PplWare Mobile

Use um Arduino para dar ainda mais realismo a jogos


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Nuno Santos says:

    Excelente Projecto!

    Seria também interessante se pudesses indicar algumas as informações mais relevantes para que possamos reproduzir ou experimentar projectos semelhantes.

    Uma espécie de tutorial para o que não se sentem muito a vontade com interligação entre uma aplicação e o Arduino!

    Cumprimentos

    • Pedro Pinto says:

      Vou “chatear” o autor para deixar aqui essa informação 🙂

    • Luís Ribeiro says:

      Obrigado.
      Sim posso partilhar essa informação.
      É bastante simples como faço a comunicação da aplicação com o arduino.
      Na aplicação do PC defino uma variavel do tipo porta de série:
      (usando Visual C#)
      SerialPort porta = new SerialPort(“COM4”, 57600);
      porta.Write(dados);-> enviar pela porta de serie a variável dados

      No arduino:
      Serial.read(); -> lê os dados da porta de série do Arduino

      Só temos é de ter atenção que o Arduino só lê 1 byte de cada vez.
      Por isso a variável dados que envio é sempre char, porque essa só ocupa um byte.

      Mas posso partilhar com mais detalhe como faço isso tudo.
      Cumps e mais uma vez obrigado

      • André says:

        Fiquei curioso sobre a ligação entre a aplicação e o Arduino.

        E possível modificar qualquer aplicação ou só aquelas que permitem exportar dados(um tipo de API)?
        Como se sabe quais os dados de interesse(p.e. distiguir turbo de rotações)?

        Se possível um guia do projecto era interessante.
        Cumps.

      • Luís Ribeiro says:

        Viva
        Como é dito no artigo, eu uso uma biblioteca que ja possui métodos do tipo GET para saber rotações, velocidade…
        Só basta colocar esta DLL como referência no projecto.

        • MrT says:

          Achei o projecto altamente interessante. Eu durante este verão comecei a mexer nos arduinos, tentar perceber como funcionam etc….
          Se pode-ses disponibilizar um tutorial ou algo do género seria genial…
          Eu por exemplo gostava de fazer o mesmo para o dirt 3 e grid 2, por uns leds a assinalar o nº de rotações e um display numero a dar conta do nº da mudança…. ou até ter só um display lcd com o numero exacto de rpm e mudança….

  2. carlos says:

    qual é o jogo? existem vários jogos com esta possibilidade de comunicação?

  3. Francisco says:

    Muito fixe puto, vê-se mesmo que estudaste no I.P.G.
    Continua com essa disposição, para fazeres projectos deste ou de outros tipos.
    Parabéns!

  4. João Guerreiro says:

    Estes sao bons projectos mas existem apps para android com uma finalidade parcida

  5. Bruno says:

    Ola boa noite. Eu precisava de falar com o autor deste projecto, para lhe mostrar um plano para um projecto o qual era importante uma ajuda!

    Pedia a alguém da administração que tem visibilidade do meu email, que o desse ao autor para ele poder entrar em contacto comigo!

  6. MATHEUS SILVA RANGEL says:

    como faço pra pegar informaçoes do jogo e jogar no C#?

  7. ana caroline says:

    fiz um projeto semelhante usei o flightgear um simulador de voo que ultiliza um teclado para ser controlado e substitui por um controle joystick de xbox

    e tambem ultilizei as informações e angulos da aeronave e reproduzi em cilindros hidraulicos tudo ultilizando arduino

    ( o projeto foi para o tcc do senai de automação eu e mais uma amiga e o orientador desenvolvemos)

  8. Deivid Roza says:

    É muito simples, o autor simplesmente copio e colo este post, devido a não querer responder as perguntas de como foi feito para dar um get nas informações e um post no arduino, referente a dll eu já estudei algo e acho que consigo desenvolver algo semelhante, se pesquisarem no youtube por tachometer bmw arduino vocês vão ver um exemplo de um painel da bmw sendo utilizado com os valores do jogo grid2 ficou muito real.

    Agora se o autor tiver um pouquinho de ética, posta a origem do post, ou então prova pra galera que foi ele que desenvolveu postando o code 😉

  9. cesar augusto says:

    Parabéns pelo projeto!!

    Eu gostaria de saber se pode me tirar uma duvida.

    É o seguinte tenho interesse de fazer um Conta – Giros para usar nos meus jogos de simulação de carro e tudo mais, como Project Cars, f1 entre outros, mais a minha plataforma é o playstation 4, Queria saber como posso fazer a comunicação do playstation 4 com o Arduino, sem a necessidade de algum cabo ligado a algum computador para emulação ou algo do tipo, apenas o arduino e o ps4!!

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