Já posso ser tutor do meu filho para tirar a carta de condução?
A ideia de permitir que pais ou outros condutores experientes possam acompanhar jovens na aprendizagem da condução tem vindo a ganhar espaço no debate público em Portugal. O modelo, inspirado em vários países europeus, é visto como uma possível forma de tornar o processo mais acessível e flexível.
Já é possível ser tutor em Portugal?
Em Portugal já foi aprovado um Decreto-Lei que torna a condução acompanhada por tutor uma opção mais simples e efetiva na obtenção da carta de condução da categoria B, flexibilizando os requisitos aplicáveis aos tutores e reduzindo a burocracia associada ao regime já foi aprovado
O diploma permite que o ensino prático seja realizado com um tutor, que tem de ser titular de carta de condução da categoria B emitida em Portugal ou noutro Estado-Membro da UE há pelo menos 10 anos (além de outros requisitos).
O diploma define regras claras de responsabilidade e de cobertura pelo seguro automóvel, regras de circulação em função da segurança rodoviária e a possibilidade de os municípios delimitarem zonas interditas. É ainda clarificado e flexibilizado o regime de partilha e locação de veículos de instrução entre escolas de condução;
No entanto, até ao momento, ainda não se sabe que requisitos vão ser necessários e em que condições a lei será implementada.




















Tenho carta de condução, mas sou gago e fanhoso e um bocado estrábico, será que posso mesmo assim ser tutor?
Podes tudo, és o Zé Fonseca
Sim, desde que avise para virar 500m antes e leve o Google tradutor para fanhosos. Ser estrábico não implica que veja mal. 🙂
que tal arbrito de vídeo? acho que tens competências além da tecnologia como por exemplo para validar fora de jogo.
Regime atual: Portaria n.º 185/2015
“Artigo 9.º – Condução acompanhada por tutor
1 – A prática de condução acompanhada por tutor só pode iniciar-se após terem sido ministradas pela escola de condução ao candidato a condutor, pelo menos, 12 horas de formação prática e 250 quilómetros percorridos, em ambiente real de trânsito. 2 – O diretor da escola de condução onde o candidato está inscrito deve emitir uma declaração comprovativa de que o tutor frequentou, com aproveitamento, o módulo comum de segurança rodoviária e de que o candidato a condutor já cumpriu o disposto no número anterior. 3 – O veículo utilizado na condução acompanhada por tutor deve estar identificado com dístico de acordo com o modelo constante do Anexo IV da presente portaria, da qual faz parte integrante, e ter o travão de estacionamento ao alcance do tutor. 4 – Durante a condução acompanhada, o tutor deve ser portador do documento referido no n.º 2.”
Já foi aprovado em Conselho de Ministros, 16/04/2026, o decreto-lei que altera isto … não foi publicado, não está em vigor.
E o que traz de novo, o que se sabe e o que não se sabe? Não se sabe se isto se mantém. Sabe-se que o tutor passa a ser legalmente responsável pelas infrações e danos causados pelo candidato durante a aprendizagem. Parece-me evidente que o seguro habitual não cobre, mas não se sabe nada sobre o seguro.
Sabe-se que a escola de condução continuará a ter um papel central, mas não se sabe como.
Enfim, parece-me necessário esperar pela publicação do decreto-lei, em vez de especular.
Com 10 horas de condução fui a exame. Com tanta burocracia é mais uma lei para encher chouriços. Poderá sevir unicamente para aquelas pessoas que reprovam 1,2 e 3 vezes, e precisam de praticar mesmo muito.
Atualmente, a condução acompanhada por tutor pode começar depois de 12 horas de aulas práticas numa escola de condução e ter feito 250 km em ambiente de trânsito.
Da nova lei, que ainda não foi publicada, pouco se sabe, mas foi noticiado que a escola de condução continua a ser importante.
Mas o pessoal pensou foi que podia poupar dinheiro dando aulas ao filhos. Só do seguro especial deve ser o custo das aulas, além de outras despesas e chatices,
Medo! Há muitos pais que conduzem mal!
Quando a sinistralidade rodoviária em Portugal é o que se sabe, que todos sabem que o governo quer combater essa sinistralidade, como é que este mesmo governo criou esta aberração legislativa?
Vrrumm vrrruummm os meus porquinhos até vão voar.
Falta pouco para poderem ter carta.
Vou ensiná-los a pilotar como deve de ser.