Apple lança autenticação de dois factores para o Apple ID
Os elevados níveis de segurança que a Apple coloca nos seus produtos (serviços e hardware) são uma realidade. Existe a constante preocupação de garantir aos utilizadores a sua segurança e a dos seus dados.
Tal como muitas outras empresas existem falhas no que a Apple oferece, mas depressa são lançadas actualizações para os resolver.
Mas para além da apresentação de soluções em resposta aos bugs de segurança descobertos a Apple também toma medidas preventivas para evitar problemas e garantir a melhor segurança possível aos seus utilizadores e aos seus serviços.
A mais recente medida de segurança foi agora anunciada e é a disponibilização da autenticação em dois factores para o Apple ID.
A camada de segurança adicional que o processo de autenticação em dois factores traz permite aumentar a segurança que os utilizadores podem ter ao usar um qualquer serviço através da introdução de um código adicional em conjunto com a password desse mesmo serviço.
Este tipo de autenticação está já disponível na Google há alguns anos e tem sido recentemente adicionado a outros serviços que se viram com problemas com o acesso aos dados dos seus utilizadores.
Com a introdução deste novo método de autenticação a Apple vem também elevar a segurança com que os utilizadores acedem aos seus serviços e em particular ao Apple ID, elemento central de identificação dos utilizadores no ecossistema Apple.
Para já a autenticação de dois factores, quando activada para um determinado Apple ID será usada sempre que:
- Autentiquem o acesso no My Apple ID para gestão dessa conta
- Façam uma compra no iTunes, App Store ou iBookstore a partir de um novo dispositivo
- Obtenham suporte da Apple referente ao vosso Apple ID.
No caso da Apple, e contrariamente ao modelo usado pela maioria dos outros serviços, o código de autenticação não será obtido através de uma aplicação mas sim através do envio de um SMS para o caso dos dispositivos que não estejam associados ao vosso Apple ID e através da aplicação Find my iPhone para o caso dos dispositivos conhecidos.
Como activar a autenticação de dois factores no Apple ID
Set up two-step verification at My Apple ID (appleid.apple.com):
- Aceder ao site de gestão My Apple ID e autenticar-se
- Seleccionar "Palavra-passe e segurança"
- Na zona Verificação de 2 Passos, seleccionar Iniciar e seguir as instruções apresentadas
Após a sua activação o utilizador apenas poderá contar com a sua password e o código de segurança para autenticação. Todas as questões de segurança deixaram de ser apresentadas.
Em caso de perda ou esquecimento da password do Apple ID poderá ser usada uma chave de recuperação de 14 caracteres, a Recovery Key.
Este processo de autenticação poderá ser desactivado a qualquer altura caso os utilizadores não se sintam confortáveis com a sua utilização.
Para já a autenticação em dois factores está apenas disponível para os Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia. A Apple planeia alargar este serviço a outros países em breve e à medida que o fizer a opção de activar a autenticação em dois factores será apresentada nas opções de gestão do Apple ID.
Caso pretendam saber mais sobre este processo e a forma como ele funciona, está disponível uma FAQ da Apple sobre o assunto.
Homepage: Apple ID
Este artigo tem mais de um ano
Este método já é o utilizado pela google há bastante tempo ;)digo eu….
Bom fim de semana!
“No caso da Apple, e contrariamente ao modelo usado pela maioria dos outros serviços, o código de autenticação não será obtido através de uma aplicação mas sim através do envio de um SMS”
Isso difere do sistema que tanto a Google e a Microsoft usam em que sentido?
:S
Segunda via de cartão SIM permitiu desviar milhares de euros de conta de CGD! Também pensava que sistemas que enviam códigos por SMS eram seguros. E até são até certo ponto.
A apple anda a deixar de inovar, a google já tem este sistema há muito tempo.
tb não foi a google a inovar!
Maiores medidas de segurança normalmente só são introduzidas quando aumenta a ameaça, porque muitas vezes atrapalham a vida das pessoas. A Google tem há mais tempo porque os seus serviços sofrem mais ameaças – maior número de utilizadores, género de serviços, etc.
E qual é o problema da Google já ter este sistema? Se funciona bem porquê reinventar a roda?! Parolos pá
Os elevados níveis de segurança que a Apple coloca nos seus produtos (serviços e hardware) são uma realidade.
Hahahhahahah
Lê-se cada piada no pplware de vez em quando….
Aos anos que outros usam isto….Não conseguiram inovar? 😡
Se conhecesses os serviços do icloud não dirias isso, mas é mais forte lançar a posta de pescada…
Eu conheço os serviços do iCloud e entre esses e do Google prefiro bem antes os do Google. Sou desenvolvedor e sei do que falo, não sou um mero amador de software como tu.
Fazer juízos de valor quando não se conhece a pessoa é de realmente de amador, porque até sou programador de profissão imagina lá bem.
Quanto ao resto se preferires um ao outro é perfeitamente normal, agora que a nivel de segurança existem funções que a Apple tem e que a Google (para os Android) por exemplo devia ter…sem duvida alguma.
O “Encontrar um Iphone” é simplesmente um must que devia existir em todos os SO’S.
+1
que eu saiba não se tem ouvido falar de problemas de segurança com os serviços da Apple, pois não!?
E em sistemas, o Windows e Android parecem sofrer muito mais!
https://pplware.sapo.pt/informacao/seguranca/alerta-site-da-apple-permitia-redefinir-passwords-de-utilizadores
Nem de proposito… 😡
Os bancos nas operações online, dependendo do montante que se quer movimentar, usam dois ou três passos:
1º – Pedir as credenciais da conta (nome e password, como em qualquer outra conta)
2º – Pedir uma coordenada que consta de um cartão
3º – Envio de um código por SMS, para um número de telefone determinado, que é necesessário além da coordenada
A Google tem também, em vez do envio de um SMS, a geração, através de uma app instalada no smartphone, a geração de um código que é reconhecido.
No caso da Apple o código pode ser recebido por SMS ou através da app Encontrar o meu iPhone. Quando se ativa a autênticação em dois passos recebe-se um código de segurança para o caso de se esquecer das credencias (Apple ID). Quando estiver disponível para Portugal experimento.
Que a autenticaçào em dois passos é muito mais segura, isso não há qualquer dúvida.
Epá aleluia. Era preciso esperar tanto tempo?
A mim ainda não me aparece a opção de activar o two-step…fui à zona indicada no tutorial e não está lá :/
Só está activo em alguns países: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia
Pode ter quer ver com acordos com operadoras para não pagar os SMS (embora o código possa ser obtido sem ser por SMS, através do Encontrar o meu iPhone), ou questões de tráfego de servidores. Com a bronca que apareceu ontem com a alteração das passwords, vai haver uma corrida à autenticação em dois passos.
Pode aumentar a segurança, mas pode também diminuir a simplicidade.