One Tab – Poupar recursos e espaço no Chrome
A chegada aos browsers do conceito de separadores veio revolucionar a forma como usamos a Internet e os seus recursos. Se antigamente poupávamos ao máximo os browsers e os recursos, agora podemos desperdiçar esses recursos através da abertura de separadores sem que os fechemos quando não necessitamos.
Este comportamento, muitas vezes sem nos apercebermos, leva a que os nossos browsers consumam recursos de forma desmedida e que afectam o comportamentos das nossas máquinas.
Com o One Tab, para Chrome, vamos conseguir mudar esse desperdicio de recursos ao mesmo tempo que não perdemos nenhum dos separadores que tínhamos abertos.
A possibilidade de mantermos os nossos separadores abertos sem que isso afecte directamente o browser permite que deixemos de lado a organização dos links que temos abertos e que queremos manter para posterior leitura ou consulta.
Mas ao deixarmos esses separadores abertos acabamos por deixar que eles consumam recursos que poderíamos estar a usar nos separadores que efectivamente estamos a usar.
A forma mais lógica de reduzir esses consumos é fechar esses separadores, mas acabamos por perder essa informação ou demorarmos mais tempo a aceder-lhes por termos de reabrir essas páginas ou procurar os links que estavam abertos.
Mas a extensão One Tab vem resolver estes problemas ao concentrar todos os separadores que temos abertos numa determinada janela do browser num conjunto de links que podem ser manipulados mais tarde.
Os criadores do One Tab calculam que se consiga mais de 90% dos consumos de memória por janela com a utilização desta extensão. Essa redução de memória é apenas possível pois os separadores deixam de existir e passam a ser apenas links numa simples página do One Tab.
Para o usarem apenas necessitam de carregar no ícone que é colocado na Omnibar durante a instalação e todos os separadores dessa janela são transpostos para a página do One Tab.
A recuperação desses links pode ser feita em bloco ou apenas dos links que necessitam. Para isso basta carregarem no link de recuperação ou num link em particular.
Podem a qualquer altura exportar os links que têm guardados no One Tab através da própria interface da extensão. Ao escolherem essa opção são disponibilizados numa caixa de texto para que possam ser copiados para outra aplicação qualquer.
Do mesmo modo pode ser também feita a importação de links. Aqui a forma é idêntica, mas a caixa de texto está vazia e apenas necessitamos de colar aí os links que queremos trazer para o One Note.
Mas o One Tab não se limita a guardar os separadores de uma janela e pode tratar de várias, mantendo a separação entre elas para não existir mistura de separadores abertos.
Assim, e se guardarem várias janelas com vários separadores, o One Tab guarda toda a informação de forma separada e organizada por datas de activação.
A recuperação das janelas neste caso pode ser feita de forma selectiva, para que possam abrir apenas os separadores que realmente necessitam, deixando arrumados os que de momento são desnecessários.
Por fim o One Tab é também social e permite a partilha dos vossos separadores. Podem criar links que posteriormente podem enviar aos vossos contactos para que eles tenham acesso a esses separadores ou para que possam guardar e abrir mais tarde noutros browsers.
Mas esses links podem também ser acedidos através de um código QR que o próprio One Tab gera para utilização.
O One Tab é dirigido a todos os utilizadores do Chrome que têm o hábito de coleccionar separadores para posterior utilização.
A verdade é que esses separadores sem actividade estão a consumir recursos pelo simples facto de estarem a abertos. A gestão de memória nos browsers não é ainda perfeita e muitos recursos se perdem apenas com a existência dos separadores.
Usem esta extensão para conseguirem manter alguma ordem nos muitos separadores que possam ter abertos desnecessariamente no Chrome e para que consigam ainda poupar recursos válidos e necessários para outros processos e não para garantirem que separadores do Chrome se limitem a existir.
Download: One Tab 1.3
Homepage: One Tab
Este artigo tem mais de um ano
Vou instalar certamente. É uma excelente ideia.
Rui de Visitar Pplware
este comentario com spam é aprovado, mas o meu que ajudava um utilizador encaminhando-o para a para a pagina addictivetips nao foi, e o mail blaklisted? é isso.
Casa que os moderadores não dormem. O comentário assina já teve o tratamento que merece.
Quanto ao teu anterior, estive a verificar e não esta preso.
Podes indicar-me em que artigo o colocaste?
Mais uma ideia útil do Pplware. Boa!!
já experimentei, até porque sou daqueles utilizadores que costuma ter muitas tabs abertas, só agora tenho 15
mas umas das vantagens das tabs é termos a página logo á mão, sem necessidade de a estar a carregar novamente com a possibilidade de a poder ler sem acesso á net; coisa que não acontece com essa extensão. apenas é guardado os endereços.
não sou apologista de estar a instalar cenas extras ao meu sistema quando o que existe faz o mesmo. depois de utilizar um bocado a extensão, ela parece-se muito com a lista de histórico…
umas das coisas boas que vi nesta extensão, é a forma como organiza as tabs. em termos visuais é bastante apelativa o que facilita um rápido acesso ás tabs.
fica a minha pequena análise 🙂
Gostava era que a Google mete-se a funcionalidade de não carregar as tabs até carregarmos nelas como tem o firefox.
Já cheguei a ter mais de 1000 tabs abertas no firefox e tudo bem, no chrome não posso ter 20 que o pc já breka por todos os lados, para não falar que demora 5 min a abrir e carregar tudo.
Sim, era uma interessante funcionalidade
…alguém conhece uma extensão ou algo parecido que permita ouvir certas rádios que só trabalham com o wmc…é que senão tenho de estar a abrir um ficheiro tipo radio.asx ou mudar para o IE…pois parece que o chrome deixou-se disso.
Se usas o W7, pesquisa por radio.pt
este é melhor que “toomanytabs for chrome”?
É outra coisa. Isso é pra procurar os separadores. Este, pelo que percebi, é para guardar e depois abrir se quisermos. Entretanto poupamos recursos na ram.
Pedro, onde o OneTab guarda as informações? No próprio Chrome ou em um arquivo separado? Onde fica?
Vou trocar de computador, vou perder todos os meus Tabs antigos? Tem como move-los para uma nova versão em outro pc?