UE com plano secreto para Polícia parar carro remotamente
A tecnologia existe e há vários dispositivos que estão já em utilização para protecção do veículo, ao dispor do seu seu proprietário. Agora, segundo o jornal britânico Telegraph, a União Europeia está a preparar um sistema que desliga de forma remota qualquer veículo em circulação. Este plano terá como intenção a monitorização e prevenção de crimes.
O projecto recorre a um dispositivo que será colocado no veículo logo em linha de montagem. Esta tecnologia deverá ser implementada até ao final desta década, segundo a mesma fonte. Com o dispositivo montado e permitindo um controlo sobre o motor do veículo, caberá aos agentes policiais desligar o carro sem que seja necessária a autorização do condutor do mesmo. Mas o sistema terá alguns procedimentos de segurança, isto porque actualmente e daqui para o futuro os veículos dependem totalmente da energia, desligando o motor os dispositivos de segurança serão desactivados, então o sistema terá procedimentos que irão "obrigar" o condutor a parar.
Caso o infractor insista, o responsável pela operação de imobilização irá cortar o combustível, obrigado dessa forma o carro a parar de forma mais gradual. Será necessário um prazo de 6 anos para introduzir a tecnologia nos novos veículos e para actualizar o parque automóvel de cada país.
Esta nova tecnologia evita procedimentos policiais que levam a perseguições e outras manobras para capturar o infractor. Tudo está devidamente projectado nos documentos que chegaram à comunicação social. Sobre este assunto a Autoridade da União Europeia ainda não se pronunciou.
Será este um projecto viável ou estará posto em causa o direito à privacidade?
Este artigo tem mais de um ano
Isso é tudo muito bonito, até alguem descobrir como crackar o sistema, é como a história do frigorifico que enviava Spam
nem é precisso tanto, os carros com sensores de pressao nos pneus ja foram cracados.
Basta um emisor (radio) que simule que os pneus estao sem pressam para muitos carros terem o limite de velocidade de 50 ou 80km/h forçado
Isso pode ser até uma boa ideia se for bastante seguro, que não vai ser, vai ficar muito mais fácil para os ladroes roubarem os carro só vai precisa de um hacker e um motorista.
mais uma razão para manter o meu clio de 97, imune!
ou li mal?
a partir de que ano é que os carros começaram a ter isso?
se carros do início de 2000 não tem isso mais vale ficar com os velhos
ainda por cima vindo da UE, deve ser coisa boa deve…
Mas, mas, e os hackers? vão conseguir parar os carros todos?
Foi o mesmo que pensei. Quando alguém souber como controlar essa tecnologia, vão pôr todos os carros a parar na estrada.
Nao se tiveres o teu jailbreaked xD
Root nos carros. LOL
Agora mais a sério, gostava de saber como é que vão garantir que apenas a policia e só a policia poderá efectivamente parar um carro.
Fico um pouco preocupado que esta medida siga em frente pois em mãos erradas, qualquer carro poderá ser parado, com as respectivas consequências. O carjaking será “facilitado”… digo eu.
Parece que já não é tão secreto. Mas o PEM não faz basicamente isso?
isto é menos destrutivo. nao ficam fritos os circuitos dos carros.
é mais um botao desligar
O Sistema já existe há vários anos.
Para o mercado Norte Americano já é uma imposição desde 2007.
Pois mas pelos vistos não usam, porque as perseguições continuam….
Estar disponível de origem para os proprietários, concordo. Mas agora para as autoridades nem pensar, já agora tb microfones para se ouvir o que se passa dentro do carro !!!!!
Chegámos a 1984 – olá Big Brother
Quando se falou em GPS Loggers não tardou muito a aparecerem os GPS Jammers… a história repete-se vezes sem conta, só mudam as tecnologias 😉 De resto continua a ser o jogo do gato e do rato.
Não percebi muito como é que essa coisa funciona … se desligar a energia no meu carro fico sem direção assistida, sem travões … acidente à vista! Parece me que isso tem que ser muito trabalhado do ponto vista da segurança rodoviária e de segurança de acesso.
É óbvio que o sistema não vai ser um botão on/off…
Provavelmente vai ser tipo um limitador de velocidade que vai decrescendo até te obrigar a parar.
Vais numa curva e tal… *puff* …e vais em frente. 😛
Não é por nada mas se cortares a energia do carro nao ficas nem sem travoes nem sem direção… Antigamente nao havia electrónica e a direcção era assistida a braços, e os travoes eram rijos… mas viravam e travavam….
ze experimenta desligar um carro apartir de 2000 e depois fala,so os travoes ficam-te pedra nem mexe.por isso eles dizem pra nunca deligar o carro em andamento como se fazia em tempos idos para poupar gasolina nas descidas eheheheh
Eu descobri isso da pior maneira num Rover de 97…
Estava na autoestrada, numa descida, e já estava farto de ouvir o motor, e decidi desligar…
Quando deixei descair o carro… foi certinho! Nem travão nem volante, encravou tudo!
Saudades daqueles VOLVO e Renault dos anos 80 que era meter óleo e gasolina, e quando algo eléctrico pifava, era mudar o fusível!
Conheço quem tenha este tipo de sistema e sei que o carro começa a abrandar até parar.
Era estúpido se desligasse totalmente…..
Não é por nada mas se cortares a energia do carro nao ficas nem sem travoes nem sem direção… Antigamente nao havia electrónica e a direcção era assistida a braços, e os travoes eram rijos… mas viravam e travavam….
trabalhei durante anos numa empresa que vendia sistemas gps e tinhamos este produto.
O que o sistema faz é, quando activado, deixa de fornecer combustível ataves da bomba combustível a partir duma velocidade próxima do zero (geralmente 5 km/H)
isto por um questão d segurança pois a 120 e ser feito um corte de combustível dá acidente pois os sistemas de travões deixam de ter bombeamento e ao com de 2 toques no travão estes deixam de funcionar totalemente.a direcção não é tão problemático.
Desde que contratem gajos capazes para fazer isso… e não usem sem mais nem menos…
Cada vez mais “algemados”/engaiolados/presos.
Estamos a caminho da escravidão imposta e consentida!
Sempre fomos escravos, caso ainda não se tenham percebido.
Agora, com a inovação tecnológica nos tempos em que vivemos, somos também escravos nas novas tecnologias. Mais tarde, quer queiramos ou não, somos obrigados a ir para o trabalho em fila indiana…
É tudo uma questão de tempo e hábito.
Estou totalmente de acordo com isto se o carro só puder ser desligado pelo proprietário (em caso de roubo por exemplo).
Agora, um mané qualquer ter a possibilidade de desligar o carro que EU paguei (ainda por cima com imposto sobre imposto) e com o dispositivo incluído no preço do carro, NÃO!
Nem é tanto pela policia, é mais porque se conseguirem aceder ao sistema e desligarem o meu carro em andamento, como é? Eu vou em frente, entro por uma casa a dentro, atropelo alguém ou simplesmente magoo-me… E de quem é a responsabilidade?
Lembro-me que no ano passado se perderam os registos dos pagamentos do imposto de selo… Perderam-se!! Vou confiar em alguém para desligar o meu carro remotamente?? NÃO!
Que jeito deve ter dado aos cofres do estado os milhares de pessoas que foram obrigados a pagar o selo NOVAMENTE …
É a 1ª coisa a tirar do carro se e quando comprar um carro novo. Mas como não gosto de carros novos dificilmente isto vai me afectar.
Para quem nunca viu o sistema a funcionar, aqui fica a reportagem sobre o sistema.
https://www.youtube.com/watch?v=sZ3zj8OsaSI
p.s- eu estou na central de segurança mais junto a parede 🙂
Mais um passo para o police state já instalado.
Ja estou a ver no futuro: “não pagas as contas??? ficas sem carro”.