PplWare Mobile

O Surface, o Windows 8 e a concorrência da Apple…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Tiago says:

    Não vi nenhum Surface nos vídeos …

  2. -_- says:

    A Microsoft esqueceu-se que ao fim dos updates e correcções que eles fazem ao longo dos anos…ficam com lags a torto e a direito, exigindo formatar…
    O iPad quem já teve um, nunca sofreu essas complicações de lags…

    Mas sim, a Microsoft tocou bem no ponto fraco do iOS….

    Mas porque raio não comparam um Windows Phone com o iOS e o Mac OS X com o Windows 8?
    Isso sim, era digno de guerra…!

    Cumps

    • Carlos says:

      Deves andar distraído porque a Microsoft já tem uma campanha em que faz precisamente isso há que tempos.

      Vai ao iótubi e procura por “ben windows phone”, ou procura pela conta “windowsphone” lá.

      E claro, como é publicidade, não vais ver nenhum caso em que o Windows Phone perde (apesar de do blog oficial eles terem há uns tempos terem publicado os números de vitórias e derrotas).

    • Pedro says:

      quase toda a gente que conheço que tem ipad (incluindo eu) já teve pelo menos que fazer um reset ao ipad, pois passado algum tempo começa a ficar lento e com altos breaks a navegar entre apps..

      por isso esse argumento também vai um bocado por agua abaixo

  3. Luis says:

    Até onde vai o desespero.

  4. Bruno Januario says:

    Muito justo esta comparação.
    Comparam 2 coisas, 1ª multitarefa e a outra o powerpoint !
    O sistema multitarefa é de longe superior no iPAD, basta ir ao youtube e ver alguns videos sobre o mesmo, quando ao powerpoint é um produto da microsoft, que engraçado ou não a mesma quer introduzir no iPAD no proximo ano, a Apple tem um aplicativo bem melhor que o powerpoint chamado de Apple Presentation … basta tb dar uma vista de olhos no youtube. Depois o video usa a voz do siri, que por sinal é uma funcionalidade do iPAD e não do surface. Depois o preço, bem comparam o topo de gama do iPAD com o mais fraquinho do surface. De salientar a treta do teclado, que a Apple tb tem como acessório! Ambos tem vantagens e desvantagens mas claramente que ainda o iPAD está muitos pontos á frente!!

    • Carlos says:

      “O sistema multitarefa é de longe superior no iPAD”

      A sério? Estás a dizer que o sistema multitarefa do iPad é melhor que o do Windows NT? Corajoso! (Para quem não sabe, internamente o Windows RT é o Windows NT 6.2.9200 – basta abrir a linha de comandos e correr o comando “ver”)

      No iPad podes correr quantas aplicações em simultâneo mesmo? E lado a lado, consegues ter quantas?

    • Carlos Ferreira says:

      Multitarefa no iPad só ouvir música e fazer outra coisa qualquer! Falo eu que tenho um iPad.

      Para mim o Windows 8 perde nas apps, tirando o Office. Simples.

  5. JJ says:

    O primeiro video, realmente tem a sua piada…

    O “gajo” como não conseguiu fazer grande coisa no ficheiro… dedicou-se a tocar piano… lol

  6. Tiago Oit says:

    Vamos ser realistas…quem compra um ipad(e eu tenho 1) não o compra para trabalhar! Compra sim, para ver filmes, para jogar jogos, para ouvir musica, ler livros, gps, etc…
    Para trabalhar tenho o macbookpro….agora a minha mulher tem o Surface RT….super lento, bloqueia constantemente e trabalhar no Word é um tédio….para não dizer que em termos de aplicações disponiveis, é 0…..bastante limitado!! super arrependido de o ter comprado…
    Este tipo de publicidade é simplesmente um desespero da Microsoft não só porque a Apple tem estado a arraso-los, e porque a Android tem o mercado dos tablets garantido…no dia que a google desenvolver Android para os Pc’s….a Microsoft corre risco de passar para a insignificância…

    • Zacarias says:

      Não sabes mesmo o que dizes. E Duvido, aliás, tenho a certeza absoluta que não tens um surface 😉

      • Tiago Oit says:

        Jovem, não sei quem és, mas não és ninguém para me dizeres se minto ou não deixo de mentir…e garanto-te que tenho um RT em casa!! Agora, cada um tem direito à sua opinião, e a minha é a que disse em cima! O RT não vale o dinheiro!! E sim, tanto que passado 1 mes de o ter comprado fui ao sitio onde o comprei, Fnac, e até os técnicos disseram-me mesmo que tinham muitas queixas que o RT era super lento e com os mesmo problemas que eu mencionava em cima! Agora se voces não aceitam as queixas, problema o vosso! Microsoft passou à história…quer voces queiram, quer não queiram..basta dizer que o SO mais utilizado do mundo…é o XP!!!

    • rui says:

      Tiago… agora a serio… eu tb tenho um RT e não tenho esses problemas. Ou a tua mulher não tem um RT ou não estas a dizer a verdade, mas porque e que so por ser da micro não presta? Que mentes mesquinhas

    • JJ says:

      “Este tipo de publicidade é simplesmente um desespero da Microsoft não só porque a Apple tem estado a arraso-los, e porque a Android tem o mercado dos tablets garantido…no dia que a google desenvolver Android para os Pc’s….a Microsoft corre risco de passar para a insignificância…” – Acho esta afirmação um pouco exagerada. Alem de que Android tem de evoluir muito para fazer frente a Microsoft no mundo PCs. E a queda da Microsoft no mundo PC não depende de outras empresas que desenvolvam SOs, mas sim das grandes empresas que desenvolvem software, o fazerem para outros SOs alem do Windows.

      • Fernando Andrade says:

        repara que são já muitos os artigos que apontam que a MS está a perder a importância que outrora tinha, e que em pouco tempo será insignificante para o mundo da tecnologia.
        Claro que neste momento só dependem deles, contudo não acho que seja com esta nova abordagem à concorrência que vai conseguir manter o que tem, mas isto é a minha opinião 🙂

        • JJ says:

          Logicamente não tem o mesmo peço que tinha nas tecnologias, mas não é por causa dos PCs. Mas sim por causa do desenvolvimento nas áreas moveis.

          Hoje em dia as pessoas querem ter acesso aos ficheiros que anteriormente tinha apenas em casa/escritório ou portátil, numa forma mais simples pratica e rápida, através dos smartphones e tablets.

          A Microsoft entrou tarde nesse mercado e talvez por isso a maioria dos utilizadores esteja renitente dos seus produtos. Mas isso não quer dizer que os produtos Microsoft nesse campo, tenham pior qualidade/funcionalidades do que os concorrentes.

          Antes pelo o contrario, temos de admitir que o Surface é um tablet muito melhor do que os outros. Apesar de se apresentarem algumas falhas, são falhas que ate os próprios concorrentes tiveram quando foram lançados. Isso faz parte do processo de desenvolvimento e crescimento.

          Este processo, já foi passado pelo IOS e Android e agora já estão “maduros”. O Surface, tem de passar por esse estagio e o problema esta ai, chegar tarde ao mercado, quando o mercado já procurar produtos mais “maduros”.

          Apesar dessa desvantagem, a qualidade e produtividade mais elevada do Surface, vai mais rapidamente atingir o mesmo nível ou superior do que os da concorrência.

      • Ridelight says:

        A Apple tem estado a arrasar?
        Não lêm noticias?
        Ou são tão MS haters iou Ifans ou Gfans que não sabem discernir a realidade?
        Ações da MS valorizaram 28% este ano, Bill Gates voltou a ser o homem mais rico do mundo devido a essa valorização, e a Microsoft está desesperada porquê se as coisas lhe estão a correr bem?
        A Apple está em queda que eu saiba, basta analisar com olhos de quem quer ver…
        O grande problema é a desinformação, e as pessoas continuarem a achar que dizer mal da Microsoft é perceber de informática… Isso já era, essa faze é na infância…
        Para trabalho vence o ambiente Windows, para jogo também vencem os ambientes Windows, para trabalhos gráfico e edição de vídeo, os MAC proporcionam melhor produtividade.

        • NTV says:

          Trabalho em artes gráficas há muitos anos e só tenho a dizer uma coisa: Para trabalhos gráficos esquece os Mac, só dão problemas de todo o tipo. Já lá vai o tempo em que os Macs eram mais fiáveis e mais rápidos, há uns 20 anos atrás… Nessa altura até gostava mesmo muito de trabalhar com Macs. Quanto à ascensão da Apple e queda da Microsoft… MEGA LOL Tens toda a razão, em que planeta anda este pessoal?!

          • mr says:

            Interessante seria se colocasses aqui todos problemas que falas para serem discutidos. Argumento do “não presta” “porquê?” “Porque não presta” só mostra a tua falta de argumentação.

          • NTV says:

            mr – Se não sabes é porque não utilizas os dois sistemas… Problemas de fontes (tanto na utilização como na conversão ou até num simples envio por email), por exemplo, problemas na criação de PDFs, problemas de compatibilidades com o resto do mundo, problemas de conflitos de atalhos, problemas de permissões (em trabalhos em rede), etc. E não me venhas dizer que é por questões de configuração porque não é… Mesmo que fosse esses problemas não existem no Windows e se existissem teriam uma solução simples (algo que é um conceito desconhecido para a Apple).

        • Gonçalo Damas says:

          Concordo plenamente! A MS parou de evoluir à uns anos mas agora é a única que está a inovar realmente! O Surface, o Windows, o Windows Phone 8 e a XBox One só mostram isso, só não vê quem não quer. A Apple está cada vez a cair mais, em 3 meses (mais coisa, menos coisa) caiu 30%. A MS está a subir e a inovar! Que continue assim!

        • pedro says:

          Depende do tipo de trabalho gráfico!

      • bichocao says:

        Só para vossa informação a google já tem um sistema operativo para PC’s e que no mercado americano tem estado a subir as vendas enquanto a m$ está a descer as vendas, isto nos pc’s pessoais. Informem-se antes de falarem.

        • Diogo Ramalho says:

          Estás a falar do ChromeOS que só corre WebApps e que tem neste momento tem um share de mercado insignificante? Para teres uma pequena ideia, o ChromeOS em dois anos vendeu menos que o Surface RT em alguns meses.

          Neste momento o ChromeOS nem é um problema da MS, se tivesses assim tão informado sabias que a venda de PCS está em declinio e não é só o Windows, todos até mesmo a Apple vendeu menos no ultimo trimestre.

    • peixe-agulha says:

      Só não concordo com a primeira parte do comentário.

      Na minha realidade de dia-a-dia as pessoas usam o ipad para trabalhar. Já ninguém vai a reuniões com o portátil às costas, seja internas seja com clientes. Muitas vezes até durante o fim-de-semana optam por deixar o portátil no escritório, porque mesmo que exista algum problema, é sempre possível resolver só com o ipad.

      Acerca do Windows 8 tenho de concordar, cada dia que passa mais me desilude, e tem uma característica que irrita de uma forma sobre-humana: quando precisa de reiniciar reinicia dentro de x minutos, ao contrario das versões anteriores do W, não temos a opção de reiniciar mais tarde. Já passei pela vergonha de estar num cliente a resolver um problema e a meio ter de parar porque o portátil TINHA de reiniciar!

      Cumprimentos

      • JJ says:

        O Windows 8 nunca me obrigou a reiniciar. Alias, só sei que ele actualizou alguma coisa, quando vou a desligar e diz que vai finalizar actualização…

        O Win8, não tem menos coisas que os anteriores, nem deixo de fazer o que os anteriores já faziam… Pelo o menos a meu ver.

      • Filipe says:

        Eu tenho W8 desde muito antes de ter sido lançado oficialmente e isso nunca me aconteceu!!! Ele instala updates e se necessitar de reiniciar avisa o utilizador durante 3 DIAS (TRÊS) indicando que caso não seja reiniciado o fará de forma automática.

        Se tiveste 3 dias a nanar…. acontece….

        • peixe-agulha says:

          Vou ver nas definições o que pode estar mal. Quanto ao avisar antecipadamente, simplesmente não é verdade, pelo menos na minha maquina, que o faça 3 dias antes, quanto muito faz umas horas.

      • José Silva says:

        Curioso o meu Windows 8, nunca me pediu para reiniciar ou reiniciou sem a minha autorização como sempre fez nas versões anteriores! Estou muito satisfeito pelo sistema! A única critica a apontar é o seu desenho, adora as funções, fluidez, facilidade de trabalho, mas continuo a não gostar do aspecto gráfico, é mais belo o Windows 7, mas esta é uma questão menor e pessoal, porque se trata de gosto? Porque em tudo o resto é, sem dúvida nenhuma o melhor SO da Microsoft! Instalei-o em 3 máquinas cá em casa a par dos sistemas que já tinham: 2 com Windows 7 e uma com o vista e, nem eu nem o meu filho ou a minha mulher sentimos a necessidade de regressar aos outros. Quanto aos tablets, escrevo este comentário num I-Pad, uso-o para ler noticícias, jogar pouco pois tenho uma série de consolas para além dos PCs, leio alguns livros e BD. mas gostaria, muito de ter um tablet com Windows 8 pelas razões que apontei, já experimentei o Suface, gostei, mas pareceu-me ter algumas arestas por limar, o que é natural. Entusiasmante parece ser o no tablet Windows8 Pro, esse certamente se baixar o preço será uma excelente alternativa ao I-Pad.

    • Nosferatu Arucard says:

      Para isso o Android deveria ter pelo menos o emulador Wine apoiado pela Google de modo a que este ano a lancem, e assim já corria muitos programas do Windows em PC Android x86.
      Ou então, sigam o exemplo de alguns programadores e criem um modo Linux Desktop sobre o Android para correr programas GTK/QT/Xlib (vulgarmente designado por Linux Desktop) que por diversos motivos existem programas Linux não podem ser portados ou com grandes perdas de funcionalidades no modo Android UI nativo.
      O LibreOffice foi obrigado a criar um emulador Desktop para correr esta suite, e posso usar o Gimp no Android desde que instale o Ubuntu noroot (GTK+) para carregar esta camada de compatibilidade.

    • dnaboy says:

      Se calhar o problema é mas é da tua mulher..

    • Fábio Ribeiro says:

      Concordo contigo Tiago excepto num ponto. Eu comprei o meu ipad por motivos profissionais principalmente e não por lazer. Relativamente ao win8 em tablets ora digamos que se eu nunca tivesse usado um ipad e compra-se logo um surface ou outro, acreditaria que o surface era o melhor agora após testar os 2 equipamentos posso dizer que o ipad ainda está transcendentemente a frente de qualquer outro tablet. Mas ah e tal o win 8 em tablet podes trabalhar em ferramentas profissionais como num pc! ok! tentem fazer tudo o que fazem no pc nesse ecrã de 10″. Parem de misturar o tablet tem um objectivo, é o auxilio ao pc, um não substitui o outro. Quanto as pessoas que teimam em dizer que o win 8 em tablet está muito a frente do ipad porque não tentam usar durante 1 semana no seu dia-a-dia um e outro equipamento e depois digam, qual o que conseguem fazer mais coisas e qual é que se adapta melhor ao nosso dia-a-dia seja no trabalho ou em casa, ah e já agora a maneira de segurar o equipamento seja horizontal ou vertical.

      • Rui says:

        O objectivo do surface é claramente o de substituír um portátil + tablet e eu apoio. Quanto ao facto de não ser prático usar 10 ou 11 polegadas, eu usei durante 2 ou 3 anos o Toshiba Libretto U100 com 7 polegadas a substituír um portátil de 14 polegadas! O meu portátil actual tem 13,3 polegadas, recuso-me a transportar portáteis com mais de 13 polegadas e mais que quilo e meio!

        E garanto-te que faço absolutamente tudo nele. Hoje em dia raramente ligo a minha torre com ecran de 24 polegadas! Já no trabalho não dispenso um PC com monitor de 24 polegadas….. Passo o dia numa secretária, e neste caso nada bate um PC em torre com um ecran gigante!

        O meu próximo portátil vai substituír o meu Sony Vaio Z31 com 4 anos ( que continua uma máquina, com core 2 duo de 9600, 4 giga de RAM, ssd de 160 giga, 6 mega de cache L2, écran de 13,3 polegadas e ainda substituír o meu actual iPad 2.

      • OOXML says:

        Ora bem, não sei como é que consegues fazer assim tanta coisa com um iPad, mas diria assim de repente que cá em casa para ligar a minha impressora por usb ou os meus discos externos onde tenho os filmes e MP3 é para esquecer.

        Para além disso as aplicações base do Office também essas mesmo são esquecer no iPad, para além disso, cá em casa somos 3 e que treta, tenho que partilhar o meu ambiente com toda a família, isto porque o iPad nem suporta múltiplos utilizadores.

        Farto do iPad, podia ter ido para um Android, mas para mim é uma cópia fatela do iPad, mais versátil sem dúvida, mas o OS arrasta-se todo é pouco fluído e isso dá-me conta do sistema nervoso.

        Saltei para o Surface RT 32Gb, sim não é perfeito, mas é menos imperfeito que um iPad e faz aquilo que é essencial no meu dia-a-dia. Se achas que não consigo trabalhar num ecrã de 10″, bem, consigo e sem cansar a vista, se fosse em 7″ ou 8″ isso sim já seria mais complicado. Com o Surface desempenho a grande maioria das tarefas que fazia num laptop ou pc tradicional.

        Ports USB deve ser uma ciência daquelas, multi-user também, multitasking tb deve ser novo… a Apple é que sabe e quem gosta também…

        • Fábio Ribeiro says:

          Uso e tenho a dizer que me dá muitíssimo jeito, relativamente as dificuldade por ti apresentadas tenho a dizer que tais não me afetam pelo simples facto de ter a impressora ligada em rede (apesar da minha impressora ser uma profissional com placa de rede, hoje já é possível ligar qualquer impressora em rede de maneira simples porque quase todos os provedores de internet já te oferecem um router ao qual podes conectar por usb a tua impressora e torna-la numa impressora em rede), quanto ao disco usb com os filmes e mp3 mais uma vez uso a mesma solução: rede e não so tenho acesso a todos os ficheiros dentro de casa como em qualquer parte do mundo usando uma ligação VPN.
          Relativamente ao office usei windows durante anos e por sua vez o usei o office agora como tenho um ipad e um mac comecei a usar o pages, numbers e o keynote são excelente programas que considero estarem muito a frente dos usados no microsoft office se comparar-mos o excel com o numbers a diferente é transcendente, e todos estes programas estão adaptados para o ipad e corre excelentemente, até hoje não vi nenhum “office” para tablet tão perfeito quanto estes.
          Em relação aos multi-users possivelmente o ios7 já virá com tal funcionalidade mas digamos que o negocio é cada pessoa seu ipad (pessoal e intransmissível) lol.

      • brunobola says:

        Por acaso existem híbridos excelentes, vejam os videos do Asus Tahichi, esse sim é um conceito super excelente, quem me dera ter um…. não critiquem sem verem o video, isso sim é um tablet e pc e com um potencial que nem a Apple ou a Google pensou antes….

        O mais básico é este:
        https://www.youtube.com/watch?v=3DNQc9rgV9A

  7. miguel L. says:

    Para mim um Ipad é para a brincadeira, como o Oit diz.Agora um Surface Pro ou RT é para trabalhar sem duvida.

    Mais de 80 % do mundo empresarial português usa o oficce para trabalhar por isso se quisermos estar conectados teremos que usar tb mesmo sistema.Podemos usar emuladores mas não é a mesma coisa.

    Por isso, Ipad grande definição,grafismo,som,design mas para essencialmente para lazer o Surface por seu lado é um pc que virou tablet e assim dá para trabalhar e mesmo para algum lazer embora não seja o objetivo último da máquina.

    • eduardo says:

      o que não falta no ipad são aplicações compatíveis com o Office

      • JJ says:

        Queres comparar a qualidade dessas apps com o Office?

        Essas aplicações são boas, não digo o contrario, mas estão limitadas em termos de ferramentas e índice de produtividade.

        Acredita, que nem metade daquilo que és capaz de fazer no Office, fazes numas dessas apps.

        • eduardo says:

          lol
          já experimentaste o iWorks da Apple!? Dão o exemplo do Powerpoint, mas o Keynote é bem melhor que o Powerpoint.
          E o Office adaptado para tablets é bem menos produtivo

          • JJ says:

            Que eu saiba não existe nenhuma versão Microsoft Office para o IOS ou Android, apenas versão de visualização.

            Os utilizadores de IOS/Android, podem é usar a versão Office Web App. Que é igual para todos, não importa o sistema operativo.

            Repito, as apps de produtividade para IOS/Android, não estão a altura do Office. E as empresas olham é para esses pormenores…

          • Nosferatu Arucard says:

            Mesmo para Android ,o primeiro Office realmente funcional será o LibreOffice e requer uma camada de compatibilidade para correr os mesmos toolkits que a versão Linux Desktop utiliza, caso contrário nunca seria possível portar o LibreOffice para Android.

          • eduardo says:

            :S
            o Office RT, que é a versão verdadeiramente adaptada para tablets, tem muito menos funcionalidades que o Office completo. E na comparação com o iWork no iPad, não traz nada que não se consiga no iWork

          • JJ says:

            A versão RT realmente não é igual a versão PC, porque destina-se ao Surface RT que estará ao mesmo nível de um iPad ou Android. Mesmo assim acredito mais na estabilidade desta versão do que nas outras apps semelhantes, e talvez até mais funcionalidades.

            Se usar como exemplo a versão web Office, que é a melhor em comparação com outros serviços web e com mais tempo em funcionamento. Não me admira nada que a versão RT, seja ou venha a ser muito melhor do que qualquer outra app com o mesmo fim.

            Qualquer das formas, o Surface Pro, trabalha com a versão PC.

          • eduardo says:

            com essa resposta tb poderia dizer que os miúdos acreditam no Pai Natal.
            Quanto ao Surface Pro o uso do Office sofre do mesmo problema que os TabletPC sempre tiveram, mal adaptado…

  8. Arjo says:

    É evidente que qualquer tablet com Windows RT, é claramente superior a qualquer tablet com IOS, uma vez que o Windows é um sistema operativo muito mais eficiente e com muito mais funcionalidades. Ainda assim há certos pontos em que o IOS ganha ao Windows, sendo para mim o mais importante a ocupação de disco dos sistemas operativos.

    Mas entre um e outro obviamente que o Windows RT é melhor, muito melhor.

    Já li aqui sobre a instabilidade do sistema operativo Windows RT e isso não é verdade, é um sistema altamente estável.

    Quanto às aplicações, é verdade que o IOS tem mais, mas as que o Windows RT tem de nativas (Office) supera as do IOS e as que podemos instalar, as melhores o Windows RT já tem e cada vez tem mais.

    Recordo que a Microsoft tem ainda o Windows 8 Pro, que permite que um tablet possa correr aplicações que correm num PC… parece-me que sobre este capítulo não vale a pena comparar com o IOS… é que não há comparação.

    • JJ says:

      +1

      O problema foi a Microsoft entrar tarde no mercado. Mas com o Surface Pro, rapidamente vai recuperar na corrida. A nível de produtividade, é muito superior aos concorrentes.

  9. miguel L. says:

    O primeiro vídeo está demais!

    E é verdade o que diz…

  10. Rui Carriço says:

    Lindo! Já tinha visto, acertou no ponto certo

  11. Gerardo says:

    Para imprimir precisa de uma impressora Apple ??? OMG lolollolol Rezem para que a Apple nunca tenha uma companhia de electricidade, senão estão fo**** Querem carregar os iDevices tem de ser numa tomada Apple.

    • JJ says:

      Isso devia ser bonito… lol

    • eduardo says:

      Publicidade enganosa! O iOS suporta qualquer impressora com funcionalidade AirPrint, e aquelas que não tiverem podem ser acedidas se forem partilhadas por um computador – neste caso basta descarregar um pequeno software adicional

      • Telmo says:

        «Publicidade enganosa! O iOS suporta qualquer impressora com funcionalidade AirPrint, e aquelas que não tiverem podem ser acedidas se forem partilhadas por um computador – neste caso basta descarregar um pequeno software adicional»

        Acho que tu próprio acabaste por lhe dar razão.

        • eduardo says:

          dar razão? vê a lista de impressoras com a funcionalidade Airprint
          http://support.apple.com/kb/ht4356
          depois adicionas quase todas as outras que podes usar por partilha com o computador.
          De que maneira é que isso é igual a necessitar de impressora Apple???

          • Gerardo says:

            Não necessitas de uma impressora Apple, mas precisas de uma que suporte AirPrint. Foi isso que a Microsoft quis dizer. “Uma impressora especial”

          • eduardo says:

            lol
            tens uma faculdade muito especial… és capaz de deslindar as mensagens crípticas da Microsoft!
            Ao menos não necessita de ligação à internet como outros

    • João says:

      Basta ter uma impressora sem fios que da. A minha é hp e funciona tudo direitinho basta ir a imprimir que o ipad encontra logo a impressora logo isso é completamente mentira.

  12. Dave says:

    Bom, até concordo que a Apple perde (imensos?!) pontos no que toca ao seu ecossistema restrito, como impressoras, adaptadores e afins.

    Uma coisa que não comparam nos videos e que acho que é definitivamente importante, é a gestão de bateria. Tudo bem que o Surface (nos vídeos, Asus, certo?) é “mais produtivo” que o iPad, mas quanto tempo dura a bateria a trabalhar e a “ver vídeos/filmes” ao mesmo tempo?!

    Este último ponto também me leva a questionar sobre uma coisa. Tenho visto já bastante pessoal a trabalhar com Windows8, o mesmo SO usado no Asus e RT, mas não tenho visto a usarem o split que muito gostam de mostrar.

    Anyway, até acho que o RT pode ser muito bom, mas a longo prazo…quem sabe 😉

    Cumprimentos

    • José Silva says:

      Muitos não usam porque não sabem usar! É tão simples. É como o “drama” do botão iniciar, é super simples aceder, mas para alguns é preciso tirar um curso superior para encostar o rato no canto direito! Não percebo como algumas pessoas usam equipamentos com sistemas diferentes, nos telefones, tablets, tv’s, consolas etc e depois, reclamam porque se colocou um botão escondido à direita e o menú iniciar é agora uma interface super engraçada, descontando o desenho algo quadradão, podíamos continuar a ter o mosaicos dinâmicos, mas mais bonitos co. Od desenho do windows 7 por exemplo, comefeito glass e cantos redondos, estes são demasiado simplórios, para mim a única queixa porque em tudo o resto sistema e as suas apps estão fantásticas. Como disse acima tenho I-pad e telefone e mini-PC Android já actualizado no caso do mini-PC para a versão 4.2, acho por isso que sei ver a diferença entre os sistemas, e ter uma opinião formada sobre o assunto. Um tablet com o w8 Pro, com um preço acessível, garanto, que vai fazer mossa na concorrência.

      • pedro says:

        A nível estético este novo windows realmente perdeu imenso para o 7…não percebi esta mudança, até é mais suave para o olhar, neste âmbito a Microsoft ainda tem muito que aprender com a Apple.

  13. Daniel says:

    Se são os dois similares e tanto um como o outro têm vantagens e desvantagens, prefiro o mais em conta. pois é uma estupidez ir pagar mais 200€ (por exemplo) so para ter uma maçã. 😛

  14. JP (djlinux) says:

    A M$ acordou tarde, agora esta a tentar ganhar o terreno que perdeu, o que é normal…Nem que para isso tenha que fazer estes vídeos estúpidos… Mas todos eles fazem este tipo de vídeos, logo, novidade? Zero…

  15. Roger says:

    Tenho um tablet com Windows 8 e smartphone com Windows Phone e são a melhor coisa que me passou pelas mãos. Sincronizam um com o outro o que é fantástico. O portátil está encostado lá em casa.

    Nunca trabalhei com IOS nem Android, tenho amigos que tem e gostam, mas quando pergunto se conseguem fazer as mesmas coisas que faço com Windows vem com a conversa das app compatíveis… Só essa ideia faz-me confusão. Ter que andar com emuladores, apps compatíveis, com esquemas e tretas do género, quando no Windows é tudo natural…

    O RT pelo que tenho lido será para fazer concorrência aos ipad’s e android’s. Windows 8 e 8 pro, nem devem entrar nessas comparações porque estão muitos níveis acima.

    Microsoft veio tarde, demorou a por o Surface pro no mercado português (e por isso comprei outro, sony vaio duo 11 – muito bom mesmo). Mas quem quer um tablet que dê para trabalhar e brincar (podem instalar as impressoras que quiserem, sacar office, autocad’s e os outros programas que usam nos outros Windows, originais ou piratas e funciona, angry birds (tou viciado) sem ter que pagar nada), optem por alguma coisa com windons 8 ou 8 pro.

    O resto é para meninos.

  16. MARIA says:

    Olá gentji! Queria saber a vossa opinião sobre uma coisa: Eu estudo música e estou há 1 ano para comprar um novo computador. Sei que não é esse o assunto pelo qual vieram aqui, mas realmente gostava de saber qual é o MacBook mais apropriado para eu gravar música e fazer as coisas normais de um PC: o MacBook Pro 13, o MacBook Air 13 ou o MacBook Air 11? Agradeço todas as respostas, mas por favor, nada de parvoíces… Já me chegam as que tenho de ouvir. Beijufas people! Adicionem-me no Twitter, quem quiser: @MariaDS1996

    • *jojo* says:

      o air é melhor, e realmente acho que o air 11 é melhor; mas faz uma coisa, compra o air 11 que é muito bom, tal como o pro, mas nao tem cd, nao tem muito storage, tem menos peso, e tem mais bateria; se quiseres cd, compra à parte, acho que hoje em dia ninguem usa assim tanto cd’s; e se quiseres mais storage, compra o air 11 com opçao de mais storage; a performance será mais rapida num air e assim, e será tao boa como a de um pro porque as apps sao as mesmas lol
      ja escolhi o meu: air 11 😉 ki$$

  17. Ajr says:

    Pois é hoje a “ms” não passa de uma empresa irrelevante,não faz nada de novo, só copia. Não exite frase melhor que essa para ela do que a proferida por Gandhi: “Primeiro ela ignora você, depois ela te ridiculariza, depois ela briga com você e por fim você vence.” Todas estão vencendo, a “ms” está morta.

    • JJ says:

      Esta é a teoria mais absurda que pode existir… “Microsoft esta morta…” ahahahahah

      A historia tende a repetir-se… e já vi esta historia acontecer a uns 20 e tal anos atrás… Apple e afins os maiores, Microsoft fracasso total… depois foi 20 anos sem se ouvir falar deles…

      “Microsoft esta morta…” ahahahahah… eu é que vou morrer a rir com esta frase…

      • Ajr says:

        Sem querer perder mais tempo com essa bobagem de “ms”, não é teoria é realidade o pc como conhecíamos está morto também (nuvem) e ela vai junto. Para os supersticiosos falta só acender a vela, não por isso ela já esta acessa, PT saudações.

        • JJ says:

          Não me digas que vão começar a fazer jogos para consolas, com o iPad!?
          Ahhhhh… se a outra afirmação fazia rir, esta arrumou a um canto.

          Se acabar o PC… como o conhecemos (segundo dizes)… acaba o mundo da tecnologia! Porque para ter mais de metade do que existe tecnologicamente hoje, por detrás esta um PC “tradicional”…

        • pedro says:

          Cada um com as suas vantagens, IPad é sinonimo de divertimento(ver um videos, Net e uns joginhos muito básicos) e Laptop e PC é sinonimo de produtividade e tb de divertimento bruto. Achas que algum vez com processadores ARM conseguirá competir com X86 em processamento Bruto, é verdade que são arquitecturas diferentes para nichos diferentes, ARM mais para mobile onde é necessário a gestão de energia e X86 para PC e laptop….cada macaco no seu galho.

    • Carlos Silva says:

      Cai na realidade. A MS entrou tarde neste mundos dos tablets, mas entrou, e entrou com a força toda veio para para aniquilar a concorrencia, e fe-lo muito bem pois, trouxe a este mundo tablets o que ainda não havia.

    • Gonçalo Damas says:

      Alert! MS hater! Alert!

  18. TC says:

    Os factos são estes a microsoft está a valorizar e a apple está a desvalorizar, é só ver os valores na bolsa. Deixando os factos de lado, vocês comprem o que acharem que melhor satisfaz as vossas necessidades e o resto que se lixe. Se gostam de windows comprem windows, se gostam de ios comprem ios, se gostam de android comprem android. Estar aqui a debater não vale nada

  19. Jo says:

    Só trabalha com tablets, seja de que marca forem, pessoas que não tenham nada de jeito para fazer, trabalhar com produtividade séria é com desktop ou laptop, o resto é brinquedos.

    • JJ says:

      O Surface Pro… mudou um pouco esse conceito. Mas percebo o que queres dizer. Tirando o Surface Pro, concordo contigo.

      • JO says:

        Nunca experimentei o Pro, mas deve ter o mesmo tipo de limitação de hardware que os semelhantes, o que é normal já que são coisas para se levar numa mala pequena, mas o mundo produtivo não é só feito de excel ou powerpoint, e para preparar folhas de calculo e apresentações dá sempre um jeito imenso um rato, mas existe muita coisa que exige potencia, produto de CAD, SAP, CYPE, edição de video, tudo o que exija cálculos, gráfico e modelação de produtos de áreas cientificas não dá para fazer com tablets, nem os tablets são projetados usando tablets. São bons para substituir um laptop para fazer apresentações, mas de resto não me parece que sejam ainda ferramentas de trabalho, pelo preço compra-se um bom laptop( mac é que não se compra, são muito caros)que faz tudo e muito melhor que um tablet.
        Resumindo: Um tablet é um brinquedo interessante, mas não se convençam que vão comprar um para trabalhar, não valem o preço para isso, ainda nada bate um pc para trabalho, pelo menos para a maioria dos trabalhos, mesmo word e excel.

        • pedro says:

          Concordo inteiramente com a tua afirmação, são programas que necessitam de melhor placa gráfica Profissional tal como uma Nvidea Quadro ou uma Ati FireGl….sem estas placas não existe muita produtividade….preço por preço mais vale comprar um bom laptop com estas placas….outro situação é o processo de refrigeração das tablets com windows 8 pro…estou para ver como se vão dar com os novos processadores que estão para vir da Intel e da AMD.

  20. Carlos says:

    Cuidado ao subestimar a Microsoft.

    Toda a gente que fez isso deu-se seriamente mal.

    A Apple antes da volta do Jobs (e após apenas porque apostou em áreas onde a Microsoft não estava).
    A Novell.
    A Sun.
    A Lotus.
    A Crystal Decisions (que fazia o Crystal Reports).

    Mesmo a Oracle a a VMWare andam com a Microsoft à perna…

    • JJ says:

      Isso é verdade… digam o que dizerem, todas as empresas que tentaram fazer frente a Microsoft, acabaram mal. Apesar de temporariamente parecer o contrario.

      A Google, infelizmente, esta a ir pelo o mesmo caminho… fazer frente a Microsoft…

      O que ainda não consegui perceber, o porque tanto “ódio” a Microsoft, não consegui perceber… a serio que não…

  21. Bruno Coimbra says:

    Mas a malta esquece uma coisa ESSENCIAL
    A apple ja vai em que versão do ipad mesmo? 4? 5?
    O Surface ainda vai no inicio…ainda tem arestas para limar ainda tem de se adaptar ao que os consumidores acham q falta ou tem a mais….
    Mas mesmo assim já é uma excelente alternativa.

    E para quem acha q a MS vai desaparecer…mais depressa portugal é vendido a retalho á china

    • pedro says:

      O surface Pro tem muitas arestas a limar a começar por uma melhor gestão da energia, melhor Placa Grafica do tipo Nvidea ou Ati, Reduzir os seus 90 e tal parafusos para poder abrir o tablet…fo##a-se 90 parafuso é obra, isto é mesma coisa que não dá para arranjar…um ecrá que vá até as bordas, Ter a possibilidade de trocar as memórias e outras coisas mais, se não é mais um no mercado.

  22. Rui says:

    Trabalho na área financeira e conheço muito bem os sistemas operativos da Microsoft (só uso sistemas operativos de 64 bits e como tal não me recordo da última vez que o Windows crachou, e só formato o PC quando mudo de sistema operativo 🙂 Tenho pambém um IPAD2. Raramente uso um iMac que tenho disponível, com core 2 Duo 7300.
    Relativamente aos prós e contra, o ipad uso principalmente como agenda, consulta de mail, jogos e navegar. O ipad tem a meu ver uma enorme falha que se deve ao facto de “ser alérgico” ao java e adobe flash e como sou financeiro e quase todos os sites que eu preciso de utilizar, finanças, bancos, etc usam o flash e java…. estão a ver a utilidade do ipad 2, não estão? Não há dúvida que é uma boa máquina, até comprei o iworks, numbers e keynote, mas depois de 1 mês a tentar usar (para além de ser incompatível com os meus milhares de ficheiros excel…… acreditem o Office está anos luz à frente dos programas da Apple, não é preciso serem tão ferrenhos para admitirem. Quem precisa de usar o excel com conhecimentos avançados (Scripts, bases de dados, etc,) o numbers é um martírio.

    Para fazer apresentações, basta enviar a apresentação por wireless para o videoprojector, ou ligar uma pen usb e não é preciso nenhum terminal, só o comando do projector, muito simples!!!!

    Em relação à plataforma multitarefa (a Apple fez muito bem quando abandonou a Motorola e contratou a Intel com os seus processadores, porque foi a partir daí que o Apple passou a ser multitarefa verdadeiramente), estou seriamente a ponderar adquirir uma máquina de sonho que junte a facilidade e portabilidade de utilização do ipad com o ios ou novo windows 8 e a potência oferecida por um portátil numa só máquina. De momento estou de baixo de olho no Sony Dualtouch e dos novos Microsoft surface, aí sim deixa de ser necessário ter um tablet + portátil, porque um só faz isso tudo.

    A Apple tem a meu ver um enorme defeito que é a compatibilidade com dispositivos, basta ver o martírio de passar ficheiros e músicas ripadas para um ipad, para perceber isso.

    Em relação à microsoft, confesso que o novo windows 8 é muito bom mas detesto o metro e ausência de botão iniciar. Se eu quero um PC para ter o firefox com 10 abas abertas, mais ficheiros de excel e word, programa de criptografia e aplicações de comunicações tudo em simultãnio, para que preciso de APPS que só fazem 1 dessas coisas de cada vez!?!? No meu portátil Sony Vaio Z31, utilizo o Windows 8 e com ZERO APPS instaladas, porque prefiro utilizar o ambiente de trabalho clássico.

    No dia-a-dia utilizo o Windows 7 x64 pro e Windows 8 x64 Pro com o servidor que utiliza como sistema operativo principal o Ubunto versão 10 e máquinas virtuais com o Windows Server 2008 R2. No ipad uso o IOS 6,1.

    Quanto à ausência de erros no ios, aviso que o meu ipad ficou sem os meus registos da agenda de um dia para o outro!

    A minha verdadeira plataforma de trabalho está numa pasta encriptada de 10 Giga e que é aberta em qualquer PC, MAC ou mesmo Linux, por isso posso perder os meus PC todos que não perco nenhum dado vital 🙂

    • JJ says:

      Boa observação, com base na experiência.

      Em resposta a esta pergunta:
      “Se eu quero um PC para ter o firefox com 10 abas abertas, mais ficheiros de excel e word, programa de criptografia e aplicações de comunicações tudo em simultãnio, para que preciso de APPS que só fazem 1 dessas coisas de cada vez!?!?”

      Logicamente que os Apps para o Win8, será conforme as necessidades de cada um. Eu também apenas uso programas em ambiente de trabalho. Julgo que a ideia da Microsoft em abrir um espaço para apps, não tem como objectivo acabar com o ambiente de trabalho, antes juntar dois mundos que os utilizadores cada vez mais estão habituados. Programas em ambiente de trabalho e apps (semelhantes aos utilizados em tablets e smartphones atuais). Ou seja conforme a utilização que se quer dar, escolhe-se o ambiente que se quer usar.

  23. luislelis says:

    Conclusão.
    O que a Microsoft fez neste video funcionou bem.
    Besta ver a quantidade de comentários gerados.
    Quem sabe sabe quem não sabe fica triste.
    Aquele abraço (Sem publicidade).

  24. Sérgio says:

    Eu ate percebo que digam que o ipad é vos mais util pela diversidade de aplicações.
    Agora afirmarem que o Surface RT é lento ou que não propoe melhores condiçoes de trabalho é apenas destilar odio.

    Em relação ao windows 8, dou um exemplo, tenho um Samsung ATIV SmartPC Pro XE700T1C-A03PT, quando quero tocar guitarra toco nas aplicações, quando quero jogar Fm2013 jogo no ambiente de trabalho, quando quero mostrar um video aos meus colegas pego apenas no tablet ou ligo a uma TV e todos veem em grande plano.
    Para mim, é isto que a microsoft pretende com o Surface Rt e ainda mais com o PRO.
    Contudo as pessoas continuam com a critica facil ao W8 e focadas na Apple que nada tem inovado neste segmento.

  25. sakura says:

    “”o-surface-o-windows-8-e-a-concorrencia-da-apple””

    apple <— ??? concorrencia em que? facebook? sire da google? (linux), visual sudio . sql server, web server (apache), grid computimg (linux),gaming (xbox. ps4), web app, mapas (google) ?
    a apple é boa em que?

    "yes i use apple for print may fotos and is the best." <–me
    windows 8, ie10 , and arch linux.
    ainda meto o arch no servidor (not recomend ) the best but to work. update todos dos dias é tipo windows…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.