Fisco lança alerta para todos por causa de mensagem fraudulenta
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) informa que os contribuintes estão a receber e-mails e SMS falsos (phishing e smishing). Estas comunicações incluem links maliciosos e têm como objetivo obter dados pessoais ou bancários.
Fisco alerta para o aumento de tentativas de fraude
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou recentemente para o aumento de tentativas de fraude através de e-mails e mensagens SMS falsas, conhecidas como phishing e smishing.
Estes contactos são enviados por indivíduos que se fazem passar pela AT e incluem links maliciosos com o objetivo de recolher dados confidenciais, como informações pessoais ou bancárias.
Perante este cenário, torna-se essencial reforçar as regras de segurança e esclarecer os contribuintes sobre os procedimentos oficiais da AT, para evitar que sejam vítimas destas fraudes.
Para sua segurança, a AT informar que:
- Envia e-mails sempre de endereços terminados em at.gov.pt;
- Nunca envia e-mails ou SMS com links para inserir, alterar ou confirmar dados pessoais ou fiscais;
- Nunca envia e-mails ou SMS com links para efetuar pagamentos.
Todas as comunicações e operações digitais com a AT devem ser realizadas exclusivamente através do Portal das Finanças, verifique que o endereço começa por https://. Após autenticação segura, pode consultar os seus dados pessoais e fiscais, desde declarações, a documentos de pagamento e a processos.
Como consultar comunicações enviadas pela Autoridade Tributária
No Portal das Finanças estão disponíveis todas as comunicações enviadas centralmente pela AT aqui.
Para consultar os e-mails e os SMS enviados, inicie sessão, autentique-se e no menu lateral selecione “Comunicações”.
A AT relembra que apenas envia comunicações informativas para os contribuintes que ativaram o envio de e-mails e SMS e que têm os seus contactos (e-mail e telemóvel) confirmados no Portal das Finanças.




















Em outras notícias, o plugin do Autenticação . Gov não funciona aqui (versão: 2.1.04 ) e não sei como resolver.
Está tudo bem, excepto que o web site acha que não tenho o plugin instalado. Reinstalar, reiniciar, nada funciona. Na versão anterior (2.1.01) funcionava sem problemas.
Não sei se é do Plugin, ou se é algo local.
Já descobri: é a Extensão “uBlock Origin” que está a bloquear o correcto funcionamento do Plugin Autenticação.Gov, mesmo desactivando o uBlock nesse web site e colocando o web site nas excepções o plugin não funciona, só quando desactivei a lista em “Privacidade”: “Block Outsider Intrusion into LAN” o Plugin começou imediatamente a funcionar.
Depois de investigar entendi, que é preciso adicionar alguns domínios e subdomínios aos “Sites fidedignos” do uBlock Origin, para aquilo não bloquear o correcto funcionamento do Plugin Autenticação.Gov
Endereços:
autenticacao.gov.pt
m1.mordomo.gov.pt
m2.mordomo.gov.pt
m3.mordomo.gov.pt
m4.mordomo.gov.pt
m5.mordomo.gov.pt
m6.mordomo.gov.pt
m7.mordomo.gov.pt
m8.mordomo.gov.pt
m9.mordomo.gov.pt
m10.mordomo.gov.pt
m11.mordomo.gov.pt
m12.mordomo.gov.pt
m13.mordomo.gov.pt
m14.mordomo.gov.pt
m15.mordomo.gov.pt
m16.mordomo.gov.pt
m17.mordomo.gov.pt
m18.mordomo.gov.pt
m19.mordomo.gov.pt
m20.mordomo.gov.pt
http://www.autenticacao.gov.pt
Recebi este SMS
“MIN.SAUDE”
“Tem um valor em incumprimeento de 46,70
EUR. Tem até 5 dias para concluir o envio do mesmo
Entidade: 21800
Ref: 714 433 211
Montante: 46,70”
Já tinha recebido um SMS idêntico antes, como contei no comentário do link mas há uma diferença importante.
– Como se vê nesse link, o endereço era “SNS24” e a mensagem aparecia isolada. Mas agora o endereço é “MIN.SAUDE” e a mensagem aparece a seguir às mensagens, legítimas, que recebi de entidades do Ministério da Saúde. Ou seja, a origem do SMS recente não só está mascarada (spoofing) como corresponde ao endereço efetivamente usado por entidades do Ministério da Saúde – o que aumenta a sua credibilidade.
Comparando com a mensagem do link também há outra diferença – tornaram-se mais gananciosos, passaram de 16,70 EUR para 46,70 EUR
https://pplware.sapo.pt/internet/ministerio-da-saude-lanca-alerta-por-causa-do-sns-24/#comment-3816137