Google vai mostrar fotos e nomes do G+ na publicidade
O negócio principal da Google é a publicidade. Todos os restantes serviços que disponibiliza são mantidos, na maioria dos casos, através da apresentação de publicidade e da venda de produtos.
Tendo uma base de utilizadores sólida e bem construída, a Google só pode mesmo aproveitar esta bem. Uma alteração apresentada hoje aos termos de utilização do Google Plus vão permitir que a Google possa usar as recomendações dos utilizadores desta rede, bem como os seus nomes e fotografias, na publicidade a produtos dentro da sua rede.
A alteração agora apresentada dos Termos de Utilização do Google e que está a ser comunicada aos utilizadores, é descrita pela Google de forma muito sucinta e assenta em três pontos distintos.
A alteração apenas entrará em vigor no próximo dia 11 de Novembro, mas a Google antecipou o seu anuncio, para que todos possam adaptar-se às novas regras e, caso concordem, passem a reger-se por elas.
As novas regras são uma actualização às já existentes e, segundo a Google, são apenas três alterações:
- Primeira, clarificar como o nome e a fotografia do seu Perfil poderão ser apresentados nos produtos Google (incluindo comentários, publicidade e outros contextos comerciais).
- Segunda, um lembrete para utilizar os seus dispositivos móveis em segurança.
- Terceira, alguns detalhes sobre a importância de manter a sua palavra-passe confidencial.
Se as duas últimas alterações são pacíficas e compreensíveis, a primeira pode levar a que muitos utilizadores ponderem usar este serviços.
Segundo as novas regras, a Google poderá usar, para fins publicitários, o nome e a fotografia que os utilizadores tenham na sua conta Google Plus, sempre que apresentarem um comentário seu.
Descrito de forma simples, sempre que colocarem um comentário sobre um bem, produto ou conteúdo, a Google tem o direito de o colocar na publicidade a esse mesmo item. A forma de apresentar essa publicidade é através da publicação desse mesmo comentário e do vosso nome ou fotografia.
Claro que podem negar essa possibilidade à Google, bastando para isso que configurem na vossa conta Google Plus que não pretendem essa partilha.
As regras da Google são muito simples e claras, sobre estas partilhas e tudo o que ela envolve junto dos utilizadores.
- O utilizador detém o controlo: os seus conteúdos são apenas partilhados quando pretender e as aprovações partilhadas não afectam quem vê os conteúdos ou a actividade.
- Para ajudar os seus amigos e outras pessoas a encontrarem conteúdos interessantes online, a sua actividade (por exemplo, comentários, +1s, seguimentos, partilhas, etc.) poderá ser utilizada com o seu nome e a fotografia em contextos comerciais ou promocionais.
- Relativamente às aprovações partilhadas em anúncios, pode optar por permitir que o seu nome e a fotografia sejam utilizados para ajudar amigos a encontrarem conteúdos que lhe interessam (e a evitar o que não lhe interessa).
- O nome e a fotografia apresentados em aprovações partilhadas correspondem ao nome e fotografia do perfil público que escolheu no Google+.
Todas as informações necessárias sobre as Recomendações compartilhadas estão já disponíveis aos utilizadores e podem ser consultadas.
Será também aí que podem concordar ou discordar, abrindo assim caminho a essa partilha ou, por outro lado, ao seu barramento.
Ponderem então se querem ou não que o vosso nome e fotografia seja exibida na publicidade que a Google apresenta e coloquem a vossa opção nas definições da vossa conta Google Plus.
Este tipo de publicidade e de recomendações é já feita pelo Facebook na sua rede social. A Google entrou agora nesse campo e fará uso de todos os seus muitos utilizadores.
Concorda com a novas regras da Google? Vai permitir as Recomendações partilhadas?
Este artigo tem mais de um ano
Recomendo a extensão Adblock.
byebye publicidade no Google, Youtube, Facebook…testem, é simples.
É uma extensão do Chrome, pesquisem nas extensões, deve ser a mais popular.
Pois mas o adblock agora anda a classificar a publicidade do google como não intrusiva e por isso não bloqueia alguns anuncios de texto, e como a google existem muitos outros sites que retiram da publicidade da google o rendimento para o site continuar online.
É claro que existe um grande numero de sites onde a publicidade é “atirada” à cara do utilizador e aí sim deve ser bloqueada.
Isso é o Adblock Plus. Experimenta o Adblock Edge, que bloqueia toda a publicidade e, para além disso, não consome tanta memória.
Facto 😀
O AdBlock “esconde-te” a PUB, não te resolve o “problema” que a Google agora inventou
É por isso que metade dos sites que visitas deviam fechar… o sustento de um site é a publicidade (na maioria dos casos).
Podes sempre usar o Disconnect, mantém alguns anúncios mas bloqueia os “trackers”, nenhuma rede social precisa de saber que estiveste no site X ou Y.
Sendo o FB o mais intrometido…
Quem quiser eliminar esta possibilidade:
https://plus.google.com/settings/endorsements?hl=pt-PT&partnerid=gpmobile:webapp
Obrigado
Estava a procura deste link. pplware: deviam por o link no post!
Ver os anúncios ainda vá. Quem está habituado/vacinado já nem dá por eles.
Agora colocar também os trombis não sei se será grande ideia. Vai ser um grande negócio para os “ads+trombis blockers”.
Adblock Plus + Fanboy’s Social Blocking List e problema resolvido. A Google faz o que quer e bem lhe apetece, e no entanto, a porcaria da União Europeia não faz nada. Impressionante.
Se esta noticia fosse em relação ao facebook…
Era simples:
– Não havia e-mail escrito em português acessível e esclarecedor.
– Não sabias em 1ª mão pelo próprio site
– Não te diziam os passos para desactivar
– Não te apareciam alertas no topo de qq página a avisar
– Em vez de um painel de controlo de conta simples, tens um labirinto de opções duvidosas.
Não vejo nada de muito mau quanto a ser mau a nível de privacidade… é preciso ver que o nome e a foto de perfil são completamente públicos, e que qualquer um que faça um perfil numa rede social ou website tem que estar consciente que podem ser usados para coisas alheias à própria pessoa. Quem se importa muito com isso, a melhor coisa a fazer é não ter Google +, nem Facebook nem nada do género. Ou se tiver, usar um pseudónimo e um avatar que não inclua a sua cara (nem de outra pessoa, pois aí poderia ser considerado roubo de identidade…)
correcção **nada de muito mau a nível de privacidade