Última hora: UE vai disponibilizar 200 milhões para investimento em tecnologias nucleares
A presidente da Ursula von der Leyen anunciou hoje que a Comissão Europeia vai disponibilizar uma garantia de 200 milhões de euros para apoiar investimento privado em tecnologias nucleares inovadoras.
O objetivo passa por reforçar a independência energética da Europa e reduzir vulnerabilidades associadas à importação de combustíveis fósseis.
O anúncio foi feito durante a Cimeira sobre Energia Nuclear de Paris, onde a responsável europeia destacou que a Europa continua altamente dependente de recursos energéticos externos.
Energia nuclear: Europa quer reduzir dependência de petróleo e gás
Segundo Ursula von der Leyen, a Europa não é produtora relevante de petróleo nem de gás natural, o que faz com que dependa fortemente de importações.
Para combustíveis fósseis dependemos completamente de importações caras e voláteis, o que nos coloca numa desvantagem estrutural face a outras regiões
A presidente da Comissão Europeia acrescentou ainda que a atual instabilidade geopolítica, especialmente no Médio Oriente, evidencia os riscos dessa dependência energética.
Para apoiar novas soluções, os 200 milhões de euros anunciados serão financiados através do Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia. A ideia é reduzir o risco associado aos investimentos e incentivar mais empresas privadas a apostar neste tipo de tecnologia.
Energia nuclear volta ao centro da estratégia europeia
Durante a intervenção, Ursula von der Leyen sublinhou também que os preços da eletricidade na Europa continuam estruturalmente elevados, o que afeta diretamente o custo de vida dos cidadãos e a competitividade da indústria europeia.
Nesse contexto, a energia nuclear é vista como uma solução complementar às energias renováveis.
Segundo a presidente da Comissão Europeia, a energia nuclear tem a vantagem de fornecer eletricidade de forma contínua, funcionando 24 horas por dia ao longo de todo o ano.
Pequenos reatores modulares são aposta para a próxima década
O anúncio inclui ainda uma nova estratégia europeia para os chamados Small Modular Reactors (SMR), uma geração de pequenos reatores nucleares modulares que promete maior segurança, menor custo e implementação mais rápida.
A Comissão Europeia pretende que estas tecnologias comecem a operar na Europa no início da década de 2030, reforçando a segurança energética do bloco comunitário e contribuindo para a redução das emissões de carbono.




















FInalmente
+1
FINALMENTE
Até quem enfim! Mais vale tarde do que muito tarde.
Será que irao rir dela como riram quando Trump disse isso alguns anos atrás?
Perguntem a Alemanha porque encerrou as suas fabricas nucleares todas….a Merkel era amante de Putin.
Finalmente acordaram. A Rússia, a China e os EUA querem-nos comer!
200 milhões? Para se ter noção do ridículo, só PT entrega todos os anos 3,3 mil milhões às elektras.
“…reduzir vulnerabilidades associadas à importação de combustíveis fósseis…”
Culpa própria.
Aliás, e mais uma vez, só PT tinha poços que viabilizariam o abastecimento e a sua independência energética durante mais de 100 anos, e resolveu vender as posições. Realmente há coisas nesta UE de alucinados que, por mais voltas que se dê, não se conseguem compreender.
Portugal tem pocos de que? agua? Nao digas disparates socio, ve se logo que es de Loures
Poços de petróleo, ao largo da Costa vicentina, não deixaram explorar
Portugal é contra Poços de petróleo, ou qualquer outro tipo de exploracao. É contra as renovaveis e contra o nuclear. Fora isso tudo é bem vindo
O pais do turismo e do vinho da adega! :)))
https ://expresso.pt/economia/economia_energia/2025-12-09-galp-vende-40-da-exploracao-de-petroleo-na-namibia-a-francesa-totalenergies-8d15436b
Aprende que eu não duro sempre.
Na namibia e portugues? Loures realmente produz cada cromo
É como abrir fabricas na china e depois dizer se que está a investir na industria portuguesa
Namíbia aquela famosa provincia portuguesa
+1 Energia nuclear para produzir eletricidade não faz sentido, só faz sentido se for para produzir petroleo.
Investir no petroleo é a unica forma de garantir independência energética
Não é com 200 milhões que chegas lá. Ou ainda não caíste na real? Com 200 mil milhões tlz já desse para ligar os motores.
200 milhões já compra bastante petroleo
E geradores.
“Um gerador para cada português” deveria ser o lema do país.
correcto e quer atirar 90 mil milhoes paara a Ukrania
200 Milhões para um projeto de dimensão europeia de apoio aos privados para apostar no nuclear, quando uma única central custa vários milhares de milhões de euros parece pouco…
Yep, muito pouco.
Para cobrir os custos da França com o posicionamento de ogivas na Europa?
Nada mau já dá para comprar uma porca do reator nuclear, se for 200M pior daqui a 3 ou 4 seculos fazem um reator novo…
200M ou 20€ vai dar ao mesmo.. mais vale dizer que não querem investir
a europa sempre a desviar atenções do que realmente anda a fazer: corrupção.
LOL
Andamos desde o Estado Novo a tentar construir um novo aeroporto e ainda andamos a discutir localizações… imagina se fosse uma central nuclear.
Serias 30 anos para discutir o local, mais 30 para construir, depois descobriam que foi feito em zona protegida, depois descobriam que tinha havido trafulhice durante a construção, obra embargada, etc etc.. resumo, daqui a 60 anos o dinheiro tinha desaparecido e não tinhas central sequer.
Um clássico da Tuga.
Em caso de sismo num país com estas estações nucleares arriscamos a ficar com a Europa toda contaminada, já para não falar do terrorismo, consumam menos que viverão mais em paz.
De tão burros que somos vamos ser contaminados mas é por armas nucleares.
Agora o maluco frances, quer espalhar armas atómicas, na Europa.
Se vamos ter esse risco tremendo, envistam primeiro ao menos em centrais nucleares.
Mas este fundo, pode ser para armas nucleares, disfarçado de ajuda á energia nuclear.
Abram os olhos, com a instabilidade que vai por aqui, encher-nos de armas nucleares não é a solução!A solução passa pelo dialogo, maturidade, responsabilidade, e cedencias quando é preciso.
Com tanto extremismo que tem vindo da EU, olha o caminho que estamos a seguir.
Tinha-mos energia barata, não queremos, sancionamos tudo, e agora estamos encostados á parede.
Os Russos percebem que a situação não vai mudar, e estão a redirecionar tudo para a Asia, ou seja ficamos sem nada!!
E a EU como não erreda pé, vai para o nuclear, mas mesmo a França, está a ter ajuda da Russia para contruir as centrais em França.
Houve competências que se perderam
Enfim.
Bom para a Europa e para a França, e Portugal quando faz o seu?
Então mas não era a UE que só queria energia limpa?! A UE está um manicómio autêntico…
Salvo erro a energia nuclear é a energia mais limpa que podes ter e com maior eficiência.
Mais limpa: os resíduos nucleares são um problema difícil de resolver até ao dia de hoje.
Achas mal
https://www.uniladtech.com/science/news/atlantic-ocean-radioactive-time-bombs-hidden-472837-20250828
Mais sujo não há.
Ainda hoje caem ao mar “acidentalmente” milhares de contentores todos os anos.
Aleluia, finalmente acordaram para o óbvio, e andaram os Alemães a encerrar centrais nucleares…
No fundo, até foi a própria Ursula von der Leyen que era ministra no governo da Merkel
Esta von der Liar é uma miséria, uma incompetente, ainda pior que o Durão Barroso…