Instale o Mint Display Manager no Ubuntu 12.04
Com o lançamento do Linux Mint 13, anunciado aqui, o Ubuntu tem sido castigado pelos utilizadores (será que continua a ser por causa do Unity?) e o Mint lidera isolado, em termos de popularidade, segundo estatísticas produzidas pelo site distrowatch.
Uma das novidades do Linux Mint 13 foi a disponibilização do MDM (Mint Display Manager), um gestor de login. Hoje vamos aprender como ter o MDM instalado no Ubuntu 12.04 .
Como referido, o MDM é um gestor de ficheiros que permite de uma forma muito simples personalizar o gestor de logins. O MDM é baseado no GDM 2.20 e, através da interface gráfica disponibilizada, o utilizador poderá proceder às mais diversas configurações.
Como instalar o MDM no Ubuntu 12.04?
Não havendo ainda um repositório oficial para instalação do MDM, vamos recorrer ao repositório do site webupd8. Para instalamos o MDM via repositório webupd8 , abrimos o terminal e inserimos os seguintes comandos:
1 2 3 | sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8 sudo apt-get update sudo apt-get install mdm mint-mdm-themes |
Após a instalação, aparecerá uma janela onde é pedido para indicar qual será o novo gestor de logins, devendo ser seleccionada a opção MDM.
Depois de configurado, reiniciamos o sistema. Uma vez reiniciado, basta introduzir as credenciais para entrar no sistema.
Para configurar o MDM o utilizador poderá fazê-lo através do Login Window, disponível via dash
Dentro do Login Window, o utilizador tem ao dispor um conjunto de funcionalidades muito interessantes. Pode por exemplo mudar/apagar e adicionar temas da janela de login, proceder a configurações de acessibilidade, proceder a configurações ao nível da segurança, etc.
Exemplo de uma alteração de tema da janela de logins. para quem pretender instalar mais temas, basta fazer download dos muitos disponíveis no site Gnome Look
O MDM é uma ferramenta interessante uma vez que integra várias funcionalidades, permitindo ao utilizador uma mais fácil configuração do sistema de gestão de login. Para quem usa o Ubuntu aqui está uma solução para ter uma das novas funcionalidades do Mint no seu sistema.
Este artigo tem mais de um ano
Olá gostei do aspecto do linux. tenho win 7 no pc o que aconselham a instalar em termos de linux … é que sou completamente noob.
Bem, se és noob eu aconselhava-te a instalar o Linux a partir do windows, usando um aplicativo chamado Wubi que te permite instalar e, mais importante ainda, desinstalar o Linux quando te fartares dele ou der raia. Infelizmente nem todas as distribuições de Linux permitem instalar deste modo. No teu lugar tentava instalar o Ubuntu, na variante KDE (Kubuntu).
Vais à página do Ubuntu e procura a opção que te permite instalar a partir do Windows. É tão fácil como instalar qualquer outra aplicação do Windows.
Boa sorte.
Abraço à rapaziada.
Bom dia ,
Também e aconselho a instalar o Kubuntu via Wubi , aqi fica o Link para que possas instalar no teu Windows o aplicativo que te instala o Linux sem partições e de uma forma muito eficaz , aqui fica o link para puderes fazer download do wubi installer , é muito fácil instalar , o segundo link que te deixo é para ficares com um ideia do layout do Wubi , alguma coisa que necessites já sabes existe aqui uma comunidade muito forte de Linux que certamente te ajudarão , boa sorte e bem vindo a esta esta excelente comunidade .
http://www.ubuntu.com/download/desktop/windows-installer
http://www.omgubuntu.co.uk/2012/03/wubi-installation-changes-mooted-for-ubuntu-12-04/
Cumprimentos
Serva
Talvez o Mint seja mesmo a melhor opção. Embora não tendo um visual igual, não deixa de ser de ter uma forma semelhante de utilizar de um Windows. Mas se tiveres possibilidade o melhor é mesmo testares numa máquina virtual ou um LiveCD antes de instalares o que quer que seja.
O Mint apesar de liderar está muito longe de me agradar no que concerne a liberdade de customização quando experimentarem o KDE depois verão as grandes diferenças , quer na produtividade quer na total customização de todos os componentes do SO , não tenham medo de experimentar está completamente isento de bugs a actua versão estável a 4.8.3 .
Cumprimentos
Serva
Isso não tem nada a ver. Até porque o facto de ser Linux Mint não interefere com a utilização do KDE pois há uma versão que o traz logo de raiz, ou pode-se instalar mais tarde. Estou a falar de familiaridade no uso do SO para tarefas mundanas, não em personalização.
Como podes afirmar que o KDE está totalmente isento de bugs?!
Eu não gosto de misturar vários ambientes gráficos no mesmo SO , na minha modesta opinião acaba por dar asneira , são só os 5 cents .
Quanto ao Mint KDE inexplicavelmente quando sai vem completamente ultrapassado , é o ambiente gráfico que a Mint não está muito virada , as suas prioridades neste momento são sem dúvida o Cinnamon .
Cumprimentos
Serva
Boas.
Antes de mais, deves ter em conta que a interface não é tudo não SO, mais importante que isso é o layout do mesmo, pois este deve ser o mais funcional possível quando em produtividade. Aqui vai do gosto e hábitos de cada um.
Em segundo lugar tens que ter em conta o tipo de utilização que lhe pretendes dar e que tipo de aplicações, apesar do fantástico mundo open-source ter muitas alternativas, ainda não é possível obter algumas ferramentas comparáveis, nomeadamente da microsoft. Principalmente se estiveres limitado a essas mesmas ferramentas.
Em relação à tua pergunta, penso que Ubuntu e Mint são as duas melhores opções para te iniciares.
Cumps.
Penso que podes começar por virtualzilar o Linx, usando o virtualbox. Depois, sugiro o Ubuntu, mint ou caixa magica
Pclinuxos e nunca mais queres outra coisa, o mundo do linux não é só ubuntu e seus derivados. Também pode não ser pclinuxos mas tu pediste uma opinião lol. 😉
Pessoalmente torci o nariz ao Unity quando saiu, mas a verdade é que após uma semana esqueci a antiga interface.
O Unity tem o visual muito mais limpo e ainda está em franco desenvolvimento por isso espera-se que continue a melhorar e se adapte às necessidades de cada um a cada nova versão.
Penso que o Ubuntu em geral está cada vez mais polido e intuitivo.
O problema mesmo é trabalhar em vários documentos entre si, fazer a troca ainda é um pouco complicado para mim.
Eu diria Marco que é um pincel , eu que tenho sempre imensas coisas abertas em simultâneo o Unity não se adapta a este tipo de utilização , e por isso está a ser fortemente penalizado pelos utilizadores mais avançados de Linux e que usam Linux como SO principal ,eu neste momento nem tenho Windows em nenhuma partição uso exclusivamente Linux .
Ainda instalei o Ubuntu 12,04 e mantive-o algumas semanas com actualizações etc para verificar se existiam melhorias , nalguns casos sim noutros não e o que se nota é que a interface é demasiado imatura para ser adoptada pela maioria dos utilizadores de Linux que já têm um nível de exigência muito grande , a Canonical continua a apostar nesta interface e arrisca-se a ficar relegada para posições ainda inferiores as que neste momento ocupa , como tudo na vida os males de uns são o bem de outros e existe de facto um número cada vez maior de distros que se têm vindo a afirmar que a 2 anos nem sequer eram conhecidas .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
No fundo é a interface que tem de se adaptar ao utilizador e não o contrário, mas quando se percebe a metáfora do sistema podemos tirar melhor partido dele. Isto não é contudo algo treinável da parte do utilizador, por isso é que as interfaces evoluem. O Unity ainda é recente, há de se tornar melhor.
Para trocar entre vários documentos da mesma aplicação a solução da Microsoft parece-me até agora a mais interessante e intuitiva (penso que o KDE também o faz). Mas não é assim tão complicado também: Duplo clique no ícone da app e ele mostra todas as janelas abertas.
Está condenado ao fracasso Gustavo e acrescentaria a Gnome Shell , são 2 interfaces que não convencem quem faz do Linux a sua distribuição principal como eu , pura e simplesmente detesto o Unity e o Gnome Shell , felizmente que esta comunidade está a desenvolver novos ambientes de trabalho e alguns muito promissores como o Ciannamon , depois claro existem os tradicionais , eu de todos prefiro KDE , esta é a maravilha deste SO liberdade de escolha .
Fiquem bem
Serva
O Unity não presta e ponto final.
Para quem experimentou e ainda usa o Ubuntu 10.04 netbook (tb uso Mint 12 Gnome 3), sabe bem que o Unity é um retrocesso como sair de jogos tipo plataforma para os velhos Atari.
Boas a todos os Linuxianos.
Claro que isto decorre do gosto pessoal de cada um, mas eu pessoalmente acho o Ubuntu magnífico pelo simples facto de me permitir substituir completamente o Windows sem que eu tenha de me preocupar em por exemplo ter de fazer obrigatoriamente um upgrade de licença quando acabar o suporte ao XP e ao 7. Nunca alguma outra distribuição me fez sentir essa segurança! Esse é um mérito muito grande e talvez a comunidade livre esteja a esquecer-se um pouco do esforço despendido pela Cannonical para fornecer uma alternativa tão viável ao Windows. O Ubuntu 12.04 é estável, é completo, é fiável. Se não fosse ele, não faço ideia de quando começaria a explorar o SO livre da maneira que faço hoje em dia.
Obviamente que isso não implica que tenhamos de usar Ubuntu contra a nossa vontade e gosto pessoal só por causa disso, mas acho que todo este criticismo em relação ao Ubuntu é um pouco injusto. Relativamente à interface, para mim pessoalmente é um aspecto secundário, mas em termos de funcionalidade realmente a barra lateral requer uma habilidade especial para trabalhar com várias aplicações ao mesmo tempo. Não é das mais práticas por certo. Mas para mim cumpre.
Quanto ao Linux Mint, é a distribuição que uso num PC mais antigo, com processador single-core, foi a primeira a adaptar-se na perfeição a ele e a fazer-me abandonar em definitivo o Windows XP. Também é altamente estável e isento de bugs ou falhas, a interface MATE não desilude. Mas cá está, é baseada em Ubuntu, não posso elevar o Mint sem esquecer que está assente em todo o excelente trabalho desenvolvido pela Cannonical.
Eu pessoalmente acho que este é um extraordinário ano para a comunidade Linux com distribuições muito bem conseguidas, as LTS lançadas até agora estão altamente estáveis e confiáveis, trabalhou-se na direcção certa. Cumprimentos a todos e façam bom proveito do SO Livre!
MDM não é Mint Display Manager , MDM é Mate Display Manager do Mate Desktop Environment , https://wiki.archlinux.org/index.php/MATE#MATE_Display_Manager
Gaspar ,
Sem dúvida que a Canonical foi que mais trabalhou para tornar este SO user friendly e isso suponho que não é esquecido , quanto criticamos o Ubuntu não estamos a criticar todo o trabalho da Canonical , quando se sugere a instalação do Kubuntu , Lubuntu , Xubuntu , todas elas são produzidas pela Caninical , não esquecer que as criticas ao ambiente gráfico Unity são extensíveis a Gnome que em paralelo com a Canonical fizeram um excelente trabalho para tornar o Linux mais fácil de usar , embora não se possa confundir a Gnome Shell (ambiente gráfico) , com a Gnome que gere o ambiente de trabalho , nessa área a Gnome tem vindo a produzir excelentes melhorias no seu gestor Nautilus etc .
O que pedimos a Canonical é que não enfie a cabeça na areia como fazem as avestruzes , estou em dúvida se existem ou não na África do Sul , mas olhe para os seus utilizadores e para as variantes de distros que usam o Ubuntu como base e percebam a razão de estarem a perder esta cota de mercado e no fundo a prejudicar o incremento no desenvolvimento desta distro que tanto já deu a esta comunidade .
Depois acho que estas questões devem ser discutidas sem tabus e penso ser muito saudável este tipo de reflexões e criticas construtivas que os utilizadores de Linux fazem , essa é também uma das grandes diferenças dos utilizadores de Linux em relação a outros SOs .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
Olá Serva.
Percebi que usas o interface KDE. Já agora, qual é a distro linux que usas com interface KDE como SO principal?
Abraço,
Jorge Lourenço
Boas Caríssimos,
Gostaria de saber se alguem se encontra com problemas a instalar temas! Pois tento instalar e ocorre semre a erro a dizer “Ficheiro não é um arquivo tar.gz ou tar”!
Alguem pode ajudar a contornar este problema.
Obrigado.
Cumprimentos;)
Boas…
Eu tambem tive o mesmo erro, mas é de simples resolução.
1º entra no ficheiro que fizeste download e muda o nome deste ficheiro “GdmGreeterTheme.desktop” para “MdmGreeterTheme.desktop”
2º abrir o mesmo ficheiro que alteraste o nome com um editor de texto e alterar esta linha”[GdmGreeterTheme]” por esta “[MdmGreeterTheme]”
No fundo só tens que trocar o “G” por “M” nos dois passos, pois estas a tentar uzar um GDM em MDM…espero que ajude.
Cumps
Eu tenho o mesmo erro Nef. Pode ser que alguém nos ajude. Obrigado e boa semana.
Saudações
Viva a todos, como faço para instalar a driver da minha gráfica no linux, é uma ati radeon x550xt.Abraço