Google trará para os Chromebooks aplicações do Windows
Depois da notícia divulgada ontem que dava conta de que a Microsoft estaria a considerar a possibilidade de correr aplicações Android nos dispositivos Windows e Windows Phone, a Google vem agora afirmar através de um comunicado oficial que estará a preparar-se, em conjunto com a VMWare, para introduzir aplicações Windows nos seus Chromebooks.
O anúncio foi feito durante o dia de ontem, 12 de Fevereiro, no blog oficial da empresa pelo director de gestão de produtos Chrome, Rajen Sheth, referindo que a VMware irá trazer para os Chromebooks aplicações do Windows.
Apesar da Google ter lançado os seus computadores com sistema operativo próprio com o objectivo claro de romper com o monopólio da Microsoft, a verdade é que ainda existe muita gente com necessidade de um ambiente de trabalho e de algumas aplicações "tradicionais".
Será então com esta parceria entre a Google e a VMware que se introduzirá nos Chromebooks alguma da aparência e funcionalidade tradicionais do Windows, sem comprometer a flexibilidade e segurança das aplicações Google na Cloud. As novas aplicações vão correr no Chrome OS de forma similar às já existentes.
Muitas empresas irão preferir que as aplicações nativas corram no sistema operativo para o qual foram produzidas, principalmente pelo desempenho e segurança. No entanto, não sendo esta uma solução perfeita para os Chromebooks, a notícia surge no momento perfeito. Perfeito porque será já em Abril que a Microsoft deixará de fornecer suporte ao Windows XP, em funcionamento ainda em muitas empresas espalhadas um pouco por todo o mundo.
Ao introduzir estas alterações a Google pretende captar aquelas empresas que se preparam para migrar para as máquinas virtuais e outros servidos na Cloud.
Este artigo tem mais de um ano
Nunca pensei que agora a Google fosse a Microsoft, e a Microsoft seja agora a Google.
Ya… estão a inverter os papeis.
A meu ver, a Google nunca devia competir, nem com a Microsoft nem com a Apple. Antes devia procurar oferecer os melhores serviços em todas as plataformas, não importa elas se são iOS, MAC, WP, Windows, Linux, etc…
Exacto.
Além disso, este sector tem tanto para explorar, que é completamente ridículo competir!
Olha a Apple, cresceu bem, não foi a competir com a Microsoft, foi a fazer coisas diferentes do que havia no mercado.
Para evoluir num mercado nao se tem q competir?
Inovar nao sera competir?
A apple existe desde 1976. Faliu varias vezes. A Microsoft (gates) pessoalmente teve de intervir (penso q ainda seja possuidor de accoes), nao googlei.
A apple tem sido levada ao colo pele microsoft faz decadas, claro com interesses da MS, nao ha almocos gratis.
Logicamente q a apple esta a, “fazer coisas diferentes” ? Q coisas diferentes?
Alguma vez inventou algo q nao existisse?
Pq q achas q compra patentes? Curticao ou para fazer coisas “diferentes”.
PS:(Depois daquela do “Fraco Portugues…” fiquei-te ca com uma raiva chavalo).
Aquele abraxo.
Faliu?
Quando é que isso foi? É que dava jeito saber… LOL
Fanboys.
Não foi o Gates, não, foi a Microsoft que aceitou em vez de pagar á Apple o que lhe devia (http://www.theregister.co.uk/1998/10/29/microsoft_paid_apple_150m/), comprar X acções da Apple, que, por acaso, subiram de valor consideravelmente então…
“A apple tem sido levada ao colo pele microsoft faz decadas”
Vê-se mesmo que percebes da cena! 😀
Isso é mesmo estúpido, ouve lá, tens noção do completo ridículo?
Quanto ao fraco português, não foi para te atacar, mas se achas que és bom… ok, fica lá com a tua.
o interesse destas empresas são numeros
+clientes
+apps
+dinheiro
como o fazem isso fica para o andar dos advogados (eles tem que fazer alguma coisa) 😉
E eu a ler com entusiasmo Chromebooks a correrem aplicações Windows, e depois facepalm a partir da palavra VMWare :/.
Esperavas que fosse como? Tinha que ser com maquina virtual obrigatoriamente…
Obrigatóriamente?
Já ouviste falar do WINE? Pois…
Apesar do Chrome OS ter como base Linux, dado que a ideia é trabalhar na cloud (sim, eu sei que dá para trabalhar offline), WINE não me parece uma opção válida.
Podia ser com o crossover ou Wine, ainda assim, a pesar de as aplicações correrem de forma nativa(quase), ainda não é a melhor opção 😛
Ora vamos lá ver:
WP vai correr apps android
ChromeOS vai correr aplic. win?
Hummm … algo de estranho se passa?
Haverá alguma parceria Google/Microsoft ou é exactamente o oposto?!
Exactamente o oposto 😀
A microsoft armou-se em esperta ha uns dias, querendo desdenhar do ecosistema android no windows mobile…
A google como não é parva desdenhou de seguida no windows…desktop.
Agora quero ver os t*mates da M$…a ver se ela avança mesmo nas aplicaçõs android nos lumia, depois da Google ameaçar o seu verdadeiro ecosistema…agora estou para ver.
Gostei do cheque feito pela Google á M$ 😉 …a m$ pôs-se a jeito e pimbas 😀
Pois é, mas porque é que a Microsoft ou outra qualquer não há-de pôr aplicações Android a correr no seu SO?
É Open Source, não é?
Então que se corra, quer a Google goste, quer não goste!
Também se correm aplicações para Windows no Wine, e a Microsoft tem de comer e calar…
Ninguém impediu de fazerem o MONO, e correrem aplicações .NET fora dos ambientes da Microsoft. Aliás, acho que até a Microsoft apoiou o projeto!
A Google que coma e se cale! O Android é Open Source, e é para todos, se não querem que seja Open Source, que façam o trabalho todo in-house, e não usem também software Open Source. Ou melhor, não usassem…
Não sou fanático de software open source, mas mete tanto nojo quando tem uma licença, é para respeitar…
Quer a Google lance ou não esta treta, não interessa, aliás, para bem da Microsoft, é lançar, porque vão ter de pagar muitas licenças á MSFT, e depois os clientes dos Chromebooks, quando experimentarem, certamente vão ficar logo desapontados, com as exigência de tráfego, e o lag que terá…
Uma das vantagens dos Chromebooks, é que por terem total integração hardware/software, e por só correrem “aquilo”, correm bem… as pessoas ficam contentes só por isso… quando começarem a meter palha á pressa, como andou a MSFT a fazer nos seus grandes 98OSR1, Me, Vista e 8, as pessoas começam-se a fartar…
boas Nelson…
sim é verdade que ela pode, mas…a historia de ter que pagar…ja não é bem assim porque se fores por ai, a google tem que pagar á M$ mas a M$ também tem que pagar a google…
Ou seja esta foi uma forma da Google por a M$ em sentido, visto que do ponto de vista legal, não pode impedir a M$ de usar a base do android…
Aliás a M$ até parece que o quer usar nos novos nokia de baixo custo…este deve ser outro factor que chateou a google…
Agora que teem as duas trunfos na mão…vão se sentar de igual para igual e falar muito bem 😉
A historia do Mono, é um presente envenenado…não em relação ao Mono, porque essa é uma implementação do c#, mas melhor que o proprio C#…
Mas sim em relação a compatibilidade que existe na maquina virtual permitindo correr aplicações desenhadas em C#, está implícita tecnologia M$…ou até se quisermos tecnologia da SUN, porque como sabemos a M$ roubou muita da tecnologia java, para fazer o c# e maquina virtual…
A M$ pode reclamar futuramente, ou seja pode por e dispor sobre o Mono, visto que este contém tecnologia da mesma e não só…
Não é ao acaso que ninguém , ou quase ninguém usa mono 😉
E quem usava deixou de usar…tudo se deduzio depois da Oracle ter comprado a Sun,a oracle processou a Google por esta ter roubado tecnologia do java , para o seu dalvkit…e ai é que se percebeu que afinal, o mono…poderia sair caro com a M$ a desdenhar sobre quem o use…
No entanto o que ainda não está claro é que a Oracle talvez possa desdenhar sobre o Mono também…(tendo em conta que a asneira que a Sun fez de licenciar o java free para sempre no windows…so aconteceu no windows…)logo não se sabe até que ponto é que a tecnologia que está por baixo não pertence a oracle no momento…é um assunto muito complexo…
A m$ acabou por se safar porque quando usurpou o java , já a sun tinha licenciado a mesma de forma free para windows, por isso ela não teve que pagar(ou pelo menos não teve que pagar o que era suposto…), porque no fundo não lesou ninguém, porque tinha já sido licenciada de forma gratuita…
Não é o que acontece noutras plataformas…nas outras plataformas e apesar de existir um openjdk, toda a tecnologia existen-te no mesmo é pertença actualmente da Oracle.
O que deixa o mono num papel muito difícil mesmo…é que além da M$ poder cobrar, também se pensa que a Oracle possa ser a primeira a cobrar…
Agora se a M$ pode usar app’s da Google a Google também pode usar app’s da M$…
não percebo a tua logica.
Ja desde 2011 que e possivel usar aplicacoes Windows nos Chromebook’s. Nao com VMWare, mas com Citrix.
http://www.networkworld.com/news/2011/081211-citrix-chromebooks.html