Ubuntu Software Center – Instalar apps facilmente no Ubuntu
O Ubuntu é sem duvida uma das distribuições Linux mais populares e mais impulsionadoras do GNU/Linux. Foi com o Ubuntu que muitos utilizadores entraram no mundo do software livre, que sentiram o conceito de “liberdade” num sistema operativo e foi também a partir do Ubuntu que nasceram muitas outras distribuições.
No entanto, quando se fala em instalar aplicações no Linux ( Ubuntu e derivados), é normal os utilizadores dizerem que é complicado pois tem de ser via terminal. Hoje vamos dar a conhece melhor o Ubuntu Software Center que permite instalar de uma forma muito simples e intuitiva aplicações no Ubuntu e derivados.
O Ubuntu Software Center é estilo uma loja de aplicações (à semelhança do itunes da Apple ou Google Play da Google), onde o utilizador pode encontrar aplicações gratuitas, sob a licença GPL e outras pagas. Actualmente estão disponíveis milhares de aplicações a custo zero e com funcionalidades fantásticas.
Hoje apresentamos algumas dicas sobre o Ubuntu Software Center ,para os mais novatos do Linux.
O Ubuntu Software Center tem evoluído nos últimos anos e são muitas as funcionalidades presentes nesta ferramenta. Na interface principal, podemos ver a indicação das novas aplicações, ver aplicações por categoria e procurar por aplicações.
Na parte final do Ubuntu Software Center podemos também sabe quais as aplicações mais descarregadas (TOP Rated)
Como instalar uma aplicação?
Instalar uma aplicação via Ubuntu Software Center é algo muito simples. Para isso basta procurar a aplicação que pretendemos instalar e carregar em Install
Como remover uma aplicação?
Para remover uma aplicação, basta ir ao menu das aplicações instaladas, selecionar a aplicação a remover e em seguida carregar no botão Remove
Histórico de operações
Para ver todas as operações realizadas(instalações, updates, remoção de software) no Ubuntu Software Center, pode aceder ao menu History
Estas são algumas dicas para os mais novatos, para que, de uma forma simples, possam instalar e remover aplicações. Como podem ver, o Ubuntu oferece ferramentas ao nível de outros sistemas operativos pagos. Experimentem!
Este artigo tem mais de um ano
É importante também salientar que o Ubuntu Software Center foi lançado quase dois anos antes da Mac App Store (o equivalente no MacOS)
(Apenas para quem acha que o Ubuntu copia o MacOS)
Já agora também podes acrescentar que ubuntu é uma distro papa-feita.
Ainda bem que existem Distribuições “papa-feita”, assim qualquer Noob consegue instalar e usar…
Pois podes ter razão, eu quando comecei havia menos distros que os dedos de uma mão, muito menos ubuntus, e não havia tanta troca de informação e na epoca quem já tinha alguns conhecimento não gostava de ensinar, hoje até compreendo era chato, então uma das coisas que me disseram foi: RTFM. Mas o pior é que hoje em dia, mesmo com distros “papa-feita” alguns nem assim lá vão porque, falta-lhe o principal o RTFM.
Eu também sou desse tempo, isto é, do tempo em que ainda não havia GLOCO! 🙂
E, por isso, habituei-me ao principal:RTFM!! 🙂
Mas, IMHO, o facto de quererem a papinha feita resulta do hábito “windowszeiro” e, e isto é muito importante, da confusão que muitos novos utilizadores do Linux lançam para o “mercado” só para impressionarem as miúdas! :-)) A maior parte deles instala Ubuntu em dual-boot com o Windows e passados uns dias desinstalam-no. E acho muito bem: nunca deveriam ter saído de lá. Porquê? Porque se querem um sistema muito simples de usar, muito bonitinho, etc., têm o Windows que até já têm instalado no computador! E nunca compreendi porque é que querem passar para o Linux! O que é que esperam de um sistema tipo Linux?… 🙂
@James Bond.
Discordo em absoluto. Na tu opinião o linux não deve ser user friendly então. Como não podias estar mais errado.
E muito antes disto havia o gnome qq coisa que já nem me lembro do nome.
O synaptic, que ainda o uso de vez em quando, por exemplo para instalar alguns pacotes em falta do gcompris, ainda funciona e faz maravilhas.
Boas.
Desejava acrescentar que também podemos instalar e remover aplicações através do synaptic que se encontra em Aplicações–Ferramentas—Administração—- Gestor de Pacotes Synaptic no Ubuntu e seus derivados.
e já agora, como é que se desinstala uma aplicação instalada pelo wine??? é só apagar a pasta ou tem de se correr o programa de instalação e escolher remover?
ob
Porque não desinstalas pelo terminal? Olha que era limpinho…
Se alguém criasse um Software Center para Manjaro/Archlinux é que era de valor. 🙂
Se usares KDE podes sempre instalar o Apper.
Só não percebo porque se deixou de dizer programas e passarram a chamar-lhes aplicações…
Para além de: (na minha pouca experiência)
Por exemplo
1º tenho Ubuntu a imprimir para uma impressora instalada num PC Windows, foi muito fácil, nem necessitei de drives, (pacotes para a impressora ficar instalada).
2º Com xubuntu tenho máquinas que estavam paradas a funcionar e com performance aceitável.
3º Pen Wi-fi foi começar a usar, não tive de fazer nada.
Eu nem há um ano que uso.
Tinha a cabeça feita para o monstro do difícil Linux!
Como noob é muito mais pacifico que muitas vezes o Windows.
E copiar umas linhas para o terminal e executar não é difícil, existem imensos fóruns, que podemos explorar, nunca tive dificuldade em obter resposta.