Google está a preparar uma consola de jogos com Android…
... um Smartwatch e uma nova versão do Nexus Q. Quem o refere é Amir Efrati da WSJ.
A Google poderá estar a trabalhar numa consola de jogos baseada em Android e num relógio inteligente. Também o Nexus Q, anunciado há um ano na Keynote da Google I/O 2012, deverá ser actualizado para uma segunda versão.
Aparentemente, estes novos produtos que já têm surgido em rumores, pretendem antecipar o lançamento de produtos idênticos por outras empresas, nomeadamente a Apple.
Muito se tem falado que a Apple se prepara para lançar um Smartwatch, um relógio inteligente capaz de complementar o Smartphone. A Samsung também não está fora desse jogo e, supostamente, poderá lançar um em breve.
Além do Smartwatch, também já surgiram rumores que a Apple poderá lançar uma consola de jogos de forma a enriquecer ainda mais o seu ecossistema gaming criado com dispositivos móveis iOS.
Já a Google poderá ser quem se vai antecipar e estará a preparar para breve o lançamento de uma consola de jogos baseada em Android. É facto que os melhores títulos são lançados inicialmente para iOS e, muitos deles, não chegam sequer à plataforma Android devido à editoras não tirarem o lucro que esperam nessa plataforma e, por isso, não apostam tanto nela.
Todos estes dispositivos serão concebidos pela Google e tudo aponta que o objectivo seja a criação de um ecossistema gaming sustentado em torno do sistema operativo Android, algo que ainda não existe com clareza.
De acordo com um estudo recente da IDC, o sistema operativo Android equipa 75% de todos os smartphones e 56.5% de todos os tablets existentes, num total de mais de 900 milhões de activações totais (dispositivos ligados à Google, dados revelados no Google I/O 2013).
A criação de uma consola de jogos Google irá, muito provavelmente, "abanar" a indústria gaming nos dispositivos móveis (e não só). Como exemplo, uma consola baseada em Android lançada recentemente, Ouya, custa apenas £99 e está a ter uma procura bastante grande.
O relógio inteligente será também baseado em Android e com funcionalidades ainda desconhecidas, num entanto é um produto idealizado desde há muito tempo, por várias marcas, e que terá uma utilidade já minimamente definida.
O Nexus Q, um player multimédia e de entretenimento, capaz de transmitir música e vídeos directamente a partir do Google Play ou YouTube e reproduzi-los no melhor ecrã e sistema de som da casa, não se destacou muito desde que foi lançado, há um ano. Surgiu num conjunto de ideias aparentemente pouco organizadas e, após a sua apresentação, quase não foi falado e só os programadores se interessaram mais por ele.
Agora poderá surgir numa versão melhorada e bastante mais completo, quem sabe com o software Google TV (baseado em Android) e compatível como uma vasta gama de serviços. [via WSJ]
Serão estas as próximas apostas da Google?
Este artigo tem mais de um ano
tendo em conta o êxito da Google TV é melhor esperar bem sentado!
exacto!
Android tem de mudar radicalmente, continua a parecer mto desorganizado, muita tralha e pouca qualidade, ou mudam para novo sistema, espero que estejam a trabalhar nisso.
Nós merecemos melhor!
O relógio não é novidade nenhuma, a consola, não vejo grande sucesso, pelas razões apontadas no artigo…
E para quando o novo Nexus 7?
Era interessante ver o que a Google poderia fazer no que toca a uma consola, tendo em conta os recursos que tem disponiveis! No entanto, talvez já vá tarde no que toca a uma consola “android based” uma vez que a Ouya já esta ai e está realmente a ter grande procura, e parece-me no bom caminho para ter uma comunidade bastante grande a desenvolver para ela, á imagem de projectos como o Raspberry Pi.
Com tanto dinheiro para investir, gostava era de os ver a entrar no mercado das consolas “a serio”, e rivalizar com a Sony, Microsoft e Nintendo!
Sim, rivalizar com esse mercado era algo do outro mundo… mas isso depende mais das editoras e de contratos milionários do que da própria Google.
Além do Ouya há também um projecto que nasceu numa kickstarter que parece estar bem lançado: Game Stick.
Bem, dinheiro é que não falta á Google, e á Apple, para entrar nessas corridas aos contratos milionarios ! Apesar de nao achar que seja para já, tenho grandes esperanças que isso venha a acontecer, e provavelmente a primeira a aventurar-se sera a Apple, e provavelmente num modelo de distribuiçao de jogos á imagem do itunes, tal como a Microsoft pretendia implementar.
Tambem acompanhei o projecto Game Stick, mas parece-me que o Ouya é que é o verdadeiro projecto open source. Recebi a minha no dia 26, e apesar de ainda nao lhe ter dedicado muito tempo dá para perceber que aquilo foi feito para ser completamente esventrado! A primeira coisa que fiz quando a tirei da caixa foi desmonta-la para espreitar a board e levou-me menos de 5 minutos a desmontar!
Só faz sentido entrar nas consolas se for integrada numa plataforma funcional de conteúdos TV e se tiver uma estratégia bem implementada para suportar o mundo dos jogos – as consolas necessitam de alguma estabilidade nas tecnologias suportadas.
Por isso, primeiro a Google precisa de concertar a GoogleTV.
E a Apple, apesar de ter melhor solução que a GoogleTV, precisa tb de melhorar a oferta e a integração com outros serviços. A Apple, no entanto, parece ter já uma visão para jogos.
O iOS7 traz vária novidades a este nível. Muitos têm falado do suporte para controladores, mas a novidade mais interessante será o “Sprite kit” para construir animações 2D de alta qualidade em OpenGL.
Em relação à consola com Android também já vem ai a Nvidia Shield, é esperar para ver o vem aí da Google
No meu entender, e apesar de ainda não haver full specs, a melhor consola android por enquanto ainda deve ser a M.O.J.O. http://www.madcatz.com/first-look-project-m-o-j-o/