WD cria o primeiro disco rígido de classe empresarial
A WD®, uma empresa Western Digital e líder mundial em armazenamento instalado em centros de dados, anuncia hoje a disponibilidade da sua inovadora linha de discos rígidos WD Se™, os primeiros projectados para instalação em centros de dados de larga escala.
Criados a partir de uma plataforma de nível empresarial para operação 24x7x365 em centros de dados, os WD Se foram pensados para oferecer a combinação certa de desempenho, fiabilidade e robustez para ambientes de replicação de dados em larga escala, instalação em sistemas NAS de média dimensão e aplicações de backup e arquivo de dados.
Os WD Se são discos verdadeiramente de classe empresarial com um equilíbrio entre preço e capacidades de forma a ir ao encontro do crescimento explosivo dos dados semi-estruturados, que estão a acelerar a escala de centros de dados de todas as dimensões.
Com capacidades até 4 TB, os novos discos WD Se permitem aos clientes equilibrar os desafios de crescimento de dados com sistemas multi-disco sem comprometer as funcionalidades de classe empresarial.
As modernas instalações de centros de dados de cloud requerem uma forma de criar sistemas de armazenamentos de larga escala com uma boa relação custo-benefício e mantendo ao mesmo tempo a fiabilidade 24x7 necessária para minimizar o custo total de propriedade [TCO]”, disse a propósito Florence Perrin, Senior Sales Manager da UD para o Sul da Europa. “A utilização pela WD de vastas quantidades de dados de engenharia e produção forçou-nos – como em tantas outras empresas – a usar metodologias de redução através de mapeamento [map-reducemethodologies] para uma eficiente análise dos nossos dados. Os discos WD Se são usados no nosso próprio grande centro de dados, onde temos recolhido experiência de trabalho real com Apache™ Hadoop®
Os discos WD Se também vão ao encontro do mercado em forte crescimento dos sistemas NAS [Network Attached Storage] de média dimensão. A conceção de classe empresarial dos WD Se oferece às PMEs a capacidade para suportar grandes cargas em configurações NAS entre 6 e 24 discos e dão aos integradores de NAS um complemento à linha de discos WD Red™, destinados a pequenos sistemas NAS.
As outras gamas de discos WD para centros de dados – WD Xe™ e WD Re™ – completam a gama alta do mercado NAS, oferecendo maior durabilidade e desempenho para NAS de larga escala baseados em sistemas instalados em bastidores.
No seu conjunto, os discos WD Se, WD Xe, WD Re e WD Red™ oferecem um portfolio completo de robustos dispositivos de armazenamento para qualquer que seja a dimensão da instalação NAS.
Além de mais de 5 milhões de horas de testes funcionais e térmicos e de mais 20 milhões de horas adicionais em testes de funcionamento real em sistemas de servidores e armazenamento, os discos WD Se incluem:
- Um duplo processador com o dobro da capacidade de processamento para maximização do desempenho;
- Tecnologia RAFF™ (Enhanced Rotary Acceleration Feed Forward) que inclui sofisticados circuitos eletrónicos que monitorizam o disco e corrigem vibrações lineares e rotacionais em tempo real;
- Tecnologia de duplo atuador que melhora a precisão do posicionamento da cabeça sobre as pistas de dados;
- Tecnologia StableTrac™ com a qual o veio do motor está fixo em ambas as extremidades, para reduzir vibrações induzidas pelo sistema e estabilizar os discos internos (platters) para o seguimento das pistas preciso durante operações de leitura e escrita, oferecendo um nível de desempenho consistente para as aplicações;
- Sensor de choque multi-eixo que deteta automaticamente os mais subtis eventos de impacto e realiza compensações para proteger os dados;
- Algoritmo TLER (time-limited error recovery) específico para sistemas RAID, que previne falhas do disco provocadas pelos processos de recuperação de erros normalmente utilizados em discos de sistemas desktop;
- Tecnologia dynamic fly height em que a massa de cada cabeça de leitura/escrita é ajustado em tempo real para uma fiabilidade ótima.
Preço e disponibilidade
Os discos WD Se, com capacidade entre 2 TB e 4 TB, (modelos: WD2000F9YZ, WD3000F9YZ e WD4000F9YZ) estão disponíveis através de distribuidores e revendedores selecionados. O preço recomendado é de €109 a €205 + IVA.
Os discos WD Se são cobertos por uma garantia limitada de cinco anos.
Homepage: WD Se
Este artigo tem mais de um ano
O título é algo confuso pois discos rígidos de classe empresarial já existem há muitos anos
É mesmo. Deveria ser «WD cria o *seu* primeiro disco rígido de classe empresarial».
creio até que WD já tinha! acho que estes discos apenas são uma gama mais barata, mas posso estar errado
E bom, também, para gammers “a sério” 😉
Bom artigo. Sempre gostei dos WD.
E por falar em NAS! Dava-me jeito um cá em casa/escritório! Não querem lançar um passatempo com um??? 😀
Tenho um para venda e novo
Além de que não percebi, os discos tiveram 20 milhoes de horas em testes?
Quem é que fez os testes? Uma entidade divina ou um homo erectus?
lol. Isto foi inventado logo a seguir à roda e ao fogo, mas só foi anunciado agora devido ao tempo dos testes. 😀
Agora um pouco mais a sério, essas horas serão o somatório dos testes de vários discos. Para fazeres um teste sério não podes testar apenas uma unidade. Tens de testar várias para poderes tirar ilações.
vários discos, funcionamento contínuo, alguns meses, análise estatística de qualidade…
tudo bastante terreno
Entendido amigos.
20 milhões de horas é prai 2283 anos
Por isso acho perfeitamente aceitável 😛
Se tiveres 2283 discos, apenas demora 1 ano, e se tiveres 4566 discos, apenas demora 6 meses. Apesar de um teste deste tipo, não ser o mesmo que ter um disco a trabalhar milhoes de horas… tudo é estimativa.
nenhum disco aguentaria esse tempo sequer!
E considerando que os discos em condições normais não estão em “spin” contínuo ou a ler ou escrever a cada instante, é fácil imaginar testes de stress equivalentes a alguns anos de uso
o pplware devia ter um sistema de gostos, como no facebook, no caso de aparecerem comentários destes. a sério!
está hilariante!
nossa armazenamento infinito
nice pode provavelmente servir para o meu propósito aqui em Angola 🙂
Pensei que os Western Digital Black Caviar já fossem Discos Rígidos de classe empresarial… Essa nova nomeclatura da WD não me agradou muito…
Uso Western Digital em meus servidores já faz alguns anos e são sem dúvida a melhor opção que encontrei no mercado…
WD? classe empresarial? sata? lol
devem estar a brincar de certeza.
um disco de 4tb vinha mesmo a calhar! xD
Gosto do sistema de classificação dos discos da WD… Mas já não havia uma linha de discos destinados a uso 24/7?!
WD Green – Baixo consumo, baixa velocidade mas baratos.
WD Blue – Médio consumo, velocidade média e preço razoavel.
WD Black – Consumo médio, velocidade alta, para gamers e mais caro.
WD RED – Para uso em NAS e para sistemas RAID para uso 24/7.
Pois até onde eu sei o Black também foi feito para ser usado 27/7…
Uso WD black 2TB na empresa tanto para backups como CCTV e recomendo.