Ciberataque à Endesa leva a roubo de mais de 1TB de informação de clientes
A Endesa, uma das maiores empresas energéticas de Espanha e pertencente ao grupo italiano Enel, confirmou recentemente ter sido alvo de um ciberataque que resultou no acesso não autorizado a dados de clientes.
O incidente está a ser investigado, mas já levanta sérias preocupações sobre a segurança da informação no setor energético.
De acordo com a informação divulgada, os atacantes terão explorado uma plataforma comercial da Endesa, conseguindo extrair uma grande quantidade de dados. Um hacker chegou mesmo a reivindicar o acesso a mais de 1,05 TB (ficheiros SQL), alegadamente pertencente a cerca de 20 milhões de clientes. Estes números ainda não foram oficialmente confirmados pela empresa, mas o caso está a ser acompanhado por várias entidades de cibersegurança.
A Endesa afirma que detetou a intrusão, ativou de imediato os seus protocolos internos e reforçou as medidas de segurança para conter o impacto do ataque.
Endesa: que dados poderão ter sido comprometidos?
segundo várias fontes ligadas à investigação, os dados acedidos podem incluir:
- Nome completo e dados de contacto
- Informações de identificação pessoal
- Dados contratuais de eletricidade e gás
- Informações bancárias, como IBAN, associadas a pagamentos
A empresa garante que palavras-passe e credenciais de acesso às contas online não foram comprometidas, embora a investigação continue em curso.
Uma das principais questões levantadas prende-se com os clientes fora de Espanha. A Endesa já veio esclarecer que a operação em Portugal não foi afetada, assegurando que os dados dos clientes portugueses não estão incluídos neste incidente.























Isto sim são boas notícias!
A edp sera sempre a melhor opcao, e so puxar e ja esta. Acho que em 20 anos nunca paguei um centimo de eletricidade,, quem sabe fazer uma puxada e so consumir a borla
Como as SCUTs… Fiz sempre matriculas dos carros iguais do OLX, copio as vias verdes com o fliper zero e depois emito o sinal nos parques para sair sem pagar, tiro a NET aos vizinhos ao passar o código no “sharkcoder” meto baixa e vou passar férias a Espanha e trago combustível para vender em bidões de 80 litros… passo por cima da cancela do metro… Vou tomar café e almoçar longe da minha terra e fico perto da porta e levo sapatilhas bem apertadas… Atiro o saco do lixo do 12° andar para não descer mas penso que nunca acertei naquilo… Uso a mulher dos outros para não gastar a minha… ( Não me lembro de mais nada completamente estúpido para aqui dizer a seguir ao “Gringo Bandido”!! )
Podia fazer… Podia ( mas não fiz):… Mas a liberdade de uns começa quando acaba a dos outros…
Eu sei arrombar uma porta. Podia fazê-lo para proveito próprio? Podia.
“Uso a mulher dos outros para não gastar a minha… ”
Priceless!!! O que me ri! 😀 😀 😀