ficheiros, mostra agora uma pequena "preview" dos ficheiros dentro de uma pasta, bem como gera "thumbnails" de vídeos de modo a que facilmente possa identificar a sua colecção de clips. O lixo (ou reciclagem se preferir) pode agora ser configurado na opção "settings" do Dolphin.
O menu de contexto (sempre que clica com o botão direito do rato sobre um item) é agora configurável. O caminho network:/location quando introduzido na barra de endereços do dolphin, permite-lhe mostrar outros computadores e serviços disponíveis na rede local.
Foram refinadas as ferramentas da área de trabalho, de modo a tornar mais fácil usar o KDE para interagir com o Computador. Foram ainda introduzidos novos efeitos no gestor de janelas KWin, o efeito "Sheet" e "Slide Back" são os que merecem destaque. As optimizações ao nível de maior rapidez no alternar de janelas juntamente com uma integração total com os temas plasma faz do KWin um elemento essencial na gestão das janelas conferindo-lhes uma maior usabilidade.
O Klipper (ferramenta que guarda o histórico do conteúdo copiado para clipboard), consegue agora ter um comportamento inteligente adaptando-se ao contexto inserido. Por exemplo esta pequena aplicação determina um conjunto de aplicações que conseguem lidar com o objecto copiado para clipboard e permite ao utilizador lançá-las num instante.
APLICAÇÕES DÃO UM PASSO EM FRENTE
KDE Utilities:
- KGpg (ferramenta de privacidade) - esta ferramenta é usada para encriptar e assinar digitalmente ficheiros integra a tecnologia "Solid" para detectar a disponibilidade da ligação à rede. Esta aplicação melhora ainda a caixa de diálogo para ser mais intuitivo importar chaves GPG.
- Ark (arquivador)- suporta agora os algoritmos de compressão LZMA/XZ e traz suporte melhorado para os formatos mais populares de compressão como Zip, rar e 7z, bem como o suporte drag & drop.
- KDELirc (interface para gestão e controlo de infravermelhos) - Foi codificada finalmente uma versão para a família 4 do KDE e é uma nova adição desta versão do popular ambiente gráfico.
- Okteta (editor hexadecimal) - ganhou uma ferramenta de checksum, um navegador lateral do sistema de ficheiros e uma opção lateral de bookmark.
- Lokalize (ferramenta de tradução KDE) - introduz suporte para scripts, novos formatos de ficheiros e suporte para tradução de ficheiros ODF.
KDE Games:
- Mudança de tema - usado um tema egípcio de modo a providenciar um ambiente mais exótico e ao mesmo tempo convidativo aos jogos.
- KGolgrunner - introduz uma novo modo de jogo ("curse of the Mummy) e melhora a experiência com o utilizador com pausas mais frequentas "in game", bem como refina as opções de resumir, gravar e reabrir jogos gravados.
- KMahjongg - introduz 70 novos níveis criados e submetidos por utilizadores e um novo modo de jogo.
- KTron, (novo jogo) e ... - uma melhoria significativa da inteligência artificial nos jogos tendo como adversário o seu próprio PC. No geral as melhorias introduzidas causam que a jogabilidade seja consideravelmente mais rápida.
KDE Personal Information Management
Este pacote de aplicações viu bastantes melhorias em áreas como velocidade e estabilidade.
- Kopete (cliente mult-protocolo de mensagens instantâneas), introduz uma lista de contactos melhorada.
- KOrganizer (agenda do KDE) - introduz uma nova funcionalidade bastante útil para sincronização com o Google Calendar.
- Kmail(cliente de email KDE) - suporta agora a inserção de imagens no meio do texto que compõe no seu email de modo a que possa ilustrar da melhor forma as suas mensagens electrónicas.
- Alarm Notifier - nova funcionalidade de exportação, drag & drop e tem um configuração mais aprimorada.
VÍDEO DEMONSTRATIVO
No seguinte vídeo poderá visualizar algumas das principais novidades referidas anteriormente:
RESUMINDO E CONCLUINDO
Dois conceitos marcam a versão 4.3 do KDE correcções e velocidade. Claro que há mais novidades além das que referimos, apenas retemos aqui as principais. Pensamos que esta versão poderá marcar o início de um KDE mais usável e livre de algumas falhas que no início impediram que alguns utilizadores da versão 3.x do KDE iniciassem a sua migração.
Caso se revele todo o potencial do KDE 4.3, penso que este será o número mágico que fará alguns utilizadores de outros ambientes gráficos migrar para este ambiente gráfico e dará um especial incentivo à comunidade GNOME que é alvo especial de atenção de distribuições como o Ubuntu, Mint e Fedora, a evoluir para a tão desejada versão 3.0. Existem já alguns sinais de maior adopção do KDE, mais concretamente rumores que a próxima versão do OpenSuse da Novell poderá mesmo adoptar a versão 4.3 como ambiente gráfico por omissão.
Toda esta rivalidade entre KDE e GNOME é saudável para o utilizador, isto porque ambas as comunidades não poupam em esforços no que se refere a experimentar e tentar inovar em novos paradigmas de navegação. Acreditamos que o KDE está cada vez melhor e mais sofisticado não ficando atrás de qualquer interface com o utilizador, quando comparado com outros ambientes gráficos sejam eles software livre ou proprietários.
Caso deseje usar esta nova versão pode descarregar e fazer o "build" manual independentemente de que distribuição usa (apenas recomendável a utilizadores avançados) ou em alternativa seguir as instruções que deixamos nos links para as principais distribuições de Linux.
Licença: LGPL
Download Live CD [baseado em OpenSuse] KDE 4.3 [641.00MB]
Download Directo: [Source] KDE 4.3 [667.00MB]
Instruções Kubuntu: Kubuntu.org
Instruções OpenSuse: OpenSuse.org
Instruções Fedora: Fedora.org
Homepage: KDE
Este artigo tem mais de um ano
não sou utilizador KDE, mas é desta que vou experimentar lol.
Eu também sou e tenho pena de o experimentar todos os dias!
:)))
AOSPAPEIS.BLOGSPOT.COM
(ao som de Moonspell)
épá os patinhos já deram… a que horas é que o pessoal se deita?
de madrugada a comentar blog´s.. loool
😀
loooool…
como se faz download em ftp?
nao podem colocar logo o link…
Eu no teu caso experimentava ao link de Live CD baseado no OpenSuse que acabei de colocar é a forma mais fácil.
Se preferires ubuntu podes instalar a versão 9.04 do Kubuntu e seguir o link do Kubuntu (um pouco mais difícil).
OS links de download do projecto FTP vão ter aos sources do KDE, não é a própria versão pronta a usar do KDE 4.3 tens de a compilar manualmente (não me parece recomendado para ti)
E sim, sou madrugador (com orgulho) 😀
“não me parece recomendado para ti”
óh lool..
sim eu já o sei, pouco percebo… 🙁
lool
Interessante, mais rápido e eficaz é o que se quer, no entanto nunca me dei bem com o KDE :S sempre gostei mais do Gnome ou Xfce.
sweet….
Eu uso KDE no pc de casa e Gnome no portatil porque gosto dos dois. Cada um tem coisas que gosto mais e menos e é dificil escolher de qual gosto mais. Mesmo assim talvez prefire o gnome usando a cairo dock
Do KDE (uso o 4.2) queixo-me é da falta de velocidade que se faz notar no Kubuntu do meu pc fixo que já é velhinho. Se a 4.3 ficar mais rapida então fico muito satisfeito com o KDE.
Outro pormenor que me queixo é na falta de integração com o firefox porque muitos ficheiros o firefox não sabe qual a aplicação a usar para os abrir.
De resto é bonito, funcional, tem gadgets uteis (o 4.3 melhorou mais pelos vistos), tem o kmess2 bem integrado que considero o melhor cliente de messenger, configura-me logo bem as colunas 5.1 (o gnome não o fez)
Não sei se hei de por já o KDE4.3 no Jaunty uma vez que não é oficialmente suportado..
10k bug corrigidos?
não se fico contente por terem sido corrigidos se fico triste por existirem tantos 🙂
bem, lá vou actualizar …
o 4.3 já resolveu o problema de ligação wi-fi?
Interessante o novo tema Air, fazendo lembrar o windows Vista/7. No entanto aquelas janelas cinzentonas, bem ao estilo do MacOS… Poderia estar melhor neste aspecto…
nunca gostei muito da aparencia do kde, sempre me pareceu um pouco “infantil”, mas agora, tirando a barra, até está um look bastante sóbrio.
Eu também sempre achei isso. Penso que se substituíssem os ícones por uns com cores menos garridas e com um estilo mais glass, o ambiente ficaria com um aspecto muito melhor. Mas não desgosto desta nova versão.
Excelente post Rui. Os meus parabéns!
Diz-me: Será que já existe matéria suficiente para fazeres um artigo para o pplware acerca do que aí vem no Gnome 3.0?
Cumprimentos
Obrigado 😉
Quanto ao GNOME ainda estão muito verdes as novidades, mal haja algo de mais concreto irei cobrí-las de uma forma semelhante que fiz aqui com o KDE
Obrigado 😉
Odeio a renderização de fontes do KDE, o anti-aliasing é muito ruim !!!
Excelente Post…
Por acaso experimentei recentemente creio que a versão 4.2, e sinceramente falando acho que acho por demais à frente…
Aqueles widgets todos como premissa base para “fazer coisas” não liga comigo… Tenho macosx e o F12 (visão dos widgets) parece-me uma implementação mais simpática, já que não “ocupa” espaço no ecrã, excepto quando queremos.
Mas sim, tem sido uma evolução muito mais espectacular do que o Gnome… desde praí o Ubuntu 504 que não mudou 😛 (exagero, claro). Mesmo com o advento do compiz e afins, a coisa não originou uma mudança radical.
mas também… este-> http://www.cairo-dock.org/mediacolor/album3/1245270688_43d6a437ae.png é o meu tipo de desktop. (não é meu, claro)
O visual ficou muito bonito, como eu atualizo o kde para o 4.3 no madnriva 2009.1?
Uma pesquisa no google deu-me isto 😉
http://blogdrake.net/blog/madek/guia-para-instalar-kde-43-en-mandriva-linux-2009-spring-en-4-simples-pasos
Infelizmente minha placa de Video Ati não tem driver para aguentar o KDE, mas ficou muito bonito e bem utilizável. Tenho que me contentar com meu gnome makeado em KDE http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,55115.0.html não ficou totalmente igual mas da um gostinho.
Já está disponível (02/12/2009) a nova versão do KDE que passou para a versão 4.3.4
http://news.softpedia.com/news/KDE-4-3-4-Available-for-Kubuntu-9-10-Users-128553.shtml
Abraços
Versuri