5 sugestões para dar vida à tua penUSB (Parte I)
A evolução tecnológica fez com que, de um momento para o outro, nos estivéssemos esquecido dos CDs/DVDs e passássemos a usar Pens USB. Hoje em dia, estes pequenos dispositivos são realmente muito baratos, com grande capacidade de armazenamento e acompanham-nos para todo o lado “estilo porta-chaves”.
Além de serem excelentes gadgets para armazenar informações, as penUSB podem ser usadas nos mais diversos cenários/projectos. Hoje o Pplware deixa-te aqui 5 dicas para para usares a tua PenUSB de forma diferente do habitual.
Como referido, as Pens USB são hoje em dia usadas para os mais diversos cenários. Aqui ficam as nossas sugestões:
Instalar uma distribuições Linux ou Windows
Hoje em dia, as distribuições ultrapassaram os “tradicionais” 700 MB e as PENs USB podem ser o equipamento ideal para proceder à instalação dos mais diversos sistemas operativos. Actualmente há ferramentas que facilitam em muito o processo de criar uma Pen USB de arranque com o sistema operativo que pretendemos.
Para criar uma PEN USB de arranque com Linux sugerimos o fabuloso LILI USB Creator. De referir que este software permite que se crie um espaço na PENUSB para memória persistência, que funciona tipo um disco para guardarmos as configurações e documentos.
Para Windows nada melhor que o Windows 7 USB/DVD Tool (com suporte para Windows 7 e 8)
Correr aplicações Portable
Além de nos permitir a instalação do nosso sistema operativo, podemos também lá correr aplicações, mais concretamente aplicações portable. Um dos projectos mais interessantes e com mais desenvolvimentos é o O PortableApps Suite, que não é mais que um conjunto de aplicações que correm dentro de qualquer Pen USB.
Como alternativa ao PortableApps, existe também o LiberKey (Mais de 300 aplicações a partir da Pen USB.
Use como RAM
Como as PENUSB têm memória de armazenamento é possível usá-la como memória “extra” no nosso PC, vulgarmente designado de ReadyBoost (nome técnico é Extended Cache) de modo a melhorar a performance do Sistema. Para Windows podemos usar a funcionalidade ReadyBoost seguindo os passos descritos aqui.
Particionar discos
Recorrendo ao Parted Magic, é possível gerir qualquer disco, ao nível do particionamento. O Parted Magic é uma pequena distribuição linux que permite as mais diversas operações sobre partições como por exemplo, criar, mover ou redimensionar. Actualmente esta distribuição suporta os mais diversos sistemas de ficheiros, como por exemplo ext2, ext3, ext4, fat16, fat32, hfs, hfs+, jfs, linux-swap, ntfs, reiserfs, reiser4, ou xfs.
Pen para acesso ao computador
O nosso computador passou a ser um local onde temos parte da nossa vida. Há muito que não é só trabalho, é um espaço de lazer, onde colocamos as fotografias da família, dos amigos. Depois é o sentimento de controlo sobre tudo o que temos a nosso cargo, as despesas, as contas, os ganhos e muita outra informação relevante apenas para nós e completamente desnecessária a terceiros. Faz todo o sentido criar um espaço de privacidade de informação.
É interessante ter alguns cuidados. Existem muitos métodos para implementar segurança mas é também possível usar a nossa penUSB para ser a chave de acesso ao nosso Windows. Com o Predator tudo é fácil e seguro.
Estas são as 5 dicas de hoje. O desafio agora passa para o vosso lado e gostaríamos de saber em que cenários usam vocês as vossas Pens USB. Fica prometido um segundo artigo com este tema, baseado nas sugestões que deixarem nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Uma Pergunta: Se eu tiver uma penUSB desse estilo (chave) e meter no meu porta chaves junto das minhas chaves, a pen têm alguma probabilidade de se estragar? Visto que está sempre a chocalhar com as outras e a parte de entrada usb estar ao descoberto permitindo entrada de lixos e de se riscar ?!?
Obrigado.
Nuno a minha tem 4 anos e não tem qualquer problema. Funciona lindamente. Anda sempre junto ao molho de chaves.
Obrigado.
Estou a pensar em comprar uma igual ás da imagem, em forma de chave.
Fiquei com algum receio que se pudesse estragar.
A minha não anda com o molho de chaves porque a probabilidade que o molho de chaves ficar nalgum computador é alta (como ficam todas as minha PEN USB)
Já para mim funciona ao contrario. Como deixava sempre a pen na máquina no escritório e depois fazia-me falta, o monte de chaves mais a fita pplware 😀 fazem não me esquecer se tirar a penUSB na máquina na hora de sair (isto antigamente porque agora pouco uso, a coud veio tirar a serventia à pen em muita coisa, em quase tudo praticamente).
Depende de como se a usa e para o quê. No meu caso não transporto pens de um lado para o outro a partilhar ficheiros, para isso existe diversos serviços no qual já foram aqui descritos. Tenho 2 pens Kingston de 8GB, uma com o OSX 10.8.2 pronto a instalar e a outra serve para a instalação de outros sistemas.
Para enviar ficheiros temos a cloud e outros métodos também,e para passar programas para outros computadores, uso a partilha de ficheiros entre computadores ou TeamViewer etc.
Como já me aconteceu diversas vezes, se não existe as drivers de rede instaladas, vai a pen para transportar para o outro pc, mas é um caso excepcional.
Pois, não sejas despassarado…
Olá,
Puderias indicar alguns modelos e marcas de Pen, tipo chave?
As melhores e mais viáveis.
Obrigado
A minha é uma LaCie de 2GB. Tem já uns anos e continua a funcionar muito bem.
Ok obrigado pela dica. Vou comprar uma.
Igual à minha, mas de 4 GB. Excelente!
SunDisk ,já foi a maquina de lavar roupa 2x e continua a bombar
eu também tenho uma que vinha com uma proteçãozinha nos contactos, a unica coisa que lhe aconteceu foi ficar sem a proteção (que já era de esperar).
A minha durou 2 meses no porta chaves !!!
Acontece muitas vezes, mesmo sem andar aos “pontapés”.
A minha já foi 2x á maquina de lavar roupa e ainda funciona.
Bom artigo pplware.
Realmente as pen’s e os discos externos conquistaram um lugar extremamente importante na nossa “Vida Digital”.
Como técnico de informática e de redes não dispenso as minhas 4 pen’s que andam sempre comigo vá para onde for.
Nelas tenho tudo, desde ferramentas necessárias ao meu trabalho, boot de win7 e 8, vários ambientes Linux, ferramentas com HBCD e claro os meus documentos pessoais mas tudo em seu “lugar”.
PS: Um bom artigo (se é que não o fizeram já) era dar a conhecer as várias aplicações para fazer pen’s multiboot. 🙂
Tens aqui o SARDU
https://pplware.sapo.pt/windows/software/sardu-construa-uma-pen-usb-multiboot/
ou o XBOOT
https://pplware.sapo.pt/windows/software/xboot-%E2%80%93-multiboot-em-pens-e-discos-usb/
Sim eu conheço a maior parte deles. Mas há muita gente que de certeza não sabe da sua existência. 🙂
ou então (o meu favorito) :
https://pplware.sapo.pt/windows/software/yumi-0-0-8-2-coloca-sistemas-operativos-numa-penusb/
Boa pergunta. As pen’s como qualquer suporte pode ser sujeito a desgaste e a avaria, eu já perdi informação “vital” que me custaram horas de trabalho extra e muito stress. A partir daí sigo aquela máxima “… se alguma coisa pode correr mal, vai correr ainda pior … no pior momento possível”.
lei de murphy.
Podiam fazer um artigo, com uma lista de programas que poderia ser úteis estarem numa pen. Programas para limpar o pc, eliminiar adware, spyware, virus e afins, optimização do windows, restauro de ficheiros, detecção de erros, e outros do genero.
Ando a ver se faço uma pen, com esses programas (mesmo que seja só o ficheiro de instalação)… As vezes vou a casa de um amigo, e pede-me ajuda para lhe resolver algum problema e depois, la ando eu a procura na net pelos os programas… o pior é quando tem algum spyware que poem a net lenta… lol
Se poderem fazer isso… eram bom. Era apenas uma lista desse tipo de programas, muitos já foram falados aqui no pplware.
Fica a sugestão.
Aplicação SARDU… já faz isto que falei, não é!?
Hiren’s Boot
eu tambem tenho algumas duvidas nesse sentido .
um artigo assim seria genial.
Bom artigo pplware.
Para MACOX, não existe alternativas?
Podes fazer isso no Mac particionando a pen, deixo-te aqui alguns links, já o fiz algumas vezes:
http://www.techrepublic.com/blog/mac/how-to-create-a-bootable-usb-to-install-os-x/2699
http://osxdaily.com/2011/07/08/make-a-bootable-mac-os-x-10-7-lion-installer-from-a-usb-flash-drive/
http://tonymacx86.blogspot.pt/2011/10/unibeast-install-mac-os-x-lion-using.html
Tenho sempre as minha pen’s antigas (daquelas em se pode proteger contra escrita)com as aplicações mais úteis (do meu ponto de vista) sem correr o perigo de ser infectado. Que pena não encontrar mais desse tipo de pen’s (que se possam proteger)
Sim, todos estes softwares são bons.
Mas por acaso eu para a minha pen uso este sotfware deste
site http://rufus.akeo.ie/
Simples e pratico mas limitado nas funções.
Muito bom! Fico à espera da paste II (e parte III, se houver).
Onde é que se vendem essas pen´s em forma de chave? eu tenho uma que comprei na fnac á uns anos mas nunca mais as voltei a ver á venda…
As da LaCie encontras na net com facilidade.
Pens? Isso já não é considerado tecnologia obsoleta? O que é que virá a seguir pplware? Melhores maneiras de usar a sua zip drive? Ou truques e dicas para os seus discos flexíveis de 5.25″?
Obsolota? E quando é preciso trabalhar num PC que não tenha net (ainda há locais sem net, ou com net lenta – o que impossibilita fazeres donwload de ficheiros com vários gigas de espaço-, e também pode ter havido um problema, ficou sem net, e por isso se quer “mexer” no computador)?
Quem vai ao mar avia-se em terra…
dica: hiren’s boot! com os utilitários!! (ghost, zip, recovery,…)
http://www.winpenpack.com/en/news.php
Obrigado pelas dicas.
Mas sugeria / pedia mais uma; como instalar uma distribuição linux através do Mac OSx
Com o browser lite corrido pela pen dá para fazer o “bypass” ao bloqueio de muitos sites no pc do trabalho?
Eu uso no meu porta-chaves uma Kingston DTSE9 de 32GB e tem a vantagem de ter as ligações mais protegidas e passa completamente despercebida.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTe1he7RZCmLLbYQ96STricEwqi-0ugeSpDV4fk9W57jDt_bvrM
Há já algum tepo que ando á procura de maneira de utilizar uma pen para aceder ao meu banco de maneira mais segura. Já tentei instalar o puppy linux numa para o efeito, mas o facto de ter de rebootar o pc para a poder usar não tona a solução muito prática.
Podiam fazer um artigo sobre isto. Software (sandbox/browser/os) que se ponha numa pen que faça com que as ligações aos bancos se tornem mais seguras 😉