Unboxing – Asus Fonepad
Um dos produtos mais curiosos do momento: a Asus enviou ao PPLWARE o seu Fonepad para testes. Uma espécie de mistura entre tablet e smartphone, a verdade é que esta «fundição» de dois mundos faz-nos pensar. Se por um lado como tablet apresenta uma excelente relação qualidade preço, por outro quais são as mais valias de trazer connosco um telefone deste tamanho?
Assim, com a minha perspectiva e da Ana Jesus, daremos as nossas opiniões pessoais e sempre na mira do utilizador comum, apresentando o unbox e, mais tarde, apresentaremos a análise deste Fonepad.
A caixa que continha este Fonepad não é muito grande, mas suficiente para trazer consigo:
- Manual de instruções e garantia
- Carregador
- Cabo micro-usb de ligação tanto ao PC como ao carregador
- Fonepad
Resumo das especificações:
- Sistema Operativo Android 4.1.2
- Ecrã 7" LED Backlight WXGA (1280x800)
- CPU Intel Atom Z2420 1.2 GHz
- Memória 1GB
- Armazenamento 16GB
- 5GB Vitalício ASUS Webstorage Space
- Network Standard HSPA+ UL:5.76 Mbps/DL:21 Mbps; 3G : WCDMA : 850/900/1900/2100; 2G : EDGE/GSM : 850/900/1800/1900
- Rede de Dados Wireless WLAN802.11 b/g/n
- Bluetooth V3.0
- WebCam 1.2 M Pixel Câmara Frontal
- 3 M Pixel Câmara Traseira
- Auto focus (traseira) Gravação de Vídeo a 720p
- Áudio Colunas de alta qualidade
- Interface 1 x Micro USB
- 1 x Ficha de Áudio 2-em-1 (Auscultadores / Entrada para Microfone)
- 1 x Leitor de Cartões Micro SD, até 32GB
- 1 x Ficha para Auscultadores de 3.5mm
- 1 x Micro SIM
- Sensor GPS & Glonass,G-Sensor, E-compass, Proximity, Ambient Light Sensor
- Aplicação: Asus Launcher, MyLibrary, File Manager, Kindle, Zinio, SuperNote Lite, App Backup e App Locker
- Bateria 9 horas; bateria de lítio-polímero de 16Wh
- Tempo em espera 751 hours(3G)
- Tempo em Conversação 32.5 hours(3G)
- Cor Titanium Gray
- Dimensões 196.4 x 120.1 x 10.4 mm (LxPxH)
- Peso 340 g
Primeiras Impressões
Antes de tudo, peço veementemente que não olvidem os nossos estimados leitores que o seguinte texto é de cariz pessoal e baseado, única e exclusivamente, na minha opinião e na opinião da Ana Jesus, ambos utilizadores comuns e apreciadores de tecnologia em geral.
Curiosidade foi a primeira palavra do pensamento após o desembalamento. Como é possível combinar um tablet e um smartphone? Seguindo a tradição de qualidade Asus, o Fonepad que nos enviaram mostra robustez no dispositivo ao nível de ecrã e plásticos, suportado no interior ao nível de sistema operativo por um Android que já todos conhecemos, na sua versão 4.1.2 (Jelly Bean).
É um tablet? é um smartphone? mas que raio de pergunta tão difícil ..uma coisa é certa, trata-se de um terminal com um tamanho considerável, mas com características acima da média e com um preço atractivo. Penso, sinceramente que este pode ser um concorrente directo do Nexus 7 mas com a vantagem de permitir as chamadas telefónicas.
A verdade é que para este teste vamos ter de andar com o tablet atrás de nós como telefone também e, à primeira vista, parece algo de embaraço quando olham para nós a atender uma chamada...mas este Fonepad parece esconder algo mais interessante. Não percam em breve a análise completa, sempre na perspectiva do utilizador comum.
Este artigo tem mais de um ano
nem sequer traz auscultadores ou bluetooth headset…
agarrar nisso e colocar à orelha para fazer chamadas é bom para se manter escondido..
Ahahah realmente Rio, além do mais concorrer com o Nexus só com um single core acho difícil!
Este single-core, segundo o que se lê na web, deixa muitos quad-core pra trás…
Pior de tudo é a compatibilidade de apps e as actualizações.
Ainda quero ver…
É um tablet híbrido com o Android x86 “oficial”, portanto utiliza os mesmos processadores que os PC convencionais.
Quando às aplicações ARM, este deve utilizar o emulador Houdini para correr neste tablet, visto que está muito optimizado para as instruções x86 do Atom.
entao dá para por o windows 8 neste tablet?
estética de RIO abaixo…
Ora meu caro, nada que te impeça de comprar um auricular bluetooth. Com o meu a 3 semanas, eu ando com um case na mão e atendo as ligações automaticamente 😉
Deve ser muito pratico andar com isto no bolso.
🙂
Eu diria a grande vantagem que tem é ser um nexus7 que permite efectuar chamadas de voz Gsm. Não passa de um tablet.
Bom dia ! Adquiri um a semana passada, e até agora só tenho a dizer que estou muito satisfeito. É rápido, e tem o tamanho ideal para o dia a dia a ser usado como tablet. Ainda não usei como telefone, contudo considero que um aparelho com estas dimensões terá de passar por uma solução de usar um headset. Em termos de bateria é excelente, com uma utilização intensiva chego ao fim do dia e ainda me resta entre 20% a 30% de utilização, o que na realidade se traduz numa preocupação, pois não sei até que ponto é saudável estar diariamente a carregar a bateria a partir deste ponto… Poderá viciar ou danificar a bateria ? Outro constrangimento que tem para mim é o facto de ter um MicroSim, pois uso uma PEN de Banda Larga com SIM normal, o que torna inviável usar o mesmo chip nos dois equipamentos…Irei tentar recortar e depois adaptar para usar no tablet e na Pen. Resumindo, estou muito satisfeito com a aquisição, e hoje não trocava por outro de marca concorrente.
Bem, em relação à bateria já li sobre o assunto e tenho conhecimento de algumas coisas.
As baterias de lítio não viciam. Não interessa se se carrega desde os 80% ou 5%.
As baterias de lítio preferem cargas parciais às cargas totais. Portanto, descarregar de propósito a bateria e carregar (para fazer um ciclo de carga completo) é mais prejudicial que uma carga leve, sejaa partir dos 30% até aos 100, ou mesmo a partir dos 30% aos 50%, não faz mal.
Manter uma carga baixa (deixa-lo por exemplo desligado com a bateria a 5%), stressa a bateria. As baterias de lítio não “gostam” de estar com pouca carga.
Por fim, o calor, é o pior inimigo de uma bateria de lítio, e para conservação a longo prazo recomenda-se deixar a bateria a +/- meia carga (45%) e num local frio.
Que gozes bem o teu aparelho 🙂
Não inventem! Fusão é a palavra que querem. Fundição já existe e tem outro significado (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fundi%C3%A7%C3%A3o). De qualquer maneira, e só para verem que não venho aqui só comentar críticas: Os meus parabéns pela vossa publicação. Leio-a todos os dias.
bem, mais que palavras… uma imagem
http://asset2.cbsistatic.com/cnwk.1d/i/tim/2013/04/25/35619221-Asus-FonePad-9806_610x435.jpg
A primeira impressão… é um excelente aparelho para técnicas de “camuflagem” 🙂 Ou então… “ganda cena”
No entanto, para quem tem um uso diário e intensivo de uma tabuleta e de um telefone inteligente, aí pode ser que a primeira impressão de desconforto pela “figurinha” desapareça e o útil venha ao de cima.
Passaram dos tijolos para as telhas …é tudo construção civil.
+1
E este menino não tem um cpu a x86?? era bom que desse um dual boot 🙂
Achou que a vantagem e o Atom,deve dar para fazer umas coisas giras…
um leitor de livros digitais e telefone, no brasil são 50 milhões de clientes a espera… a empresa pensa longe, não apenas na estética do RIO…. rsss
O meu pai comprou Fonepad semana passada e eu sinceramente não fiquei com boas impressões. Para além de modificação desnecessária de UI do Android e Bloatware que é impossível apagar sem root, o aparelho é lento na execução de tarefas tão simples como por exemplo o scroll entre ambientes de trabalho, entre outros.
Eu tenho o meu Nexus 7 32GB wi-fi e sinceramente, Fonepad não lhe chega aos calcanhares em termos de performance e qualidade de ecrã, a não ser a possibilidade de fazer chamadas.
Parece que o Shaquille Oneill acha-o um tanto ou quanto grande … 🙂
A nível de protecção de ecrã quanto a riscos e dedadas, ele tem algum tipo de tratamento?
Visto ser um equipamento para andar no ‘bolso’, não encontrei nenhuma informação a cerca do tratamento usado.
Um ponto forte o qual já vi vídeos no youtube, é a autonomia. Confirma-se?
O Asus Fonepad, à primeira vista parece um nexus 7 com camera traseira…
Na minha opinião não é um concorrente do nexus 7, mas sim mais um tablet de 7polegadas identico a tantos outros. Penso que foi um projecto falhado.
btw, pode-se adquirir um nexus 7 com 3G, a um preço de 300€! (salvo erro)
Eu faço chamadas com o meu nexus 3g,é só procurar,de resto não vejo o k esse equipamento venha a trazer de novo ou entrar segmento do nexus 7.só p rir.9 meses utilização nexus 7 3g.
A não ser VoIP em Wi-fi, não estou a ver como faças chamadas GSM com o Nexus 7 3G…
Abraço
Este tablet ao contrario do que diz no resumo das especificações não tem entrada para cartão de memoria. Meu tio tem esta baina e ainda assim o meu tab2 é tão rápido quanto este.
70€ pelo meu Elcano e faz tudo isso aí…(nexus, fonepad, tab2) etc…
Claro que tem entrada, basta vc puxar a lingueta que fica perto da câmera traseira; fica escondido em conjunto ao lado do microSim