Safari é mais rápido que o Chrome, graças ao update do WebKit
O Safari sempre teve "a fama" de ser rápido e até um pouco minimalista. É usado sobretudo por pessoas que conhecem o ecossistema Apple, mesmo que usem o Windows. Mas, ao longo destes anos, nunca conseguiu bater o poder do Firefox e mais tarde do Google Chrome, em termos de alternativa ao IE.
O crescimento do Chrome, contudo, trouxe alguns desafios maiores à Apple, e segundo consta, a empresa de Cupertino está a trabalhar para melhorar a performance do JavaScript no seu browser, incluindo actualizações nos aceleradores desta tecnologia nas recentes versões do motor WebKit, como dá a conhecer o InfoWorld.
WebKit é um motor open source, criado pela Apple que serve de base ao Safari. Esta nova actualização ao motor do JavaScript do WebKit, o "Nitro", gerou o novo "FTLJIT". Este upgrade, segundo dizem, está mais competitivo que o motor V8 da Google e SpiderMonkey da Mozilla.
Pode isto tudo ser puramente retórico, contudo cada vez mais as empresas estão a portar os seus sistemas para o suporte web, tornando assim os browsers a aplicação mais importante que temos no nosso computador. Já nem falamos nos serviço ligados à administração pública, que cada vez mais são usados pelas empresas, falámos mesmo nas aplicações de gestão que, ao estar neste suporte, estão disponíveis em qualquer gadget e sistema operativo, os browsers são a janela do mundo.
O FTLJIT é ainda considerado experimental, por isso, e apesar de ter ser sido disponibilizado no port do WebKit para OS X, não está activo ainda, tendo de ser activado através de flags na linha de comando.
Um dos atributos que poderá manter o FTLJIT à frente dos restantes "concorrentes" é conhecido. Este corre código JavaScript que não é especificamente optimizado para asm.js [Mozilla's]. Cada motor JavaScript correrá código asm.js, mas apenas o SpiderMonkey da Mozilla honra as optimizações especificas asm.js, e actualmente nenhuma outra empresa de desenvolvimento de browsers optou por seguir o exemplo da Mozilla.
Segundo os dados de um relatório, obtido a partir dos resultados dos testes, a velocidade do WebKit com o FTLJIT ligado ultrapassa a performance do Chrome, contudo o Firefox continua a ser o melhor, pelo facto de usar, como já referimos, o asm.js optimizado para os benchmarks.
O JavaScript tem sido a chave da tecnologia para os browser ao longo dos anos. Esta tecnologia é quem permite uma interacção mais rica do utilizador com as páginas assim como o carregamento dinâmico dos conteúdos sem que o browser se esteja sempre a actualizar. As animações e conteúdos multimédia são outros aspectos que estão intimamente ligados à velocidade desta tecnologia. São estes pontos aqueles que mais saltam à critica de cada um de nós na utilização de um navegador.
E porque é assim relevante a performance do JavaScript?
O código JavaScript está incluso num site e é executado dentro do navegador do utilizador, quando a página é carregada. A eficiência do motor de JavaScript do browser pode ter um impacto significativo na experiência de utilização. Essa experiência de utilização, ou a qualidade da mesma, tem obrigado a implementações cada vez mais complexas do JavaScript.
Então a Apple poderá estar a apostar mais nesta tecnologia para o OS X 10.10?
Não há, actualmente, nenhum dado concreto que diga isso mesmo, contudo ao estar apenas activo na versão OS X do WebKit, poderá significar que a Apple está a trabalhar em importantes implementações nesta tecnologia.
Poderá o OS X 10.10 trazer mais aplicações web based?
Via | Macrumors
Este artigo tem mais de um ano
De todos os browsers que existem para Ios7, sem duvida que o Safari melhorou muito em relação ao ios6, antes, não conseguia ler flash, agora com plugin quicktime está muito bom em videos como Youtube, Sapo, Vimeo. Em termos de design, melhor e funcional do que era no Ios6.
QuickTime não tem nada a ver com Flash, e sempre teve QuickTime.
O QuickTime serve para ver videos normais.
Os sites é que melhoraram, quando passaram a oferecer mais video HTML5…
TU não trocas nada que seja da Apple, até pode ser o pior a face do universo.
Chama-se cegueira crónica
What????
Estás a fazer confusão. Com o iO 6, 7 (ou 8 ou 9) e no Windows Phone não vês vídeos em flash.
No Android não sei como está a coisa depois de a Adobe ter deixado de dar suporte ao plugin flash para browsers mobile.
Os vídeos que vês nào estão em flash. Estarào provavelmente em H.264.
O Safari não suporta o Flash. OS vídeos que vês no Safari no iOS, usam a tag HTML5.
E da Apple , e excelente. Chrome e horrivel, ocupa imensa memoria e laga imenso tanto no pc como no lentissimo e bugado android.
Quando comprei o mac, instalei o chrome por estar habituado a ele enquanto usava o Windows, (e ainda é o meu browser de eleição no SO da Microsoft) mas aos poucos comecei a usar o Safari, por este ter funções inerentes ao Magic Mouse, que não estão presentes no browser da Google e neste momento, no que toca ao OSX, não troco o navegador da Apple por mais nenhum outro. Em iOS então, nada bate a velocidade do Safari.
Eu já não troco o Safari por nada há anos, só gostava era que voltassem as tabs no topo da janela como no Chrome… Mas pronto…
As tabs em cima como no safari, o chrome é que copiou.
Agora já percebo porque tenho sempre a ventoinha do mac, ligada. E isto tudo desde a última actualização.
isto não está activo no webkit, tem que ser o utilizador a activar manualmente. Para além disso nem creio que já esteja presente na versão que tens no computador
Vê lá se não é do pó que está a entupir a passagem de ar.
Às vezes uma boa sopradela resolve os problemas.
Não vejo em que medida isto implica alguma aposta nova especial da Apple para a próxima versão, é o continuar do desenvolvimento. A Apple já tem serviços que fazem bastante uso do javascript, por isso é natural que queira melhorar a performance do lado do cliente.
O navegador do safari é atualizado em outras plataformas?
Sou novato neste quesito,podem me ajudar?
Já esteve disponível para Windows, mas como era pouco usado, agora não.
De momento não. Já existiu o Safari para Windows, mas este foi abandonado aquando o lançamento do Safari 6.
Na minha opinião, o Safari sempre foi o mais rápido no ambiente Mac e o Chrome no Windows.
A rapidez “aparente” do Chrome deve à maior cache que ele guarda em relação ao Safari.
Além da rapidez, adoro o Safari pela interactividade com o resto do sistema. Aí nenhum browser chega sequer perto.
yup principalmente para quem usa o trackpad!
Todos os comentários que tenho feito através da app para ios não mais aparecerem depois no site nestes comentários,embora digam com sucesso.Acontece a mais alguém?
Maxthon…
O artigo não é sobre o Safari em Mac?
Em Ios a conversa é outra pois os browser disponiveis na AppStore não têm acesso ao JavaScript Nitro nativo no IOS, o que deixa em desvantagem qualquer outro navegador.Não há portanto comparação leal.
Têm sim, basta porém um webview, que já têm acesso ao webkit e ao nitro.
não têm acesso ao Nitro, usam outro motor para Javascript (o do UIWebView). É um facto bastante conhecido.
Com Jailbreak é possível pôr outros browsers a usar o Nitro
Aí é? Ok…
não acreditas? basta pesquisar, e ver as diferenças de performance em Javascript dos outros browsers vs Safari. São enormes!
O Nunes tem razão. O UIWebview não dá acesso ao JavaScript usado pelo Safari. Apenas com um tweak chamado “Nitrous” do Cydia te permite isso.
Ninguém sabe tudo Nelson, p.ex ” porém ” é uma palavra que não pertence ao verbo “por”.
Mas fica feliz pois estou a responder-te do meu iPad.
Eu não disse que não.
Para além disso, todos os browsers têm que usar obrigatoriamente motor de javascript da Apple. Esta é uma das razões pela qual a Mozilla não lança o Firefox para o iOS.
Há muitos anos que sou utilizador do Chrome, mas desde que saiu o Safari 7 com o Mavericks o Chrome quase parece um browser obsoleto. É uma pena, visto que têm algumas funções que fazem falta no Safari mas a diferença de velocidades é demasiado notória para conseguir continuar a usar Chrome por enquanto.
E não é só isso, depois de usar o leitor (sei que há equivalentes no chrome), e o zoom inteligente, e o forward/back com o deslizar do dedo… Ao quero outro!
Quando houver um standard que permita fazer sync com outros browsers e assim… Perfeito!
Eu uso o Safari no portátil, tablet e telemóvel, por isso, esta-se bem 😀
Safari no portátil apenas. Não tenho tablet e o telemóvel é um android. Mas uso bastante Linux também (que não tem Safari obviamente) pelo que dava jeito.
Sou fã incondicional da Apple,
O Safari é o melhor para Mac
No entanto para IOS, experimentei o Opera Coast, por sugestão da Pplware e neste momento estou a usar com mais frequência, o retroceder com arrastar é fantástico.
O Safari para iOS e para Mac, também fazem isso…
Correcção: … aaahhh a Apple não criou o WebKit. A Apple fez um Fork do KHTML (KDE) e chamou-lhe webkit, mas a Criação é mesmo dos programadores do KDE…
A esta altura do campeonato o Webkit é uma criação da Apple, pois já divergiu muito do KHTML e os dois seguiram rumos diferentes. Mas obviamente se deve fazer a ressalva de que foi um “fork”.
Tal como daqui a vários anos se poderá vir a dizer que o Blink é uma criação da Google.
Boas,
Já que estamos a falar de browsers, quero reportar um problema que tenho. Uso o windows 8.1 e tenho o firefox instalado. Por algum motivo que desconheço, desde que comecei a testar o chrome, o firefox, mesmo estando instalado, não abre. Alguém tem uma sugestão da resolução?
Desde já o meu obrigado,
Pedro Faria
A única coisa que faz falta ao Safari no Iphone é a opção “pedir site para computador” que o chrome tem.