Programadores já podem testar apps 64-bit para o Android L
A Google disponibilizou finalmente a ferramenta necessária para que os programadores possam começar a desenvolver aplicações 64-bit para Android L.
Esta boa notícia para os programadores chega pouco antes do lançamento oficial da nova versão do sistema operativo móvel da Google, que deverá acontecer já na última quinzena do mês de Outubro.
Junto com o lançamento oficial do Android L deverão ser apresentados o novo Nexus 9 sob a marca da HTC e o novo Nexus 6 (ou X) que, ao que tudo indica, deverá ser uma versão aumentada do Moto X (2014) da Motorola.
Em preparação para o lançamento, a Google divulgou um emulador Android L Developer Preview 64-bit x86, para que os programadores possam começar a testar e migrar as suas aplicações.
No Google Plus do Android Developers pode ler-se: "With the release of the x86 64-bit emulator, you can start testing your 64-bit apps today."
De acordo com a Google, a criação de aplicações de 64-bit vai oferecer aos dispositivos com Android L um endereçamento de memória maior, um maior número de registos e novos conjuntos de instruções, além de que o desempenho também será beneficiado.
Assim, com o lançamento do Android L, os consumidores poderão esperar por mais dispositivos com processadores de 64 bits. A HTC foi a primeira marca a anunciá-los no mês passado com Desire 510 que incorpora o processador Snapdragon 410.
Fonte: Android Developers
Este artigo tem mais de um ano
Wait, what? x64 num dispositivo móvel? Mas a arquitetura continua a ser ARM, certo?
O Android L vai ser compatível com varias arquitecturas.
são coisas completamente distintas lol
… 64-bit x86 …
Galaxy Tab 3 é x86 com retro-compatibilidade com ARM
O Android L passa a ser 32 e 64-bit, depois depende se é compilado para ARM ou x86/x64, e aí necessita um CPU correspondente ARM (Qualcomm, Exynos, etc) ou x86/x64 (Atom), sendo que as apps 32-bit correm nos 64-bit.
A pergunta é sempre a mesma: até 4GB (inclusive) näo säo necessários 64-bit, näo traz mais performance e as apps ocupam mais espaco e memória, daí para que os 64-bit?
Está mais que demonstrado iOS vs. Android, que o Android apesar de fantástico sofre de falta de optimizacäo, e que um telemóvel potentíssimo como os LG G3, Note 3/4, etc etc deviam ser ainda mais rápidos e lag (LG G3) devia ser algo totalmente desconhecido. Näo é preciso mais core, mais RAM, é preciso é que o código seja muitíssimo melhor optimizado, os recursos também, e dar muito menos espaco de manobra às apps Android que gastam imensos recursos e bateria desnecessariamente!!!
Eu só posso dizer que no Android até assusta ver que qualquer app instalada mete porcarias a entrar na boot, e que deteriora gravemente telemoveis com 512 a 2048 Mb RAM. Mais: basta ligar 3G / WIFI para ver picos de CPU e RAM deste processos “latentes” de apps como Office (???), Jogos (???), etc que se activam com internet sem razöes para tal. Näo acontece no iOS mas no Android sim, e daí o Android precisar de muito mais RAM e baterias maiores.
O Android tem lag nos equipamentos que referiste por causa das modificações que as marcas fazem ao OS. O Android puro, que vem na linha Nexus por exemplo, não tem qualquer lag. Tenho um Nexus 7 e em um ano nunca tive um problema de lentidão nem lag.
O Android apresenta lag quando e sempre muitas apps usam demasiado os recursos do sistema por permissividade do Android. As aplicações das marcas são apenas mais um fardo, mas se o SO perguntasse se eu permito que a app X se ligue com o acesso à Internet/Boot aí seria diferente. No S5 e Note 3 podes desactivar e desinstalar 80% das apps pré instaladas o que já é óptimo.
Bem não tarda chegam os fanboys a dizer que android copia ios, vou fazer as pipocas… espero chegar a tempo.
Assim sendo, terás de alugar um filme, pois os fans de Apple não perdem tempo a ler artigos Android ou o que isso é.
Bem, espero que não sejas apple fan… 😛
Isto faz-me lembrar a guerra entre telemoveis, sistemas operativos, etc .. http://blog.drpepper.com.br/eu-observo/
Mesmo xD
Acho engraçado falarem de: “…além de que o desempenho também será beneficiado.” quando no entanto em relação à Apple, os 64 bits eram apenas estratégia de marketing 😉
Deve ser para resolver isto : http://tinyurl.com/n73uokf
Abc
Pois é… Achas que isso sequer têm direito a tempo de antena?
Isso não dá cliques em Portugal, isso é para quê? 99% do pessoal que tem iOS, não quer saber, 99% do pessoas que tem android, prefere fingir que não se passa nada, e está mais interessado em bugs no iOS… Isto, dum universo que corresponde para aí a 5%. Se tanto dos utilizadores que pensa que isso “só acontece aos outros”…
Alguém me explica para que queremos sistemas de 64bits nos telefones?
O sistema de 64bits não passa a ser só vantajoso quando trabalhamos com memórias superiores a 4gb? E mesmo 4gb não é um exagero tremendo neste momento em telefones?
Boas Pedro
A uns anitos atrás, 4gb de memória também era um exagero tremendo nos pcs 🙂
A questão não é essa. Teremos que chegar lá, é inevitável, certo…
Mas ainda mal chegamos aos 2… Qual a vantagem de termos 64 neste momento?
É que o consumidor usual, não percebe estas diferenças… acham que só por 64 ser maior que 32, já é melhor. No meu entender, para memórias abaixo dos 4GB, não existe vantagem nenhuma nos 64bits… O desempenho é o mesmo. E mesmo acima, não é em todos os programas que se nota.
como disse assim, isto é para levar os tablet a “comer” território dos netbook/ultrabook “Atom + Windows”, mas que em nada trazem vantagem.
O grande entrave é a super má optimizacao do código das apps, e a permissäo horrenda do Android ás apps de tudo que é recursos e “autorun”. Eu tenho apps com todas as opcöes nelas desligadas e ainda assim depois duma clean boot tenho na RAM mais de 300 MB de processos dessas apps de office, jogos, transportes, etc que NÄO estou a usar activamente. Mais: aquando duma ligacao de internet mais uma dúzia aparecem…sem terem nada haver com o assunto (Office, Jogos, etc). Impecável… (e todas oficiais da loja)
O desempenho não é o mesmo!
Primeiro que tudo no caso dos ARM, a nova ISA para 64bits traz melhorias em termos de performance, é mais eficiente.
Em segundo lugar o aumento do número de registos que normalmente sucede ao transitar para estes processadores, tem tb um impacto em performance, ao necessitar de menos chamadas à cache.
Por isso um programa nem sequer precisa de ser muito exigente para que haja benefícios na performance – embora uns tenham mais que o outros!
Tenho um tablet Asus com Android que tem um processador Intel Atom de 64 bits.
Quer dizer, a Apple lança um processador a 64 bits e deixa o software a 32. A Google lança o software a 64, quando a maioria do hardware ainda vai nos 32… A pergunta é, que partido tiram eles, quer do software quer do hardware?
O processador 64 bits da Apple tira vantagem que o SO é 64 bits para estes aparelhos. Vantagem: os iOS só tem 1GB daí terem que fazer muita gestäo de memória, paginacäo, etc etc e os 64 bits ajudam. De resto em nada ajudam os 64-bits para além de ocupar espaco no hardware, e na RAM. Mas é mais fácil e chamativo para o mercado o autocolante 64-bit, do que melhor o código.
No que é que ajudam os 64bits que não ajudam os 32 na gestão de memória? Em 1gb não ajudam em nada…
Acho que a única vantagem de a apple trazer 64bits agora, é a pensar no futuro, quando tiverem que actualizar software e 64bits for o standard. Os aparelhos da apple são feitos a pensar na duração
Enfim… comentário sabedor…
A paginação é feita por hardware (MMU), e não page swap no iOS, a Apple proibiu isso desde o início.
Page Swap (falei em paginação, não Page Swap) é um método, ainda que a paginação da memória tenha auxílio por hardware, como é feita é designado pelo iOS. Pedro: is 64 bit permitem palavras mais longas e que um comando grande seja processado duma só vez, em vez de 2 vezes em 32 bit que se torna mais ineficiente (neste caso)
O impacto em aplicações desenhadas a 32bits, é zero.
A apple simplesmente se preparou mais cedo para os upgrades futuros, mais nada a meu ver. Pelo menos não no imediato. Não nos esqueçamos que o 4s já saiu à 3 anos, e ainda recebe os updates da apple.
Daqui a 3 anos certamente que existirão mais aplicações já desenhadas em 64bits. E nesse caso já não à volta a dar para os de 32
@ Pedro
“O impacto em aplicações desenhadas a 32bits, é zero.”
o impacto nessas aplicações será zero, mas o sistema é a 64bits e optimizado para a nova ISA.
Isso significa que aproveita todos os recursos disponíveis do novo processador, como o aumento do número de registos (o espaço de registo não é a única coisa que aumenta).
Quero com isto dizer que a aplicação pode beneficiar indirectamente dos 64bits, se os processos a 64bits do sistema (e até de outras aplicações em background) forem mais rápidos no 64bits!
E no caso dos processadores a 64bits da ARM há tb um aumento no número de instruções por ciclo – mais um benefício indirecto em performance para essas aplicações de 32bits!
“a Apple lança um processador a 64 bits e deixa o software a 32”????
O iOS é a 64bits, todas as aplicações da Apple são a 64bits, várias outras aplicações são a 64bits
Nunes, mas esse desempenho não é feito nas aplicações, mas sim no software do telefone certo? O que for desenhado para 32bits, será processado à mesma velocidade… certo?
O que eu disse foi isso:
“O impacto em aplicações desenhadas a 32bits, é zero.”
Em grande parte estás correcto, mas por se ignorar os pequenos efeitos indirectos no processo de 32bits!
Há sempre vários processos a correr ao mesmo tempo no telemóvel, e o sistema vai dando “tempo” no processador a esses processos, tendo que cada um esperar pela sua vez. Se nessa “concorrência” os processos de 64bits correrem mais depressa, então os de 32bits mais depressa chegam à sua vez o que resulta que mais cedo terminam, mesmo que o processo em si demore o mesmo tempo. Como é óbvio este tipo de efeito só se notará quando houver uma “carga” elevada no processador.
Isso no final é igual quando o 1 GB de RAM se esgota quando alternas entre apps, e o unload duma e outros processos para almoçar RAM suficiente para um jogo, aí ficas à espera.
O meu iPad Mini Retina tem o A7 de 64 bits, iOS 8 e leva cada travanco quando troco de Apps pesadas que até assuta. Um exemplo foi agora mesmo a responder na thread do iPad Air 2 no Safari, que me crashou o Safari… (Então com o Feedly é todos os dias, basta abrir um link dentro do Feedly)
O efeito que falei é geral, não é exclusivo dos aparelhos da Apple. Para além disso nem todos os processos que carregam o processador levam a consumir muita memória ao ponto de veres efeitos da gestão de memória!
Que diferenças, a nível de programação de apps, há entre programar para 32bits ou para 64bits??