PplWare Mobile

E em Mac OS X… é necessário desfragmentar o disco?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. David Santiago says:

    Aposto que 80% dos vossos leitores utilizam o windows , mas fazem sempre o mac uma coisa ,,,, como se fosse o unico sistema operativo—-

    nao estou a criticar o artigo , apenas a exprimir uma ideia

    • Vítor M. says:

      É possível, mas este mundo é volátil e essa percentagem não é tão alta nos sistemas operativos Windows que visitam o Pplware.com, e de ano para ano noto que a tendência segue os valores registados no mundo, a Apple está a ganhar terreno.

      Existem factores que explicam bem isso, um deles é esta intermitência quanto ao Windows 8 que não “ata nem desata”. 🙂

      • David Santiago says:

        sim , nisso concordo .

        Mas vejo muita gente dizer que o steve jobs derrotou completamente o bill gates , toda a gente sabe que quase toda a gente no mundo tem um windows.

        Por exemplo , adoro tecnologia e adoro o design dos mac , mas quanto a sistema operativo acho que por agora mais vale investir no windows .
        Tambem acho que a apple exagera nos preços.

        Nao sou anti-Apple , alias tenho um iphone mas neste momento preferia um galaxy s-2 ou o note.

        • lourenco says:

          quando dizes que toda a gente sabe que toda a gente usa windows…, sabes perfeitamente pk é q isso acontece..

          da mesma maneira que também sabes porque é que toda a gente sabe que toda a gente usa internet explorer…

          usar argumentos destes q estatisticamente dá para criar 1 resultado que interessa a quem está no topo, não é suficiente para significar que na verdade toda a gente usa windows, pk todos acham que windows é significativamente mais pratico… ou va.. vou arriscar.., melhor…….,

          parabéns pelos 2 iphones..

        • Fábio Reis says:

          Uma coisa devo admitir, o preço dos macs é um exagero. Comprei ontem o meu pois é dos que está a sair de gama por 999€ e mesmo assim ainda me custou muito a dar. No entanto devo admitir, estou bastante satisfeito, faz-me lembrar um pouco um “Linux mais prático” tendo em conta que são ambos baseados em Unix já estava à espera de algumas semelhanças. No entanto, o unico “senão” dos macs é mesmo a nivel de jogos, o design e o facto de não terem sido talhados para o windows faz com que mesmo a correr o Windows o desempenho em jogos se torne fraco e aqueçam muito, e claro que para quem está habituado a trabalhar com Windows desde sempre fica difícil a adaptação, mas estou a resistir a não instalar o windows mesmo para me conseguir habituar e até agora estou bastante contente.

          E algo que acho que toda a gente deve admitir, o Windows é sim o sistema operativo mais usado do mundo, mas porquê? Vá lá, toda a gente sabe a quantidade de defeitos que ele tem, para mim até agora apenas o Windows 98, XP e 7 foram as únicas versões minimamente decentes deste sistema operativo, no entanto vem em computadores baratos, maioria em plástico o que poupando nesse custo podem investir em hardware mais forte. E só existe mais coisas para Windows mesmo por este motivo.

          Aprendam uma coisa e peço desde já desculpa pela expressão, mas se andasse toda a gente a levar no rabo porque seria barato, significa que era bom? Claro que não! Não é por haver em maior numero que significa que é melhor, simplesmente existe mais.

      • ze says:

        Lol.

        Desde quando é que a razão é o Windows 8 que não “ata nem desata” ?

        Estamos a falar de prazos tardios ? Então sinceramente a Apple é lider em implementar “tarde e a más horas” tecnologias que já são conhecidas de todos mas apresenta-las como “novidade” e “inovadores”.

        A razão é claramente outra. Markting!
        Mas isto dava uma discussão interminável.

        Já tenho vindo a reparar à mto que a malta do pplware não percebe grande coisa do assunto.

        • lourenco says:

          portanto, assumindo que o markting é uma constante…., o que estás a dizer é que a realidade actual seria exactamente igual a uma realidade com o windows 8 final já no mercado à 2 meses!?, é isso?…

          sendo que desprezaste completamente o facto impasse do windows8 na justificação do aumento de utilizadores apple no pplware!

          • ze says:

            Nada disso.
            Nem precisas trazer o windows 8 para a conversa. O windows 7 chega mto bem para a discussão.

            “sendo que desprezaste completamente o facto impasse do windows8 na justificação do aumento de utilizadores apple no pplware!”

            É verdade. Não estou a dizer que todos adquirem mac por ser “cool”. Mas grande parte fa-lo.

            A questão é simples: O que é que fazes no Max OS X que n fazes em Windows ?

            As pessoas confundem utilidade com estabilidade.

            Mas msm em questões mais “técnicas” do SO o Windows 7 e MAC OSX ambos são mtos bons.

            Óbvio que todos queremos um Mac. Quem n quer ? Aquilo é bonito, leve, boa bateria, etc… Mas Windows 7 é realmente bom.

            Pq é que achas que os anuncios “Im a Mac, and Im a PC” acabaram ? Lol. Não estudes só a parte tecnológica. Vê tudo o resto. Tudo é resto conta bem mais para quem quer notoriedade no terreno.

      • Luís Marques says:

        Olá, seria possível apresentarem alguns gráficos do Analytics dos sistemas operativos e browsers mais utilizados pelos leitores do ppware? 🙂

      • Rena says:

        Vitor M Continuas a dizer que a apple ta a crescer, mas no entanto continuam com os seus 6-7% de users no mercado dos SO’s, mesmo contando com iOS. Sempre a tentar vender o peixe… 🙂 Concordo com o David. Quase que aposto que a percentagem de utilizadores de windows vossos é mais de 80%…

        • Vítor M. says:

          Certo, isso não deixa de ser verdade, mas o crescimento é notório e sustentado, basta veres que passou em poucos anos de 2% para 20% nos states por exemplo.

          As percentagens, como eu disse e como é normal, são nessa ordem para Windows, mas… isso seria estranho se assim não fosse 😀 agora o que temos visto é o crescimento forte dos utilizadores do iOS. Tem em atenção que quando falas no mundo num crescimento de meio ponto percentual… falas de milhões de utilizadores 😉

          • Rena says:

            Sim, são milhões… mas não deixam de ser 86% windows versus 6% apple.
            Tem de comer muita sopinha para chegar a 1/10 🙂
            Além do mais a apple está a apostar só em utilizadores casuais que compram um pc de 30 em 30 anos e a ignorar os utilizadores profissionais. Pode-se ver isso com os 3 anos que está a demorar para lançarem o Mac Pro, ou o Logic Audio, ou a porcaria do ultimo Final Cut que lançaram, etc. E isso pode correr muito mal para eles. Mas esperemos que não, para bem da concorrência e inovação de ambas as partes.

    • Miguel Ribeiro says:

      Haters gonna hate

    • Pedro Pinto says:

      David, o primeiro artigo até foi sobre Linux. Com este artigo apenas quisemos trazer o tema da desfragmentação no mundo Apple.

      • David Santiago says:

        sim , eu percebo o meu comentario n era mutio direcionado ao artigo.

        o vosso trabalho e fantastico. continuem assim

      • Serva says:

        Boa tarde Pedro ,

        No fundo com nome diferentes o que o OSX faz é exactamente o que o Linux faz , os utilizadores de Windows não podem levar a mal estes testes que são verídicos e continuo a dizer que quantidade não é sinonimo de qualidade , o que digo aos utilizadores de Windows como eu também em part time no meu emprego é que quando se contacta com SOs construídos sobre Unix dificilmente se adaptam mais ao Windows .

        Espero para bem de todos que o W8 traga novidades não só no seu sistema de ficheiros mas também do registo que considero um autentico cancro .

        Cumprimentos

        Serva

    • Tiago Correia says:

      Foi aqui criado também um excelente artigo sobre a desfragmentação dos discos em Linux, este artigo só veio complementar a ideia de fragmentação mas noutro sistema operativo… Como disseste, 80% dos leitores deverão utilizar Windows, esses já conhecem demasiado bem o sistema de fragmentação no Windows. Como saber nunca é demais, eu por exemplo, tenho curiosidade em saber como funciona nos outros sistemas operativos, é sempre bom termos artigos sobre outros sistemas operativos e não sou sobre um sistema, para escritores de um blog de tecnologia, não se podem apenas focar num sistema e devem pensar que os utilizadores gostam de ver variedade de conteúdo.

      É pena que muitos leitores que aqui vejo periodicamente a comentar não vêm as coisas de outra maneira e muitos apontam o Vítor M. como Apple fan boy, mas eu não acho nada disso e ele próprio já provou que sempre foi utilizador de Windows desde início até um certo tempo em que começou a usar Mac, só que se ele respeitar o princípio da imparcialidade como até agora pelo que tenho visto tem respeitado, tudo bem.

      Não deixem de variar nos vossos artigos, torna-se-ia um blog com pouco interesse por falta de variação de conteúdo.

      • Diogo Pereira says:

        Nem mais Tiago Correia, disseste tudo.
        Acho que muita gente confunde as coisas. Estamos perante um blog que tem notoridade mais que reconhecida no mundo da tecnologia e sendo o Vítor um profundo e apaixonado apreciador deste sistema operativo, só é bom para nós leitores e, alguns deles potenciais novos utilizadores, receber algumas informações extremamente úteis.
        Estas guerras entre Mac e Windows users são mais do que habituais, mas todos sabemos que todos têm as suas vantagens, todos têm os seus defeitos.

        Cada um deles é bom à sua maneira, mas não deixam de ser bons.
        E o pplware só pretende informar os utilizadores das vantagens de cada um. Foi o que vi até agora e é o que posso esperar, seguramente, no futuro do pplware.

        Já vi vários colaboradores a fazer vários posts mas nunca vi nenhum deles a dizer mal do que quer que fosse nesses posts.

        Acho desnecessário tentarem retirar o mérito deste grande trabalho, com discussões que não são do consenso de ninguém!

    • Bruno Silva says:

      Eu tenho um iMac e vários PC’s, só me arrependo de uma coisa, o dinheiro que foi muito pelo iMac, este demora quase 2 minutos a iniciar e quase 3 a reiniciar, nunca vi tal coisa num PC Windows.
      Mas uma vez em funcionamento, apesar de o achar muito incompleto em certas áreas comparado ao Windows, não é muito mau, mas se queremos ferramenta vídeo, audio, design, tudo se paga na Apple, e no Windows Live Essentials temos tudo de borla para o Windows 😉

    • Vitalogy says:

      Ainda que remotamente possa ser verdade, 80% dos leitores usarem Windows, desde quando seria isso impeditivo de serem criados artigos referentes a Mac OS X? Não vejo qualquer tipo de lógica aqui.

      Mais do que o que pensas, existem muitos utilizadores Mac OS sejam eles hardcore e/ou casuais e eu sou um deles, casual claro. Tenho um desktop com SO Windows e tenho um laptop Mac o qual não uso todos os dias mas quase e gosto de estar informado sobre estas coisas pois como sou novo nesse campo toda a informação útil que consiga reunir é boa.

      Da mesma forma que um dia nos aventura-mos no windows um dia sem nada saber e fomos explorando, agora fi-lo mas com o Mac e artigos deste são sempre MUITO úteis e bem-vindos.

  2. joao_z says:

    Deixei recentemente o Windows e estou maravilhado com o mundo Apple tudo muito mais organizado e automatizado excelente. Vale o cada cêntimo que se paga….

  3. Hardel says:

    Muito bom! Eu também sempre tive essa duvida.
    Levando em consideração que tenho Mac OS X e Windows 8 no mesmo HD, no Desktop, Mac por Hackintosh e Windows normal, é possível sentir a diferença de performance.

  4. lcf says:

    No entanto, essa capacidade, do sistema de ficheiros, tem uma limitaçao relativamente ao tamanho dos ficheiros + 400mega(nao tenho bem a certeza).
    Por experiencia propria, apos usar uma soluçao comercial, para desfragementar o disco, a performance aumentou.
    Saliento que nao e necessario, faze lo regularmente.
    Ate a altura, em dois anos e meio, so o fiz 3-4 vezes.

  5. Mike says:

    Excelente. Menos uma coisa para me preocupar.

    Se bem que em Windows há ferramentas que podem fazer o processo de desfragmentação por nós.

    • & Cheese says:

      Pq sim normalmente somos nós que temos de juntar os pedaços fragmentados um a um.. e é cá uma dor de cabeça!!

      • Mike says:

        Ai, tanta piada…

        Poupa o trabalho de ter de me lembrar de desfragmentar o disco de x em x tempo. Se algo o fizer por mim, menos uma tarefa de manutenção, menos chatices, mais tempo para usar o PC para o que ele foi feito.

      • Bónus says:

        Se num qualquer produto tivermos que fazer manutenções regularmente, como por exemplo numa televisão, num carro, etc., dizemos que esse produto não presta.
        Mas ficou enraizada na cabeça das pessoas a ideia que nos computadores isso é normal, quando não devia ser.
        O computador foi feito para nos facilitar a vida e não para andarmos a perder tempo para que ele funcione direito.

  6. MercyPT says:

    Depois de ler ambos os artigos só fico com uma dúvida sobre a opção do sistema adoptado pelos Mac é que se prende com a utilização recente de sistemas com discos SSD que todos sabemos serem limitados ao numero de escritas no disco. Ora desfragmentação automática em background se for algo constante vai destruir um disco destes muito rápido não?

    • Nelson Rosado says:

      Boas,

      bela questão. Também partilho a mesma dúvida, mas pelo que tenho lido pelas revistas e sites, os discos SSD começam a ter ciclos de escrita e leitura bastante largos, o que aumenta a vida útil do SSD.
      Se reparares nas máquinas que a Apple tem posto cá fora, já começam a vir com discos SSD (Macbook Air) ou como opcional (iMac, Macbook Pro, etc).
      Tenho um Macbook Air dos primeiros modelos com SSD e ainda hoje não dei por qualquer problema no disco.

    • Mike says:

      Em discos reconhecidos pela Apple, ele implementa TRIM, que muda o comportamento de desfragmentação.

      Em discos não reconhecidos… é outra história.

  7. MrT says:

    Uma coisa, no outro dia estava a falar com iFan, e ele falou-me sobre uma coisa que eu não sabia….
    Estavamos a falar em pc’s, perfomance, e que o Mac dele estava lento e que por isso foi para arranjar….. e falamos sobre bios, e ele disse-me que os Mac’s não tem bios, e que não é possivel formatar a 100% o disco dos Mac’s. isso é verdade?
    depois disse-me que tem uma treta no boot, que se tu carragares numa tecla vais para uma cena chamad aEFI ou UEFI, e que ai da para alterar algumas configurações e assim, e que també é o sitio de onde podes instalar outros OS. Isso é verdade? o que é o EFI ou UEFI? também já vi que a hp foi a primeira, ou das primeiras, a ter isso. fiquei com muita coriosidade, não sei se dá para fazer um artigo, mas era fixe se alguem me pudesse esclarecer 😉

    • Mike says:

      Os Mac’s possuem EFI (antes disso, Open Firmware). É uma tecnologia não particularmente recente, mas que apenas agora têm dado sinais de vida fora da Apple a nível de consumidor (como nota, o Windows 8 é o primeiro SO a permitir ser arrancado em sistemas EFI, ou uEFI, no caso de não ser Apple). Se bem me recordo, foi originalmente criado para ser usado em servidores, nos anos 90.

      Quanto ao formatar a 100%, só se ele se referia à partição de recuperação que a Apple implementou com o OS X Lion.

      • Tiago C. says:

        Mas mesmo assim, da para o formatar a 100%. Ja eliminei por completo essa particao lion. Tens que ter um disco no MAC, aceder pelo disco, entras nos utiltarios de disco e FORMATAS todas as particoes, incluindo essa do OS LION (Que ai já da para mexer, ao passo que quando tens o mac a correr, nao aparece).

    • Serva says:

      É pura e simplesmente a evolução da velhinha Bios em DOS com outro nome , hoje grande parte das novas Boards já vêm com UEFI .

      Cumprimentos

      Serva

  8. the man says:

    So haters meu deus… Antigamente toda gente gostava da Apple pela marca irreverente que era no mercado pela qualidade enfim por tudo.

    O que o android veio fazer nesta gente lolol, são mais anti apple que android lovers, agora até ja gostam do windows lol.

    É de facto interessante…

    • Gerardo says:

      Claro que agora já gostam do Windows. Antigamente a Microsoft era o Diabo, mas depois de aparecer a besta em pessoa, Mr. Steve Jobs, e com o intensificar das politicas maléficas da Apple, a Microsoft de repente parece a empresa dos anjinhos 😉 Percebeste?

      • Alexandre Amaral says:

        Essa adjectivação a uma pessoa e a uma empresa que visa ao lucro é de uma pequenez imensa…

      • The Man says:

        Não percebi minimamente? Maléficas? é uma anedota não?

        • Francisco Pinto says:

          Esquece..esse é doente pela google!!!

          • Gerardo says:

            Doente não, coitadinho de mim que tenho um puto para criar. Mega-fã… isso sim 😀

          • Serva says:

            Francisco tu passaste para o lado negro da força e não consegues ser imparcial , as minhas desculpas pela constatação .

            Serva

          • Vítor M. says:

            Serva estás tão ofuscado que nem sabes que é o Francisco e dizes logo que, por ter uma opinião diferente da tua, não consegue ser imparcial….

            😀 é visto que aqui tu é que não consegues ser imparcial e és de tal forma tendencioso… que serás o próximo cliente Apple fanático 😀

            Mais um tirito nos teus pés 😀

          • Francisco Pinto says:

            Victor ! O Serva é como qualquer adepto fervoroso para não dizer fanático de um clube ou seja um típico fanboy! Qualquer um deles põe um rotulo em que não concorda com eles!

            Serva citando-te as minhas desculpas pela constatação!

        • Francisco Pinto says:

          Serva lado negro da força!Estas a Falar da google?? Na guerra da estrelas o “domínio” do lado negro da força começa com o senador Palpatine(Eric Schmidt)que vai dado umas palmadinhas(don´t be ivel, free, opensource)ao parlamento da republica em quanto vai formando secretamente um exercito(recolher dados das redes wi-fi,espiar mail’s,etc) com tanta palmadinha nas costas lá consegue ganhar o controlo do parlamento(mundo) atrair o anakin skywalker(fanboy´s da google)para o seu exercito de persuasores. Quando o parlamento(mundo) percebeu(perceber) já era(será) tarde estavam(estará) sobe o domínio darth vedar(google):) 🙂 🙂

  9. Tiago C. says:

    muito bom artigo, Vitor. Agradeço o facto de publicares coisas de macs, bem como de outros SO. Efetivamente alguns nao se tocam e começam logo a desbravar na Apple. Se soubessem como surgiu o windows então ai é que se passavam. As janelas em sistemas operativos vieram da APPLE…..por exemplo. De resto, continuem a fazer la as vossas fragmentações bonitinhas e rapidas (….uma noite inteira? dia inteiro?). Até têm um “joguinho” para se entreterem, com aqueles quadradinhos a serem recolocados e a mudar de cor 🙂 tao bonitinhos! 🙂

    Cumps a tds 🙂

    • ZiLOG says:

      Pirates of Silicon Valley.
      Belo filme.

    • Francisco Pinto says:

      Tiago! Na verdede o sistema em janelas não veio da Apple! Veio da Xerox. Mas estes eram tão burros que desdenhavam o sistema que tinham em laboratório e deram de “mão beijada” a Apple. O Windows veio do mac… Por alguma razão o bill gates disse que tinham mais pessoas a trabalhar no mac que a própria Apple. Tinham uma equipa a fazer o reverse engineering do mac e outra a fazer o que estavam comprometidos com a apple! 🙂

    • Serva says:

      Não te consigo responder , porque o local para responder pura e simplesmente não é visível , se te referes ao teu fanatismo é uma coisa , vai ver os meus posts sobre Linux e Android e eu farto-me de criticar eu não sou fanático de nada , e penso que a minha intervenção neste post em particular não tem qualquer tipo de fanatismo , agora post do Francisco a dizer não ligues a ”ESSE´ isso é que e deplorável e faz descer a qualidade do debate , os haters e mais não sei o quê , é isto que consideras positivo sendo o CEO do PPLWARE a tua responsabilidade ainda é maior ,não sei se isso já se entranhou ou não na tua postura o que é certo é que existem muitas queixas acerca da tua parcialidade , provavelmente vais-me cortar este post como já fizeste a muitos , mas sabes eu não sou yesman e uma coisa que prezo é a pluralidade de opiniões e no Mundo tecnológico quantos mais players melhor e a discussão só pode ser salutar , agora quando alguém que está a falar de maquinas e SOs que são feitos por ser imperfeitos escreve como se toda a concorrência estivesse a anos luz da Apple isso é uma profunda falácia que espero um dia venhas a admitir , por vezes até doi como te esprimes sobre o RETINA DO IPAD e chassi EM AÇO etc , quanto te aperceberes que parte do que vês é mesmo só a ponta do icebergue e que para acederes ao seu interior é uma dor de alma , provavelmente vais dizer afinal ainda estou no Planeta Terra .

      Cumprimentos

      Serva

      • Francisco Pinto says:

        Serva Só o disse porque o Gerard já assumiu mais de uma vez que era um mega-fa(fanboy) da google e um hater da Apple só isso! Nada tem haver com parcialidade ou falta dela!

        Mas se ficas-te ou alguém ficou”ofendido” com alguma coisa que disse peço imensa desculpa não era intenção!

        • Gerardo says:

          Hey, nunca disse que era hater da Apple, sou hater dos lovers da Apple! É completamente diferente 😉

          Quanto à Apple em si, passa-me completamente ao lado. Nunca lhe reonheci qualquer qualidade particular, que me levasse a comprar qualquer produto deles.

          Posso comprar? Posso. Quero comprar? Não.

          • Francisco Pinto says:

            Gerardo Ok! ia jurar que tinhas dito, mas devo ter interpretado mal! fica o esclarecimento! 🙂

            no hard feelings 🙂

        • Serva says:

          Eu não fico ofendido mas diz-me aonde antes do teu post despropositado que nem sequer era dirigido a mim eu me mostrei fanático , é como o Gerardo diz eu não sou contra a Apple sou contra os fanáticos pela Apple que se for necessário acampam no STATES uma semana antes dos produtos saírem a porta das lojas Apple que por sinal em Portugal nem temos nenhuma , e chegam de todas as partes do Mundo se isto não é fanatismo então não sei a que se possa chamar de fanatismo , talvez as religiões também criem esse movimento de massas , mas que muitas vezes são apontados pelos politologos e sociólogos como movimentos que roçam o fanatismo .

          Eu também afirmo eu posso comprar ,mas o Vitor que se desengane não é a minha praia .

          Cumprimentos

          Serva

          • Francisco Pinto says:

            Serva acho que achei isso da mesma maneira que tu achas-te que eu tinha passado para o que tu achas que é o lado negro da força e era imparcial! o meu comentário até pode ter sido despropositado, mas ser despropositado nada tem a ver com parcialidade! A meu ver!
            no hard feelings

            cumprimentos
            Francisco

  10. Nelson Rosado says:

    As tecnologias são como o futebol, cada um puxa à sua camisola. Eu se tivesse que puxar, estava lixado. Uso OSX, Windows, Linux, iOS, Android e mais uns quantos, e é obvio que qualquer um tem pros e contras.
    No que toca à desfragmentação dos discos nos SOs dos desktops ou servidores, eu confesso que nunca gostei da forma como o Windows gere as desfragmentações. Por 4 vezes, depois de fazer uma limpeza de disco e respetiva desfragmentação, fiquei sem os perfis dos utilizadores e as máquinas ficaram limpinhas com o Windows a funcionar limpinho sem nada de utilizadores. Nada bonito, lá está.
    Com OSX nem me preocupo muito com isso, de 6 em 6 meses faço a minha rotina manual de ir posto a posto e faço a verificação/reparação das permissões. Mais uns comandos de teclado durante o arranque e voilá, máquina impecável.
    Em Linux, como a utilização é a nível de servidores virtuais para pequenos serviços nunca fiz a desfragmentação.
    Creio que o melhor tratamento é o que o OSX dá aos discos.
    Mas nem tudo o que é bom para mim será para outros.
    Cumps a todos

  11. Bónus says:

    Excelente artigo Vitor, muito útil. Há muita gente que quando muda para Mac procura as mesmas ferramentas de manutenção que estava habituado no Windows e, o desfragmentar o disco no Mac OS X, segundo li, pode mover ficheiros da tal zona de rápido acesso que falas no artigo e comprometer a performance do sistema.

  12. Valter Pinho says:

    Desde que mudei pra discos SSD, não mais me preocupei com “desfragmentar o disco”…e até agora a velocidade de iniciar o meu PC de casa (CPU i7 2700K, 16Gb de Ram, GTX5600, OCZ Vertex 3) é excelente…demorando apenas 15 segundos a iniciar o Windows 7. Então quando saír o 8 (dizem q o 8 demora 7 segundos a iniciar nos discos SSD) Quanto ao meu Macbook, tb tem um disco SSD e demora um pouco mais…uns 20 segundos!
    Quanto à discussão da Microsoft VS Apple…venho só aqui mandar mais lenha pra fogueira…de muitas casas de amigos em q entrei…só 2 é que têm Macs…e é porque trabalham em edição de vídeo/produção de àudio…de resto, usam PC com Windows pra jograr…se for preciso até compram gráficas que custam 600 euros só pra passarem horas nos joguinhos de guerra! Quanto à Microsoft ser dos anjinhos…e as políticas da Apple serem uma valente treta pra não dizer outra coisa…pra quem sabe de vídeo, já se deu conta que as cameras domésticas que atualmente se vendem no mercado…gravam em AVCHD…coisa que o senhor Steeve Jobs…odeia…isto significa que…o pessoal que compra uma dessas cameras q tem um mac…não consegue abrir os ficheiros de vídeo gravados nessa camera através do QuickTime…o VLC abre mas bloqueia-se todo…mesmo que a máquina seja um i7…ou seja…AVCHD no Mac…só convertendo pra Apple ProRes! No Windows…basta abrir os ficheiros MTS com o Windows Media Player e voylá! Eu n sou anti-apple…aliás..uso Macs no meu trabalho (trabalho em audiovisual) mas…é caso pra dizer: Apple…há coisas fantásticas, não há?

  13. JBS says:

    Meus caros…
    Sou utilizador Windows desde o Windows 2. Pela vida fora tive muitas e muitas máquinas, sempre com os últimos SOs da Microsoft, fui também utilizador de vários PDA’s com SO da MS. Em resumo sempre fui um fiel seguidor do Windows e MS.
    Todavia, tudo mudou com a aquisição do iPhone 4 (há 2 anos), depois com o iPad 2 (há 1 ano) e brevemente será com o “novo” MAcBook Pro.
    Com estas aquisições aprendi a “perceber” o quão simples pode ser mexer em aplicações, sem “crashes”, sem “blue screens”, sem “waits”, que às vezes nem se percebe o que a máquina está a fazer.
    Para rematar direi apenas que só trocarei o meu iPhone… por outro modelo mais novo quando, e se, avariar.
    O mesmo direi do iPad e sobre o MacBook, quando o adquirir, se me fartar ou tiver problemas, instala-se a aplicação “Parallels Desktop”, dentro dele o Windows, que correrá mais rápido do que numa máquina nativa.
    No entanto concordo o hardware é mais caro. Mas talvez seja o facto de o Hardware e SO pertencerem à mesma “casa” que fazem deles máquinas excelentes…
    Continuem com excelente trabalho…

    • Valter Pinho says:

      Mesma casa????? os processadores são INTEL…os Processadores Intel são usados nos PC’s! Graficas???? As gráficas são da AMD/ATI e NVídia! As mesmas usadas nos PC’s…

      Ah, e os processadores do iPhone são produzidos pela Samsung…a mesma empresa que faz os conhecidos telemoveis Galaxy!

      • Luna says:

        Valter, com mesma casa o nosso amigo JBS quer dizer não que dão produzidos mas que são preparados e desenhados pela Apple, apesar de não serem fabricados. A Apple controla sempre o hardware que vai com os computadores, que eles próprios projectam, dai que isso dê liberdades e benefícios à Apple com o OS X que a Microsoft nunca teve com o Windows! É isso aí 🙂

  14. João Costa says:

    Muito obrigado pela informação.

    Já vi que existe aqui uma enorme discusão entre utilizadores Mac e Windows xD

    Mas nunca irão chegar a um consenso porque da minha parte Windows serve para umas coisas e Mac serve para outras.

    Já agora utilizo os dois tipos com bastante frequência, mas ao nível de trabalho Mac sem dúvida.

  15. eu says:

    Sou tecnico de informatica e lido com mac’s todos os dias. Infelizmente é uma praga que existe, tudo é mais dificil, desde encontrar peças, à montagem completa, RMA’S, os sistemas oprativos sao terriveis e o material é melhor mas muito menos resistente. As hipotesses de upgrade são nulas ou quase nulas (só se for um disco rigido[apenas nos portateis] ou memoria), o que significa que quem gasta 1500€ num mac, oito anos depois tem um pisa papeis porque está mais do que obsoleto. Olhem para os ibooks com o tiger por exemplo…

    Conclusão: Mac é bom para marcar cenário e tal, para trabalhar em progamas profissionais pesados.

  16. Fern@ndo says:

    Não sei se venho ajudar ou esclarecer alguma coisa.
    No utilitário do disco aparecem, do lado esquerdo, os discos “tratáveis”. Seleccionamos o disco pretendido e depois mandamos reparar as permissões do disco.
    Disseram-me na assistência, que é algo de espectacular e 200% recomendável, que essa função serve para fazer algo similar a desfragmentar um disco em windows.
    Gostaria também de fazer um reparo em relação à quota de mercado dos Mac.
    Estamos a comparar marcas com sistemas operativos?
    Se assim for não me parece justo. Quantas marcas estão a vender tanto como a Macintosh? Todas juntas, naturalmente, terão uma fatia de mercado superior, em termos de sistema operativo, a própria Mac deve “vender” sistemas operativos windows pois o Boot Camp permite instalar outro sistema operativo em paralelo com o MAC OS.
    Se falamos em marcas, todas elas devem ter uma fatia de mercado parecida com a da apple… são tantas… quanto a sistemas operativos a Mac vende mais que qualquer uma delas em separado… parece-me!
    Gosto muito do meu Packard Bell mas não troco pelo meu Mac…
    Abraços!

  17. Marcos says:

    Precisei particionar o HD do Mac mas só dava erro e só foi possivel depois que desfragmentei o disco com um aplicativo de terceiro. OSX ainda não é absoluto.

    • Fern@ndo says:

      Voltei a ler este tópico a “modos que” na diagonal e continuo com a sensação de que há uma “perseguição” com altas nuances de inveja relativamente a quem tem uma maçã podre (como tenho ouvido chamar ao meu MacBooK Pro de meados de 2010)…
      Tenho a dizer que uso diariamente os dois sistemas operativos.
      No caso do Windows trabalho com um Asus X552 C que tem um sistema “True – second Instant On”. Claro que toda a gente sabe (expressão usada aqui com muita regularidade) que eles (a Asus) só pode estar a referir-se ao ecrã por que de resto não vejo mais nada de transcendental… O meu Mac ligava em e 43 segundos até levar com um SSD. Agora liga em 23 segundos e aos 30 segundos já posso estar a abrir qualquer aplicação tal como anteriormente o faria aos cerca de 50 a 55 segundos após o arranque.
      Na verdade não estamos aqui em provas de arranque. Gosto que saibam que, no meu dia a dia, o Mac sempre se mostrou muito mais fiável que qualquer outro com que eu tenha lidado e, embora velhinho, continua a dar provas disso.
      Nunca irão existir sistemas absolutos nem verdades dessa qualidade. Tudo é relativo.
      Se querem jogar, compram uma consola! Mas depois não venham dizer que a consola não tem o desempenho do computador a aceder à internet, quanto mais não seja por não ter, eventualmente, um teclado…
      Experimentem o trackpad e só por aí verão logo grandes diferenças de manuseamento.

      Agora deixo uma questão:
      Se os Mac fossem ao preço dos outros computadores as suas vendas iriam subir? Então porquê?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.