Djl 1.2.9 – O Steam do Linux
A tarefa de migrar para Linux é cada vez mais facilitada. No entanto, um dos principais factores que têm impedido muitos dos utilizadores de outras plataformas, de fazer uma migração para Linux, são, sem dúvida, os jogos. A conhecida plataforma Steam é de fulcral importância para os jogadores, para fazer a gestão dos seus jogos em Windows.
O Djl entra neste contexto como o substituto do Steam em Linux. Não no estrito sentido da palavra, porque não tem qualquer ligação com a Valve, empresa detentora do Steam, mas porque se propõe realizar mesmo para os jogos Open Source actualmente existentes em Linux, que o seu equivalente proprietário.
A instalação apesar de requerer alguns passos é bastante simples, dependendo esta aplicação do pacote pacote PyQt4. Como já é normal, usa-se o Ubuntu como referência, recorrendo ao menu, Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, faz-se a pesquisa por Python-Qt4.
Depois de seleccionado este pacote todas as dependências são automaticamente seleccionadas, carregando em aplicar o processo de instalação é iniciado e concluído pelo Synaptic.
Chega agora a vez de descarregar a aplicação. Como esta não existe nos repositórios oficiais do Ubuntu, tem que ser consultado o site oficial. Apesar disso, a única opção de download deste programa é em formato tar.gz. Nada que nos assuste, porque a tarefa de correr a aplicação está facilitada. Basta descarregar o referido ficheiro e extraí-lo para uma pasta na pasta pessoal (/home/nome_do_utilizador).
Para se ter a aplicação ao alcance, convém criar um iniciador (atalho para os habituados a outros sistemas operativos). Com um clique do botão direito do rato, sobre a área de trabalho selecciona-se a opção Criar Iniciador. Neste iniciador no campo comando, tem que se apontar para o ficheiro djl.sh. Convém ainda adicionar ao iniciador um ícone, pode-se encontrar este ficheiro na pasta para onde foi extraída a aplicação.
Ora depois da tarefa concluída, duplo clique sobre aplicação e é lançado o programa. Indo directamente ao que interessa (os jogos), o utilizador ao carregar no separador ”Repository” tem actualmente um repositório de ficheiros 100 jogos do que melhor se faz para Linux. Títulos de grande popularidade e qualidade como Wolfenstein: Enemy Territory, Driver ou Glest, estão entre os existentes.
Por exemplo, seleccionando o jogo Savage 2: a Tortured Soul, é apresentada uma imagem, e uma breve descrição do jogo para o utilizador poder fazer a sua escolha com segurança.
Neste ecrã, podemos ainda aceder ao site oficial do jogo, através do botão website, para procurar informação adicional, ou seleccionar Install, Remove ou Update, para respectivamente, instalar, remover ou actualizar um jogo. Escolhendo Install é começado o processo de download do jogo e sua instalação automática.
Depois do processo concluído, o utilizador dentro da aplicação pode seleccionar o jogo instalado e carregar sobre o botão direito do rato e escolher “Play”, para que o jogo instalado seja executado.
É importante ainda referir algumas das suas principais funcionalidades, tais como o sistema de plugins que o djl possui, de modo a estender funcionalidades desta aplicação e a sua interacção com alguns jogos e a opção de Chat, onde o utilizador pode usar o djl como cliente de IRC para poder partilhar experiências com os outros utilizadores sobre os jogos disponíveis, ou sobre o djl no geral.
Sou da opinião que apesar de esta ferramenta se encontrar num estado inicial de desenvolvimento, já apresenta um nível de estabilidade adequado, não tendo encontrado qualquer crash da aplicação. Diria que esta aplicação é a ferramenta ideal, pela sua facilidade de utilização e quantidade de títulos disponíveis, para todos os jogadores que são novos na plataforma de Linux.
Será certamente fácil no meio desta lista, encontrar sempre um jogo de agrado. Além que a instalação de títulos de jogos à base de “point and click” não poderia ser mais fácil e intuitiva.
Como comentário final, eu arrisco mesmo a referir que o djl no âmbito de Linux, representa o mesmo para os jogos que o Gestor de pacotes Synaptic representa para as aplicações no geral.
Podem ver aqui as alterações à versão anterior.
Licença: GNU GPL Sistemas Operativos: Linux Download: Djl 1.2.9 [439.60KB] Homepage: Djl
Este artigo tem mais de um ano
Simplesmente não é tão fácil migrar assim. Eu sou fan do linux, mas não há como usar ele para o trabalho que eu desenvolvo, mesmo com os programas opensource que são muito bons, eu ainda não consegui migrar por muitas coisas que ainda prescisam de ser melhoradas.
Com certeza o linux está se tornando cada vez mais acessível, bonito e confiável, mas não dá pra usar como SO padrão ainda. Quem sabe daqui uns 3 anos.
muito bom!
http://www.myspace.com/fernandoreznor
É uma aplicação sem duvida muito boa, que não tinha conhecimento, mas discordo com o inicio do post, os jogos não sao o principal problema de muita gente nao migrar para Linux, pois vejamos, não existe assim tanta gente que joga jogos comerciais, a maior parte do que eu vejo e pessoas que jogam jogos em flash, ou aqules jogos mais simples que ha que sao os que lhe veem a mao, ou seja, jogos que tamnbem existem em linux, e se nao existem existem semelhantes, principalmente raparigas, bem ta a mudar um pouco, a maior parte do que elas fazem e HI5 e pouco mais, e o linux da bem conta disso, mas a realidade e que ha pouco conhecimento pela parte das pessoas leigas do linux, essa e a realidade, e sao essas pessoas que fazem a diferença.
so digo ja fiquei chocado com o que ja ouvi, por exemplo na minha secundaria, antigamente possuia Linux, no entanto quantas pragas rogaram aqueles computadores, ate dava dó, para na falar do que ja ouvi do open office, bem neste caso tem um bocado de razao, o office da microsoft e melhor mas, para o basico da bem que era o que constumavamos fazer la escola, e as formataçoes deixavamos para casa.
So digo tive 4 anos de informatica no ensino, o meu professor do 7,8 e 9 probavelmente nem sabia o que era linux, ou para ele era um mito, e que so trabalhavamso nas ferramentas do office, ate chateava, eu por exemplo ja nao podia com aquilo.
E nessas horas podiam realmente ensinar informatica, nao ensinar linux, nao ensinar office, nao ensinar windows, ensinar um pouco de tudo, pois na realidade so e perciso as bases, o resto bem por si só conforme a necessidade.
Anyway, bom software, so nao o instalo pk o so tenho um vicio CoD4, e quando se gosta de uma coisa que e fantastica nao se muda 😉
Existe alternativas ao Adobe Flash cs4 para linux?
Realmente não sabia desta aplicação, é sempre uma boa ideia.
Parece realmente muito boa mas tenho uma duvida, quantos pacotes de qt precisamos instalar para além do PyQT4?
@Alexandre Jesus
mais nenhum no ubuntu
@racoq
Obrigado. Estava com medo que ele pedisse imensas bibliotecas Qt
Então 5 estrelas
Muito Bom! Excelente dica!
A proposito, qual o tamanho do download do pacote PyQT4 todas as suas dependências? Alguem olhou?
[mega-off-topic-tag] Pergunta: O PPLWARE apoia ou vai adotar o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa? [/mega-off-topic-tag]
🙂
isto pode ser o inicio de uma revolucao
Tentei instalar, mas foi impossível instalar alguma coisa a partir dele, porém vi dentro do programa libraries que eram necessário instalar, instalei-as todas, e agora nem abre, dá-me o seguinte erro:
Traceback (most recent call last):
File “djl_main.py”, line 1032, in
window = Ui_Djl(app)
File “djl_main.py”, line 914, in __init__
self.cree_reps()
File “djl_main.py”, line 271, in cree_reps
os.mkdir(config(info=2)+’/jeux’)
OSError: [Errno 13] Permissão negada: ‘/usr/games//jeux’
Será de eu ter alterada a pasta de instalação dos jogos? Como volto atrás agora, visto que não consigo eliminar o programa, e voltar a pôr a funcionar?
[off-topic]
Como é que termino um jogo que parou através do teclado, visto o rato desaparecer por completo? O jogo em questão é o Assault Cube, redimensiona-me a janela, e depois não consigo fazer nada, mas o jogo continuar a correr.
@traga2whiskys
Ou matas o X (ctrl+alt+backspace) ou vais a uma TTY (ctrl+alt+[1..6]), logas-te e matas o processo com o kill e depois voltas ao X (ctrl+alt+7). 😉
Na minha opinião, instala o htop e mata o processo através dele numa TTY.
@ sLUGo
Pois, eu tenho aqui um process viewer nativo no linux mint, o htop não é necessário, porque afinal nem sequer dá para ir ao process viewer, tem mesmo que matar o X. Obrigado.
@traga2whiskys
Não precisa instalar, basta descompactar no seu home e criar atalho no área de trabalho, como descrito lá em cima.
Se queres mesmo instalar [make install] faça como root, pois parece que vc não está :
OSError: [Errno 13] Permissão negada: ‘/usr/games//jeux’
Instalei em casa [ubuntu 8.10] e não tive muita dificuldade, fiz como descrito na dica. Só achei meio lento, pois cada jogo que quero ver ele vai buscar a informação na internet.
Instalei WarZone2100 e o DJL não resolve as dependências sozinho, tem que clicar com o botão direto e ver as dependências, nesse caso eram três libs, dentro do programa tem uma opção de baixar bibliotecas faltosas, é só marcar e esperar que ela faz tudo.
A proposito, não gostei de WZ2100, fraquinho, prefiro Total Annihilation.
Parabéns pela dica.
Sou usuario do ubuntu ja a 1 ano e posso afirmar que essa ultima versão do mesmo a 8.10 foi a melhor de todas, esta muito facil utilizar linux hoje em dia. e agora com esses games ficou mais facil ainda. parabens ao pplware pela divulgação deste incrivel programa
No Kubuntu não encontrei o Python-Qt4 nos pacotes…
Ubuntu Ultimate 2 http://ultimateedition.info/
Boas, eu uso o ubuntu 8.10 à bastante pouco tempo e instalei o Djl para instalar jogos como o assault cube. consigo instala-los mas nao consigo jogar a maioria dos jogos porque me dão erro. a maioria dos erros diz: .//bin_unix/linux_client: error while loading shared libraries: libSDL_image-1.2.so.0: cannot open shared object file: No such file or directory; agradecia s alguem m pudesse ajudar! obrigado.