WordPress 3.8: A novidade está centrada na mudança de visual
Todos os que desenvolvem para a Web conhecem bem as capacidades que o WordPress oferece e o que dele podemos tirar. Este motor de sites está a anos luz da concorrência e permite que façamos sites e blogs em poucas horas.
A sua permanente evolução tornam-no ainda melhor e com constantes melhorias. A mais recente versão do WordPress foi anunciada no final da passada semana e está já disponível para todos. Chegou o WordPress 3.8 "Parker".
Como é normal, toda as versões do WordPress têm o seu nome associado a um músico de Jazz. Desta vez a escolha recaiu sobre o muito famosos compositor e trompetista Charlie Parker.
Desde a versão anterior que o WordPress entrou em ciclos de desenvolvimentos mais rápidos e com datas certas para disponibilização. Esta metodologia, que podemos encontrar em muito outros software, permite que as novidades sejam apresentadas de forma periódica.
Esta versão estava pensada para ser lançada no final do corrente ano, tendo até sido ligeiramente antecipada.
A versão 3.8 é uma das que mais alterações visuais oferece até à data. Todos os que conhecem o WordPress vão notar imediatamente as diferenças visuais que a interface de gestão tem.
O WordPress passou a ter disponíveis temas que podem ser aplicados à interface de gestão, tornando-a mais limpa e mais apelativa, acabando de vez com a interface anterior.
Ao mesmo tempo esta interface viu serem melhoradas as fontes usadas, para estarem mais apelativas, e o contraste foi redefinido para garantir uma área de trabalho mais interessante e mais adequada à simplicidade e clareza.
E como a Internet deixou de ser um exclusivo dos Desktops, podendo fazer-se a gestão do WordPress em qualquer aplicativo, também esta interface foi adaptada a esta nova realidade. Podemos agora em qualquer dispositivos e em qualquer browser gozar da melhor experiência de utilização possível.
Mas a gestão de temas foi também alvo de melhorias. Podemos ver com mais facilidade os temas que temos disponíveis e a forma como estes ficam nos nossos sites. Com o teclado vamos poder navegar de forma rápida entre temas e facilmente acedemos a informação adicional sobre cada um dos temas.
Também a arrumação e a ordenação dos widgets foi melhorada para acabar de vez com o processo de arrastar e largar, que muitas vezes nos levava a fazer scroll durante demasiado tempo.
Também nesta zona a melhoria da interface se fez sentir, estando a gestão de widgets também adaptada às novas realidades e aos novos equipamentos.
Por fim surge um novo tema default. O Twenty Fourteen vem no seguimento dos anteriores e prepara o WordPress para estar imediatamente pronto a ser usado.
Ao contrário dos anteriores, o Twenty Fourteen está adaptado mais ao formato de revista e menos de blog. Existem diferentes vistas possíveis de serem usadas, podendo o tema ser adaptado ao que o utilizador pretende.
E por ser um tema directamente produzido pela equipa do WordPress, o Twenty Fourteen está perfeitamente enquadrado com a plataforma.
A versão 3.8 do WordPress é a segunda a ser lançada no novo modelo de versões. Provavelmente os vossos sites vão estar já actualizados, se tiverem activa a opção de actualização automática, que foi estreada na versão anterior.
Se não for esse o caso então só têm de procurar pela indicação da actualização e seguir todos os passos apresentados.
Esta novidade do WordPress está mais centrada na sua imagem e na integração em diversas plataformas. Faz parte dos planos de crescimento e melhorias deste motor de sites e, pelo que podemos ver, até agora está a ser conseguido.
Download: WordPress 3.8
Download: WordPress 3.8 PT
Homepage: WordPress
Este artigo tem mais de um ano
WordPress vs Joomla, qual o melhor?
Tenho alguns trabalhos em feitos no joomla, talvez por comodismo nunca experimentei o WordPress.
Olá Rui,
Já desenvolvi sites à medida em Joomla! e cada vez uso mais o WordPress.
Desde a facilidade na alteração de temas, passando pela instalação de plugins, o wordpress é, manifestamente, melhor que o Joomla!.
Boas Rui,
Também já testei os dois e sem duvida que que o WordPress fica a frente do Joomla.
A dashboard do WordPress é sem duvida muito mais intuitiva do que a do Joomla e mais user friendly.
Outro ponto a favor é que tens uma comunidade muito maior do WordPress do que Joomla.
joomla é muito bom e muito completo, mas mais dificil arrancar e fazer qualquer coisa…
word press é mais simplista, e tem um interface mais facilitado, pelo que se torna mais facil criar algo…no entanto joomle é muito mais completo…mas eu continuo a achar que se destinam a coisas diferentes…ou seja não são bem comparaveis…
Estamos a esquecer o magnifico e quanto a mim melhor de todos Drupal…mas mais uma vez não é bom compara-lo com wordpress…fica melhor comparado com joomla …
cmps
só ver a quantidade de plugins, joomla tem 7mil enquanto wp tem 27mil
Devoro estes artigos para aprender mais alguma coisa mas é tarde para entrar nisto. A idade não perdoa.
.
Bom trabalho
A idade está na cabeça!
Escolha um CRM (wordpress, joomla, drupal, ou outro), comece a brincar e isso passa…
Também não sou novo e comecei há um mês a aprender a programar em python. Vai devagarinho mas vai!
Abraço!
A idade não perdoa??? Mas que espírito derrotista, meu caro Valente… Não sei a sua idade mas, pelos vistos, deve estar acima dos 50, não? Olhe, estou a chegar quase aos 70 e continuo na onda das tecnologias que conheço desde a era jurássica dos cartões perfurados, passando pelos mainframes empresariais, a nascença dos PC’s (não esquecendo os Timex, os Spectrum & Cª.) até à actualidade. Já trabalhei com várias plataformas mas acabei por me decidir pela WordPress quer a *.com (livre mas com limitações) quer a *.org (para quem dispõe de domínios e hosting próprios, podendo desenvolver livremente a sua criatividade). E repare que não tive professores ou cursos especializados na matéria… Sou um auto-didacta convicto, fiz burrices atrás de burrices, aprendi HTML e Java, comecei por desenvolver e criar websites, blogues e fóruns pessoais e hoje estou à vontade nestas áreas. Um conselho? Comece pela plataforma WordPress.com e construa, sem qualquer conhecimento, um blogue pessoal. Siga as instruções e, a partir dessa etapa, comece a explorar todas as hipóteses que a plataforma lhe dá. Escolha de temas, inserção de widgets (não existe aqui a hipótese de incluir scripts bonitinhos mas os que lhe oferecem chegam para as primeiras necessidades), lance os primeiros posts, crie páginas específicas de acordo com o tema que pretende desenvolver, sem qualquer dificuldade. Mais tarde, quando se sentir à vontade na lide desta plataforma, compre um domínio, contrate um hosting (há empresas em que isto tudo poderá custar menos de 30 euros/ano e ainda oferecem um ano à borla) e aí sim, poderá criar, através da plataforma WordPress.org (a mais profissional) o que estiver à sua medida. Então? Acha que o convenci quanto aos conhecimentos e à “idade”? Vamos a isso???
Aqui tem um exemplo dum projeto iniciado mas que dp não lhe pus mais as mãos em cima…
-> http://eletroescadas.wordpress.com/
Mas qual é melhor e as diferenças entre fazer o download e fazer através do site deles?
penso que seja “restrições”,,
no site é mais para “newbies” por assim dizer, novatos
download é para quem se sente mais ah vontade com o código
se tiver errado que alguém me corrija
Cumps
Como assim Tiago? O download podes fazer de onde quiseres.A instalação podes seguir estes passos
https://pplware.sapo.pt/linux/raspberry-pi/tutorial-raspberry-pi-instalar-e-configurar-o-wordpress/
Abr
Acho que o que o Tiago quis dizer é se existe alguma diferença entre a criação pelo programa e pela net.
Para blogs não há melhor do que o WordPress, mas para sites acho que o eZ Publishé o rei.
Caro PMR
Essa idéia feita Blog/Site, está mais que ultrapassada.
Um blog é um site e, um site pode ser um blog (entre outras coisas). O software usado (WordPress, Joomla, etc.) não definem o nosso trabalho, mas sim o nosso conhecimento dele e o que podemos/sabemos fazer com eles.
Dito de outra forma muito simplista: não é o carro que define o que o condutor pode fazer, mas sim a sua destreza e confiança.
Leia em cima os primeiros comentários para perceber a força do WordPress.
A plataforma WordPress deixou de ser – há vários anos – apenas um software de blogs, isso já passou. Tornou-se num sofisticado e moderno sistema de publicação de conteúdos online. Se é loja virtual, site comum, diário pessoal, isso é por nossa conta.
Cumprimentos
Aqui a malta do pplware podia agarrar no Twenty Fourteen e adaptar ao site.
É que visitar este site num tablet ou num smartphone é uma dor de cabeça.
Com o Javascript e o CSS todos comprimidos e usando algumas técnicas de responsive web design conseguiriam um site mais rápido a abrir e com uma taxa de conversão muito maior.
Estou a dizer isto porque as boas práticas de usabilidade e performance na web dizem que um site deve ter o mínimo de ficheiros de javascript e, se possível, todos no fundo da página, comprimidos num ou dois ficheiros. Talvez um para uma biblioteca externa (jQuery, Zepto, YUI…), outra para plugins e outra para as próprias funções do site.
O mesmo para o CSS, mas todo num ficheiro e no topo da página, no head.
Aqui contei, pelo menos:
18 ficheiros de javascript.
15 ficheiros de CSS.
15 erros relacionados com javascript e a maior parte deles são relacionados com erros 404.
O PageSpeed dá 83% ao site. (o mínimo deve ser sempre 90%).
O YSlow dá 70%.
O que é péssimo para quem visita.
Malta, eu sei que quem usa o pplware o faz (digo eu), por sua própria iniciativa. Mas se calhar estava na altura de darem uma olhadela ao site e remover lixo desnecessário, reorganizar o layout.
boa dica..
João,
Como sabes tecnologia avança a uma grande velocidade, maior do que podemos acompanhar.
E infelizmente esta é a realidade: a maior parte dos sites estão desactualizados, e não é fácil pôr um site em manutenção para criar algo novo, sem muita ponderação e experiências. Sabemos que muita coisa vai correr mal, por isso ou adiamos ou vai ficando assim.
Para o nosso conforto o Responsive Design está aí, e já começa a ser adoptado – acho que rapidamente será o standard como foi o “tableless”.
Cumprimentos
Pedro Pinto eu sempre tive aquela dúvida de saber se era a mesma coisa ou se fazer um blog no site ou sacando a plataforma era diferente e quais as diferenças e o mais completo.
Eu gosto do vosso blog e tentei criar o meu no sapo mas não consegui e depois à quem transfira o blog do blogger para a clix e vice versa coisas que não sei fazer.
Estou a começar a aprender e ainda não sei qual a melhor opção.
Se podessem postar aqui umas aulinhas de blogger ou do sapo tipo igual a este ou parecido para aprender agradeço imenso.
Neste site podem tirar todas as vossas dúvidas:
WordPress Portugal
Site da Comunidade Portuguesa de WordPress
http://wp-portugal.com/
Quer dizer que eu em vez de ter um blog no site do wordpress posso cria-lo no meu PC e depois colocá-lo online? Isso seria bom. E depois como o poria online? Acham vocês que o PPLWARE poderia dar umas dicas nesse sentido?
Eu iria adorar refazer o meu antigo blog…
1. Para ter um blog rápido e simples: http://www.wordpress.com
2. Para criar um site simples ou sofisticado: http://www.wordpress.org
Notas:
O wordpress.com é um sistema online, grátis, semelhante ao blogger. É um ambiente controlado, com alguns recursos simples.
Enquanto que o wordpress.org é o programa para ser instalado no nosso servidor online, possui toda a força do software (temas, plugins, etc.), mas é por nossa conta, embora tenhamos à nossa disposição o apoio da vasta comunidade: Site da Comunidade Portuguesa de WordPress
http://wp-portugal.com/
(eu não represento a comunidade pt do wp, sou apenas um utilizador)