Vídeolog Android – Como capturar o ecrã
Por See Mee para o Pplware
Num smartphone Android há funções muito básicas, mas extremamente úteis, ainda desconhecidas por muitos utilizadores. Uma delas é fazer uma simples captura de ecrã, ou screenshot, que em muitas ocasiões pode fazer toda a diferença.
Tire uma fotografia daquilo que está a ver no ecrã do seu telemóvel, seja de uma conversa importante ou mesmo um "frame" de um jogo para poder mostrar e partilhar com os seus amigos. O momento fica registado e é automaticamente guardado numa pasta criada no seu smartphone, para que possa consultar ou partilhar a qualquer altura.
Este artigo tem mais de um ano
Faltou mostrar a forma fantástica de tirar um screenshot passando a mão por cima da tela.
Funciona na stock rom do SGS3, não tenho a certeza nas outras roms.
Para WP este artigo resume-se a uma pequena linha: botão on/off + botão Windows. Artigo feito.
esta é daquelas funções que não percebo porque não fazem todos igual ao android stock, só sabem inventar
Devido à grande variedade de equipamentos com sistema Android é normal que haja diferentes formas de fazer o “screenshot” nos diversos fabricantes. Mas claro que era preferível todos terem a mesma sequência tal como o Windows Phone… 🙂
Mas que raio! O artigo não explica nada como efetivamente capturar o ecrã. Como faço no Nexus 7??
Tal como é referido no vídeo: Power + Volume Down
Não tinha visto o vídeo. Obg.
Boa Tarde
Como posso gravar o meu ecrã (vídeo) sem root?
Thanks!
Tenho um acer liquid duo E2 com jellybean 4.2.2, e nenhuma dessas combinações funcionam…
Bem, no Nexus 7 é assim:
“Certifique-se de que a imagem que pretende capturar é apresentada no ecrã.
Prima em simultâneo os botões Ligar/Desligar e Diminuir volume.
A captura de ecrã é guardada automaticamente na Galeria.”
https://support.google.com/nexus/7/answer/2811098?hl=pt
Não há uma forma de configurar a pasta onde são guardadas as capturas do ecran?
Já agora no Samsung GT-i8730 as teclas são Power+Iníco durante 2 segundos.
Cumprimentos
Aqui está uma coisa que copiaram diretamente do iOS… mas caladinhos…
Foi isso e o “control center” no iOS 7… Lol
Primeiro, antes de aparecer no android, o control center já andava um tweak parecido na Cydia para iOS com jailbreak. Tanto no Android como no iOS, são os utilizadores a merecerem os créditos e não a Apple ou o Android Open Source Project ou qualquer marca Android.
Além disso, a Apple inventou aquilo que hoje temos a ideia de “Painel de Controle”…
http://www.guidebookgallery.org/pics/gui/desktop/full/macos11.png
Mais…
Aliás, a Apple inventou o rato, o multi touch, os botões no ecrã, menus pull down, check boxes, radio buttons, navegação por hiper-texto (como hoje temos a web), blá blá blá…
São 37 anos de inovação contínua, aliás, fora a IBM, é a fabricante de computadores (e tudo em volta) mais antiga do mundo ainda a fazer “business”, e o resto é tudo treta passageira, tipo Microsoft…
O rato “Embora tenha sido inventado por Bill English, a sua patente pertence a Douglas Engelbart, com a patente nr. 3.541.541 nos EUA datando de 1970.
Engelbart apresentou este periférico pela primeira vez em 9 de dezembro de 1968 denominando-o de “XY Position Indicator For A Display System”. Constituía-se então em uma pequena caixa de madeira com apenas um botão. O invento de Engelbart ficou sem muita utilização devido a falta de necessidade de tal dispositivo. Afinal a maioria dos computadores utilizavam apenas textos sem cursores na tela.”
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rato_(inform%C3%A1tica)
Tens razão, mas nenhum fez um computador completo baseado numa interface gráfica, com um rato de série, e o pôs no mercado.
Mesmo os PC’s, o rato era um acessório “oh, para quê?”
….
The Xerox Star Workstation introduced the first GUI Operating systems.
Engelbart’s work directly led to the advances at Xerox PARC. Several people went from SRI to Xerox PARC in the early 1970s. In 1973, Xerox PARC developed the Alto personal computer. It had a bitmapped screen, and was the first computer to demonstrate the desktop metaphor and graphical user interface (GUI). It was not a commercial product, but several thousand units were built and were heavily used at PARC, as well as other XEROX offices, and at several universities for many years. The Alto greatly influenced the design of personal computers during the late 1970s and early 1980s, notably the Three Rivers PERQ, the Apple Lisa and Macintosh, and the first Sun workstations.
The GUI was first developed at Xerox PARC by Alan Kay, Larry Tesler, Dan Ingalls and a number of other researchers. It used windows, icons, and menus (including the first fixed drop-down menu) to support commands such as opening files, deleting files, moving files, etc. In 1974, work began at PARC on Gypsy, the first bitmap What-You-See-Is-What-You-Get (WYSIWYG) cut & paste editor. In 1975, Xerox engineers demonstrated a Graphical User Interface “including icons and the first use of pop-up menus”.[3]
In 1981 Xerox introduced a pioneering product, Star, incorporating many of PARC’s innovations. Although not commercially successful, Star greatly influenced future developments, for example at Apple, Microsoft and Sun Microsystems.[4]
Early developments[edit source | editbeta]
Xerox Alto and Xerox Star[edit source | editbeta]
The Xerox Alto (and later Xerox Star ) was an early personal computer developed at Xerox PARC in 1973. It was the first computer to use the desktop metaphor and mouse-driven graphical user interface (GUI).
It was not a commercial product, but several thousand units were built and were heavily used at PARC, other Xerox facilities, at least one government facility and at several universities for many years. The Alto greatly influenced the design of some personal computers in the following decades, notably the Apple Macintosh and the first Sun workstations.
http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_the_graphical_user_interface
Atenção que sou um adepto da Apple..“O seu a seu dono“
Ah e tal no android é sempre tudo no mesmo sítio, da mesma forma ( teoria do autor do vídeo acerca do botão Back no android – como se isso fosse realmente uma vantagem e fundamental)
Aqui se vê que a uniformidade é uma utopia no mundo android