Blog.com.pt – O sítio dos blogs em Portugal
Em Portugal o fenómeno Blog tem ganho bastante expressão. Há blogs para todos os gostos e blogs de todos os feitios. Para agregar e para catalogar esses blogs nasceu o projecto Blog.com.pt.
É um portal/directório de blogs em língua portuguesa (ou escritos por autores oriundos de países de língua oficial portuguesa).
Pretende de alguma forma, principalmente desde a renovação que ocorreu em 17 de Abril, tornar-se numa comunidade de bloggers e não apenas num directório.
Agrega, mas sem intenção de se tornar uma alternativa ao blog original, os últimos posts de cada blog. Apenas os últimos 5 de cada blog e na maior parte dos casos sem o texto completo e linkando SEMPRE para o post original.
Os blogs são organizados em várias categorias e subcategorias, sendo que desde esta renovação os blogs com conteúdos adultos têm categorias próprias e só são acessíveis após um aviso. Também todos os blogs que exclusivamente tinham links para conteúdos protegidos por copyright (filmes, música, software, etc...) foram removidos e não serão mais aceites.
Antes da apresentação desta nova versão existiam mais de 12 mil blogs registados, que desceram para mais de 8 mil devido à remoção/filtragem MANUAL de todos os blogs que não respeitassem os termos e condições do serviço, de sites que não eram blogs, blogs repetidos e blogs já inexistentes. Foram também implementadas várias alterações para evitar a repetição destas situações.
Existem vários tops (que estão ainda a ser melhorados) que analisam o ranking dos blogs dentro do blog.com.pt bem como através dos backlinks no Google e Yahoo e ranking Technorati.
O público alvo não é apenas português, mas todos os países de língua oficial portuguesa. Existem actualmente quase 19 mil utilizadores registados.
Os utilizadores podem-se adicionar como amigos (principalmente para criar a base para futuras funcionalidades ainda em desenvolvimento)
Na página de perfil do utilizador podem ser adicionados os endereços de várias redes e serviços da web social como o twitter, youtube, flickr, etc... sendo também actualizadas as últimas informações lá postadas.
Homepage: Blog.com.pt
Este artigo tem mais de um ano
blogs are dead!
Microblogging is the new trend!
You did it for the lulz!
Ele tem razão na primeira fase. Perde-a toda na segunda.
Os blogs estão a morrer porque as pessoas já não têm paciência para andar a vasculhar entre quantidades exurbitantes de tralha sem grande interesse.
Quer dizer, pelo menos no que toca os blogs comerciais. O Kotaku está a decrescer precisamente porque é um blog hardcore.
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
não digo que não.. mas também é bem verdade que os blogs estão em declínio 🙂
Penso que irão sempre continuar a existir, mas mantidos apenas por alguns…
O hype de todos terem um blog acabou com o surgimento das ferramentas de microblogging como o Twitter.
Francisco, não consigo ver um conteudo “aproveitável” em blogs tipo Twiter. Aqui no Brasil o pessoal curte o Orkut. Olha acho este tipo de blogar nada mais que uma bisbilhotice da vida alheia. Mas vc tem razão no que se refere ao declinio dos blogs. O microblog que vc se refere deve ser justamente o do tipo Twiter, ok ?.
Acredito que blogs com bom conteúdo, seja visual ou técnico, como o Pplware por exemplo, terão sim vida longa.
Minha opinião e claro que a sua é válida sim ! 😉
Isto é só moda agora…logo logo acaba.
O microblogging?
Acredita que não!
Para o Costa, não são só os blogs que estão mortos. A Língua Portuguesa parece que também sofreu igual sorte…
http://aospapeis.blogspot.com
Blogs?
Mortos?
LOL
http://truquestelemoveis.blogspot.com/
Blog ou microblog será o equivalente aos anos 70 em que nós hoje pensamos… raios… como é que aquele meu andava com aquelas calcas azuis aos quadrados, com aquele casaco amarelo as bolas… e aquele cabelo à metallica? Jeeez. E partimonos todos a rir. Claro que depois alguem decide que os anos 70 é moda outra vez e voltamos ao mesmo.
O problema é que os blogs e os microblogs… ficam aqui… no limbo e um dia voltam para nos assombrar… e estão só à distancia de um uns caracteres seguidos de “enter”… não estao escondidos naquele album de familia que alguem um dia estrategicamente esconde para que nunca mais ninguém olhe para a nossa avantajada pila em bebés e faça comentários… na frente da nossa mãezinha…
vou dar uma vista de olhos e registar os meus blogs se valer a pena!
http://www.tagravado.com
Ja conhecia o Blog.com.pt mas de facto é um bom post, porque penso que os blog’s nunca vão acabar podem evoluir como tudo na vida… mas acabar duvido um pouco… mas é a minha opnião, quem sabe não estou errado…
Já agora aproveito para convidar todo a equipa do pplware e ao seus leitores a passarem no meu novo Blog http://www.maiseuros.com onde promete ter um ponto de vista muito bom sobre tudo o que possa ter a ver com dinheiro. Tem apenas dois post mas neles já conseguem ver mais ou menos a filosofia que o Blog vai levar…
Aguardo uma visita vossa, Obrigado e a continuação de um bom trabalho…
http://www.maiseuros.com
Pessoal, ola! Realmente o blog se tornou uma febre e agora está estabilizada e começa a baixar. Mas existe muita coisa sem qualidade por aí, e existem coisas belíssimas que jamais cairão, entre elas e sem querer puxar o saco de ninguem, o Pplware. Eu poderia citar pelo menos 50 blogs que jamais cairão, pois o que importa é conteudo, e isso sim é difícil. Fazer um blog, qualquer um pode fazer, mas dizer alguma coisa que valha a pena, é diferente. Acho que a chave é focar no que vc deseja falar e a quem vc quer atingir. Não adianta copiar e colar pois a vida destes é curta. Conheço blogs que falam simplesmente da odisseia de um cara que quer porque quer aprender a tocar a guitarra e cantar músicas dos Stones…isso é tão autêntico que a visitação dele é fantástica…bom, chega, pessoal um abraço a vcs todos.
Eu acho que há blogs a mais 🙂 mas que continuem, porque o que é bom é haver variedade para se encontrar sempre coisas interessantes 🙂
Não acho é que se criem blogs por tudo e por nada… com coisas interessantes sim, supérfluas e só para dizer “tenho um” não vale muito a pena pois não terá sucesso.
Quando disse “Não acho é que”, queria dizer “Não acho bem é que”, é do cansaço…
Boa noite Vítor!
Em nome da Língua Portuguesa, quero-te agradecer teres utilizado a palavra sítio no título deste artigo. Como sabes, o modelo é o factor mais importante na aprendizagem. Por isso, pessoas que como tu são modelos sociais têm mais responsabilidade em criar hábitos nos leitores de bem utilizar a nossa língua.
Os meus parabéns e fica o meu desejo que se comece a fazer escola neste teu maravilhoso sítio, onde todos vimos beber sabedoria.
É uma pena realmente a forma de avaliação dos responsáveis por esse site (de divulgação), ou comunidade de bloggers…mas enfim …
Cumps.
http://musictherapytorrent.blogspot.com/
o meu está mortinho mortinho!!!!!
Boa tarde. Li aqui alguns comentários que os blogs tem tendência a acabar. Não sei o que pensar desse assunto. Tanto mais que acabei de criar um blog. 🙂 Se no futuro irá morrer ou não, isso não sei. O que sei é que fiz o meu blog com um objectivo que está transcrito no mesmo. Por tudo isto, agradeço a vossa visita ao meu blog, e conto com voçês para não o deixar morrer. 🙂 muito obrigado pela vossa atenção. Link do blog: https://domynus.blogspot.com/