Gasóleo vai descer… mas Governo volta a mexer no ISP! Afinal quanto vai pagar?
O Governo voltou a mexer nos impostos sobre os combustíveis e, desta vez, o impacto será sentido no gasóleo e gasolina. No entanto, o desconto fiscal vai encolher. Afinal quanto vai pagar?
O Governo vai reduzir o desconto extraordinário do ISP para o gasóleo em 1,47 cêntimos por litro. Para a gasolina o desconto será de 0,21 cêntimos por litro.
Segundo publicação no Diário da Republica...
Os descontos resultantes da aplicação deste mecanismo temporário e extraordinário na taxa do ISP aplicável, no continente, ao gasóleo rodoviário e à gasolina sem chumbo são de 60,78 euros e de 49,80 euros por 1000 litros, respetivamente
De acordo com informações avançadas por revendedores, os preços dos combustíveis deverão baixar já na próxima semana, com descidas bastante significativas no gasóleo. O gasóleo baixa 9 cêntimos por litro e a gasolina 2 cêntimos por litro. De relembrar que no inicio da semana o gasóleo tinha aumentado, em média, 9,5 cêntimos por litro.




















“Afinal quanto vai pagar” de impostos:
Em Portugal:
– ISP na gasolina (incluindo taxa de carbono): 0,62 €/L
– ISP no gasóleo (incluindo taxa de carbono): 0,49 €/L
– IVA: 23%
Em Espanha:
– IEH na gasolina: 0,47 €/L, menos 15 cêntimos que em Portugal
– IEH no gasóleo:: 0,38 €/L, menos 11 cêntimos
– IVA: 10%, menos 11 p.p que em Portugal.
Os combustíveis e o gás em Espanha são altamente subsidiados. A baixa do imposto sobre os mesmos que o governo fez há algumas semanas atrás vai ter de ser compensada com novos impostos.
Por alguma razão a Espanha nos últimos 6 anos teve um aumento brutal de impostos.
Não há milagres.
Isso é que é uma grandessíssima treta – nem o gás nem os combustíveis são subsidiados em Espanha.
– Nos combustíveis – a única diferença em relação a Portugal está nos impostos
– No gás de garrafa – a diferença, além dos impostos está no regime de preços: em Portugal o preço está liberalizado, a ENSE e ERSE fazem uma contas mas os operadores vendem sempre ao preço máximo possível (a liberalização não trás nenhum benefício; em Espanha o preço é fixado pelo estado, com duas regras fundamentais – em cada revisão de preço não pode variar mais de 5% para cima e para baixo e se o preço internacional subir as operadoras ficam com créditos para não baixar o seu preço de venda, quando os preços internacionais baixam.
Como só dizes tretas – põe os valores do tal aumento brutal de impostos nos últimos 6 anos que eu vou conferir. Só me interessei, há tempos, pelo IRS – que em Espanha era bastante mais baixo.
> “Nos combustíveis – a única diferença em relação a Portugal está nos impostos”
Cuja baixa recente vai ter de compensado com outros impostos para manter o equilíbrio das contas públicas
> “No gás de garrafa (…)”
Nem vale a pena esclarecer-te. Acabaste de explicar o porquê da subsidiação na parte dos créditos. Se o preço internacional se mantiver muito alto durante muito tempo, que previsivelmente é o que vai acontecer com o conflito atual, o estado vai ter de comensar esses créditos. Não é expectável que as empresas assumam esses prejuízos durante muito tempo. Só mesmo a cabeça de um socialista é que acha que está tudo bem uma empresa vender um produto abaixo do preço de compra e manter essa situação durante muito tempo.
> aumento de impostos
fica a dica de leres o “Revenue Statistics OECD 2025: Spain”. É particularmente interessante o gráfico “Tax-to-GDP ratio over time”, relativo ao aumento das receitas ficais de Espanha desde 2019 em comparação com os outros países da OCDE em que o aumento da arrecadação fiscal em Espanha está acima da média dos outros países. A Sanchés, como qualquer socialista que se preze, em vez de baixar a despesa aumenta os impostos. Para não ferir suscetibilidades e agradar às suas hostes de esquerda, tem maioritarimente apontado esse aumento para as empresas e para os privados que mais ganham, aumentando também os imposto sobre o património geral, poupanças, investimentos e património imobiliário. Hoje em dia, em Espanha, e cada vez mais, quem tem algum dinheiro ou património é tratado como se fosse um criminoso.
> “pelo IRS – que em Espanha era bastante mais baixo.”
O escação de IRS mais baixo em Espanha começa nos 19% e o mais alto subiu para os 47%. Em Portugal começamos nos 13% e o mais alto está nos 48%. Não percebo como é que em Espanha é “bastante mais baixo”. Para quem acusa os outros de “tretas”, olha que também não te estás a sair nada mal.
Esqueci-me de referir o gráfico, também interessante, sobre o “Tax on personal income, % of GDP” de Espanha. Tirando os anos da pandemia e subsequentes, não deixa de ser esclarecedor.
E são dados da OCDE, no caso de haver dúvidas.
2018 – 7,6%
2019 – 7.8%
2020 – 8,7%
2021 – 8,5%
2022 – 8,9%
2023 – 8,9%
2024 – 9,1%
Ainda não estão divulgados os dados de 2025, mas com as medidas de aumentos de impostos que houve no ano passado, há dúvidas que essa percentagem vai continuar a crescer?
Juntando ao “Revenue Statistics OECD 2025: Spain” o “Revenue Statistics OECD 2025: Portugal”, o que dizem sobre o peso dos impostos no PIB (tax-to-GDP ratio):
– “in Spain has increased from 33.1% in 2000 to 36.7% in 2024” – aumentou 3,6 p.p
– “in Portugal has increased from 30.9% in 2000 to 35.1% in 2024 – aumentou 4,2 p.p.
– “the OECD average in 2024 was above that in 2000 (34.1%
compared with 32.9%) – aumentou 1,2 p.p.
Sim em Espanha aumentou mais do que a média da OCDE – só que em Portugal aumentou mais do que Espanha.
Mas no que é mais importante, em 2025, o PIB (GDP) per capita era de 25.060 € em PT e 34.219 € ES (fonte: Pordata)
Quanto aos nºs que vão de 2018 a 2024 não os encontrei, não sei o que são.
> ” só que em Portugal aumentou mais do que Espanha.”
Nunca disse o contrário. Aliás, é sabido e comprovado pelos dados que durante os 8 anos do período Costista os impostos directos e indiretos aumentaram, apesar do PS estar sempre a dizer o contrário. Sem contar com o aumento das taxas e mais taxinhas.
Portugal não está a descer a despesa. Pelo contrário. Então atualmente tudo quanto é setor empresarial com lobbies ativos, tipo AHRESP, querem é ajudas e mais ajudas e baixas de IVA e mais baixas de IVA. Isso diminui a receita do estado => aumento de impostos para compensar => ir ainda mais ao bolso dos contribuintes. Epá, já chega. Já pago muitos impostos. Não quero pagar ainda mais!
> “Quanto aos nºs que vão de 2018 a 2024 não os encontrei, não sei o que são.”
Em nome da transparência, vê aqui e filtra por “Spain”. Esta fonte ainda é melhor que a que tinha consultado anteriormente, uma vez que as percentagens estão arredondadas à segunda casa decimal e não à primeira: www .oecd.org /en/data/indicators/tax-on-personal-income.html
Então juntando Espanha e Portugal quanto ao rácio da receita do Imposto sobre o rendimento pessoal em percentagem do PIB, e acrescentando o salário mensal médio bruto (Fonte: Pordata, mapa interativo do link), apenas para 2018 e 2024, para simplificar:
2018:
Portugal: IRS/PIB 6,5%, salário médio mensal bruto 1.372 €
Espanha: IRS/PIB 7,6%, salário médio mensal bruto 2.286 €
2024:
Portugal: IRS/PIB 6,1%, salário médio mensal bruto 2.068 €
Espanha: IRS/PIB 9,1%, salário médio mensal bruto 2.808 €
Uma vez ia eu no elevador com mais pessoas, uma administrativa olhou para o seu recibo de vencimento com um ar muito desconsolado. Uma alto quadro (quadrada) viu e disse muito irritada: “Mais do isso pago eu de IRS!”.
Quando saiu do elevador disse a pobre da funcionária: “Bem me importava eu de pagar o que ela paga …”
Isto do IRS tem que se olhar, não apenas para a taxa e valor do imposto, mas também para o rendimento bruto e para o rendimento líquido depois da pagar o imposto.
O peso da receita do IRS em rácio do PIB resulta de o rendimento bruto dos espanhóis ser mais elevado, como se vê pelos rendimento médio acima. E, o que é o mesmo, por em Portugal as pessoas que não recebem o rendimento mínimo tributável ter um peso maior do que em Espanha – em Portugal não pagam o IRS porque nem sequer atingem o rendimento mínimo para pagar, por isso não entra receita para considerar no rácio.
No que importa aos espanhóis: o rendimento líquido, depois do pagarem o imposto sobre o rendimento (e contribuições sociais) é bastante superior ao que recebem os portugueses.
E ainda tem combustíveis e gás mais barato. https ://retratos.europa.pordata.pt/pt/custo-de-vida/portugal
Portugal tem impostos mais altos do que Espanha. A única coisa mais baixa em Portugal é o rendimento de quem trabalha.
É de tal forma que a mesma cadeia de supermercados já vende bastante mais barato em ES q em PT, apesar de em ES pagar mais aos colaboradores.
Portugal apenas tem um objetivo: Taxar para entregar às elektras. Este ano já estão garantidos mais 4 mil milhões, face aos 3,3 mil milhões habituais ao ano.
Pagam mais porque o ordenado mínimo é mais alto e os descontos são mais baixos.
Portugal tem os salários baixos mas custos de mão de obra muito elevado
O que estás a dizer é que em Portugal a produtividade é mais baixa. E com isso fica explicado que uma cadeia de supermercados, pagando mais aos empregados, venda mais barato em Espanha? Não. Explica mais, por exemplo, o IVA ser de 21% em Portugal e 23% em Espanha, ou o custo dos combustíveis para o transporte dos produtos ser mais baixo em Espanha.
Explica-te lá melhor.
Então abro um supermercado com 10 colaboradores em Espanha e por eles pago 13200 mês ao mês. Mas se abrir o mesmo supermercado em Portugal só pago 9200€ mas tenho que vender mais caro porque os funcionários são mais baratos?
Agora fiquei confuso.
Correção acima: Explica mais o IVA ser de 23% em Portugal e 21% em Espanha (baixou para 10% nos combustíveis)
O que funcionario recebe não é o custo de mao de obra. O que o funcionário recebe é o vencimento liquido sem impostos. O custo para a empresa é o ordenado + impostos. Só de SS as empresas pagam 23.8%.
Sem uma empresa gastar uma Pagar um ordenado bruto de 3.000€ seriam 2.281 em Espanha para 1.950€ em Portugal. No UK recebias 2.500€ (+600€).
exemplo de impostos em varios paises
https://agoraeuropa.com/guia-do-imigrante/calcule-as-taxas-aplicadas-aos-salarios-em-paises-da-europa/
A empresa pagando o mesmo em Portugal o Ordenado seria mais baixo, essa diferenca pode ser de várias centenas de Euros.
Portugal também tem dos carros mais baratos (sem impostos).
Os combustiveis estao dentro ou abaixo da media (sem impostos)
@ Toni pela tua calculadora, o desgraçado do Portuga que vive do rendimento do trabalho em Portugal está bem fdd a comparar com um espanhol.
Como se não bastasse ainda leva com uma encavadela gigante em impostos nos combustíveis e ainda por cima paga portagens a peso de ouro para ir trabalhar pq os transportes públicos são uma piada em Portugal.
Não estou a ver onde queres chegar sinceramente.
Com base no SMN…
ESPANHA:
Com o salário de € 12.880,00 na Espanha, você pagará € 817,88 como contribuição de Seguridade Social. Esse imposto corresponde a 6,35% do salário e é obrigatório para todos os trabalhadores do país. Além disso, com o salário mencionado, você também terá o total de € 940,41 euros descontados do seu salário anual. De modo prático, isso representa um rendimento anual líquido de € 11.121,71 e mensal de € 926,81 para quem reside no território espanhol.
PORTUGAL:
Com o salário de € 12.880,00 em Portugal, você pagará o total de € 3.347,79 em taxas. Esse valor é a soma da contribuição para Seguridade Social (€ 1.416,80), que corresponde a 11% do salário bruto, e o imposto sobre o salário dedutível (€ 1.930,99), que varia de acordo com o rendimento anual de cada pessoa. De modo prático, isso representa um rendimento anual líquido de € 9.532,21 e mensal de € 794,35 para quem reside no país luso.
Só te enterras lol
€ 11.121,71 e mensal de € 926,81 para quem reside no território espanhol.
€ 9.532,21 e mensal de € 794,35 para quem reside no país luso.
Simplemente provaste que o Tuga recebe menos, mas tem que o custo de mao de obra é o mesmo.
O patrao paga exatamente o mesmo e o Tuga recebe menos.
Para receberem os 2 o mesmo ordenado liquido, o custo de mao de obra é mais caro em Portugal.
Mais uma vez, os ordenados em Portugal sao mais baixos,mas isso nao significa que a mao de obra seja mais baixa, pelo contrario custo de mao de obra é bastante caro quando adicionamos os impostos.
Se querem pagar impostos PT é o sitio para ir
Não paga menos. Paga mais.
Eu é q usei o SMN de PT tanto em ES como em PT para se perceber melhor q mesmo com um miserável. SMN igual ao de PT o rendimento mensal de um espanhol seria 132,47€ superior e anualmente 1.854,54 superior.
Isso resulta do facto da carga de impostos em ES ser visivelmente menor, não tem nada a ver com a entidade empregadora suportar mais ou menos custos. Quem está a pagar estes devaneios todos com as elektras é o pobre portuga que tem que trabalhar não para viver mas para sobreviver.
E ainda por cima tem q pagar mais pelo combustível pq não tem transportes públicos em condições, portagens e mais pela alimentação (porque levá-la aos mercados implica gastar gasóleo a preços estratosféricos)
Tudo pq a orientação do governo de PT é só uma: -Sacar o máximo para entregar a elektras e elektros.
Que delirio agora paga-se mais impostos de trabalho em Portugal por causa dos Elektros.
Para o mesmo ordenado líquido a empresa tem uma maior despesa em PT. Logo o custo de trabalho é mais caro em Portugal.
Correção acima
Espanha:
-– IVA: 10%, menos 13 p.p. que em Portugal. Só no IVA o imposto sobre os combustíveis é menos de metade.
O DESCONTO HAHAHAHA
Sempre que haja oportunidade o estado põe logo a mão no bolso dos contribuintes…
Correção… O Governo
De facto, para compensar a receita extraordinária de IVA, mesmo que apenas em parte e não totalmente como devia, é preciso que os preços subam 10 cêntimos. Já quando é para sacar mais, basta descerem 2 cêntimos.
Parece que os contribuintes maiores de 18 anos nunca têm culpa de nada! Votaram várias vezes em partidos que aumentaram a dívida para níveis estratósfericos e agora querem benesses.
Exato, já não basta terem a noção do governo anterior do PSD que só faltou a levar-nos a roupa do corpo, metem lá o PSD novamente, veem o intruja que este é com uma empresa com claros interesses paralelos, muda para nome dos filhos e resolve-se. Vai a eleições e ganha de novo portanto….
O outro era a troika, este é o quê? A ganância? A permissa do PSD encher os bolsos dos ricos e esvaziar o dos menos abastados… Uma coisa que o Montenegro tenho feito de útil desde que lá está? Assim de repente, não vale o que já estava planeado no governo anterior e o Montenegro assume como medida sua…
A divida aumentou tal como as pensões mais baixas quem precisa por exemplo, neste governo tudo aumenta menos o fundamental, as mudanças da lei laboral vergonhosoas com a permissa da “competitividade”, a saúde sempre foi má mas esta incompetente é uma coisa abismal e ainda lá está enfim…
Numa coisa tens razão… os contribuintes maiores de 18 tem muita culpa do que se passa no nosso pais sem dúvida, uma coisa é certa com o meu voto não ganhou de certeza absoluta!
A dívida pública tem baixado bastante nos últimos anos. Porque será que “os tretas” nunca apresentam os valores?
ainda é mais grave do que dizes!! tas a ser enganado! tem baixado porque a inflacao faz o estado arrecadar mais dinheiro em relacao a divida logo ela fica mais pequena!!
A dívida pública mede-se em rácio do PIB (dívida/PIB em valor nominal) e a inflação aumenta o PIB, o que ajuda a reduzir o rácio. Mas é assim em todo lado. É inegável que tem diminuído:
– 131% (2016), 126% (2017), 117% (2019, pré pandemia), 135% (2020, por impacto da pandemia Covid-19), 112% (2022), 99% (2023), 93,6% (2024), 89,7% (2025).
Já agora a de Espanha, que tem tido uma política menos agressiva quanto ao saldo orçamental e de redução da dívida:
– 99% (2016), 98% (2019, pré pandemia), 120% (2020, por impacto da pandemia Covid-19), 111% (2022), 105% (2024), 103% (2025).
Se calhar é por medidas como as desta noticia… Já pensaste nisso?
Vamoláver, como dizia o outro.
Aos anos que ando aqui a dizer o mesmo, vou repetir as vezes que forem necessárias para ver se isto entra na cabeça das pessoas.
Sei que vou estar a escrever para paredes, mas enfim…
Seja este governo, seja outro qualquer, não há margem para descer impostos.
Quando muito baixam um e sobem logo dois de seguida.
A despesa do Estado é sempre a subir e portanto a receita tem de vir de algum lado.
A única opção para realmente descer impostos seria cortar em despesas supérfluas, controlar ao pormenor cada euro gasto e combater activamente a corrupção com medidas eficazes e dissuasoras.
Se estão à espera que algum governo faça isto, esperem deitados.
Querem fugir disto?
Há várias opções, sendo as mais lógicas trabalhar no mercado paralelo e vem tudo por fora e fazem vcs os descontos ou investimentos para assegurar algum bem estar na reforma ou então emigrar.
Só que vou desde já avisando que os impostos em qualquer país europeu são tb elevados, pelo menos os da europa ocidental.
Deixo aqui o panorama de 2023.
“Zona Euro: A carga fixou-se em 40,6% do PIB em 2023.Países com Maior Carga (2022/2023): França (45,6%), Bélgica (44,8%), Dinamarca (44,1%) e Itália.Países com Menor Carga (2022/2023): Irlanda (22,7%), Roménia (27,0%) e Malta (27,1%).Portugal: Situa-se abaixo da média europeia, com 37,6% do PIB em 2023, mas apresenta um elevado “esforço fiscal” devido aos baixos salários.”
Segundo sei, os países europeus com carga tributária menor são a Polónia e a Hungria.
Provavelmente todos os países de leste andarão no mesmo patamar da Polónia, no que a impostos diz respeito.
Ah e tal países de leste isto e aquilo, esqueçam, a Polónia de hoje quando comparada com 20 anos atrás é comparar alhos com bugalhos.
Provavelmente virá a ser o melhor país europeu para viver e trabalhar a muito curto prazo.
Em relação a Portugal, esqueçam, isto não tem solução.
É um dia de cada vez.
Não há planos para o país, é tudo feito em cima do joelho, as pessoas que estão, estavam e estarão, à frente para governar e tomar decisões não têm qualquer qualidade ou competência para isso.
Só lá estão para tratarem da vida deles e dos amigos…
Óbvio que cada um tem a sua opinião e muitos vão dizer que estou maluco, mas, infelizmente, a realidade é o que é.
O bom da realidade e da matemática é que não tem ideologia.
O que é, é, o que não é, não é.
Lamento dar péssimas notícias mas a realidade sempre me deu razão.
Eu falo do alto, estou muitíssimo bem, tive sorte e engenho para construir património e estou à vontade.
Mas olho para esta juventude de hoje, que quer sair de casa dos pais para construir família ou seguir a sua vida e não consegue sair de casa porque a situação está como todos sabemos e nem vale a pena falar nisso, e a tendência é para piorar ainda mais.
Isto deixa-me deveras revoltado com estes políticos de trampa que tivemos e temos.
Depois leio alucinados a dizer ah e tal a bolha vai rebentar e os preços vão cair bastante.
Não vão não.
Ninguém vai vender por 10 quando pagou 20… pode aparecer um ou outro caso de alguém desesperado mas não é isso que fará as coisas melhorarem no geral.
Amigo, no limite, vamos todos pagar a garantia bancária, seja por aumento de impostos ou outros.
Tudo certo o que disseste, mas não esquecer os milhares de milhões para salvar os bancos e as PPP das autoestradas e os contratos municipais blindados e ruinosos. E a classe média arca com tudo.
RicM, nem na altura da Troika, em que havia possibilidades de eliminar ppp ruinosas e observatórios e fundações da treta, isso foi feito.
Existem muitos interesses instalados a mamar da teta do estado.
Muito difícil ir contra todo este bloco de interesses.
A única hipótese que vejo para que isto seja posto na ordem é vir alguém de fora e dizer assim, ou passam a fazer o que nós dizemos ou nem um euro entra no país.
Aí sim, acredito que muita despesa inútil possa ser eliminada. Agora com tugas a decidir, nunca tal coisa vai acontecer.
Isso é certo, mas como disseste e bem “cortar em despesas supérfluas, controlar ao pormenor cada euro”, mas para isso era necessário alguém ter tomates de cortar em rendimentos mínimos, pensões, abonos etc só porque as pessoas não querem trabalhar… garantidamente a receita vai subir bastante.
Resolver talvez não resolve-se mas pelo menos tinham uma enormíssima receita apenas com cortes simples, ou as que o tinham e pudessem contribuir existe muita mata para limpar, muita pessoa incapacitada para ajudar como limpar a casa, pequenas reformas, mudar uma lampada que seja, agora chular e cair sempre para os desgraçados dos contribuintes que se levantam cedo para trabalhar e querer tirar direitos básicos de quem o faz com a permissa da competitividade em prol de não mexer em quem não faz nenhum e vive a vida a custa do trabalho dos outros parece-me mais justo realmente…
E não falo de ciganada ou só de ciganada, falo do geral porque se fossem só os ciganos tavamos bem dada a percentagem que tem na globalidade da nossa sociedade, mas é mais fácil assim, nenhum governo é bom mas acho que o PSD é pior do que os outros tenho essa percepção a não ser que fosse rico ai se calhar pensava de outra forma!
Marko, o PSD costuma ser, historicamente, bem melhor que o PS.
O PS é só bancarrotas umas a seguir às outras.
Não tivemos outra falência do estado com o PS na pandemia porque o BCE decidiu imprimir fardos de notas 48 horas por dia e inundar o mercado de dinheiro.
Não fosse isso e seria a 4 em 50 anos.
Julgo que seria um record mundial.
O tempo que o Passos esteve no poder não conta, porque o governo estava altamente condicionado e pouca ou nenhuma margem de manobra tinha.
Toda a gente brilha quando há dinheiro mas quando ele acaba é que são elas.
Mas tenho que reconhecer que este Montenegro é qualquer coisa de medíocre, no mínimo.
Muito mau.
É difícil alguém decente e competente ir para ministro porque quem tem essas qualidades não se vai meter na lama que é a política portuguesa.
Vão os que sobram…
Eu não tenho partido politico nenhum podes acreditar, e olhando para o panorama que temos concordo contigo… Não existe ninguém que diga aquele/a seria um/a bom/a lider para o nosso pais, a leitura que faço de ambos os partidos PS e PSD é igual ambos não são exemplo.
Diferença é que o Costa mal ou bem tentou melhorar alguma coisa para quem mais precisa e o PSD apenas para quem mais interessa, e o Passos Coelho embora limitado queimou sempre que está por baixo, nunca penalizou de alguma maneira quem estava por cima, podia diminiur as taxas de impostos a quem tem menos e aumentar a quem ganha mais por exemplo e nunca o fez, foi feriados foi tudo e mais não conseguiu porque não deu e caiu.
Este igual leis laborais mesmo ao jeitinho de patrão entre outras áreas que estão bem piores com ele saúde por exemplo imagino a pandemia com este governo e com esta ministra…
Ou seja não tendo partido baseio-me nos pontos que a meu ver são o que a esmagadora maioria pensa mas por hipocrisia muita gente não assume, e no que me faz sentido e neste caso o Chega e o Ventura… Se vai cumprir? Seria melhor? Pior? Não sabemos, o que sabemos é que o PS e o PSD alternando entre si à décadas e o pais não passa do mesmo.
Agora se me disseres que é o que queria? Não, gostava mais de alguém que indetifica-se os problemas e fala-se em caminhos de resolução e isso não acontece, apenas ofensas partidárias e pessoais, todos são melhores e fazem melhor mas mostrar os caminhos 0 e é o que temos infelizmente!
Provavelmente já não vou atempo de te fazer esta pergunta e ter resposta tua, mas fica na mesma, “sabemos é que o PS e o PSD alternando entre si à décadas e o pais não passa do mesmo.”,
Não sei qual a tua idade, mas eu ainda me lembro e bem dos milhares de barracas a “cercar” Lisboa, e pessoas como tu têm a lata de dizer que Portugal não mudou nada?
Já vista a quantidade de jovens que chegam atualmente as universidade vs à 50 anos atrás?
Portugal evolui-o tanto mas tanto que parece que estamos em outro país que não Portugal.
Temos níveis de pobreza baixos, temos níveis de educação nunca antes vistos, temos boas estradas, hospitais, centros de saúde, escolas, faculdades e podia continuar, mas acho que já percebeste, Portugal é um país fantástico mas não é perfeito.
Numa coisa tens razão, se a covid fosse com este governos estávamos fodi…, como gosta o Luis Metemedo de dizer, “O governos está atento”, mas não faz nada se não não chega para pagar os cabeleireiros e a SportTv do governos.
Barão, “Temos níveis de pobreza baixos, temos níveis de educação nunca antes vistos, temos boas estradas, hospitais, centros de saúde, escolas”…
Não sei de que país está a falar, mas de Portugal não é.
Isto está tão bom que a emigração de jovens não há maneira de a parar.
Olhe só para estes dados…
“Cerca de 75.000 portugueses emigraram em 2023. A emigração portuguesa tem mantido números elevados, com uma média de saídas anuais que se tem fixado próximo dos 65.000 a 75.000, considerando tanto a emigração permanente como temporária. A França, Suíça, Espanha, Reino Unido e Alemanha continuam a ser os principais destinos.Pontos-chave sobre a Emigração Portuguesa:Total no Estrangeiro: Estima-se que cerca de 2,1 milhões de portugueses residam fora de Portugal.Jovens e Qualificação: A emigração é expressiva entre os jovens; cerca de 30% dos portugueses entre 15 e 39 anos vivem no estrangeiro.Principais Destinos (2023/2024): Suíça, Espanha e França lideram as escolhas, representando uma grande parte do fluxo para a OCDE.Contexto Atual: Portugal é, proporcionalmente, um dos países europeus com maior taxa de emigração.Apesar da saída de cidadãos, o país tem registado, nos últimos anos, um saldo migratório positivo, impulsionado pela entrada de imigrantes, que atingiu números recorde em 2023”
Calma, que a melhor parte é que temos registado um saldo migratório positivo.
Saem médicos e enfermeiros e pessoal IT e entram entregadores de pizzas e taxistas.
Vamos longe rapazes, ponham o cinto…
Não abram os olhos não… Continuem a viver no lalaland que quando a realidade bater à porta até saltam.
B@rão, lógico que evolui mas está melhor? O ordenado mínimo também era 485€ á uns anos e agora é 920€ mas faço a mesma questão está melhor que quando era 485€? De todo… inflação, o estado de várias entidades públicas como saúde, educação por exemplo e são opiniões mas tal como o Punjab não concordo nada com o que disseste… A isso juntamos o excesso de “entregadores de pizza e TVDES (eu sei que na altura dos 485€ não havia mas tu percebes onde quero chegar) que é bom mas controladamente e não como está, habitação entre outros… se achas que estamos bem imagino o que considerarias estando mal…
E ambos sabemos que as evoluções nomeadamente de subida de ordenados é o “obrigatório” estando na UE e dão 50€ todos os anos e levam outro tanto ou mais em descontos, IVA, IMI, combustíveis etc portanto até dá jeito ao estado e ao governo é mais dinheiro que vão buscar em descontos… Acho que infelizmente estamos condenados a ser o que somos por muitos e bons anos, não temos homens com tomates como disse que façam o que deve ser feito e o que o país e os cidadãos precisam, mas sim o qje lhes convém fazer a eles como patrões a nível pessoal como o Montenegro e os seus amigos interessados e isso compromete tudo o resto, porque ninguém no seu perfeito juizo se prejudica a si próprio e sabem que a política é apenas uma pequena passagem.
@PorcoDoPunjab, tu olhas sempre para o copo meio vazio eu opto por olhar para o copo meio cheio, qual a diferença, só o nosso humor, enquanto tu andas sempre a reclamar de tudo e de todos tipo velho do restelo eu opto por me preocupar com coisas que me façam avançar na vida.
Acabas de me dar razão “Estima-se que cerca de 2,1 milhões de portugueses residam fora de Portugal.Jovens e Qualificação”,
creio que querias dizer jovens qualificados, afinal estamos mais instruídos, que nunca, porque antigamente era só os trolhas que saiam.
Sempre saímos e vamos continuar a sair e sempre vamos voltar o mundo é assim mesmo, dinâmico.
Eu tenho vários membros da minha família imigrados nos 4 cantos do mundo, e no ano passado um dos meus sobrinhos altamente qualificado dissidiu voltar a Portugal, estava na Holanda ( Países Baixos), como vês uns vão outros voltam.
Também tens Americanos espalhados pelo mundo, ou Chineses, escolhe um país e vais ver que é transversal.
Os teus filhos por mais que queiras em alguns aspetos pensão de forma diferente de ti, talvez já nem se preocupem com o emprego para vida, como a nossa geração, certamente ambicionaste mais que os teus pais também.
Eu sempre trabalhei por conta de outros assim como a minha esposa e tenho uma vida super estável, nunca imigrei, nunca herdei nada e quase já perdi ao número de casas que já tive, sempre fruto do meu suor e da minha esposa.
Eu não vejo o país que tu descreves, juro e repara que tenho o prazer de poder viajar e vejo o mundo que me rodeia e depois volto ao meu país e vejo, afinal Portugal não é como muitos querem impingir aos outros.
Imagina que os que escolhem Portugal para as suas ferias e só forem a, Belém, Sintra, Cascais, Baixa Chiado, Praça do Comercio, Expo e mais alguns sítios turísticos, qual é a ideia que vão levar de Portugal e dos Portugueses?
Agora imagina esses mesmos turistas irem a Cova da Moura, Pedreira dos Húngaros, Chelas, e outros sítios desses que não aparecem nos roteiros turísticos e qual seria a opinião dos mesmos?.
O mesmo se aplica a nos Tugas quando vamos de ferias e só fores ao roteiro turístico do país que escolhes vens de lá convencido que é tudo um mar de rosas e Portugal é que é uma bosta.
E o teu termo de comparação é sempre ditaduras, não consigo compreender o teu fascínio por ditaduras.
Portugal é fantástico mas não é perfeito.
@Marko, eu quando comecei a trabalhar o ordenado mínimo era de 17 mil escudos, pouco mais de 70€, para que possas compreender o meu ponto de vista.
Sim Portugal está melhor, melhor não muito melhor.
Pergunta aos teus avôs se ainda forem vivos, quantos pares de sapatos tinham eles?
Ainda há pouco tempo o meu sogro encontrou uma foto dele quando andava na primária alguém postou numa rede social, das 30 e tal crianças que estavam na foto duas tinham sapatos, e tu achas que não estamos melhor.
O problema é que estas focado na árvore ( o teu quintal) e não vês a floresta por de traz, podíamos estar melhores, sim podíamos, mas também podíamos estar muito piores.
Não achas?
Saúde, eu sou doente crónico doença altamente incapacitante quando descontrolada, sou seguido no Hospital Santa Maria, o meu tratamento custa a todos nos 25 mil e por mês, não tenho nada a apontar ao SNS, o problema é que talvez tu estejas a confundir o SNS com as urgências hospitalares, são coisas diferentes.
Tens agora o mais recente exemplo, Bonnie Tyler, deu entrada num hospital privado e foi reencaminhada para o SNS, já te perguntaste o motivo disto ter acontecido?
Quanto a imigração estamos de acordo, nos necessitamos de mão de obra se os nossos estão a ir embora temos de os substituir, mas assim como não abrimos a porta de nossa casa a estranhos não devemos abrir o país a estranhos, e eu ai até sou mais radical, nacionalidade não se dá a ninguém.
Quem vier para trabalhar é bem vindo, agora quem vier para roubar desses já cá temos muitos, assim como os Tugas que vão para fora muitos também andam com esquemas, que digam os Luxemburgueses dos Tugas que por lá andam.
O que eu acho estranho é ouvir discursos como o teu e do PorcoDoPunjab, aparentemente preocupam-se mais em lamentar o que não conseguiram do que a apreciar o que já conquistaram, volto a dizer, sim Portugal está muito mas muito melhor mas continua a não ser perfeito.
Sabes como se faz uma auditoria contabilística, tiras várias faturas ao calhas e crias um padrão, devo lembra-te que a nossa assembleia da república é igual é uma amostra daquilo que nos somos enquanto povo, aquilo que tu ali vez é aquilo que somos, olhamos sempre para o nosso umbigo, protegemos os nossos, e sim vivemos numa época de homens fracos à frente dos países.
Faz a pergunta a ti mesmo, se lá tivesses não fazias o mesmo?
PS, espero que compreendas que mesmo não concordando com a tua opinião respeito-a e podemos manter uma conversa civilizada sem ofensas mesmo discordando.
B@rão, respeito o teu ponto de vista e opinião mas não concordo…
Uma coisa é evolução dos tempos e isso não se escolhe, simplesmente acontece, porque pelos políticos que temos podes crer que ainda estavamos neste tempo dos 17 mil escudos e os miúdos descalços, não tenho dúvidas disso. Depois houve uma queda de um regime 25 de Abril o que deu mais liberdade às pessoas, porque pensa comigo… lá está houve homens com tomates que fizeram frente e se juntaram por um bem maior, hoje achas que isso seria possível? Como diz um colega meu e concordo enquanto a malta reclamar mas não passar dai e tomar posição como fazem em França e outros países vai ser sempre assim (não sou a favor de violência nada disso) mas marcar posição, quem manda é os portugueses e não meia dúzia de bonecos.
Acho que estás a confundir o aceso grátis à saúde com o bom funcionamento da mesma… Também já tive internado e 0 razões de queixa, antes de o ser estive as portas da morte com um endocardite causada por uma batceria que se alojou no coração e desde médico de familia, 2 médicos privados, exames no privado e no público e estava tudo bem e eu já nem da cama saia quase e pouco andava até fui de urgência e ai sim apanhei uma médica que olhou com olhos de ver para as minhas análises e me internou de urgência e felizmente estou aqui a ser seguido porque fiquei com insuficiência renal crónica mas estou cá. O meu sogro infelizmente não teve a mesma sorte… umas 10 ou 15 vezes que foi ao hospital com dores horríveis, já tinha tido 4 AVC mal andava, paralisado do lado direito, as pernas e pés cheias de liquido umas dores que só ele saberia, a médica de familia veio uma vez em anos a casa vê-lo uma, as enfermeiras que vinham fazer os pensos viam a gravidade da situação reportavam a médica e nunca voltou para o ver, de urgência ia e vinha para casa, a última vez antes de falecer só lá ficou porque a minha sogra disse que não o trazia assim que ele não aguentava as dores e ao fim de uma semana morre… achas que isto é estarmos bem? Funcionar bem? Parece-me que tu é que estás a olhar para o teu umbigo e ignorar a floresta atrás da tua árvore e como deves saber a entidade que está por trás das urgências e saúde é o SNS.
Estás enganado falo por mim não pelo Punjab obviamente mas tenho 39 anos, duas casa pagas, um salário bomzinho e uma vida confortável e estável mas infelizmente o pais não sou eu nem tu, nem o Salgado, o C. Ronaldo etc… (obviamente que estou longissimo desses exemplos sou apenas um classe média trabalhador com a vida organizada é bom frisar), o país é feito de milhões de cidadãos em várias situações e é nesse ponto que me baseio e não em mim ou na minha situação se todos tivessem como eu era ótimo acredita mas não…
Se lá estivesse tentaria fazer melhor do quem lá esteve isso é certo, mais do mesmo não.
E garanto-te que entre tirar 100€ a um rico ou 2€ a um trabalhor com rendimentos baixos nem perdia tempo com essas decisões, tal como ocupar quem recebe sem fzer nenhum, não quer rendimento cortado orientem-se seja cigano, chinês ou indiano e preciso fazer diferente e isso é factual e ter tomates de o fazer coisa que não existe.
Claro, da minha parte igual respeito a tua visão e opinião e estamos apenas a conversas e trocar pontos de vistas com respeito e educação nada mais!
@Marko, como bem disseste já estiveste internado e 0 razão de queixa, urgências hospitalares é um outro mundo que não deve de ser confundido com o acompanhamento dos doentes crónicos, infelizmente sei bem do que falo.
Urgências e SNS é o mesmo que a Estrada da Beira e a beira da estrada, não podemos comparar, eu ainda no inverno passado a minha esposa sentiu-se mal quis ir para a CUF que não queria ficar horas esquecida nas urgências do hospital público, e ficamos horas no hospital privado, o método de triagem é o mesmo.
Eu faço voluntariado todas as 4ª feiras, e a primeira semana das minhas ferias também são passadas a fazer voluntariado em países que devias ver as condições das escolas, por norma é onde gosto de fazer voluntariado, países em que a temperatura passa largamente os 36º e com níveis de humidade de 80% ou 90%, sem Ac, aqui em Portugal falta a água e ñ há escola, estamos a anos luz desses países, esquece, e acredita quando digo que Portugal é fantástico mas não é perfeito.
Claro que existem paises bem piores infelizmente, os ditos paises de 3° mundo salvo seja, e comparativamente a esses paises claro que somos do melhor que existe, comparando Suíça, Finlândia, Noruega etc somos nós o 3° mundo… O ponto é que existe espaço para melhorar e muito e é nesse ponto que bato e insisto, e não é tão difícil ou impossível como querer passar e parafraseando o Montenegro assim tivessemos um primeiro ministro com o que ele pede aos outros mas lhe falta a ele… Arrojo!
Hoje estava aqui a pensar nos combustíveis e no Ti JL:
Ando preocupado com a sanidade do mercado! Imagine que vi um poluidor a gasolina, um tal de S2000 com 20 anos, à venda por 40 mil euros. Olhei para aquilo e pensei: ‘Estão doidos!’. Segundo a sua expertise, um elétrico com a mesma idade deve valer o dobro, não é?
É que daqui a 20 anos, gostava de saber onde estão os nossos atuais ‘eletrodomésticos’ de 500cv… Provavelmente a servir de pisa-papéis gigante porque a bateria custa mais que o carro, enquanto este Honda continua a gritar às 9.000 rpm e a valorizar como ouro. Malvados estes tipos dos combustíveis, a terem carros que duram uma vida e ainda dão lucro!
Gostava de ver um duelo de fiabilidade daqui a 20 anos: de um lado, mecânica japonesa pura; do outro, um tablet com rodas e software desatualizado. Quem é que ainda vai estar na estrada e quem é que vai estar no centro de reciclagem de lítio? Aceitam-se apostas!
Olhe para o End of Life (EoL) e End of Support (EoS) da Cisco, da Apple ou de qualquer gigante tecnológica. O hardware morre quando o suporte de software decide que já não é rentável. Um elétrico é um iPad com rodas; quando o chip deixar de suportar a nova versão do OS ou o protocolo de carregamento, o carro vira um pisa-papéis de 2 toneladas. Mas confesso que é demais para si. Mas como você gosta de ser consumista, vai logo comprar o ultimo tesla que sair no mercado.
E já agora…
Ouvir dizer que o diesel morreu porque as vendas caíram é como ir ao café, o dono decidir deixar de vender tremoços para vender só amendoins e, passados dois meses, gritar: ‘Vejam só, ninguém mais gosta de tremoços! Toda a gente prefere amendoins!’.
Pois claro! Se as marcas retiraram as motorizações diesel dos segmentos B e C (Clio, 208, Golf, etc.), queriam que as pessoas comprassem o quê? Unicórnios? A queda das vendas não foi uma escolha do consumidor; foi uma imposição do fabricante para cumprir metas de emissões da frota (e evitar multas pesadas da UE). Não confundam ‘falta de vontade’ com ‘falta de stock
Barão, para simplificar, sabe o que é mau nisto tudo e por isso estou sempre a reclamar?
Portugal tem condições para ser muito melhor do que é, podia ser uma Suíça.
Não tivesse ladrões e corruptos em barda e um povo acéfalo…
Agora sim, há piores, pois há.
Imagino este país, com estas condições naturais, nas mãos de Suíços ou Dinamarqueses…
Percebe agora porque estou sempre a reclamar desta cambada?
Ora nem mais, é isso mesmo que penso também
@Marko, também respondi ao teu comentário mas ainda aguarda moderação, e espero que compreendas que mesmo as nossas opiniões serem descordaste temos a capacidade de discuti-las respeitosamente.
Mas os políticos não são Portugueses?
Vai dai eu dizer constantemente que o parlamento é uma amostra daquilo que somos em quanto país e enquanto povo, aquilo somos nós, somos trafulhas, acéfalos, ladrões, corruptos, mas somos todos , não são só os políticos, a não ser que acredites que somos tipo Índia, os políticos são de uma casta diferente.
Engraçado os Suíços também se queixam, os Dinamarqueses também, faz parte da condição humana quixume crónico.
Na Suíça não há pobres?
Repara que os países do norte são muito mais organizados, uma das explicações é precisamente serem reféns do clima, aqueles povos não podiam falhar os cultivos, tiveram de ser organizados desde sempre, se as sementes não fossem lançadas à terra em Abril, passavam fome no inverno, os países do sul, se não lançarem em Abril lançam em Maio, a diferença é pouca,
De onde achas que vem a inspiração do conto infantil da Formiga e da Cigarra?
Tenho familiares no Canadá, um dos meus tios está sempre a dizer, eu imigrei para ter uma casa, um carro e os filhos poderem estudar, venho a Portugal e os meus irmãos têm casa, carro e os filhos puderam estudar na mesma, qual é a diferença, os outros irmão estiveram toda a vida juntos e ele lá longe, como vez ele próprios diz, quando estou por lá Portugal é que é bom, quando estou em Portugal o Canadá é que é fantástico.
“Imagino este país, com estas condições naturais, nas mãos de Suíços ou Dinamarqueses…”
Imagina se tivesses nascido menina, “tarado” como és, como serias se fosses uma senhora?
Vez podemos colocar tudo em causa e a resposta vai dar sempre ao mesmo seria diferente, mas não sabes se é para melhor ou pior, apenas diferente.
PS, O tarado é apenas uma provocação humorística, espero que não leves a mal.
Barão, se eu tivesse nascido ” menina” mas bem jeitosa, por esta hora metade de Lisboa e Porto eram minhas.
Mas ouvi dizer que hoje em dia para ser menina não é preciso ser-se menina, isto tem dias, hoje posso ser um tarado, amanhã uma menina e depois de amanhã um Tesla…
É à vontade do freguês…
Em relação ao resto, só vejo tugas a irem para esses países, o inverso não acontece.
Por alguma coisa será…
Não me venha falar em reformados estrangeiros e cenas do género porque são números irrelevantes no quadro geral.
Das tanta importância aos SE, que te esqueces do resto.
barão, não me esqueço de nada, pelo menos que valha a pena.
Penso e digo que Portugal poderia estar melhor.
se está contente com isto, ainda bem para si.
Haja alguém que ache que o destino de Portugal é este, fazer camas para os camones e mandar os filhos lá para fora.
Cada um realiza-se com o que tem ou almeja.
Folgo em saber que gosta de ver Portugal como a tipa da esquina que anda sempre à procura de uns trocos de mão estendida.
Já posso ir ao banco?
Como diz o outro, são percepções…