Google passa a Apple e é agora a marca mais valiosa do mundo
Corria o Ano de 2008 e a Google era considerada a marca mais valiosa do mundo. O índice BrandZ destacava esta marca que se sobrepunha à Microsoft, nessa altura. A Coca-Cola sempre andou a rondar as primeiras posições mas desde 2011 que a marca de Cupertino era a considerada como a mais valiosa.
No mais recente relatório do índice BrandZ, a Google ascende ao primeiro lugar deste ranking.
O índice BrandZ é uma base de dados brand equity que detém dados de mais de 650 mil consumidores e profissionais de 31 países, comparando mais de 23.000 marcas. Esta base de dados é usada para estimar as avaliações das marcas e a cada ano, desde 2006, tem sido usada para gerar uma lista das 100 maiores marcas globais.
Segundo o BrandZ "o valor da marca é o valor financeiro de uma marca definido como a soma de todos os ganhos que a marca deverá gerar". O BrandZ recolhe anualmente dados dos consumidores, com cada pessoa questionada para avaliar marcas num competitivo contexto de uma categoria de mercado. Isso gera opiniões de pessoas que conhecem a categoria e, portanto, podem julgar uma marca com base nos atributos que são importantes para eles.
Após 3 anos de liderança deste índice, a Apple perdeu o seu posto para a Google. Esta é agora a marca mais valiosa do mundo. A análise da consultora MillwardBrown, responsável por este índice, considerou que a marca de Cupertino vale 147,8 milhões de dólares ao passo que a sua concorrente, a Google, está avaliada em 158,8 milhões de dólares.
Esta descida de posição, conforme podemos ver na imagem em cima, deve-se a perdas entre 2013 e 2014, onde perdeu 20% do seu valor. Já a Google aumentou cerca de 40% o seu valor em marca.
Mas então, como empresa, a Apple deixou de ser a mais valiosa?
Não, este índice BrandZ não retrata o poder financeiro das empresas, mas sim, em grosso modo, a sua força como marca no mercado global. Em termos de mercado e retirando os valores actuais do índice 2000 que pode ser consultado na Forbes (dados compilados com base nas vendas, lucros, activos e valor de mercado), o ranking está estruturado pela seguinte ordem de grandeza:
- Apple = 483.1 mil milhões de dólares
- Google = 382.5 mil milhões de dólares
- Microsoft = 343.8 mil milhões de dólares
- IBM = 202.5 mil milhões de dólares
- Samsung = 186.5 mil milhões de dólares
- Oracle = 185 mil milhões de dólares
- Facebook = 159.7 mil milhões de dólares
- Amazon = 157.5 mil milhões de dólares
- Qualcomm = 135.5 mil milhões de dólares
- Intel = 129.2 mil milhões de dólares
Este TOP 10 de valores de mercado de cada empresa mostra que há dentro de um segmento tecnológico uma proximidade entre a Google, no 2º lugar, e a Microsoft, no 3º posto, antecedendo um fosso para a quarta posição e seguintes.
O Facebook, por exemplo, é dentro das redes sociais a que mais se destaca, com um valor de mercado na ordem dos 159.7 mil milhões de dólares, contra o seu "rival" Twitter com uma valor de 27.6 mil milhões de dólares. A título de curiosidade, a maior rede asiática, a poderosa Baidu tem um valor de mercado de 55.8 mil milhões de dólares.
Mas esta queda da Apple poderá "influênciar" os seus resultados financeiros?
É sinal de algum arrefecimento em termos de imagem no mercado de consumo, é uma marca que perdeu algum fulgor nos últimos anos e isso custou-lhe muito mercado nalguns segmentos. Contudo, uma marca como a Apple tem argumentos para responder a esta perda de carisma, mas... tem de mostrar mais a um mercado que actualmente é mais exigente!
Este artigo tem mais de um ano
Até agora não percebi.Porque razão a Google passou a ser a marca mais valiosa.A INFORMAÇÃO NÃO ESTA BEM CLARA..
Don’t be evil! muahaha
Este índice BrandZ não retrata o poder financeiro das empresas, mas sim, em grosso modo, a sua força como marca no mercado global. Em termos de mercado e retirando os valores atuais do índice 2000 que pode ser consultado na Forbes (dados compilados com base nas vendas, lucros, ativos e valor de mercado).
Pois, você não leu direito certo????
Porque é que a Google passou a ser a marca mais valiosa?
É fácil!
Quando as coisas correm bem no Android, no Chromebook, é porque a Google é boa.
Quando as coisas correm mal, a culpa vai para os fabricantes de hardware (Samsung, HP, LG, etc.’s)
Quando a Apple faz m****, é uma revolta, mesmo por quem não tenha nada da Apple, nem use o serviço, nem saiba do que se trata.
Quando a Google faz m****, é tudo abafado, e quanto resto, são tudo calúnias, porque a Google trabalha por detrás das cortinas, e as pessoas não se apercebem como são as fontes de rendimento da Google…
Quando as coisas correm mal com o Android é porque os OEM fizeram algo de mal. A Google quando faz besteiras leva logo processos e multas (basta ver o último escândalo que exige a remoção dos dados dos clientes ou o caso do sniffing das redes wifi. Quando a apple faz besteiras a culpa é só deles, porque eles controlam software, hardware e ecossistema. Não percebo porque ficaste tão “aziado” com esta notícia, afinal nenhuma empresa consegue ocupar o primeiro lugar para sempre.
Quando as coisas correm mal com o Android é porque os OEM fizeram algo de mal.
Glória!
Glória! Google Santíííí-i-i-i-ssssimaaaa
https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/o-barato-smartphone-moto-e-supera-o-caro-galaxy-s5/
Leitura do Sagrado Blog, Capítulo Pplware, Versículo Negócio da China
Google santíssima!
Afinal não vendeste a Motorola á Lenovo.
Foi antes uma oferta dos Deuses!
A maior parte dos problemas que surgem nos smartphones com Android devem-se a costumizações implementadas pelos OEM, drivers mal desenhados ou falhas de hardware. Onde é isso culpa da Google que desenha o SO base?
Por sua vez bugs que surgem especificamente relacionados com o AOSP são culpa da Google, mas isso acontece em qualquer companhia que crie software, até na Apple. Não estou a ver o que é assim tão dificil de entender, mas ok.
lá está, só prova a minha teoria…
A culpa é sempre dos outros.
Quando é Apple, a culpa é sempre da Apple…
Quando corre bem, os louros também são sempre da Apple… mesmo que sejam os outros a produzir os componentes, são bons porque… foram projectados pela Apple. É uma questão de coerência 😉
Isso já é a outro nível…
A concorrência também não faz tudo in house, por exemplo, a samsung normalmente utiliza soc’s Qualcomm, ou a linha nexus, que é fabricada até por outros fabricantes…
Então, não é normal que cada um assuma a responsabilidade pela mmerd@ que faz? Se outros estragam (p.ex. com bloatware) o software que a Google desenvolveu, de quem é a culpa? Se eu compro o telemóvel à Samsung e ele funciona mal de quem é a culpa? Se o compro à Apple, de quem é a culpa? Se o LCD funciona mal, ainda que seja produzido pela Samsung, a responsabilidade é obviamente da Apple que os comprou e os comercializa. A Google podes responsabilizar pelos nexus. Para além disso, o Android não é dos que mais contribui para o reconhecimento da marca… dos utilizadores de Android só uma parte sabe que o usa e dessa parte, só uma parte sabe que é desenvolvido pela Google.
Falam…falam..falam…. falam.
Penso que o Vitor resumiu bem o porque disto ter acontecido, ou, noutras palavras, “Apple’s been known for earth-shattering, category-creating, revolutionary products. And I would say just recently Apple’s innovations have been more evolutionary than revolutionary. I think that may have played a little bit in the drop from first to second”.
Por muito que custe aos fans, a Apple sabe-o bem e admite-o: “”We have a lot of work to do to turn this around”, mas apesar de “Apple closes the gap on Samsung’s advertising budget” (http://www.androidauthority.com/apple-samsung-ad-budget-2013-366238/), o que acontece é que “Apple ads are losing their appeal and quick in the US, Amazon and LG top the charts” (http://www.phonearena.com/news/Apple-ads-are-losing-their-appeal-and-quick-in-the-US-Amazon-and-LG-top-the-charts_id53796).
Por outro lado, a Google ” is not afraid of taking risks. The company is changing the future and molding it into a whole new world… “They have been working on projects like the self-driving car, Project Loon, Google Glass, and Android Wear, to name a few. These are revolutionizing the way we look at technology and the world. These are not just cool new phones and devices, they are “game-changers”.”
Tira as palas!
Até parece que é impossível alguma empresa ultrapassar a Apple.
Hoje está a Google, amanhã está a Apple, depois de amanhã quem sabe a Microsoft and so on.
Também deves ter sido dos que chorou quando o Steve Jobs morreu…
tu és tão panão moço…
Rebentei a bolha a alguém, parece…
Ó Nelson, tu ridicularizas-te de tanta estupidez que dizes. Falas com uma arrogância como se a Apple fosse tua ou como se tu tivesses algo a ver com o sucesso ou insucesso deles.
Rapaz, basta ler os teus comentário por 3 ou 4 posts que se entende que a tua fúria a escrever é tão grande que passas a vida a contradizer-te. Experimenta ter mais calma e pensar melhor antes de cada comentário que fazes, ou resposta que dás.
Acho que disseste tudo.
Nelson OP.
Nerf pls.
@Nelson
“Quando as coisas correm bem no Android, no Chromebook, é porque a Google é boa”
LOLOL Só me apetece rir, nunca tinha visto o motor de busca mais famoso do mundo, resumido apenas a dois produtos lololol
Vais me dizer que a Apple não usa produtos Google? Se não tiveres a ver, procura no maps lolol
Diz-me onde é que a Google usa o quer que seja da Apple?
Olha este exemplo:
http://www.macrumors.com/2014/04/16/project-tango-primesense/
Mas sim continuem, haveremos de descobrir ainda mais informações interessantes, só não se “peguem” aos beijos ou na porrada, de resto… mandem é bons argumentos.
De facto é verdade.
Mas o Tango ainda é um projecto, é normal que eles usem componentes disponíveis no mercado, mas ninguém garante que se um dia este projecto for lançado, a google continue a usar esses mesmos componentes.
De qualquer forma, eu sou a favor do esforço conjunto, não acho que nenhuma empresa subsista sem as restantes, todas elas precisam umas das outras.
E esforço conjunto sempre houve e haverá, mas nem tudo o que fazem têm de promover na comunicação social, eles não são ilhas, eles crescem e desenvolvem esforços conjuntos.
E porque é que não podem usar produtos uma da outra?
http://9to5mac.com/2013/11/27/how-google-manages-over-40000-macs-without-much-help-from-apple/
E se não usar?
Não há o bing, por exemplo?
Mas por exemplo, como o OMG disse, na Google, o Mac é o portátil preferido dos empregados da Google…
@Nelson
Se não usar à sempre quem use.
Claro que há, também há o sapo.pt ou não gostas?
E depois? achas que isso significa alguma coisa?
Já agora sabes qual a marca de sapatos dos empregados da Google? Se estás assim tão bem imformado, podias-me dizer também qual a marca de camisas (para não dizer outra coisa) dos empregados da Google… sabes isso?
http://mashable.com/2014/05/21/eat-that-apple-study-places-google-as-the-worlds-most-valuable-brand/
most valuable
A tendência é a Apple vir por aí a baixo.
A não ser que realmente apresente novamente um produto que seja uma “inovação” para o consumidor.
Senão será mais do mesmo, e para isso já existem no mercado muitas marcas que o fazem todos os dias/meses/anos !
A Apple vir por aí a baixo?
Tipo, estão a vender como nunca.
Este WWDC promete ser dos mais fortes dos últimos anos…
A concorrência está cada vez menos interessante, vira o disco e toca o mesmo…
O crescimento da Apple tem sido nitidamente superior ao do NASDAQ, e ao da Google, quer vejas 5 anos, quer vejas de 1 ano, ou meio ano, ou 3 meses, ou 1 mês.
Sim, está muito mal, a Apple…
Eu acredito que nunca desça em termos de vendas e assim, a não ser que um dia destes ter um iphone deixe de ser da pinta e estar na moda e tudo mais, o que sinceramente não me parece.
Não quero discutir o que é melhor ou pior etc… mas é um facto que grande percentagem das pessoas que tem um iphone o tem por essas razões, ou pq é bonito e rapido, e ao fim e ao cabo acabaram de dar 700€ para ir a net/facebook/instagram e fazer chamadas/sms.
P.S e o mesmo tb acontece nas outras marcas claro, mas em menos quantidade
E por isso que geram mais tráfico, compram mais apps profissionais, etc. Ou seja dão mais uso ao smartphone
Olha que o play anda a atingir essas margens de lucro já faltou mais e vai acabar por ultrapassar não te preocupes.
Depois talvez os devs comecem a dar mais valor ao android.
Claro Sergio, uma coisa leva a outra, se bem que maioria das pessoas que conheço, gastam “balurdios” por smartphones e depois recusam-se a dar 1€ ou 2€ por aplicações ^^
Podem vender mais, mas a marca vale menos; como deves saber, são coisas diferentes e acho que sabes que a seguir à perda de valor da marca vem a quebra nas vendas…
Isso não é novidade a google sempre foi a melhor e mais valiosa marca do mundo. Apple só tem nome que nunca usei nem usarei. Quero meu HTC ONE M8 onde comprar no BR?
O que é que isto quer dizer? Que as pessoas finalmente vão deixar de chamar tudo que é tablet de “iPad”?
Ou será que é desta que as pessoas que não querem comprar produtos da marca Apple, vão parar de se queixar que a Apple quer facturar logo 10.000€ por um Mac Pro, quando podem comprar um HP já com uma impressora, um scanner e um fax por 400€?
Felicidades então para a Google, agora que são os “campeões da tecnologia”, vamos ver como é que a sua imagem fica nestes próximos anos, quando começarem a ser criticas por tudo e por nada, com razão ou sem… 🙂
Se fosse ao contrário a tua conversa séria outra. Mas pronto, já percebemos que te causou azia.
Relativamente ao tópico, é bom ver que as empresas de tecnologia continuam a crescer e a valorizar cada vez mais.
Se vocês o dizem que é azia… 🙂
desfarça a azia nelson…
Eu dou o exemplo ca de casa, toda a gente (pai, mãe, tios etc…) conhecem o google (como motor de busca) enquanto que apple não conhecem, o nome iphone e que é um telemovel e tudo mais sabem, mas não associam a apple, com isto quero dizer que a google como marca é muiiiito mais abrangente que a apple.
Claro que conhecem o Google. Mas será que conhecem a Google?
não, da mesma forma que não conhecem a apple apenas um produto da mesma, tb não conhecem A GOOGLE, mas um utilizador comum pode não conhecer a GOOGLE mas utiliza as suas ferramentas no dia a dia (youtube,gmail, google, chrome etc…) dai a que eu acha que seja uma companhia com mais valor, no contexto do artigo claro…
E é por isso que a Google se torna a marca mais valiosa do mundo? Por as pessoas conhecerem o nome? Se fosse por aí a Coca Cola ainda seria mais valiosa
“A Coca-Cola sempre andou a rondar as primeiras posições mas desde 2011 que a marca de Cupertino era a considerada como a mais valiosa.”
Não é so por isso, mas parece me que é um dos grandes motivos 😉
E antes era quem?
A Google!
+1
Temos a burra nas couves
Não se esperava outra coisa com o sucesso que estão a ter.
O glass é cada vez mais é noticia e pertence ao dia a dia, e os carros autónomos também cada vez são mais autónomos :D, sem falar de todos os outros projectos que eles têm, mas estes para mim são os mais interessantes e vão valorizar cada vez mais a marca.
No índice BrandZ a Apple esteve três anos em primeiro e este ano trocou com o segundo. Como principal factor de avaliação conta o reconhecimento/fidelização à marca e sem dúvida praticamente toda a gente usa produtos Google e aprecia-os.
“Ah e tal, foi por causa da inovação com o Google Glass e os carros sem condutor”. A questão não tanto do sucesso, porque tem dado prejuízo. Mas de facto mostra que a empresa está disposta a correr riscos. A Apple, como diz alguém ligado ao BrandZ, não tem aparecido com produtos novos e foi penalizada.
Agora, o Índice BrandZ não ē único, há mais. Estes, recentes, têm a Apple em primeiro:
Brand Finance 19/03/2014
http://www.idownloadblog.com/2014/03/19/apple-ranked-top-billy-brand/
Forbes – 7/11/2013
http://www.idownloadblog.com/2013/11/07/forbes-most-valuable-apple/
Verdade, embora o BrandZ seja “o mais popular”. Contudo e dados estes valores “diferentes” entre as várias e prestigiadas ferramentas, estes índices estão a perder um pouco a sua utilidade, recorrendo já as organizações ao índice 2000 que leva dados financeiros concretos.
Seja como for e é a verdade, a Apple “arrefeceu”m está pouco audaz e, mesmo com prejuízo, a Google está a arriscar, está a traçar futuro de forma mais arrojada.
“A sad day for Apple fanboys everywhere… This past year, Apple went once again without a transformational new product, and it was beaten to market by Samsung with the first smartwatch.
Though the company is still selling lots of iPhones, consumers are really starting to question whether Apple is the innovation leader it once was.”
http://www.businessinsider.com/the-20-most-valuable-brands-in-the-world-2014-5?op=1
Este primeiro lugar é mais que merecido. Parabéns Google!
Quando li o titulo pensei: Haters gonna HATE!
Nelson, get a life. Olha que tanto ódio pela google ainda te faz mal :p
Conta lá, a apple paga-te quanto para andares ai a defende-la?
Sugestão do titulo: “Google ultrapassa a Apple e é agora a marca mais valiosa do mundo” em vez de “Google passa a Apple e é agora a marca mais valiosa do mundo”, assim dá ideia que a Google passou a ser a Apple, até me assutei com o titulo!
É a tua interpretação, pois leste como sendo “Google passa a ser Apple”… mas não é o que lá está 😉