Text Stop – Nova campanha rodoviária em Nova Iorque
Para travar o vício de enviar mensagens escritas durante a condução, as autoridades de Nova Iorque estão a criar espaços, semelhantes às áreas de serviço, para os automobilistas poderem encostar em enviar as suas mensagens ou fazer os seus telefonemas.
Existem já mais de 90 locais devidamente indicados com sinalização vertical ao longo de algumas estradas nacionais. Esta medida pretende reforçar as já existentes campanhas neste Estado norte- americano.
A utilização de telemóvel no trânsito, seja para enviar mensagens, para fazer telefonemas ou mais recentemente para aceder às redes sociais, é um problema que atinge não só Nova Iorque como todos os países desenvolvidos tecnologicamente e que coloca em risco 3 em cada 10 condutores.
Os acidentes provocados por esta utilização poderiam ser completamente evitados, para não falar no dinheiro que é "desperdiçado" em multas. Em Portugal, só este ano, já foram multados mais de 24 mil automobilistas pela má utilização do telemóvel durante a condução.
Foi com base na realidade e nos inúmeros estudos existentes que revelam os perigos de uma condução com telemóvel que, em Nova Iorque, surge uma ideia inovadora por parte das autoridades: a criação de Text Stop.
Os Text Stop têm por base o conceito das estações de serviço, aliás, os locais em muitos dos casos são os mesmos, contudo a sinalização altera-se para consciencializar os condutores que podem esperar mais uns metros e que nenhuma mensagem de texto é importante o suficiente para colocar em risco a vida ou enfrentar sanções legais. Actualmente já existem 91 destas paragens devidamente identificadas com cerca de 300 sinais, em várias cidades nova-iorquinas, noticia o The Verge.
No fundo, não é mais que uma campanha de marketing que vem reforçar outras que já estão implementadas, não só de publicidade como as legais que prometem um aumento das sanções já no próximo ano.
O conceito em Nova Iorque é muito recente pelo que ainda não é possível retirar conclusões quanto ao seu sucesso, mas a causar uma diminuição da utilização do telemóvel na estrada, é possível que mais governos copiem esta ideia.
Na sua opinião, enquanto automobilista, qual será o impacto desta campanha? E se o conceito fosse adoptado em Portugal, fazia mais um quilómetro para ler as mensagens em segurança só porque via uma placa a alertá-lo?
Este artigo tem mais de um ano
Não. Na auto-estrada, onde é o único sítio onde se passa mais tempo no carro que possamos perder momentos importante de trabalho (sim, de trabalho, a minha mãe pode saber que vou lá almoçar meia hora mais tarde…), existem estações de serviço de 30 em 30 quilómetros no mínimo.
acho um desperdício de dinheiros que e uma coisa parva principalmente para os estados unidos onde todos os novos sistemas de telemóveis usam Voice text sms criado especialmente para ingles usa
achas um desperdício de dinheiro ate ver as estatísticas das causas de acidentes rodoviários naquele pais..
sabias que mesmo a ditar vais distraido? Não tão distraído, mas vais distraído
Se vais distraido n devias ir a conduzir. Ou guias ou mandas sms. Esta gentalha anda mesmo ridicula que ja nem tomam banho sem ter o tele na mao. Deves ser dakeles que esta a fzr amos e no facebook a comentar fotos das amigas.
Ao menos nos estados Unidos há estatísticas das causas dos acidentes.
Coisa que em Portugal não acontece e a maioria das vezes não se investiga a verdadeira causa dos acidentes. É só estar de manhã na hora de ponta á janela da Rotunda da AV. Berlim para apreciar as manobras que os condutores fazem e a contidade de condutores a fazer a rotunda a falar ao telemóvel.
Se há coisa que mais me chateia são aqueles condutores montados em grandes montadas… Porsches, Mercedes, BMW, Audi, muitos deles, topo de gama, e depois há dinheiro para iPhone etc’s… mas para o Bluetooth no carro? Para isso, já não há!
A maior parte deles (não todos) são azeiteiros que não fazem ideia de como configurar isso. Aliás alguns até devem ter sistema integrado, mas deves achar que a palavra Bluetooth no tablier significa alguma funcionalidade chique do motor 😀
http://www.ansr.pt/default.aspx?tabid=57
Já que a maioria dos smartphones hoje em dia, têm sensores de movimento suficientemente capazes de detectar velocidade, porque é que eles não barram a entrada de mensagens entre os 10km/h e os 200km/h?
EDIT: ok que os ocupantes e utilizadores de transportes públicos, também ficam barrados…
mas um simples teste, tipo “faça um circulo no ecrã”, servia…
LOL a velocidade minima para quem usa telemovel e conduz passava a ser 201 km/h nas AE e 10km/h (sem limite superior) e algum sistema (wireless) nos transportes publicos que desactivasse esse sistema quando o utilizador entrasse no autocarro ou metro) e o mesmo sistema deveria deixar atender o telefone apenas com auricular ou alta voz
Eu disse, que desativava entre os 10km/h e os 200km/h.
Já que os aviões andam a mais de 200km/h, e nos aviões é ok.
LOL! “Nos aviões é ok”…
Já andaste de avião ao menos? “Srs passageiros, TODOS os aparelhos electronicos devem-se manter desligados durante o arranque e aterragem. Os que não sirvam para comunicar podem ser utilizados ‘lá em cima’ “