Questão: concorda com a proibição da publicidade a jogos e apostas online?
Uma petição pública ganhou força nas últimas semanas, pois reacendeu o complexo debate sobre o impacto do jogo online na sociedade portuguesa. E o leitor, concorda com a proibição da publicidade a jogos e apostas online?
Concorda com a proibição da publicidade a jogos e apostas online?
Nos últimos anos, a publicidade ao jogo online tornou-se praticamente omnipresente em Portugal. Jogos de futebol, podcasts, transmissões em direto, vídeos no YouTube e até conteúdos publicados por criadores digitais passaram a incluir referências frequentes a casas de apostas e casinos online.
Os números ajudam a perceber a dimensão do fenómeno. Segundo dados do Serviço de Regulação e Inspeção de Jogos (SRIJ), em Portugal, o mercado do jogo online continua a crescer de forma consistente, movimentando milhares de milhões de euros por ano.
Em 2025, Portugal tinha quase cinco milhões de registos de jogadores online. Este número, por si só, justifica a crescente pressão da sociedade civil para que o Estado tome medidas mais firmes face à proliferação da publicidade a plataformas de jogos e apostas online.
De facto, é neste contexto que aumentam os alertas relacionados com comportamentos de risco:
- Associações de apoio a jogadores compulsivos têm referido um crescimento nos pedidos de ajuda, especialmente entre jovens adultos;
- Especialistas têm alertado que a exposição constante a publicidade pode contribuir para a banalização do jogo e para a criação de hábitos de risco em idades cada vez mais baixas.
Petição pública para proibir publicidade a jogos e apostas online
Neste contexto, uma petição pública, criada a 16 de abril, pede a proibição total deste tipo de publicidade em território nacional.
Com mais de 20 mil assinaturas à data da escrita deste artigo, a petição precisava apenas de 7500 para chegar ao Parlamento e forçar um debate em plenário.
A iniciativa defende a eliminação da publicidade a plataformas de apostas e casinos online, particularmente em contexto desportivo, redes sociais e conteúdos promovidos por influencers.
Os autores da petição consideram que a normalização do jogo digital está a atingir níveis preocupantes e alertam para a facilidade com que menores e jovens adultos são expostos diariamente a campanhas promocionais associadas a apostas desportivas.
A história por detrás da petição
A principal voz da petição é Inês Gaspar, a jovem portuguesa que decidiu tornar pública a sua história depois de perder o namorado devido a problemas associados ao vício do jogo online.
Segundo tem relatado, a dependência das apostas teve um impacto profundo na saúde mental, na estabilidade financeira e na vida pessoal do companheiro, acabando por conduzir a um desfecho trágico.
O testemunho acabou por gerar forte impacto nas redes sociais e ajudou a dar maior visibilidade ao debate sobre os riscos associados à normalização das apostas online em Portugal.
Posto isto, queremos saber: concorda com a proibição da publicidade a jogos e apostas online?
Após responder à questão na sondagem em baixo, deixe-nos mais detalhes sobre a sua perspetiva na secção de comentários.
Participe na nossa questão desta semana
Obrigado pela participação!
Nesta rubrica, colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.
Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com





















Prefiro concordar com a proibição dos jogos online
Portugueses sempre contra a Liberdade. Mas se querem proibir a liberdade de expressão de tudo o que faz mal ou pode fazer mal então teriam de proibir Karl Marx e o Comunismo…
Proibir o socialismo tendente ao comunismo é uma excelente ideia.
Onde quer que o comunismo se tente implantar, o colapso segue-o, inevitavelmente.
Ora aí está o primeiro comentário político. Nao proibas é o Hitler e o fascismo, isso é que é bom.
A diferença entre um remédio e um veneno está na dose.
Basicamente casinos deviam seguir as mesmas rregra de publicidade das bebidas álcoolicas
Quer queiras ou não a américa é uma experiencia falhada e não existe nada individual está tudo ligado.
Concordo. Se deres formação ás pessoas, elas naturalmente jogam nisso de forma muito pontual e controlada… Primeiro Liberdade. querem resolver resolvam na raiz, não é proibir tudo… Eu sei que os chocolates não me ajudam, mas não quero que seja proibidos… a malta do proibir, só gosta disso até ao ponto que é afectada, ai já tem uma opinião diferente.
Sim a partir do momento em que lhes cortarem o piu já se vão preocupar com a Liberdade de Expressão- na URSS os trabalhadores não podiam protestar as condições de trabalho, temos o massacre de Novocherkassk de 1962… o protesto era mau para a sociedade perfeita.
Outro grande problema da censura é tornar as pessoas indefesas a vigarices.
Onde é que se está a proibir o jogo? A proibição é à sua publicidade porque, provavelmente, pode criar um aumento do vício.
Não tenho opinião formada mas, a ir para a frente, também se deveria proibir a publicidade a jogos da Santa Casa…
Mas qual liberdade…a questão não é proibir os jogos mas sim a publicidade aos mesmos.
Já acontece para o tabaco e não me parece uma medida de todo extremista.
Um vício é uma dor mascarada de prazer. São as promessas falsas que agarram, mas largem isso, só vos destroi. No final, a casa ganha sempre!
Prefiro concordar com a proibição de jogos e apostas online.
Vão proibir a publicidade de jogos online, depois vamos ter unicamente publicidade de jogos ilegais, a verdade é essa, nunca vão conseguir proibir os casinos ilegais com burlas. Mas vão continuar a poder ver publicidade da santa casa na tv, vão continuar a ir ao casino da povoa. simplesmente não faz sentido
Concordo, mas sei que isso é impossível o lobby é grande demais e temos um primeiro ministro que até ser descoberto era avençado de um casino.
Sou a favor do jogo que não seja ilegal jogar, mas sou a favor de publicidade seja ela de que forma for, pois o jogo arruina muita família é um cancro da sociedade.
Sai sempre á casa. Não é difícil q as pessoas percebam isso.
Outra praga são as chamadas de valor acrescentado promovidas pelas televisões . Facturam milhões a conta de inocentes q mal têm para comer e ninguém faz nada para protecção destes inocentes.
Nem um nem outro são muito diferentes das crescentes fraudes online e o método é sempre igual, fazer acreditar aos crentes q podem ganhar muito dinheiro . A única diferença é q uns dão muito dinheiro ao estado e por isso não são combatidos e até são incentivados, enquanto os outros não dão e por isso são avidamente combatidos pelas autoridades . Os lesados no meio disto tudo pouco lhes importa.
Por mim é irrelevante, porque todos os anúncios são péssimos a nível de qualidade, o que me irrita é a quantidade de vezes que os repetem. Estar a ver o mesmo anúncio do mesmo a.m. a levar com dinheiro na cara não me vai fazer querer ir jogar em casinos.
Se olharmos o fenómeno da maneira mais objectiva possivel é roubo organizado simplesmente que beneficia mais uns poucos e outros ficam com migalhas, deviam de ser proibido para o bem da nossa saúde mental.
Deviam proibir também na TV. Nos canais internacionais (RTP Mundo, SIC internacional e TVI internacional), sabem quantos anúncios a casinos e aposta têm? Nenhum! Pois há portugueses de 1ª e portugueses de 2ª. Há uns anos até tinham os jogos à borla, e cá não…
A publicidade tornou-se uma praga, num todo.
Ela está, por todo o lado.
Até nas autoestradas, a quantidade de painéis publicitários, aumentou drasticamente. Como dá dinheiro, não vejo ninguém, a se importar, com a distração dos condutores. Principalmente com os novos painéis, que mudam os anúncios automaticamente, fazendo com que o olhar do condutor seja direcionado para lá.
O painel da A5 já existe há mais de 15 anos, não é nada novo, nunca vi ninguém distrair-se com publicidade, distraio-me mais com a publicidade dentro das paragens de autocarro, da calzedonia, isso é que é perigoso
Haha
Proibir mini saia/bikini á beira da estrada?
Tenho uma dúvida? Isto também engloba os jogos santa casa? Porque apesar de ser vestido com uma coisa boa, é jogos de azar
Não faz sentido proibirem apostas online e casinos online quando a toda a hora passa na TV publicidade aos jogos da Santa Casa. Por mim, se for para proibir publicidade, que seja a todos os jogos de azar, quer seja Santa Casa, casinos, apostas desportivas, etc…
E deviam acabar com o “760” na TV.
Obrigado pela notícia. Já assinei.
A publicidade ao jogo, seja ele qual for, desde euromilhões até apostas desportivas, é tanta que mete nojo aos cães.
Uma pouca vergonha, bombardear crianças e jovens com promessas de dinheiro fácil e pasmem-se, ao registar-se damos os primeiros euros para gastares e até te deixamos ganhar uns cobres que é para te agarrares e depois vamos te sacar tudo o que tens.
Isto é uma droga autêntica.
Largar esta porcaria não é fácil e não está ao alcance de qualquer um.
Mas quando temos o estado a mamar milhões sem fim com estas actividades, se alguém achar que algo vai ser feito, bem se pode ir sentando.
Devia ser totalmente proibida a publicidade ( não o jogo em si ), a qualquer tipo de casinos, lotarias e essas tretas todas.
A mim este assunto não me afecta porque mesmo que eu tivesse todo o dinheiro deste mundo ou qualquer outro, jamais metia uma moeda numa máquina.
Não vejo realmente qual o prazer nisso, mas pronto isso sou eu.
Mais facilmente comprava a máquina e metia a mesma moeda vezes sem fim até ganhar…a mesma moeda,
Tanta desgraça tem acontecido por conta disto e nada é feito.
Aliás, tem é piorado.
Betclic e Betano é publicidade a toda hora e às vezes anúncios seguidos.
E aquela badalhoca da histérica não tem vergonha nenhuma nem na cara nem em lado nenhum do corpo.